MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Ponto conquistado pela Ponte Preta foi válido, mas e o contexto?

  • 12/05/2024

Como ocorre semanalmente, está atualizada a coluna de áudio Memórias do Futebol, com o adeus ao ex-treinador argentino Cesar Luis Menotti, dono da frase que ‘o drible é dispensável até que o atleta atinja a linha intermediária do campo adversário’.

Click no link https://blogdoari.futebolinterior.com.br/ , no alto da página, e confira a história dele.

EMPATE DA PONTE

Partindo-se da premissa que ‘futebol é resultado’ e a Ponte Preta trouxe um ponto de Ponta Grossa, interior paranaense, no empate por 1 a 1 com o Operário, sábado passado, a campanha em si, na Série B do Brasileiro, até que está dentro dos conformes.

Problema foi a brutal queda de rendimento comparativamente à goleada imposta sobre o Amazonas por 3 a 0, e como a coisa deve ser dimensionada na sequência da competição.

Enquanto mandante de seus jogos e mostrando volume ofensivo, de forma até a encurralar adversários, é válida a estratégia com três atacantes e um meia que não seja combativo.

Fora de casa e sofrendo pressão, como ocorreu diante do Operário, a estratégia precisa ser repensada.

ÉLVIS

A competitividade da Série B exige mobilidade de todos os jogadores.

Se o comando técnico da Ponte Preta entende que o meia Élvis é imprescindível, pela capacidade de colocar parceiro de equipe na cara do gol, o jeito é abdicar de um atacante de beirada – caso Iago Dias – e preencher melhor a linha de combate no meio de campo, com mais um volante em jogos como visitante.

Entende-se a tentativa de o treinador Brigatti de compensar a falta de mobilidade de Élvis para ajudar na marcação, e optar por sucessivos recuos dos atacantes de beirada.

Entretanto, como não são atletas talhados ao desarme, procuram picotar o jogo com faltas, como alternativa de compensação.

Já que Brigatti quis repetir a estrutura tática do jogo contra o Amazonas, o desenho de sábado foi predomínio pleno do Operário, com bola rondando a defensiva pontepretana seguidamente.

A consequência desse volume ofensivo do Operário foi cabeçada de Lindoso com bola no travessão, até que, aos 26 minutos, o clube chegasse ao gol.

Em cruzamento pelo lado esquerdo, e testada do zagueiro Willian Machado, não atribuam culpa apenas ao goleiro Pedro Rocha, em bola defensável que entrou.

Dividam a responsabilidade com o zagueiro Sérgio Raphael, que participou do lance e perdeu a disputa pelo alto.

RONALD

Ainda no primeiro tempo, o Operário só não aumentou a vantagem porque o seu atacante Ronald perdeu gol incrível, quando, após cruzamento do atacante Maxwell, ele se antecipou ao lateral-esquerdo Gabriel Risso, cabeceou livre de marcação, visando o chão, ocasião que a bola quicou, ganhou efeito e foi para fora.

MELHORADA

Embora a Ponte Preta tenha melhorado um pouco de rendimento no segundo tempo, não chegou a incomodar o goleiro Rafael Santos, exceto no penúltimo minuto de partida, quando, nos acréscimos, brilhou a estrela do meia-atacante Dodô, que havia entrado em campo aos 30 minutos do segundo tempo.

Já dentro da área, ele finalizou de canhota e colocou a bola no ângulo superior esquerdo do goleiro Rafael Santos.

Dois minutos antes, o Operário perdeu o zagueiro Alemão, justamente expulso por entrada violenta sobre o atacante Matheus Régis.

PEDRO ROCHA E INOCÊNCIO

Afora isso, embora tenha praticado defesa digna de registro no transcorrer da partida, o goleiro pontepretano Pedro Rocha ainda incorreu em falha na saída da meta, fato que requer imediata correção.

Se o Operário concentrou a maioria das jogadas ofensivas pelo lado esquerdo de seu ataque, ocasião que Maxwell levou nítida vantagem sobre o lateral-direito Igor Inocêncio, caberia, sim, uma dobra de marcação no setor, encostando-se um dos volantes.

Mais postagens

Matheus Costa tem razão ao posicionar Diego Torres como segundo volante

Quando ouvia a entrevista do meia argentino Diego Torres à Rádio Bandeirantes-Campinas, na noite de quinta-feira, confesso ter sido difícil engolir seco os argumentos apresentados

Saiba mais

Jornalistas negros são reconhecidos pela Associação dos Servidores Públicos de Campinas

Esta representativa data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, precisa necessariamente ser colocada em duas etapas. Décadas passadas, de fato prevalecia – e

Saiba mais

Flamengo e Palmeiras tropeçam e a diferença entre eles cai para dois pontos

Não foi noite dos protagonistas na disputa do título do Brasileirão, nesta quarta-feira. Começou com empate sem gols do Palmeiras diante do Vitória, no Allianz

Saiba mais

Caiam na real: a cara da Seleção Brasileira é essa do empate com a Tunísia

Analistas de futebol estão aí dando ‘lambadas’ na Seleção Brasileira por ter apenas empatado com o aplicado selecionado da Tunísia por 1 a 1. Gente,

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • maio 13, 2024
    João da Teixeira

    Hoje tem encontro de tricolores no antigo panetone, hoje Morum Bis. Jogo em que o São Paulo, que vem numa crescente, é o favorito contra o Flu das Laranjeiras. Parece que o Diniz, depois que naufragou com a seleção, está com as “orelhas baixas e o rabo entre as pernas”, desmotivado e carente. Se o Flu vier com aquele joguinho manjado, igual foi o jogo contra o Cúrinthians, leva outra goleada, na Arena waffer recheada em camadas de chocolate branco…

  • maio 13, 2024
    Antônio

    Acho que tem que escalar o melhor time no momento. Pedrão, Luís Felipe, Joilson, Sérgio e Gabriel Risso. Emerson Santos, Dudu Vieira e Ramon Carvalho. Dodô, Jeh e Gabriel Novaes.

  • maio 13, 2024
    Barba

    Luís Felipe e Joilson na defesa. Jeh, Dodô e Gabriel Novaes na frente.

  • maio 13, 2024
    João da Teixeira

    Já contra o Santos teremos a verdadeira dimensão de como está o time pontepretano. Eu digo que o Brigatti já tem que preparar suas narrativas para o pós jogo de 4°feira, já que o time ainda não convenceu. Como disseram, deu sorte de achar o resultado aos 90+6′ dos acréscimos do jogo contra o Operário de Ponta Grossa. A agravante é que o favorito ao título da Série B, o Santos vem mordido para o jogo, querendo sua reabilitação a qquer custo. Perdeu seu último confronto contra um dos concorrentes ao Z4, apesar da Série B se mostrar num 1° momento, um campeonato “sem pé e nem cabeça”. Amanhã já teremos a abertura da 5° rodada, com Vila x Novo Horizontino e Avaí x CRB, ambos as 19h., e às 21h30 Botafogo x Chape e Coritiba x bugre, jogo esse onde o Coxa tbem vem mordido ao perder do Avaí, que como a Pintada, se encontrava no Z4 e mandou o bugre pra seu lugar. Devido a isso, não estava no programa do Coritiba perder aquele jogo. Será que o bugre vai pagar o pato, ops, a ga…, ops, o “Xandão”vai censurar…

  • maio 12, 2024
    Barba

    Tem que mudar o time titular já. Luís Felipe e Joilson precisam voltar. E Ramon Carvalho no lugar do Iago Dias.

  • maio 12, 2024
    Barba

    Ontem a Ponte preta deu tremenda sorte. Os jogadores
    Abusaram de errar. Time parecia ter comido uma feijoada antes do jogo.

  • maio 12, 2024
    Barba

    Brigatti teimoso. Sempre tenta e ficar Edson e Jean Carlos, que NUNCA jogaram nada. Falha atrás de falha.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR