MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Se Brigatti é exemplar comandante de elenco, falta-lhe discernimento nas decisões

  • 16/05/2024

Com o saudoso professor de análise de futebol Brasil de Oliveira aprendi que avaliações jamais devem ser feitas ao sabor do vento, ou seja: o clube ganhou, massagear o ego do torcedor; perdeu, críticas duras.

Com treinadores da melhor ‘estirpe’, que passaram por Campinas, pude sugar o vaivém da bola.

Logo, colocações críticas que publico deveriam remeter à reflexão do citado, mas na maioria das vezes isso é ignorado.

O parceiro João da Teixeira, um dos fieis participantes da seção de comentários na plataforma https://blogdoari.futebolinterior.com.br/, lasca: “Ô Ari, o Brigatti vai ficar bravo com vc. Nada serviu na Ponte?”

Mais indignado ainda ficou o internauta Juliano, estreante nos comentários da página : “Não é possível. O que você tem contra o João Brigatti? Nada está bom para você !?”

REFORÇAR A PEGADA

Então cabe recorrermos à recapitulação de postagens.

Após o empate com o Operário, citei que a Ponte Preta, enquanto mandante de seus jogos e mostrando volume ofensivo, seria válida a estratégia com três atacantes e um meia que não seja combativo, como Élvis.

Fora de casa e sofrendo pressão, como ocorreu diante do Operário, a estratégia precisa ser repensada.

Meu equívoco foi não ter incluído jogos em casa contra equipes do G4 como o Santos, com exigência de rigorosa estratégia defensiva.

Onde está o erro na linha de raciocínio?

Aí joga-se com três atacantes, justifica-se que aqueles de beirada são incumbidos de recomposição, mas na prática eles não têm a capacidade de desarme como suposta inclusão de mais um volante, abdicando-se de um atacante.

Considerando-se a qualidade de um adversário como o Santos, capaz de explorar falhas de uma defesa aberta, como foi o caso da Ponte, presumível que ela correria risco.

GUILHERME

Providência cobrada de Brigatti era que revisse a escalação do lateral-direito Igor Inocêncio, que sequer deu conta de marcar o inconstante atacante Maxwell, contra o Operário, o que dirá em confronto com Guilherme?

Logo, a jogada do primeiro gol do Santos começou a ser desenhada pela facilidade de Guilherme parar a bola, erguer a cabeça e calcular a distância para que chegasse na cabeça do zagueiro Gil.

O que poderia ter sido feito na lateral?

Simples. Com Luiz Felipe lesionado e, se várias vezes na carreira Dudu Vieira foi improvisado na lateral-direita, por que não defini-lo por ali?

Quem ocupar o posto de Dudu Vieira, para preencher a ‘meiúca’? Brigatti conta com Ramon Carvalho e Emerson, como opções.

E se Guilherme não sofresse lesão muscular quando estava na cara do gol, para marcar o terceiro do Santos, após ganhar a jogada de Igor Inocêncio?

LEITURA DE JOGO

São coisas óbvias que não podem passar despercebidas.

Treinador de futebol precisa ter leitura de jogo caso a caso, para definir as alternativas mais viáveis.

Brigatti tem o grande mérito da postura de líder no elenco pontepretano, que sabe cobrar transpiração de seus jogadores.

Logo, resta pleno discernimento para tomada de decisões mais compensatórias.

Mais postagens

Decisão – festa ou lamentação do pontepretano

O retrato da situação do torcedor da Ponte Preta, depois deste jogo contra o Londrina, vai ser retratado neste espaço

Saiba mais

Jogo em si da Ponte Preta contra o Londrina

Detalhes da partida podem ser comentados

Saiba mais

Haja coração, torcida pontepretana!

Excepcionalmente nesta edição foi postado áudio com análise sobre a goleada imposta pelo LDU ao Palmeiras por 3 a 0. Na gravação, realce às implementações

Saiba mais

Quanta incompetência na Ponte Preta e Guarani!

Esteja o saudoso cantor sertanejo Tião Carreiro aonde estiver, impossível não lembrar, nesta quinta-feira, um grande sucesso dele composto por Lourival Santos, com título ‘Mundo

Saiba mais
Page1 Page2 Page3

Comentário

  • maio 18, 2024
    Antônio

    Caos anunciado. MRP, Eberlim e João Brigatti.

  • maio 17, 2024
    João da Teixeira

    E o América-MG vem aí na cola do Vila para uma vaga no G4. Contra o Mirassol, no empate do último jogo que realizou 4°feira no estádio Independência, que um dia de 1950, a Inglaterra perdeu dos USA, 1×0 e o Uruguai fez 8 x 0 na Bolívia, o América-MG não traduziu o seu futebol de concorrente a uma das 4 vagas ao G4, mesmo que na estatística sendo muito superior ao Mirassol no jogo. Será que a Zica pegou no Coelho?

  • maio 17, 2024
    Antonio Carlos

    Engraçado, contra o Goiás jogou do jeito que citou na matéria e foi muiiito pior.
    O Santos não tinha dado um chute no gol, o Pedro podia ter interceptado a bola? Muito possível. Segundo gol, passível de defesa.
    O sistema deve ser esse, dentro ou fora, algumas avaliações de jogadores ok, o restante não concordo.

  • maio 17, 2024
    Antônio

    Em resumo, Ari, ele é um grande animador de torcida. A Ponte preta precisa de um técnico. Simples assim.

  • maio 17, 2024
    João da Teixeira

    Ô Ari, e escreveu a mesma coisa por caminhos diferentes, era uma analogia, será que o Brigatti não iria gostar? Olha os “panos”!

  • maio 17, 2024
    João da Teixeira

    Na Sulamericana, o Cruzeiro precisa ganhar o jogo em casa do Universidade Católica praclassificar em 1°, ou vai pra repescagem. O Internacional faltam 3 jogos por fazer tem chance de ser 1°, desde que ganhe os seus 3 jogos. O Fortaleza basta empatar o seu jogo em casa contra o Trinidense e o Boca não ganhar de 6 gols de diferença do Potosí em casa. O Athlético-PR basta empatar com o Ameliano em casa, pra ser o 1° do grupo. O Cúrinthians precisa ganhar do Racing-UR fora de casa pra ser 1° do grupo. O Cuiabá é o 2° do seu Grupo e vai pra repescagem. E o RBB tem que ganhar do Coquimbo fora de casa e o Racing empatar com o Luqueño em casa ou o RBB empatar e o Racing perder o seu jogo. No geral estamos bem nas competições, ninguém caiu fora ainda…

  • maio 17, 2024
    João da Teixeira

    Depois do fechamento das penúltimas rodadas da Libertadores e Sulamericana, vamos ver as possibilidades dos times brasileiros. Na Libertadores, o Fluminense classificado em 1° no grupo. O São Paulo classificado em 2°, mas precisa ganhar do Talleres no BIS, para ser o 1° do seu Grupo. O Grêmio só fez 3 pontos em 3 jogos, falta 3 jogos por fazer, precisa ganhar todos os seus jogos e o Stronguest é o 1° do grupo, difícil mas não impossível a classificação. O Botafogo está classificado em 2°. Para ser 1° do grupo, precisa ganhar do Júnior, que está em 1° e em Barranquilla. O Flamengo disputa com o Palestino a 2° vaga do grupo. Pode até ser 1°,mas precisa que o Palestino vença o Bolívar na altitude de La Paz e ele vença o Millonário em casa. O Palmeiras classificado em 1° do seu Grupo, mas precisa ganhar o último confronto e o River não ganhar de mais de 2 gols em relação ao seu último jogo, pra ficar líder geral da Libertadores. O problema é que o River pega o Táchira em casa e o Palmeiras pega o São Lourenço disputando a 2° vaga do grupo com o Del Valle tbem em casa. O Atlético-MG já classificado, precisa empatar o jogo contra o Caracas em casa para ser o 1° do seu Grupo é até líder geral, desde que Palmeiras, River e Talleres não ganhem seus jogos. Se perder poderá ser alcançado pelo Peñarol e ficar em 2° no Grupo…

  • maio 17, 2024
    Mabilia

    Sem contar que, jamais poderia ter tirado o Elvis contra o Santos.

  • maio 17, 2024
    João da Teixeira

    Ari, vc e seus “panos de limpeza”. Qdo vc escreve esse título nessa matéria postada, vc quer dizer que o Brigatti é um “bom comandante, não deixa faltar nada, mas não consegue cumprir com os seus deveres com o time, ou seja, não põe a bola pra dentro”, é mais ou menos isso? Para alguns, inclusive pra mim, é defeito grave num “casamento entre técnico e time”.

  • maio 16, 2024
    Barba

    O goleiro insiste em falhar todos os jogos. Igor Inocêncio é muito grosso. Os 2 volantes não marcam ninguém. E Iago Dias e Matheus Regis não jogam nada!! Assim não dá! Série C.

  • maio 16, 2024
    Barba

    Esse Brigatti é a maior aberração que já passou pelo Moisés Lucarelli. Não sabe nada de futebol. Animador de torcida. Tem errado insistentemente todos os jogos. Ontem sacou o único cérebro do time pra entrar com uma ameba. Bastava ouvir a torcida nas costas dele. Já deu!!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR