MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Desta vez a arbitragem prejudicou a Ponte Preta, na derrota para o Criciúma

  • 09/07/2026


Assuntos não faltam para análise desta derrota da Ponte Preta diante do Criciúma por 2 a 1, em Campinas, pela Série B do Brasileiro, na noite desta quarta-feira.

O principal capítulo fica por conta da desastrosa arbitragem do alagoano Wilmar Santana, que deixou de marcar falta clara do zagueiro Rodrigo, do Criciúma, sobre o meia Élvis, da Ponte Preta, aos 48 minutos do segundo tempo.

ERRO DA ARBITRAGEM

Ocorre que no desdobramento da jogada, o lateral-esquerdo Marcelo Hermes, do Criciúma, avançou com a bola livre de marcação, e arriscou o chute forte no canto esquerdo do goleiro Guilherme Viana, da Ponte Preta.

Era lance para ser revisionado, mas o VAR não chamou e o juiz manteve a sua decisão, naquele que foi o gol da vitória da equipe visitante.

DESDOBRAMENTO DA PONTE PRETA

Outro capítulo observado foi o desdobramento da Ponte Preta durante o segundo tempo, quando chegou ao gol do empate.

Foi fruto de chute do Kevyson, rebote do goleiro Airton aos 16 minutos daquela etapa, ocasião que o atacante Baianinho acompanhava a jogada e empurrou a bola para o gol.

Logo em seguida, a Ponte Preta teve a chance da virada em mais dois lances, mas a bola caiu nos pés de atacante como Baianinho e Brandão, que trataram de pená-la.

Apesar da derrota, a Ponte Preta correu bastante durante o segundo tempo e teve melhora de rendimento quando o seu treinador Márcio Zanardi corrigiu erros de escalação e estratégia tática.

PRIMEIRO TEMPO

Durante o primeiro tempo, o Criciúma nem precisou justificar comportamento de clube que se situa nas primeiras posições da Série B do Brasileiro, para levar vantagem.

Ainda assim, o placar de 1 a 0 ficou barato naquele período, pois a Ponte Preta sofreu gol logo aos 12 minutos e ainda permitiu contra-ataque ao Criciúma e correu risco de sofrer o segundo gol, evitado inicialmente pelo goleiro Guilherme Viana e, no rebote, posteriormente por um defensor que chegou travando a finalização de Gui Lobo.

FALHAS DE TAVARES E VIANA

No lance do primeiro gol do Criciúma, ressalta-se a desobediência tática do atacante de beirada Diego Tavares, da Ponte Preta.

Ele não fez a necessária a recomposição, e assim permitiu liberdade para que o lateral-esquerdo Marcelo Hermes ficasse isolado no ataque e finalizasse, com bola no canto esquerdo do goleiro Guilherme Viana, da Ponte Preta, que igualmente falhou.

A bola foi chutada em cima dele, que permitiu que ela entrasse entre as suas pernas.

ERROS DE ZANARDI

Erros crassos de avaliação do treinador Ponte Preta no Márcio Zanardi, ao escalar o time no esquema 3-4-3.

Na atual circunstâncias é inadmissível escalar o time com três atacantes de qualidade duvidosa, casos de David da Hora, Brandão e Diego Tavares.

E a teimosia de Zanardi implicou em abdicar de lateral-direito, sendo que em tese teria optado pela recomposição de Diego Tavares, fato que acabou não ocorrendo.

CORREÇÃO DE FALHAS

Pelo menos durante o segundo tempo o treinador Zanardi procurou corrigir os desarranjos iniciais, sacando o nulo Diego Tavares.

Nas mexidas, deslocou Kevyson da lateral-esquerda para o lado direito, com ocupação da lateral-esquerda através de Diego Porfírio, sacando David da Hora.

Também deu chance para o atacante Ruan, da base, e posteriormente Miguel, no lugar de Brandão que nada acrescentou e ainda desperdiçou chance de gol.

As modificações deram mais mobilidade para a equipe da Ponte Preta, no segundo tempo.

Mais postagens

Decisões na Ponte Preta com Marco Eberlin nem é assunto para discussão

Eu me recuso comentar decisões da Ponte Preta com o envolvimento do atual diretor de futebol Marco Eberlin. Quem quiser citar sobre negócios com o

Saiba mais

Por que insistem com o fraco Vinícius Ferrari da meta da Ponte Preta?

Serviram-me de aprendizagem as contínuas conversas com o saudoso preparador de goleiros Dimas Monteiro, quer na Ponte Preta, quer no Guarani. No elenco pontepretano, ele

Saiba mais

Ouvinte pediu o meia Diego Torres na Ponte Preta; e falou sério!

Aí, ouvindo o programa de esportes da Rádio Bandeirantes-Campinas, na tarde/noite desta segunda-feira, eis que a programação abre espaços para manifestações de ouvintes. E doeu

Saiba mais

Ponte Preta atinge recorde de 20 partidas sem vitória; São Bernardo aproveita

Neste domingo, deu tudo errado de novo para a Ponte Preta. Por ter sido um dia frio e chuvoso, a manifestação programada pelas torcidas organizadas

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • julho 9, 2026
    Cabelo

    Saquei! O Bugre detém o recorde nacional de vitórias consecutivas em torneios nacionais, 13, ninguém jamais bateu o Bugre nessa marca histórica, mas a Ponte agora quer copiar…mas ao contrário, é isso, boa?

  • julho 9, 2026
    Léo-PR

    Ari como reforçar o para o restante da série C, ninguém quer jogar série C não, e olha que a maioria de jogadores que joga série B são jogadores C, olha as contratações do Guarani Everton Cabrito, não conseguiu ser titular na ponte, Mateus Guilherme do Capivariano, agora estão falando em Emerson urso 50 anos volante, mais um Ralf no elenco, o Guarani que abra o olho derrota em Belém coloca pressão no time que não consegui jogar sobre pressão, estamos sem meia outra vez João Paulo não joga mais tão cedo.

  • julho 9, 2026
    Luiz Otto Heimpel

    Como dizem, desgraça pouca
    é bobagem. A Ponte corre serio risco de punição severa pela negativa de seus jogadores em reiniciar a partida.

  • julho 9, 2026
    O Moita

    O zagueiro do Criciuma estava parado, “8 arrobas” deu uns passos para trás, e bateu no zagueiro, que cabeceou a bola e lançou ao lateral esquerdo…. Falta?????

  • julho 9, 2026
    Jose Ricardo

    Alguém notou que a Ponte jogou com uniforme reserva ontem embora fosse mandante do jogo? Segundo repórter Lucas Rossafa, a Ponte não tinha disponível uniforme principal para vestir ontem…. Será que não pagaram serviço de lavanderia ou fornecedor não entregou?

  • julho 9, 2026
    Jose Ricardo

    Segundo o repórter Lucas Rossafa a diretoria da Ponte ficou p* da vida pela declaração, em rede nacional, do Élvis pedindo que eles vazem da Ponte. Pergunto, algum membro da diretoria tem alguma moral para se indignarem com Élvis? São gestores que sequer pagam salário em dia de gente que sequer ganha 2 salários mínimos….

  • julho 9, 2026
    José Ricardo

    Testemunhas ontem no Majestoso: público total: 1.507, público pagante: 1.363, público não-pagante: 144, Renda bruta: R$ 33.510,00. Tá bom assim senhor Abdalla? Até quando o senhor vai segurar o impeachment do Torrano & Eberlin?

  • julho 9, 2026
    Jose Ricardo

    Pra não variar, funcionários da Ponte entram no 2o mês sem receber salários, são pessoas que trabalham no Majestoso, CT Eulina e Paineiras de todos os setores: administrativo, limpeza, jardinagem, cozinha, etc. Os que ainda não pediram demissão e entraram na Justiça, cogitam fazer greve. E o presidente do Conselho continua blindando a dupla Torrano & Eberlin.

  • julho 9, 2026
    Carlos Agostinis

    João meu amigo , seu clube se enfiou sozinho nessa merda toda , lembra lá atrás , 5° força , modelo de gestão , prêmios por nada, veja que seus dirigentes cantavam em verso e proza que não precisavam mais do Dom, escurraçaram ele de lá , viraram as costas pra ele , ficaram devendo e não queriam nem pagar , agora culpar a CBF por erro de juiz que nem aconteceu , escuta lá o que o Elvis falou ontem , eu já admirava ele , agora muito mais …o cara é macho ….seus diretores aí que se lasquem e arrumem um jeito de salvar o clube , infelizmente já está rebaixado , volta lá e começa do zero , como ele falou , não e vergonha admitir o erro , deixa pra outro tentar alguma coisa , mas ninguém se mexe , ninguém faz nada , a torcida se cala …parece até que está esperando o time acabar, e parar de ser associação , e virar clube ….o que também acho uma manobra de caloteiro ….não era assim que chamavam a gente ….olha hoje quem é caloteiro ….

    • julho 9, 2026
      João da Teixeira

      E eu falei algo ao contrário, a merda surgiu por conta de dirigentes da Ponte mesmo. Não sei porque vc veio com essa história comigo…

  • julho 9, 2026
    Cavanhaque

    Você estava indo muito bem comentando, quando resolveu colocar política e religião no meio. O importante é manter as raízes, mas o pastor político da direita ou padre que abusa de menores de idade, desrespeita, mata mulheres e veste calcinha a noite para fazer investigação, aí tá beleza para você ??? O nome disso é qual é mesmo ? Hipocrisia né ???

    • julho 9, 2026
      João da Teixeira

      Gente ruim tem dos dois lados, esquerda e direita independente de ideologia, profissão etc. Falo de gente capacitada para o cargo, para administrar, que se envolve em corrupção e falcatruas. Não tem uma administração pública da Esquerda que não termina em corrupção, roubalheira, desvios e cambalachos. Fala uma, uma só que deu certo. As que quase deram, a esquerda matou o dirigente no ninho, porque não deixou fazer corrupção na sua administração…

      • julho 9, 2026
        João da Teixeira

        Celso Daniel e Toninho de Campinas foram vítimas da própria esquerda, não deixaram se envolver com corrupção…

  • julho 9, 2026
    Jose Ricardo

    Quanto ao futebol, nada a analisar, time rebaixado. A omissão do presidente do Conselho é tão constrangedora que atleta vem a público pedindo socorro e implorando para o presidente renunciar, disse Élvis: “Chega dessa palhaçada com a gente e com nossos familiares. Não consegue trazer recursos, saia do clube”, aproveitou e deu outro direto no queixo do Torrano, o assinador oficial de papeis da Ponte: “Tem que vir falar com a gente, não ficar falando em podcast”. Mas não pensem que ele nutre algum amor à Ponte ao declarar: “Eu vou ficar até o final, porque o que estão fazendo com a Ponte Preta não existe”, ele, diferente de outros atletas do elenco, sabe que não tem mercado, a Ponte é fim de carreira para ele, então opta por fazer uma poupança com os salários atrasados que infelizmente só receberá na Justiça.

  • julho 9, 2026
    João da Teixeira

    Vamos falar de família, de origem. Vcs devem ter notado que Erling da Noruega, ah, não sabe quem é? É o Haaland do Manchester City, porque na seleção norueguesa ele é Braunt Haaland. Braunt da mãe e Haaland do pai. O país nórdico tem o hábito de homenagear os dois lados da linhagem das pessoas. Haaland é o sobrenome herdado do pai, Alf-Inge Haaland, ex-jogador de futebol do Leeds etc, enquanto Braut vem da mãe, Gry Marita Braut, ex atleta olímpica norueguesa do atletismo. Fez questão de homenagear os dois, pai e mãe. 0 4° mandamento de honrar pai e mãe, vai além da obediência infantil. É um princípio de respeito e maturidade que envolve aceitação, cuidado e gratidão pela sua história. Esse pilar fundamental fortalece as suas próprias raízes e é considerado, na tradição judaico-cristã, o primeiro mandamento com promessa de longevidade. O PT e a maioria da esquerda é contrário à esse mandamento cristão, e parte do povo que se diz cristão, vota nessa aberração social chamada PT, como diz a sigla homônima Perda Total de tempo…

  • julho 9, 2026
    Léo-PR

    Ari o que significa uma falta não marcada a muitos erros piores, se o Criciúma não tivesse feito o gol ninguém nem ia comentar que teria sido falta, o que é um peido pra quem já está cágado, a Ponte preta vai ter muita dificuldade até pra cumprir tabela na série B, sabendo que logo não vão ter time pra entrar em campo vão arrumar um jeito de pagar trans-ferban pra registrar uns bobo pra terminar o ano, o que mudou contratarem Márcio Zanardi, só aumento de dívida, porque não deixaram o Edson Abobrão trabalhar, agora falta Goiás em casa Operário fora como eu disse em janeiro não vai chegar a 10 pontos no primeiro turno.

