MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Quando a Chape cansou, Ponte teve até chance de vencer a partida

  • 21/05/2024

No início deste mês morreu o ex-lateral-esquerdo Luisinho, com passagem pela Ponte Preta nos anos 60 do século passado. Ele foi irmão do também lateral-esquerdo Caíca, que passou pelo Guarani.

Luisinho, que participou da campanha de acesso do clube ao Paulistão em 1969, é o personagem enfocado na coluna Cadê Você. que pode ser acessada no link específico, https://blogdoari.futebolinterior.com.br/ , localizado no alto da página.

Naquela plataforma, novos leitores podem, igualmente, acessar a seção de comentários sobre o jogo entre Chapecoense e Ponte Preta.

VARIAÇÕES

Esse empate sem gols entre Chapecoense e Ponte Preta, na tarde/noite desta terça-feira em Chapecó, interior catarinense, nos remete a várias reflexões, a começar por posturas dos treinadores Umberto Louzer e João Brigatti, assim como interpretações questionáveis sobre a performance do goleiro Pedro Rocha.

Foi um jogo com ‘cara’ apenas do mandante durante o primeiro tempo, enquanto coube à Ponte Preta maior volume ofensivo durante os 15 minutos finais, inclusive com duas chances reais de gols desperdiçadas, já nos acréscimos, além de outra durante o primeiro tempo.

TRÊS VOLANTES

Brigatti buscou um formato tático para fortalecer a marcação no meio de campo da Ponte Preta, com três volantes, com a inclusão de Lucas Bochecha, e assim desobrigar o meia Élvis de fazer a recomposição.

Logo, abriu mão de um atacante de beirada – caso de Matheus Régis – provavelmente considerando que a preferência por Iago Dias fosse compensada pela obediência tática de ajudar na marcação.

Evidente que Matheus Régis ficou contrariado, pois nada justificava reclamação acintosa, no banco de reservas, que resultou em expulsão aos 18 minutos do segundo tempo.

Só que a escalação de Lucas Bochecha em nada acrescentou, tanto que acabou substituído com vantagem por Ramon Carvalho.

INTENSIDADE DA CHAPE

A intenção de Brigatti de fortalecer a marcação só não foi por água abaixo, durante o primeiro tempo, porque o total predomínio da Chapecoense não foi traduzido em gols nas incontáveis vezes que a bola rondou a área pontepretana.

De que adiantou à Ponte Preta a indicação de suposto recuo de Iago Dias se o lateral-direito JP Galvão avançou seguidamente ao ataque, sem a devida marcação do atacante pontepretano, ou cobertura de Bochecha, por ali.

Assim, a Chapecoense construiu as melhores jogadas ofensivas pelo lado direito, sem a devida complementação.

Paradoxalmente, a Ponte Preta que não havia criado absolutamente nada no ataque naquele período, contou com a melhor chance até então, para inaugurar o placar, mas a desperdiçou.

Aos 52 minutos, Élvis lançou o atacante Gabriel Novaes com a zaga catarinense desprotegida, mas o goleiro Matheus Cavachioli chegou segundos antes abafando a bola.

CHAPE CANSOU

A estratégia da Chapecoense de colocar muita intensidade durante o primeiro tempo custou desgaste físico de jogadores como JP Galvão, Foguinho e Thomás, que começaram a ser substituídos apenas a partir dos 25 minutos do segundo período, do que se aproveitou a Ponte Preta para ‘respirar’ e adiantar as linhas.

Aí, Brigatti flagrou que poderia explorar a marcação afrouxada do adversário e até tentar vencer a partida.

Foi quando trocou o volante Dudu Vieira pelo meia Dodô e ‘oxigenou’ o seu ataque com entradas de Jeh e Renato nos lugares de Gabriel Novaes e Iago Dias.

E quase logrou êxito na estratégia, pois em lances consecutivos, a partir do 51º minuto, o lateral-direito Igor Inocêncio ficou de frente para o goleiro Matheus Cavachioli, mas ‘penou’ a bola, enquanto na finalização de Dodô ela passou bem perto do poste esquerdo.

PEDRO ROCHA

Aí o locutor de televisão ‘encheu a bola’ do goleiro Pedro Rocha, interpretando que teria praticado defesas de alto nível.

Calma! Realce apenas para o chute forte do Thomás, em que ele foi preciso na bola, mesmo com visão encoberta por vários jogadores à sua frente.

E se a bola rebatida em finalização do lateral Mancha alguém aproveitasse a sobra e marcasse?

O que diriam?

Aquele chute forte de Marlone, de longa distância, convenhamos que era obrigação qualquer goleiro praticar a defesa.

Reflitam!

Mais postagens

Quantas mudanças positivas na Ponte Preta após cinco rodadas!

Por vezes, futebol passa a ser um troço surpreendente. Quem diria que da primeira à quinta rodada da Série C do Brasileiro a equipe da

Saiba mais

E precisava a CBF buscar um treinador de fora?

O assunto que domina o noticiário esportivo foi a posição da CBF de contratar um treinador estrangeiro para o comando da Seleção Brasileira, caso do

Saiba mais

Jeh decide contra o Ituano e coloca a Ponte Preta na liderança

O jogo entre Ituano e Ponte Preta, na noite desta segunda-feira, em Itu, já se desenhava para um empate sem gols, até que o jogador

Saiba mais

Derrota do Guarani deixou o treinador Marcelo Fernandes bem irritado

Sobre o duelo entre Ituano e Ponte Preta, no pelotão de cima desta Série C do Brasileiro, marcado para a noite desta segunda-feira, torcedores de

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • maio 22, 2024
    João de Teixeira

    Os lombardos de Bérgamo estão em festa com a vitória da Atalanta por 3×0 na final da UEFA League sobre o invicto Bayer Leverkusen da cidade de mesmo nome do Norte Westfália, com direito a hat-trick do atacante nigeriano Lookman, que fez os 3 gols da Atalanta no jogo.

  • maio 22, 2024
    Jose Ricardo

    Ontem a bola sofreu muito. Jogo de nível técnico zero com os dois times sem vontade alguma de jogar. Como castigo poderiam deixá-los em campo só correndo de um lado ao outro até o final de semana. Se eu fosse torcedor da Chape que estivesse no estádio, voltava a bilheteria e pedia o dinheiro do ingresso de volta. Nada a dizer sobre a partida.

  • maio 22, 2024
    João de Teixeira

    Athletic de São João de Rey é 100% de aproveitamento na Série C do Brasileiro. Athletic é, junto com outros dois times de todas as quatro divisões do Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento. Os outros são Manauara e Treze, que disputam a Série D. Ontem ele bateu o Aparecidense, aquele time que precisou jogar 2 vezes com a Ponte na Copa do Brasil, pra dizer que era melhor,por 1×0, dizendo com isso que quer subir pra Série B o ano que vem. Mais um mineiro indigesto, a Ferroviária corre que corre atrás, mas só come poeira…

  • maio 22, 2024
    Antonio

    Esse pseudo treinador pensa que engana a midia e os torcedores de radinho. Só se esqueceu que o canal GOAT passou o jogo ao vivo. Time de caranguejos, jogando só para trás. Sem motivação nenhuma para vencer. E depois ele vem com historia para boi dormir. Chega João! Caia fora!! Se voce gostar 1 pouquinho só da Ponte Preta.

  • maio 22, 2024
    Léo/PR

    Ari torcedores do Guarani já estão esperando abrir janela pra melhorar a qualidade desse elenco pra não ser rebaixado, rapaz onde que essa diretoria vai conseguir trazer jogadores com qualidade se eles não intendem o que significa isso, quando esses dirigentes dispensaram o o Rodrigo Pastana eu disse aqui que nosso time ia voltar estaca zero não deu outra, mais é muito cômodo para dirigentes do Guarani fazer isso não tem pressão nenhuma eles fazem o que quiserem, depois que o time for rebaixado eles vão embora e fica por isso mesmo, aí entra outro falando em reconstrução novamente. É isso que tamos ouvindo a mais de uma década, nada muda infelizmente.

  • maio 22, 2024
    João de Teixeira

    Hoje tem uma, como dizem os portugueses, “uma caralhada” de jogos da Copa do Brasil, alguns pela TV por assinatura. Às 19h. Vitória x Botafogo, as 20h. Sport x Atlético-MG e 21h30 Amazonas x Flamengo. Será que terá zebra? Não acredito!

  • maio 22, 2024
    João de Teixeira

    Pela Copa do Brasil, o RBB não precisou de muita força para despachar o lagartão para a Ponta da Praia… do Seixas! Foi 3×0 no agregado 4×1. Agora o jogo do Vasco x Fortaleza, está sendo um pega-pega danado. Fortaleza saiu na frente, Vasco empatou, Fortaleza fez o 2° gol, o Vasco empatou e em seguida passou na frente virando o jogo. Qdo a torcida já comemorava, o Fortaleza, através de Hércules, empatou o jogo, levando o confronto para a disputa de pênaltis. Uma pena que um dos dois times vai cair fora da Copa do Brasil. E quem caiu fora foi o Fortaleza que perdeu o último pênalti da série de 5 pênaltis intercalados iniciais, 5×4. A partida foi um jogão…

  • maio 22, 2024
    João de Teixeira

    Não foi só o locutor da TV, foi os cronistas de Campinas que transmitiram o jogo e analisaram os lances envolvendo o goleiro Pedro Rocha, inclusive eu. A exceção foi vc. Não vou entrar nessa, desse seu comentário.

  • maio 22, 2024
    Barba

    E não podemos esquecer do árbitro cafageste.

  • maio 22, 2024
    Barba

    O time foi orientado a jogar pra trás. Time retranca! Hoje estava fácil. Mas o pseudo treinador é cego.

  • maio 22, 2024
    Barba

    Não é possível escalar jogadores imprestáveis! Igor Inocêncio, Haquin e Buchecha não jogam nada!

  • maio 22, 2024
    Antonio Carlos

    Jogou com a escalação que você recomendou e foi uma lástima, como havia sido contra o Coritiba e Goiás.
    Espero que na sua próxima coluna recomende o esquema mais ofensivo, que paradoxalmente torna mais segura nossa defesa.

  • maio 21, 2024
    João de Teixeira

    Qdo o goleiro é o melhor em campo, o quê vou dizer lá em casa, do time, para os meus filhinhos. O time da Ponte até teve chance de vitória, mas antes a coisa passou pelo goleiro Pedro Rocha. Caso não fosse ele, estaríamos fadados à derrota. Então, gente, um time é o que joga no Majestoso, o outro é o que joga fora do Majestoso, esse último joga pelo empate, ser der, ganhamos! Como disse, chega de chover no molhado pra times de Campinas…

  • maio 21, 2024
    João de Teixeira

    Hoje ainda teremos a Copa do Brasil. Às 19h30 jogam RBB x Sousa, time da Terra das pegadas dos Dinos no NE. 1° jogo lá foi 1×1, o jogo da volta será hoje em Bragança. Outro jogo de hoje é às 21h30 em São Januário entre Vasco x Fortaleza. O 1° jogo no Ceará foi 0x0. O problema que o jogo do Gigante é contra o Fortless, aquele que arrancou o empate contra o Boca lá na Bombonera. Vasco, o furo é mais embaixo…

  • maio 21, 2024
    João de Teixeira

    Segura esse samba, não deixa cair, ô gunhê, ô fumê… por enquanto a Ponte se segura, mas a tendência é a Chape vir pra cima, conforme o tempo vai passando, a pressão natural e a Ponte criar esquemas pra o contra ataque eficiente, como os Stukas que atacavam mergulhando pra cima das forças inimigas de surpresa…

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR