MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Guarani vence e encosta nos encrencados

  • 03/09/2024

Prevaleceu a bem ajustada estratégia tática do Guarani para vencer o Coritiba por 2 a 1, na noite desta terça-feira, em Campinas, resultado que já o deixa embolado com os clubes do pelotão de baixo desta Série B do Brasileiro.

Estratégia tática porque o Guarani abriu mão de usar os seus laterais no apoio ao ataque, exceto em raras ocasiões durante o segundo tempo, quando o lateral-esquerdo Jefferson, logo aos cinco minutos, efetuou cruzamento no primeiro pau, que resultou no cabeceio em direção do chão do volante Gabriel Bispo, livre de marcação, naquele que foi o segundo gol da equipe bugrina.

O esquema de marcação adotado pelo Guarani foi tão eficiente que, numa boa ‘peneirada’, o único vacilo ocorreu no lance que resultou no gol de empate do Coritiba, logo aos dois minutos do segundo tempo.

Registra-se que numa das raras vezes que o lateral-direito Natanael foi ao fundo do campo para fazer o cruzamento, encontrou o meia Matheus Frizzo já dentro da área, com tempo de ainda ajeitar a bola antes do arremate rasteiro, em direção do canto esquerdo do goleiro Vladimir.

No mais, aquele maior volume de jogo do Coritiba foi refletido em chuveirinhos, quase todos rechaçados pela defensiva bugrina.

CORITIBA BUROCRÁTICO

O time paranaense praticou um futebol extremamente burocrático, ao rolar a bola até lentamente, à procura de caminhos para penetração.

Assim, os seus atacantes foram totalmente absorvidos pela marcação do time bugrino que, por sinal, ainda teve a chance do terceiro gol em chute de canhota do lateral Heitor, com bola atingindo o travessão, quase no final da partida.

Portanto, com nova orientação tática, o Guarani tem primado pela objetividade.

LADOS DO CAMPO

Quando recupera a posse de bola, o Guarani procura colocar velocidade nas jogadas, principalmente usando os lados do campo.

Entretanto, esse estilo da equipe de extrema ‘entrega’ em campo dos jogadores tem resultado em claro desgaste físico na metade do segundo tempo, e aí o treinador Allan Aal vai precisar buscar alternativas entre os reservas, para que se atinja a esperada compensação na equipe.

PRIMEIRO TEMPO

Foi um primeiro tempo com prevalecimento de estruturas táticas bem definidas das duas equipes, que adotaram excessivos cuidados defensivos, para evitar surpresas com jogadas de velocidade do adversário.

Assim, até os laterais das duas equipes priorizaram a marcação.

Se Natanael, do Coritiba, tem por característica apoio ao ataque, desta vez foi orientado para ficar na vigilância do rápido Airton, do Guarani.

Assim, os jogadores bugrinos tiveram a percepção que poderiam explorar algum vacilo de marcação do lento e improvisado Bruno Melo, na lateral-esquerda do Coritiba, tanto que as duas principais jogadas de seu ataque, naquele período, saíram por ali.

Primeiro aos 24 minutos, quando o meia Luan Dias acionou João Victor nas costas do lateral e, cara a cara com o goleiro Pedro Morisco, a bola foi chutada nos pés dele, que salvou o gol.

Depois, aos 41 minutos, quando novamente o ataque bugrino chegou pelo lado direito, e quem recebeu o passe foi o centroavante Caio Dantas, que, ao cruzar a bola, rebatida por Natanael, sobrou para Luan Dias recolocá-la à área, prevalecendo o oportunismo de João Victor, para tocá-la à rede.

E sem dar espaço ao Coritiba, o goleiro bugrino Vladimir praticamente foi para o intervalo sem que fosse exigido.

Também durante o primeiro tempo, a maior posse de bola do time paranaense não implicou em organização de jogadas, pois havia abuso de toques de bola sem avanço rápido.

Já o Guarani, ao recuperar a posse de bola, tentava colocar um pouco mais de rapidez nas jogadas, mas esbarrava na adequada marcação do adversário, exceto algumas hesitações de Bruno Melo.

A vitória credencia o Guarani nesta fase de recuperação, já para o jogo contra o América Mineiro no próximo domingo, a partir das 18h30, em Belo Horizonte.

Mais postagens

Teria a Copa do Mundo dos Clubes a repercussão que projetaram?

A prioridade neste espaço é o futebol de Campinas. Entretanto, como as competições nacionais atingiram um estágio ‘morno’, devido essa indevida Copa do Mundo de

Saiba mais

Copa Paulista provoca prejuízo financeiro superior a R$ 19 mil ao Guarani

Copa Paulista provoca prejuízo financeiro superior a R$ 19 mil ao Guarani Cá pra nós: surpreendente positivamente o público de 1.294 pagantes para o jogo

Saiba mais

Alô Valentim: improvisar Everton Brito na lateral-direita não seria uma ‘boa’?

Quando o lateral-direito Maguinho, da Ponte Preta, disse ter recebido sondagem para transferência de clube e justificou ter optado pela permanência, citei que deveriam convencê-lo

Saiba mais

Atacante Bruno Santos é decisivo na vitória do Guarani

Se em rodadas anteriores desta Série C do Brasileiro o Guarani não explorava a fragilidade de adversários, para construções de vitórias, eis que a chegada

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • setembro 5, 2024
    João da Teixeira

    Prevaleceu a ruindade de um grupo de times do Z4 e adjacências. Hoje se confirmou mais um, o CRB, que de derrota em derrota, vai assumindo já, já, uma vaga no Z4, liberando essa sua vaga pra ser disputada a tapas entre Brusque (já poderá ser nessa rodada), Ituano, Chape e bugre.

  • setembro 4, 2024
    O Moita

    Torcedor é corneta por natureza, então vamos cornetar: o recém-contratado Lohan entrou na metade do 2º tempo, porque o Caio Dantas cansou, então eu acho que ele deveria ter corrido pelo menos tanto quanto o Caio correu, que jogou cerca de 70 minutos. Porém, o que eu vi foi Lohan andando em campo, só ajudou nos escanteios. Usando uma expressão do meu avô, acho que o Allan Aal precida passar “sebo nas canelas” do dito cujo Lohan,

  • setembro 4, 2024
    João da Teixeira

    Saudades do Enéas, um político muitos anos a Sua frente, para abrir os olhos do povo. Pena que viveu sem as redes sociais, foi o 1°Mito no Brasil, mostrava em 30″ o que era a política que existia e existe até hoje, uma cambada de espertos ignorantes e corruptos a serviço da casta política de interesses próprios. Saudades do Enéas…

  • setembro 4, 2024
    João da Teixeira

    “Prevaleceu a bem ajustada estratégia tática do Guarani para vencer o Coritiba por 2 a 1, na noite desta terça-feira, em Campinas…” Ari, vc cria certas coisas que até o cego da Associação Campineira dos Cegos TRABALHADORES da Av. Washington Luiz, uma entidade que merece minha consideração e respeito, acreditaria na sua conversa de prevalecimento. Sabe Deus como chegou nesse resultado. Voltando ao assunto, Cegos TRABALHADORES, pois são muito mais importantes do que nossos políticos, que acha que povo que trabalha é coisa de paspalho…

  • setembro 4, 2024
    João da Teixeira

    As meninas do selecionado sub 20 é que deu o ar da graça. Ganhou outro dia das Ilhas Fidji, o paraíso natural, mas não de bola, por 9×0 e ontem pegou as prepotentes francesas e ganhou de 3×0. Não conheço como está o Sub20 feminino pelo mundo, mas o Brasil vai indo bem em sua chave. Pegar uma baba na 1° rodada sempre é complicado, eles acham que tem chance e dão tudo, aí perde de 9×0 e desanimam. Aí o 9×0 acaba sendo pouco para se classificar com os outros melhores do grupo, que acabam enfiando mais de 9 nelas…

  • setembro 4, 2024
    Jose Ricardo

    Guarani está remando com vontade e o que parecia perdido, agora vê-se uma luz apontando. Nada resolvido e nada de futebol espetacular, mas é notório que o time parou de sangrar e mostrar suas feridas ao adversários deixando de ser vítima. Vamps ver se continua nesse ritmo, Como dizia Galvão Bueno na F1, encostar é uma coisa, ultrapassar é outra bem mais difícil…

  • setembro 4, 2024
    Profeta da Tribo

    Feliz pela vitória! Jogo complicado, com dois times bem postados defensivamente, sem dar espaços um ao outro. Agora temos uma partida muito difícil contra o América. A possibilidade de escaparmos é real, mas é preciso ter humildade e pés no chão. Não há margem para erro. Eu acredito. Vamos, Guarani!

  • setembro 4, 2024
    Tony

    Tem gente que sonha acordado – Vai ser uma sapatada da Ponte Preta sobre os irmãos no estádio QUE ~E NOSSO! o GFC continua na lanterna???

  • setembro 4, 2024
    Carlos Agostinis

    Coritiba é em time encorpado, não dá espaços , joga bem compactado, mas muito lento, Guarani parecia morto em campo, mas acho que era pela forma que o jogo estava, não teve nenhum jogador que desequilibrou individualmente , mas coletivamente foi muito bom , a defesa novamente não perdeu nenhuma por cima , vacilou no gol mas tem crédito, parabéns ao bispo , resolveu pisar na área e ganhou o gol de presente , que continue assim. Agora só faltam 8

  • setembro 4, 2024
    David

    Ari, continuamos na luta. Mas na garra e na bola vamos continuar ganhando. Inclusive o derby.

  • setembro 4, 2024
    João da Teixeira

    Credenciar o bugre é arriscado ainda, o Coritiba é um time meia boca e não mostra nada há muito tempo. Bem, o América-MG tbem não, mas joga em casa necessitando do resultado se quiser almejar o G4, pois ontem perdeu do Mirassol fora de casa e está distanciando dos times com possibilidade de subir…

  • setembro 4, 2024
    Luiz Otto Heimpel

    Realmente o time melhorou .
    O caminho ainda é muito difícil mas a evolução nos da esperança. Custava montar um time desse nivel desde o começo?A torcida do Bugre não merece passar por esse sufoco.

  • setembro 4, 2024
    João da Teixeira

    O empate seria ótimo para os pontepretanos, como diria o Ari, mas gostei pelo Jorginho “morder corrente”, falastrão e meia boca como técnico, tem que morder corrente, mesmo!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR