MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Derrota do Botafogo ensina que clube em ‘frangalhos’ tem que jogar ‘atrás’

  • 12/12/2024

Vivendo e aprendendo neste troço chamado futebol.

Nesta quarta-feira, infelizmente foi flagrado um Botafogo (RJ) em ‘frangalhos’ no Catar.

Há reconhecimento geral que a maratona de jogos e uma viagem cansativa foram preponderantes para a equipe ruir e permitir que o apenas razoável Pachuca do México aplicasse goleada por 3 a 0, na tarde desta quarta-feira, no horário de Brasília, na primeira rodada da Copa Intercontinental da Fifa 2024.

Por que vivendo e aprendendo?

ENSINAMENTO

Porque agora, quando outro clube estiver na mesma circunstância do Botafogo, já sabe que a opção tática é colocar em prática um esquema reativo, como ocorreu contra o Atlético Mineiro na decisão da Libertadores, com a expulsão do volante Gregore aos 40 segundos de partida.

Evidente que para uma competição mundial como esta, se o treinador Artur Jorge colocasse a sua equipe na defesa, poucos compreenderiam. Diriam que aquele propositivo Botafogo jamais deveria ter mudado de postura.

TITULARES

Titulares esgotados fisicamente, como Savarino, Almada, Alex Telles e Marlon Freitas, teriam mesmo que ser preservados no início da partida.

Aí dirão por que Artur Jorge não começou a partida com os titulares para posteriormente poupá-los?

Não adiantaria.

Deu pra ver as precaríssimas condições físicas dos meias Savarino e Almada, e o atacante Luiz Henrique sem gás pra ‘explodir’, como de hábito.

Voltando ao bordão ‘vivendo e aprendendo’, agora, o próximo clube brasileiro que chegar à competição continental nas mesmas condições do Botafogo, certamente o treinador vai adotar um esquema reativo.

Mais postagens

Alô Ponte Preta e Guarani: ingresso barato da prejuízo! E aí?

Eu entendo a dureza da ‘reportaiada’ de Campinas enfrentando semana longa sem jogos, e basicamente repetição do noticiário. Já passei por isso e o tempo

Saiba mais

Alô Guarani: São Bernardo tem cara bem diferente do Botafogo (PB)

Aí você viu o empate sem gols do São Bernardo contra o Londrina, na noite de segunda-feira, e pergunta: o que o Guarani precisa fazer

Saiba mais

Ponte Preta tem mostrado evolução nesta Série C do Brasileiro

Sejamos coerentes: tem-se que reconhecer que a Ponte Preta mostrou sim uma melhora nesta quarta rodada da Série C do Brasileiro. A saída de bola

Saiba mais

Quando for possível explorar adversários vulneráveis, que o Guarani aproveite!

Sem tempo para a devida preparação do time bugrino à partida diante do Botafogo da Paraíba, o novo treinador Marcelo Fernandes recorreu à lógica de

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • dezembro 12, 2024
    João da Teixeira

    Botafogo se desmanchando, mas é normal, John Textor também é dono do Lyon (França), do RWD Molenbeek (Bélgica), do Crystal Palace e do FC Florida, então ele vai revezar jogadores de lá pra cá e daqui pra lá, pelo jeito. Globalização do futebol…

  • dezembro 12, 2024
    João da Teixeira

    Depois apareceu ainda outra lenda, Ubiratan e Cláudio

  • dezembro 12, 2024
    João da Teixeira

    Morre uma das lendas do basquete, Amauri Pasos, que junto com outras lendas, formou o maior time de basquete do Brasil. Time:Amaury Pasos (Sírio – SP), Antonio Sucar (Sírio – SP), Wlamir Marques (XV de Piracicaba – SP), Waldemar Blatskauskas (XV de Piracicaba – SP), Rosa Branca (Palmeiras – SP), Édson Bispo (Palmeiras – SP), Mosquito (Palmeiras – SP), Jatyr Schall (Palmeiras – SP), Algodão (Flamengo – RJ), Fernando Bro Bro (Flamengo – RJ), Waldir Boccardo (Flamengo – RJ) e Moysés Blás (Minas Tênis Clube – MG).

  • dezembro 12, 2024
    Tony

    Metade já fica na Europa ou Emirados Árabes. Desmanchando elenco.

  • dezembro 12, 2024
    João da Teixeira

    Os grandes times vão buscar jogadores fora, mesmo se for brasileiro, tem que ser de fora. Acredito que sejam melhores e já pegaram cancha internacional e estilo de jogo idem… Só que tem uma coisa, jogador baladeiro até aceita, pagando bem que mal tem, mas tem jogador, digamos “nerd”, que não quer voltar, não! Caso do meia Oscar, ex seleção, que declinou da tentativa do São Paulo de o contratar… Futebol brasileiro está em baixa faz tempo. E eu que acreditava na Estrela do Fogão, mas é solitária e sozinha, uma estrela só não faz constelação… desculpa aí o trocadilho…

  • dezembro 12, 2024
    Barba

    Botafogo eh uma equipe simples, enxertada com alguns bons jogadores como Savarino, Almada e Luis Henrique. Mas vieram para satisfazer o ego do Jhon Textor e já estão de partida.

  • dezembro 12, 2024
    Carlos Agostinis

    Claro Léo, você está coberto de razão sobre este pensamento , que também é o meu , no caso do Ortiz apenas externei que ele lá no passado já foi um crítico ferrenho , chegando a irritar os dirigentes de tal forma que chamaram ele pro bolo . Hoje ele leva tudo na boa , descobriu como nós, que somos voto vencido , qualquer pergunta mais forte a respeito das cagadas e responsabilidades , não serão respondidas adequadamente , sempre saem pela tangente . Então fica este chove e não molha aí. Não saberemos de nada por enquanto . Por hora é só rezar pra montarem um time pelo menos razoável pro paulistão e um com força pra subir ano que vem .

  • dezembro 12, 2024
    João da Teixeira

    Enquanto isso no Brasil, Leila da Crefisa subiu nas tamancas e distribuiu porrada nos jogadores e dirigentes. Deu um ultimato pra que todos tenham alma e comprometimento em 2025. Disse que faltou vontade de ganhar do fraco time do Fluminense. Bom, seria bem pior se o São Paulo tivesse ajudado e eles não tivessem feito a lição de casa…

  • dezembro 12, 2024
    Barba

    Esse Botafogo já vai se desmanchar – assim como o Palmeiras na era Parmalat; Corinthians na era Lula; o Jhon Textor já calou a CBF e agora vai tirar o time de campo.

  • dezembro 12, 2024
    Barba

    O português substimou o adversário – e olha que ainda nem vem chegou e fez baita cagada! Mas acho que está indo embora.

  • dezembro 12, 2024
    Antonio

    Técnico prevaricou – tinha que entrar com força máxima e marcar os gols, e depois trocava por jogadores reservas. Errou – futebol brasileiro em baixa.

  • dezembro 12, 2024
    João da Teixeira

    Mas diferente da mídia carioca, bairrista, o técnico Arthur Jorge evitou falar de cansaço, de time debulhado e de temporada de muitos jogos. Elogiou o Pachuca dizendo que foi o time melhor em campo e mereceu ganhar o Derby das Américas.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR