Alô bugrino, que tal uma viagem no tempo para o dia 19 de setembro do ano passado, quando havia sido completada a 28ª rodada da Série B do Brasileiro?
Pois é, doutor Google nos socorreu e mostrou publicação da jornalista Nathália Almeida, do portal https://www.90min.com/pt-br, sobre resultados dos jogos e classificação dos clubes naquela ocasião em que o bugrino não só havia comemorado a goleada por 3 a 0 sobre a Tombense, em Campinas, como acreditava piamente em acesso ao Brasileiro.
Exatamente naquele momento o Guarani ocupava a vice-liderança da competição com 50 pontos, superado apenas pelo Vitória (BA), com 52 pontos, à frente de Sport Recife, Novorizontino, Criciúma e Juventude.
Se a possibilidade de acesso do Guarani ao Brasileirão era clara, de repente aquela inesperada derrapada fez que despencasse para a décima colocação ao término da competição, com 57 pontos e 15 vitórias, à frente dos tradicionais Ceará e Avaí.
Quem diria que na virada de ano tudo fosse se modificar radicalmente!
Da esperança de um convincente Paulistão em 2024, o bugrino passou decepção, pois o clube só escapou do rebaixamento no complemento daquela competição.
PIOROU MAIS
E conseguiram piorar aquilo que era ruim neste Brasileiro da Série B, com deplorável campanha no primeiro turno.
Apesar da tentativa de reação, o clube continua empacado na lanterna, com 24 pontos, e sabe do tremendo desafio diante do Avaí, na noite desta segunda-feira, em Campinas.
E desafio desfalcado do atacante Airton e meia Luan Dias, além da incerteza da volta do zagueiro Bacelar.
A colocação na postagem anterior, relativa à pontuação da Ponte Preta na 28ª rodada da edição 2023, também pode ser contextualizada pelo Guarani.
À época, três dos encrencados – ABC, Londrina e Tombense – estavam com pontuação inferior àquela desta temporada, e, até o complemento daquela Série B, os quatro rebaixados somaram o limite de 39 pontos, enquanto a Chapecoense escapou com 40 pontos.
45 PONTOS
Logo, todas as evidências indicam que agora, para escapar do rebaixamento, o clube terá que se aproximar dos 45 pontos, conforme era o indicativo de anos anteriores.
Diante do exposto, indiferente do modelo tático a ser adotado pelo treinador Allan Aal, o bugrino implora por vitória neste desafio diante do Avaí, pois qualquer outro resultado pode colocá-lo em situação ainda mais agravante, considerando-se que os três próximos confrontos, em outubro, serão contra clubes ameaçados como Ituano no dia cinco, CRB dia 11 e Ponte Preta dia 18, sendo apenas contra o clube alagoano em Campinas.