  • julho 9, 2026
    João da Teixeira

    “Teresa”, a corda de lençóis emendados para fuga de sistemas prisionais citada num post, serve para fuga de bandidos, no caso aqui usada para resgatar o povo honesto e trabalhador que se encontra no fundo do poço. Resgate feito por organismos internacionais, basicamente, porque no alto dessa “tereza”, está a bandidagem brasileira, “a de colarinho branco”, sem interesse nenhum em resgatar gente honesta do fundo desse poço…

  • julho 9, 2026
    João da Teixeira

    Agora com a FIFA sem moral nenhuma para impor alguma coisa, o títeres do Infantino já mostrou a bunda, sabemos lá o quê poderá acontecer com os pequenos. Egito já sentiu o peso da mão corrupta…

  • julho 9, 2026
    João da Teixeira

    Hoje começam às 4°s de finais da Copa, com França x Marrocos. O jeito é “gozar com o pau dos outros”, torcer para times que não tem títulos, para que não alcancem o Brasil, o único penta ainda, mas até quando. Os 8 times que podem ser campeões são Argentina e ser tetra, França e ser tri, Espanha e ou Inglaterra e serem bi e as demais, Marrocos, Noruega, Bélgica e Suíça, serem campeãs. Torcer iremos, sempre torcemos para o guerreiro mais fraco, guerreiro, bem entendido, mas não creio nessas 4 últimas seleções.

  • julho 9, 2026
    Carlos Agostinis

    assisti o jogo , não foi falta , o cara tem 2 metros de altura , veio de frente pra bola , o Sr Elvis baleia , veia de costas e trombou nele , essa choradeira de juiz sempre foi motivos das derrotas da Dita , aliás me fala aí , acha mesmo que o Torrano vai derrubar o transfer-ban e contratar algum maluco que queira jogar sem receber nada por pelo menos 6 meses ….

  • julho 9, 2026
    João da Teixeira

    Estamos no fundo do poço, e de tão fundo que é, não tem corda suficiente para o resgate, estão emendando lençóis, a famosa “tereza” pra ver se nos alcança, mas mesmo assim, insuficiente. É muita desgraceira por espaço²…

  • julho 9, 2026
    João da Teixeira

    Pior que o avião vazio da seleção, foi assunto de capa de vários esportivos mundiais. Mostraram um país que merece ter a seleção e os dirigentes gobiernistas que tem. Um país assolado pela fome e que povo acredita que o mal vem de fora, que o diabo não está aqui em casa, gobiernando a massa falida…

  • julho 9, 2026
    João da Teixeira

    A CBF deve estar em alta, alta temporada de férias, porque o avião fretado pra trazer a seleção de volta pra casa, veio com um único jogador, Danilo, que pra variar, evitou os repórteres da mídia esportiva canibal, que assoprou o tempo todo, e agora dá uma bela mordida no traseiro dos jogadores. O avião voltando pra casa com um jogador, mostra o interesse que seleção estava com o povo brasileiro. Vão todos vcs cagarem, seus imprestáveis de uma figa…

  • julho 9, 2026
    João da Teixeira

    Como se diz no popular, “o diabo sempre caga no monte maior”, por isso do juiz, o diabo, fazer lambança contra a Ponte, o monte de bosta maior. A CBF deve ver a Ponte como aquele indigente maltrapilho, a vagar dentro de um shopping, com um monte de segurança atrás, com medo que cometa um furto ou delito a qquer momento. O quê esse time está fazendo por uma Série B, ou melhor, por um campeonato brasileiro…

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR