MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

PSG também ensina o caminho da melhor finalização

  • 10/07/2025

Que a defensiva do Real Madrid falhou ‘feio’ ao longo da partida em que foi goleado pelo PSG por 4 a 0, é fato.

E cometeu erro primário de linha avançada do quarteto defensivo, oferecendo buracos bem explorados pelo adversário, na tarde desta quarta-feira.

Esta Copa do Mundo de Clubes tem sido uma lição para a ‘treinadorzada brasileira ‘arcaica’, sobre a natural evolução técnica de jogadores e como colocá-la em prática.

Esta é a pauta da edição.

CHUTES DIRECIONADOS

Continuo batendo na mesma ‘tecla’ que jogadores dos principais clubes europeus raramente chutam a bola na ‘lua’, em finalizações.

Quem conferiu detalhes & detalhes sobre a goleada do PSG, de certo observou que apenas o atacante Mbappé, do clube espanhol, ‘penou’ a bola em chute ao gol adversário.

Dados estatísticos da partida mostram que três dos quatro gols do PSG resultaram em chutes rasteiros e apenas um deles a meia altura?

Fabian Ruiz, autor dos dois primeiros gols, quase marca um terceiro no mesmo estilo.

Dembélé, que marcou o terceiro gol, também ameaçou em jogada semelhante.

O bom lateral-esquerdo Nuno Mendes exigiu duas defesas do goleiro Courtois em chutes a meia altura, no canto direito, enquanto o lateral-direito Hakimi, também em finalização rasteira, mandou a bola à direita da meta do Real Madrid.

DINO SANI E EVARISTO MACEDO

Na edição anterior, abri discussão sobre jogadores treinados para finalizações bem direcionadas, na expectativa que parceiros que usam a seção de comentários, através do link https://blogdoari.futebolinterior.com.br/ , se aprofundassem no assunto, mas ignoraram.

Como o tema passaria batido se acompanhei o ex-treinador Dino Sani ensinar o centroavante Chicão, da Ponte Preta, como bater na bola?

E Chicão arregalava os olhos quando via Dino com chutes certeiros e de sem pulo.

Dino falava para o ponteiro-esquerdo Mauro cruzar a bola rasteira e, na corrida, o chute tinha direção da meta, e Chicão assimilou bem os ensinamentos.

No Guarani, quem mostrava para a boleirada como se devia bater na bola foi o treinador Evaristo Macedo, no final da década de 80 do século passado.

Logo, quando se vê essa boleirada de clubes europeus batendo na bola com direção, evidente que há treinamentos específicos neste quesito, além de questões vocacionais.

OUTROS MÉRITOS

Quando se vê uma equipe ajustada em vários quesitos, claro que tem o dedo do treinador, como é o caso de Luis Enrique, do PSG.

A incidência de desarmes do PSG – sem recorrer às faltas – lembra a Argentina dos tempos do ex-zagueiro Daniel Passarela.

O conceito do ex-treinador argentino César Luis Menotti, que o drible é dispensável até se aproximar da área adversária, é cumprida à risca pelo PSG.

PASSE

Os europeus estão nos ensinando que o atleta precisa ter reflexo para o passe rápido e certeiro.

E mesmo com o atleta marcado, em substituição do drible.

Enquanto jogadores brasileiros – apesar de marcados – procuram proteger a bola, na tentativa de se desvencilhar do adversário, aqueles do PSG já definem o passe em situação semelhante.

Quem diria que um dia os europeus poderiam nos ensinar.

Mais postagens

‘Picotar’ o jogo, uma das estratégias do Guarani

Aproveitando a reabertura da dependência Tobogã do Estádio Brinco de Ouro, na partida da tarde de domingo do Guarani contra o Ituano, produzi um áudio,

Saiba mais

Queda de rendimento físico da Ponte Preta foi notada contra o Tombense

No Departamento de Futebol da Ponte Preta não faltam perguntas sem respostas. E elas não se restringem ao âmbito técnico-tático, apenas. Cabe esclarecimento do preparador

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • julho 10, 2025
    Mabilia

    Encantador de trôços …kkk essa foi, C é demais Teixeira .

  • julho 10, 2025
    Luiz Otto Heimpel

    Ontem o Vini Jr jogou como na seleção brasileira ou seja nada.

    • julho 10, 2025
      Ariovaldo Izaq

      Que lateral é esse do PSG. Lembra Djalma Santos no desarme e Carlos Alberto Torres quando avança

  • julho 10, 2025
    ANTONIO CARLOS

    Esse seu comentário, em todos os aspectos, vale para a Ponte Preta também, ou nossos jogadores são ruins ao ponto de serem inócuas suas observações, individual e coletivamente falando?

  • julho 10, 2025
    João da Teixeira

    Com relação à essa matéria, pode até ensinar a finalização, enfrentar goleiro, bater de 1°, mas esses cabeças duras não aprendem, falta tempo de intimidade com a bola, treinamento de jogadas, triangulação, bater num gomo só da bola etc etc. Pára Ari, aqui os “padres” não sabe rezar o padre nosso…

  • julho 10, 2025
    Léo/ Pr

    Ari fala sério o Guarani muda dirigentes mais a forma deles pensar e a mesma, nessa janela vão fazer um monte de contratação de jogadores sem elevar a qualidade técnica do time, veja bem Gabriel Silva atacante reserva no vila nova, esse kadi volante reserva do São Bernardo Bernardo, esse é volantao brucutu já vi jogar, esses dois são jogadores pra copa Paulista não série C, e porque não coloca o Ryuta Takahashi no time principal, pode ter certeza que até o público ia ser maior pra ver ele em campo, o cara tem técnica driblador é o que o time precisa.

    • julho 10, 2025
      João da Teixeira

      O bugre é uma loja, precisa pegar jogadores de custo baixo para ver se vinga para poder vender com lucro posteriormente. Não adianta vcs espernearem com compra de figurões, vão ganhar nada. Vcs tem que dar graças a Deus que os dirigentes bugrinos são menos lerdos do que os dirigentes da Ponte. Tem mais acertividade nas escolhas. A Ponte traz jogadores experientes, mas tem que ser religiosamente pagos, ou vão fingir que jogam e eles estão certos, se a Ponte finge que paga, eles fingem que jogam…

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR