MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Produção ofensiva da Ponte Preta precisa melhorar do jogo do título

  • 18/10/2025


O que se depreende deste empate sem gols entre Londrina e Ponte Preta, na tarde/noite deste sábado no interior paranaense, na primeira partida da final da Série C do Brasileiro?

Claro que por se tratar de jogo decisivo, os atletas de ambos os lados truncaram as jogadas com faltas, houve exagero de chutões, e sem a bola foi cumprido à risca a determinação para todos fecharem espaços dos respectivos adversários.

No caso da Ponte Preta, exceto o forte cinturão de marcação de seus jogadores, nada mais de positivo a acrescentar.

ACEITÁVEL

Teoricamente o resultado foi aceitável, pois a definição do título vai ocorrer no sábado que vem, em Campinas.

Tá certo que pela competitividade da partida, foi difícil a Ponte Preta chegar ao ataque com bola trabalhada, mas convenhamos que algumas ‘peças’ tiveram rendimento bem aquém do previsível.

Claro que um gramado duro e irregular prejudica mais o visitante. Apesar disso, cobra-se melhor produção ofensiva de seus atacantes e na organização.

Em decorrência disso, levanta-se a seguinte questão: se tecnicamente jogadores como Élvis, Toró e Bruno Lopes foram anulados pelos marcadores, teria o treinador Marcelo Fernandes demorado para substituí-los?

RECOMPOSIÇÃO

Evidente que Fernandes levou em consideração a disciplina tática de sua equipe, com a devida obediência do atacante de beirada Bruno Lopes no trabalho de recomposição, mas por que a demora para sacar o meia Élvis e atacante Toró, com função mais centralizada?

Com a dura marcação feita pelo Londrina, não dando o mínimo espaço para Élvis implementar jogadas ofensivas, convenhamos que Marcelo Fernandes se equivocou ao mantê-lo em campo até os 21 minutos do segundo tempo.

Quanto à Toró, tecnicamente teve atuação lamentável, pois conseguiu perder todas as jogadas.

Assim, pela lógica, deveria ter sido sacado bem antes dos 30 minutos do segundo tempo.

Não fosse a disciplina tática do atacante de beirada Bruno Lopes, de obediência para a recomposição, não deveria ter permanecido em campo até os 44 minutos do segundo tempo, dando lugar para o meio-campista Gustavo Telles.

LADO BOM

Sim, grande parcela dos pontepretanos dirá que a discussão deve ser encaminhada para o lado bom de evitar derrota em Londrina, e agora que prevaleça fatores campo e torcida para o time ser campeão.

Claro que a postura defensiva deve ser realçada, embora durante o segundo tempo o Londrina tenha pressionado mais e até criado chances para definir a vitória.

A mais clara foi quando o lateral-esquerdo Artur se atirou na bola, num carrinho dentro da área, quando o atacante Iago Telles estava livre e preparado para o arremate.

NENHUMA CHANCE

A questão que se coloca é sobre o time pontepretano não criar uma situação sequer de embaraço à meta adversária, tanto que o goleiro Luiz Daniel não foi obrigado a praticar defesa.

No sábado que vem, terá a Ponte Preta produção ofensiva bem melhor comparativamente a este?

Ao longo da semana o treinador Marcelo Fernandes vai discutir com o elenco todas as variantes deste decisivo confronto, e cabe aguardar sobre a postura da equipe.

Mais postagens

Após três derrotas em dérbis nesta temporada, Guarani volta a enfrentar a rival em janeiro

O que muda na Ponte Preta com a escolha do juiz de direito aposentado Antonio Alves Torrano à presidência? Sei lá eu. Com a permanência

Saiba mais

Fluminense ‘brinca’ de vira três e acaba seis contra o São Paulo

Fica enjoativo repetir citações da remontagem do elenco do Guarani com contratações de jogadores veteranos, assim como assuntos ligados à Ponte Preta, que se resumem

Saiba mais

Treinador Abel Ferreira ‘jogou a toalha’ antes da hora

O torcedor palmeirense tem toda razão ao ficar indignado com a postura do treinador Abel Ferreira, ao ‘entregar a rapadura’ antes da hora neste Brasileirão,

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • outubro 19, 2025
    Jose Ricardo

    Jogo tecnicamente sofrível, deu sono. A Ponte em nenhum momento quis se arriscar e buscar o gol, optou por deixar pra decidir em casa e o Londrina não conseguiu romper a marcação. A bola apanhou muito ontem. Se estivesse no estádio exigiria meu dinheiro de volta.

