MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Alô Valentim: improvisar Everton Brito na lateral-direita não seria uma ‘boa’?

  • 17/06/2025

Quando o lateral-direito Maguinho, da Ponte Preta, disse ter recebido sondagem para transferência de clube e justificou ter optado pela permanência, citei que deveriam convencê-lo a sair.

Pior da história é que ouço gente da bola ainda reconhecendo condições técnicas nele.

Por mais que me esforce para ser benevolente, em relação ao futebol do atleta, não consigo.

O que ele tem acrescentado na transição ao ataque?

Muito pouco.

Na maioria das bolas que recebe, comece a observar que opta por recuo desnecessário.

Aí pergunta-se por que o treinador Alberto Valentim não procura outra opção no lugar dele?

Embora reconheça-se as limitações técnicas de Luiz Felipe – jogador da posição -, convenhamos que marca melhor e tem mais velocidade para levar a bola ao ataque.

CILINHO

Tem outra alternativa para a posição no elenco?

Para um treinador com a coragem do saudoso Cilinho, tem.

Recapitulemos 19 de agosto de 1970, Estádio Brinco de Ouro e dérbi campineiro pelo Paulistão.

O Guarani vencia por 2 a 1, durante o segundo tempo, quando Cilinho – treinador da Ponte Preta – ousou ‘sacar’ o lateral-direito Nelsinho Batista – à época chamado apenas por Nelson – para que o ponteiro-direito Vicente ocupasse o lugar dele.

E de tanto a Ponte Preta atacar e criar chance, ‘malandramente’ o saudoso ponteiro-esquerdo Adilson Preguinho, no mergulho, empurrou a bola com a mão para as redes e o árbitro argentino Aldo Anibal Oviedo validou o gol de empate por 2 a 2.

E como Cilinho queria ganhar, sacou o quarto-zagueiro Araújo para a entrada do centroavante Nelson Oliveira, mas não houve mudança na história do jogo.

EVERTON BRITO

Aí, ao se rebuscar a coragem de um treinador em dérbi, questiona-se se não teria validade a improvisação do atacante de beirada Everton Brito na lateral-direita da Ponte Preta?

Digamos contra adversários teoricamente mais fracos?

De certo não haveria perda na marcação – comparando-se a Maguinho -, e o ganho seria substancial na transição ao ataque.

A questão é que Cilinho foi Cilinho e Valentim é Valentim, que nasceu cinco anos depois do registro do fato relatado.

Mais postagens

Queda de rendimento físico da Ponte Preta foi notada contra o Tombense

No Departamento de Futebol da Ponte Preta não faltam perguntas sem respostas. E elas não se restringem ao âmbito técnico-tático, apenas. Cabe esclarecimento do preparador

Saiba mais

PSG também ensina o caminho da melhor finalização

Que a defensiva do Real Madrid falhou ‘feio’ ao longo da partida em que foi goleado pelo PSG por 4 a 0, é fato. E

Saiba mais

Ponte Preta demorou para ter ‘cara’ de vencedora contra o Tombense

Esta vitória da Ponte Preta sobre o Tombense por 1 a 0, na noite desta segunda-feira em Campinas, obrigatoriamente deve ser analisada por dois ângulos

Saiba mais

Guarani aproveita única chance criada e traz o empate de Londrina

Os ventos sopram a favor do Guarani. Isso ficou claro neste empate por 1 a 1 com o Londrina, no interior paranaense, na tarde deste

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • junho 17, 2025
    João da Teixeira

    Posso dizer que o Flu não acreditou que poderia ganhar do gigante alemão. O Flu se sentiu um time voluntarioso, mas inocente nos arremates…

  • junho 17, 2025
    João da Teixeira

    Flu igualou o futebol, mas a ansiedade e o medo do arremate está atrapalhando o tricolor das Laranjeiras. Chegam na cara do gol, mas empurrar a bola para dentro não está sendo fácil. O duro que se der bobeira o Borussia não vai perdoar.

  • junho 17, 2025
    Jose Ricardo

    Torcedor pontepretano não se ilude mais com os fracos times montados pelo Eberlin, não seria diferente nessa Série C, portanto que fique claro, o objetivo principal da Ponte é não ser rebaixada. É muito pouco pra um clube como a Ponte, com certeza é, mas é o que temos para o momento. O objetivo agora é fazer os pontos necessário para não ser rebaixada, só isso. Essa é a prioridade, depois se não perder o dérbi e se classificar pra próxima fase, será outro momento.

  • junho 17, 2025
    Antonio

    O Valentim perdeu o controle do time. Só um cego e teimoso como o Eberlim não enxerga.

  • junho 17, 2025
    Barba

    Cansamos de falar sobre a pessima performance do Maguinho, mas parece ser o protegido do tocador de bumbo. E o Pacheco pedindo passagem desde o jogo contra o Figuei, mas o cone não enxerga.

  • junho 17, 2025
    Carlos Agostinis

    Ari, assiti o Guarani ontem pela copa paulista , rapaz o tal do japa é um craque de bola , já caiu nas graças da torcida , 1200 pagantes , foi um jogaço do guarani no primeiro tempo , até o Ulisses da tv ficou encantado com a versatilidade e eficiência do time …logicamente depois o paulista voltou melhor no segundo tempo e deu um pouco de trabalho , já que o bugre cansou, só tomou um gol por falha gritante do lateral Kauã …que foi sacado logo em seguida pelo Marcelo cordeiro …pra preservar o jogador que começou e receber vaias da torcida …dois gols do Samuel peso pesado que mostrou estar entrando em forma …alguns jogadores do time da série C foram muito bem , como o justem e o João Vitor , este porém precisa perder o medo de fazer gols …muito bom pela estreia …o baixinho e bom ….

  • junho 17, 2025
    José Eduardo Julio

    Boa noite Ari e amigos da coluna, o cone (Valentim) não enxerga nada, não tem capacidade de ousar e convenhamos, o time e muito ruim. A diretoria deveria aproveitar o momento e trocar o treinador agora, não dá para ficar na ilusão da campanha inicial, pois outros times se reforçaram, e provavelmente estão aproveitando estes longos dias de preparação para voltarem melhor na competição. Enquanto isso a ponte volta a dormir sob a ótica que está tudo bem, e que a gripe(?) foi a origem do mal rendimento, ainda dá tempo de corrigir, mas para isso tem que ter coragem de mudar, e só lembrar da teimosia com o Nelsinho na outra temporada.

  • junho 17, 2025
    Léo/Pr

    Ari não sei se vc acompanhou o jogo do Guarani x Paulista fez um ótimo primeiro tempo maís uma falha grotesca do lateral no segundo tempo e desgaste pela correria terminou o jogo com as calças na mão, destaque para João Vitor, Riuta liso como bagre, e Samuel dois gols.

  • junho 17, 2025
    Léo/Pr

    Ari já se passaram vários laterais direito pela Ponte nos últimos tempos, que foi destaque em outros times e não consegui jogar aí o que acontece será, lembra do Mailton, era um sonho em vir para o Guarani, quantos nós faz que a Ponte não tem um lateral direito titular absoluto, ainda pagaram pra ver e contrataram Pacheco ex Guarani, pelo amor de Deus onde Pacheco jogou alguma coisa, bom contrataram o centroavante 25 não contente com o desempenho de Danrley, Bruno Lopes, eu avisei antes que nesses três era inimigo do gol.

  • junho 17, 2025
    Herald - II

    Já no segundo tempo, o time voltou a apresentar o futebol dos jogos anteriores. Deu muita sopa pro azar e quase sofre o empate. Defesa ainda precisa melhorar. Embora não esteja sofrendo muitos gols nos últimos jogos, continua dando sustos ao torcedor em todos os jogos. O Andrey segue, para mim, sendo um ponto de interrogação. A gente nunca sabe o que pode acontecer em cada lance. O treinador de goleiros Arzu tem bastante serviço pela frente. Quanto às outras estréias, destaco a do Cicinho e do Mirandinha. Este, um jogador rápido, de boa estatura, que pode dar mais rapidez à transição pelo lado esquerdo, como alternativa à direita com o Bidu, que é um jogador hábil, mas não dá velocidade ao jogo.

  • junho 17, 2025
    Herald

    Falando do Guarani, pra mim, no primeiro tempo contra o Itabaiana o time mostrou o seu melhor futebol até agora na Série C. Com a chegada do Diego Torres, houve evolução do setor de criação. Caio Melo também esteve bem e até o Isaque contribuiu um pouco. Quanto ao Bruno Santos, mostrou ser bastante objetivo. Com relação ao primeiro gol, me pareceu que era uma bola para fazer com o pé, de chapa ou de sola, sei lá, mas me pareceu que ele se desequilibrou , ia passar da linha da bola e improvisou. Assim como no segundo, quando, mesmo desajeitado, viu a possibilidade de bater rápido, de primeira, sem chance pra defesa chegar antes. Gols de centroavante nato. Como dizia Dadá Maravilha: Não existe gol feio. Feio é não fazer o gol! Já no segundo tempo …

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR