Que drama viveu o torcedor pontepretano na noite desta sexta-feira, em Campinas, ao ver o seu clube sustentar a vitória por 1 a 0 sobre o América Mineiro.
Antes de chegar ao seu gol, através do centroavante Pottker, a Ponte Preta correu risco de perdê-lo, e isso só não ocorreu por erro do árbitro Lucas Casagrande.
O atleta pontepretano já estava ‘amarelado’ na partida e, ao abrir um dos braços, acertou o zagueiro Nathan em lance típico para novo cartão amarelo, que resultaria na expulsão.
E ao permanecer em campo, foi protagonista da partida, ao marcar o gol da vitória e ficar no vestiário durante o intervalo, para evitar risco de ser expulso em lance de compensação.
DRAMA NO FINAL
Nos últimos minutos desta partida, válida pela sexta rodada da Série B do Brasileiro, a bola rondou a área da Ponte Preta o tempo todo, e o seu sistema defensivo se esforçou para neutralizar o perigo.
E no lance mais agudo, quando não ocorreu a interceptação, apareceu o goleiro Diogo Silva para defender a bola cabeceada pelo atacante Mastriani.
TATICAMENTE O TIME FOI BEM
Ressalta-se apenas a disciplina tática da equipe pontepretana, que se doou o tempo todo, mas tecnicamente ainda precisa de muitos ajustes.
Na lateral-direita, quer Thalys, quer Justen não têm correspondido.
Os atacantes Jonathan Cafu e Brandão, que entraram no segundo tempo, não acrescentaram absolutamente nada.
Apesar da falta de conexão com os seus parceiros de ataque, o garoto Miguel, que entrou aos 14 minutos do segundo tempo, ao substituir Luís Philipe, pelo menos tentou algumas jogadas individuais.
PONTE FICOU NA DEFESA
Tendo a percepção que o América Mineiro teria condições de trabalhar melhor a bola, a Ponte Preta adotou postura defensiva durante todo o primeiro tempo e se atreveu apenas um pouco mais ao ataque após o intervalo.
No primeiro período, ao recuperar a posse de bola, a proposta da Ponte Preta era alongá-la ao ataque – mesmo sem rumo -, na busca de contra-ataques, todavia os chutões implicavam em bola de graça para o América Mineiro.
E de posse dela, os seus jogadores se preocuparam em valorizá-la, na tentativa de rondar a área pontepretana
E por duas vezes, aos nove e doze minutos do primeiro tempo, o América Mineiro exigiu defesas do goleiro Diogo Silva.
Primeiro em finalização de Thauan e rebote do goleiro. Depois, após cobrança de escanteio, o zagueiro Nathan, no cabeceio, visou o canto direito, e novamente apareceu Diogo Silva para o rebote e depois dominar a bola.
GOL DE POTTKER
Num dos raros contra-ataques puxados pela Ponte Preta houve a recompensa do gol aos 43 minutos.
Foi quando o atacante Luís Philipe arrancou pela esquerda e cruzou a bola no segundo pau, ocasião que o parceiro dele William Pottker apareceu livre de marcação e testou a bola no centro da meta e converteu o gol de seu clube.
Aos 49 minutos, outra vez em lance pela esquerda de ataque, o passe do meia Bryan Borges foi açucarado para o mesmo Pottker, que demorou para definir o chute, dando tempo para que um adversário chegasse providencialmente e cedesse o escanteio.
Provisoriamente a Ponte Preta deixou a zona de rebaixamento, e agora aguarda o desfecho da rodada.