    • outubro 20, 2025
      Ric

      Foi opção pontepretana, pois eles viram que o Londrina era muito fraco mesmo em casa. Os paranaenses serão massacrados no Majestoso.

  • outubro 19, 2025
    Antonio

    O Marcelo Fernandes NUNCA jogou atrás – o Eberlim exigiu essa tática suicida e quase jogamos tudo no lixo. Esse parasita transvestido de presidente tem que vazar! Lixo’

  • outubro 19, 2025
    Tony

    Desta vez o Marcelo fez o que o tocador de bumbo sempre pediu / e quase enfia no rabo o título.

  • outubro 19, 2025
    Mabilia

    O Jhe aegura dois zaqueiros e um volante na saida de bola do adversário. Quanto ao Toro nos sabemos a individualidade técnica dele , sobra a parte física e algumas bolas expiradas. Tchau!

  • outubro 19, 2025
    João da Teixeira

    Ontem a Colômbia honrou a América do Sul ganhando da França de 1×0 na Copa do Mundo Sub20 no Chile. Hoje teremos Argentina x Marrocos às 20h. na decisão dessa Copa. Quem sabe os sul-americanos fazem o 1° com Argentina e o 3° lugar da Colômbia.

  • outubro 19, 2025
    Mabilia

    Verdade wue que o Jhe faz falta, agora, na entrevista o Marcelo disse que conversou com ele para saber suas reais condições, ele disse também que jamais pensaria numa solução de injeção, pois , eu ao contrário tomaria sim essa injeção afinal é um título que nunca tivemos.

  • outubro 19, 2025
    ANTONIO CARLOS

    O comentário acima é em geral, na partida de ontem foi compreensível a postura, dadas as circunstâncias e a expectativa criada.

  • outubro 19, 2025
    Tony

    Não dá pra deixar o ótimo Leo oliveira no banco. Rodrigo Souza pode esperar.

  • outubro 19, 2025
    Tony

    Ari – o Marcelo é macaco Velho, jogou com o regulamento debaixo dos braços.

  • outubro 19, 2025
    Barba

    Ari – o Marcelo é macaco Velho, jogou com o regulamento debaixo dos braços.

  • outubro 19, 2025
    Ric

    É óbvio que a Ponte quis o empate, e segurou bem o resultado – a proposta em casa será completamente diferente. Prevejo 2 x 0 para a equipe da casa em Campinas.

  • outubro 19, 2025
    Barba

    Esse elenco tinha que ser mantido com salários dobrados – afinal temos um paulista duro, uma série B idem e talvez uma copa do Brasil. Vai entrar muita grana. Basta pagar os atrasados e conversar um a um.

  • outubro 19, 2025
    Barba

    Parabéns Marcelo ! Quando o meio de campo gelou com medo de tomar mais cartões – mexidas cirúrgicas. Olho de lince.

  • outubro 19, 2025
    Barba

    Ari, foram buscar o empate, o que foi um ótimo resultado!

  • outubro 19, 2025
    João da Teixeira

    Pois é, os altos e baixos da equipe pontepretana, vez por outra assusta. Ainda bem que foi fora de casa e conseguiu a duras, ops, no pêlo arrancar o empate, e não a duras penas, penas é coisa do rival. Quem sabe melhora as coisas aqui, mas não é certeza. Como diz o Ari, campo e torcida não assusta mais ninguém, então mãos a obra, 0x0 deixou tudo em aberto. Não é porque fez melhor campanha que terá direito ao empate.

  • outubro 19, 2025
    ANTONIO CARLOS

    São perguntas de sempre, com respostas de nada, a não ser que deliberadamente a Ponte escolhe na maioria das vezes, não jogar.

    É duro de assistir e de torcer, mas é assim que infelizmente, há muito tempo, pensam os próceres da Macaca.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR