MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Tem clubes com preparação igual e até superior aos de Campinas à Série C

  • 25/02/2025

Enquanto a ‘negadinha’ por aí ainda continua nos rescaldos das campanhas de Ponte Preta e Guarani no Paulistão, a nossa ‘praia’ é outra, com amostragem daquilo que vem na Série C do Brasileiro.

Por alguns meses, ano passado, o Guarani contou com um analista de mercado – caso de Enory Martins -, que se lá ainda estivesse obrigatoriamente apresentaria relatório sobre o Ypiranga, do Rio Grande do Sul, que vai participar da citada competição nacional.

É que na noite desta segunda-feira, em Erechim (RS), o Ypiranga se classificou à final da Taça Farroupilha, na definição através dos pênaltis, após empate por 1 a 1 com o Monsoon, no tempo normal.

Então, a informação para bugrinos e pontepretanos: ambos estão bem acima do Ypiranga, clube com desajustes defensivos, lentidão e incontáveis erros de passes.

MARINGÁ

Por puro diletantismo assisto jogos neste Brasil afora, e sem tirar a bunda da cadeira.

A Internet se encarrega desse prazer, e no sábado foi possível conferir a interferência positiva de um treinador no comando de um clube, como foi o caso de Jorge Castilho, no bem alinhado Maringá, hoje superior a Guarani e Ponte Preta.

Quem viu a vitória do Maringá sobre o Coritiba, por 2 a 0, não há como desmentir.

BRUSQUE

Quem sugere que a Série C será ‘mamão com açúcar’ aos clubes de Campinas, então o aviso: não ignore a remontagem do Brusque, de Santa Catarina, que em termos de competitividade se iguala aos clubes campineiros, e isso foi atestado na vitória por 3 a 1 sobre o Marcílio Dias, naquela competição estadual.

TOMBENSE

Igualmente remodelado está o Tombense, que ‘vendeu caro’ a derrota para o Atlético Mineiro por 2 a 0.

Daquela leva que compunha o seu elenco na Série B de 2023, registro apenas para o quarto-zagueiro Roger Carvalho, no jogo contra um Galo mineiro de renomados atletas como Guilherme Arana, Gabriel Menino, Gustavo Scarpa e Huck, entre outros.

E foi jogo ‘pau a pau’, com o Tombense perdendo pênalti. Isso indica que hoje está no mesmo degrau de Guarani e Ponte Preta.

Esse registro é um claro indicativo que reforços são imprescindíveis aos clubes de Campinas, se o foco será realmente de retorno à Série B.

Mais postagens

Queda de rendimento físico da Ponte Preta foi notada contra o Tombense

No Departamento de Futebol da Ponte Preta não faltam perguntas sem respostas. E elas não se restringem ao âmbito técnico-tático, apenas. Cabe esclarecimento do preparador

Saiba mais

PSG também ensina o caminho da melhor finalização

Que a defensiva do Real Madrid falhou ‘feio’ ao longo da partida em que foi goleado pelo PSG por 4 a 0, é fato. E

Saiba mais

Ponte Preta demorou para ter ‘cara’ de vencedora contra o Tombense

Esta vitória da Ponte Preta sobre o Tombense por 1 a 0, na noite desta segunda-feira em Campinas, obrigatoriamente deve ser analisada por dois ângulos

Saiba mais

Guarani aproveita única chance criada e traz o empate de Londrina

Os ventos sopram a favor do Guarani. Isso ficou claro neste empate por 1 a 1 com o Londrina, no interior paranaense, na tarde deste

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • fevereiro 25, 2025
    Barba

    Ari – ambos os times de Campinas fizeram boa campanha num Paulistão com os grandes jogando completos – mas com certeza irão se reforçar e sobem os dois. Escreve.

  • fevereiro 25, 2025
    O Moita

    Houve época em que os 20 times da Série C eram divididos em 2 grupos (pela geografia, os 10 mais ao norte, e os 10 mais ao sul), para diminuir as distâncias de deslocamentos, em jogos de ida e volta. Aí se classificavam 2 de cada grupo (que iriam subir para a Série B) e jogavam entre si para definir a classificação final. Acho que foi assim quando o Bugre subiu em 2016. Pergunto aos universitários: mudou para turno único desde quando?

    • fevereiro 26, 2025
      Herald

      O atual formato da Série C, que tem a 1ª Fase em turno único de 19 jogos, classificando 8 times para a 2ª Fase (2 grupos de 4 equipes – turno e returno), em que os dois primeiros de cada grupo conseguem o acesso para a Série B, passou a ser utilizado no ano de 2022, quando o campeão foi o Mirassol.

  • fevereiro 25, 2025
    Léo - PR

    Ari falando em treinador eu gostei do trabalho do Maurício, não dava pra esperar mais que isso, agora acho que vai conseguir trabalhar melhor com mais tempo, a série C é mais espaçosa de um jogo pra outro, João Marcelo e João Vitor deve formar boa dupla de ataque, exemplo João Vitor fez bom jogo contra Corinthians pra mim foi o melhor do jogo, jogador com boa qualidade técnica rápido tem que trabalhar finalização que deixa a desejar, um bom camisa 10 e arrumar a defesa e essencial, atacantes não pode ter a liberdade que teve Romero nos gols do Corinthians, eu gosto de Luiz Gustavo ex Guarani que está no Ituano zagueiro leve rápido, mais tem zagueiros bons aí em times pequenos Brasil a fora basta esses caras acompanhar os estaduais.

  • fevereiro 25, 2025
    Léo - PR

    Ari no Guarani vamos ver quem vai chegar, precisamos de reforço não contratações pra aumentar opção pro treinador, opção pro treinador tem que vir da base, no mínimo dois zagueiros um lateral esquerdo um meia de ligação, quatro que chegue pra jogar, na Ponte aguarde que essa campanha no paulistão vai servir pra diretoria e torcida achar que vão nadar de braçada na série C que não precisa se reforçar.

  • fevereiro 25, 2025
    indio velho

    HAHAHAHA
    Só rindo

    • fevereiro 25, 2025
      Ariovaldo Izaq

      Da próxima vez, identifique-se. Agora a gente libera a sua bronca, sabe-lá pra quem

  • fevereiro 25, 2025
    João da Teixeira

    Ainda acho que Ponte é bugre tem muito a galgar pra chegar num ponto de serem favoritos a subir. Ponte é um time sem um compartimento (meio campo). O bugre é inexperiente, mas tem boas surpresas, o centro avante por exemplo, mas logo logo vai embora e a surpresa negativa é o técnico, muito afoito e sem noção s e m tato.

  • fevereiro 25, 2025
    Herald

    Quanto à Série C, concordo com você, Ari. Não pensem que será fácil. Não dá pra ficar dormindo e depois trazer o que restou na xepa. Há diversos clubes, com boa torcida, que já foram campeões estaduais várias vezes. Há também aqueles que se transformaram em SAF. Outros disputam a Copa do Nordeste que está cada vez mais competitiva. Muitos deles com maior poder aquisitivo que o Guarani. No Sul, equipes de tradição como Londrina, Maringá, Caxias e Ypiranga. E por aí vai. Um turno só. Tem que começar atropelando, senão pode complicar. Vamos aguardar as providências da nossa brilhante diretoria.

  • fevereiro 25, 2025
    Herald

    E para a Cezona: faltam 48 dias. Cerca de um mês e meio. Tempo para treinar e aperfeiçoar o modelo de jogo a ser utilizado. Não acredito, mas já era pra estar com alguns nomes acertados ou encaminhados. Precisamos de alguns jogadores mais experientes para todos os setores. Mas sem inchar o elenco. Um bom goleiro pra disputar a vaga com o Mesquita. E liberar Fred ou Emerson. A linha defensiva e o meio-campo precisam de reforços. Qual a situação do Alan Santos? Joga ou não? Pode ser útil na zaga e no meio. Yan ou Justen? Dá pra liberar, pelo menos um. Titi ou Márcio Silva? Mesma coisa. No meio, Daniel não foi utilizado, Anderson Leite e Isaque não acrescentaram nada. Pode-se achar outro clube pra eles. O ataque está melhor, mas um reforcinho não faria mal, principalmente se Mateus Régis não ficar.

  • fevereiro 25, 2025
    Herald

    Assim como a maioria dos bugrinos, eu não acreditava em grande campanha no Paulistão. Apenas uma árdua luta pela permanência na divisão de elite. Sempre destaquei a enorme dificuldade na construção de jogo a partir da zaga, pela falta de qualidade técnica, criando perigo para nossa meta em quase todos os jogos. E isso nos impediu de lutar efetivamente por uma improvável classificação. Considerando apenas os últimos jogos, contra o São Bernardo, em passe totalmente equivocado, demos a bola “de graça” ao adversário, que acionou o ponta nas costas de nosso lateral e daí o cruzamento para o gol. Também na perda da bola aos 97 minutos contra o Velo, com a partida ganha (nessa hora, alguém tem que gritar: dá um bico pra longe, pra fora). Faltou experiência, liderança…

  • fevereiro 25, 2025
    Herald

    Ontem, vi a imprensa reclamando da classificação do Palmeiras e não da aapp. Tem que reclamar antes que os clubes aprovem a forma de disputa. Como disse um pptano depois desse último derbi: vai chorar na cama! O Paulistão, com a classificação por grupos, todo ano ”beneficia” um clube em detrimento de outro(s) com mais pontos. Todo ano é assim. Dessa vez foi com os “irmão”. Pau que bate em Chico, bate em Francisco. Paciência. Cumpriu-se o regulamento. Lembremos do campeonato de 2020 (o da pandemia, vcs se lembram?), quando o Santos (9º lugar) e a aapp, que, com 13 pontos era a 13ª colocada na classificação geral, passaram para as quartas num grupo fraquíssimo, deixando de fora “injustamente” o Novorizontino (5º), que tinha 19 pontos e o Guarani (8º), com 16 pontos.

  • fevereiro 25, 2025
    Carlos Agostinis

    Ari , série C é um Deus nos acuda , ninguém tem preparação melhor ou pior , no dia do jogo tudo se iguala , e chutão , trombada e correria , o amor de campinas é melhor jogado que jogos da terceira divisão , vai por mim , é tudo nivelado por baixo , vai ganhar quem errar menos e correr mais , porque futebol mesmo que é bom , esquece …..sigo isso porque ninguém tira jogadores de times da terceirona durante o campeonato ….

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR