17
JAN
Começa a aparecer o dedo do treinador Fábio Moreno na Ponte Preta

Após a vitória da Ponte Preta sobre o Náutico por 2 a 0, na tarde deste domingo em Campinas, a indicação do texto seria pelo prevalecimento da dança dos números de postulantes ao acesso desta Série B do Campeonato Brasileiro, mas deixo por sua conta a 'rabisqueira' que mostra o Juventude fechando o G4 com 55 pontos, quatro à frente dos pontepretanos, e dois acima do CSA.

Enfim deu pra ver o dedo do treinador Fábio Moreno à frente do elenco pontepretano.

Seus conceitos trabalhados no pré-jogo foram executados neste domingo, coisa que o antecessor Marcelo Oliveira não colocava em prática.

SAÍDA DE BOLA

Se até a parada técnica para hidratação, durante o primeiro tempo, o Náutico deu espaço, a Ponte mostrou eficiência na saída de bola da defesa, com fluxo até as proximidades da área do adversário, coisa antes não colocada em prática.

Foi o bastante para que construísse a vantagem por 2 a 0 até os 12 minutos, em gols do meia Camilo: o primeiro com cabeçada indefensável; o segundo através de cobrança de falta sofrida por Bruno Rodrigues.

TROCA NO NÁUTICO

Depois que o Náutico adiantou as linhas, trocando o volante Renan Foguinho pelo meia Rui, passou a ficar mais com a bola, e a Ponte se apavorou na tentativa de destruição das jogadas, com erros de passes e chutões, deixando o adversário com a chamada segunda bola.

E isso só foi corrigido a partir dos 15 minutos do segundo tempo, com sábias mudanças feitas por Moreno, a fim de corrigir posicionamento de seu time.

Apostou no volante Dawhan - com maior capacidade de marcação - no lugar de Zanocelo. Tirou o apagado Luan Dias para entrada de Guilherme Pato. E sacou Matheus Peixoto para colocar Orobó.

A Ponte abdicou do centroavante fixo, pois Orobó teve atribuição de ocupar espaço do lado direito do campo, enquanto Pato foi jogar no lado esquerdo, com Bruno Rodrigues atuando por dentro.

EQUILÍBRIO

Foi o bastante para a Ponte reequilibrar a partida e ainda teve chance de ouro desperdiçada por Pedrinho, que, cara a cara com o goleio Anderson, chutou a bola para fora, após preciso passe de Bruno Rodrigues.

Afora precisas mexidas, Moreno construiu outras situações ao seu time.

Diferentemente do lateral-esquerdo Lazaroni, o substituto Yuri chega mais vezes ao fundo de campo, prova está que executou o cruzamento para o complemento de Camilo no primeiro gol, em típica jogada treinada, visto que, no lance, Matheus Peixoto estava posicionado no segundo pau.

FUNDO DE CAMPO

Prova que essas jogadas de fundo de campo têm sido trabalhadas é que foram repetidas por outras três vezes ao longo da partida: duas com Apodi - uma em cada período, mas Luan Dias e Guilherme Pato não souberam completá-las. Outra com Zanocelo, com a defesa do Náutico interceptando.

CAMILO E BRUNO RODRIGUES

Sabiamente Moreno tem determinado que Camilo ocupe o lado esquerdo ofensivo do campo quando Bruno Rodrigues desloca-se por dentro.

Todavia, no nascimento da jogada que resultou no segundo tempo pontepretano, Bruno Rodrigues estava na esquerda ao receber rápida reposição do goleiro Ygor Vinhas.

Aí, em jogada pessoal, sofreu falta convertida por Camilo em chute forte, aos 12 minutos.

BOLA NA TRAVE

Portanto, a natural pressão do Náutico em desvantagem no placar quase não implicou em risco ao aceitável sistema de marcação pontepretano, prova está que ele teve apenas chance de gol no chute de Bryan, que a bola bateu no pé da trave.

Já a Ponte deixou de ampliar a vantagem em contra-ataques duas vezes ainda no primeiro tempo, com erro de definição através de Bruno Rodrigues e Matheus Peixoto.

A rigor, no segundo tempo, o Náutico ameaçou apenas em dois lances: cabeça do zagueiro Ronaldo Alves, no único vacilo do também zagueiro Wellington Carvalho, da Ponte Preta, com a bola indo para fora; e chute de Kieza, com bola resvalando em defensor pontepretano.

GANHAR DA CHAPECOENSE

O jogo chave que pode dar o necessário respiro à Ponte Preta será o da próxima quinta-feira em Chapecó, contra a Chapecoense.

Na hipótese de mostrar rendimento uniforme ao longo da partida e caprichar quando do surgimento das oportunidades, é natural se projetar que tenha chances de trazer vitória de lá.

E caso isso ocorra, podem colocá-la sim com candidata ao acesso, até porque suspeita-se de concorrentes diretos como Juventude e CSA.

  • João da Teixeira
    18/01/2021 08:24

    A Ponte assombrando bugrinos. Tem gente que nem dorme hoje. Pode não chegar a lugar nenhum, com bastante certeza, mas que assombra, assombra! Até outro dia bugrinos estavam de boca de espera para dar o bote. Aí Conceição veio com uma conversinha para boi dormir, jogou um confete naquela camisa verde bandeira que aparece quase sempre, mais parecendo diretor de Escola de Samba e o time a partir daí desandou. Agora tem gente rabiscando folhas e folhas e passando noites em claro...

  • João da Teixeira
    18/01/2021 00:03

    E a reviravolta no Grupo A da Série C nos últimos minutos. Esqueceram que o V.Nova ganhando, poderia mudar tudo e foi o que aconteceu. V. Nova ganhou do Ituano ficando com 10 pontos em primeiro, o Brusque com 9 e que já tinha subido e o Santa em terceiro com 8, não subiu, que decepção para quem estava subindo. Subiram então o Remo, o Londrina, o Vila Nova e o Brusque. A final da Série C será entre Remo e Vila Nova.

  • Marcos
    18/01/2021 00:02

    Vocês estão acreditando mesmo ? É sério isso ? Podem esquecer já era . Guaraní perde para Avaí e juventude. Juventude ganha do figueira. Já era.

  • João da Teixeira
    17/01/2021 21:54

    Como disse, nao vi o jogo, e como estou cético qto a melhoria do time da Ponte, vou aguardar o jogo contra a Chape para falar algo de bom. Por enquanto a melhoria da Ponte pode ser atribuída a um time claudicante como o Náutico, que briga para não cair. Ainda não está no Z4, mas poderá estar logo, logo. Se o Vitória ganhar do bugre, a batata do Timbú poderá assar. O fim da Série B promete. Bugrinos estão cabisbaixos, não esperava o revés, muito menos da Ponte estar com chance...

  • João da Teixeira
    17/01/2021 21:53

    ... Bugrinos estão cabisbaixos, não esperavam o revés dfo seu time e muito menos da Ponte estar na frente deles e com chance de beliscar. Matemagicamente falando, tem chance, mas precisa ocorrer de tudo, por isso os bugrinos podem ir dormir sossegado. Segundo o Ari, que viu o jogo, o Moreno pode ter acordado o Golias, mas só acredito vendo contra um time mais gabaritado como a Chape no próximo jogo. Se o Golias acertar a estilingada, aí sim, tem gente que não vai dormir direito.

  • João da Teixeira
    17/01/2021 21:52

    Troquei a história de propósito, Golias não deu a estilingada, foi Davi que deu em Golias, mas é para tumultuar mesmo. Aposto que teve gente que nem notou a mudança dos fatos. A Ponte até hoje foi coadjuvante, um gigante adormecido, quem sabe nao acerta a mão ou leva de vez a famosa estilingada de Davi. Na verdade, se o Ari estiver certo ao ver a evolução do time, torço para isso, a Ponte acordou tarde, mas será importante para o início do Paulistão. Chega de amontoados...

  • João da Teixeira
    17/01/2021 20:48

    ...Na dúvida, vamos entregar, se der na vista, põe a culpa no SarsCov2. Afinal é para uma boa causa... Legal que a Chape desencanou de ser campeã, pelo menos aparentemente. Está suave na nave. Já pensou encarar o time que enfiou 5 aqui, lá na casa deles? Na Série C, o Sta.Cruz está ganhando de 2x0 do Brusque, que já subiu. O Ituano empatando até agora em 0x0 com o V. Nova. Isso favorece o Cobra Coral, infelizmente o Ituano para subir, tem que fazer 3 ou mais, com o 2x0 do Santa

  • João da Teixeira
    17/01/2021 20:47

    Control C, control V do último jogo, Ari! Não muda. Nào vi o jogo, mas imagino o que ocorreu, principalmente no 2°tempo. Menção ao gol de falta, sem glamour, mas como ninguém faz mais gol de falta, menção honrosa pelo gol de falta. Sobrevida, mas a praia é o sepulcro. E o bugre? A sua torcida ficou alvoroçada, achava que não precisaria entregar, mas...e agora? Entrega ou não entrega o jogo, eis a questão! O medo do imponderável. E agora viola! Na dúvida, vamos entregar....

  • Ric
    17/01/2021 20:45

    De longe o melhor jogo da Ponte no segundo turno - zaga com atenção e ataque eficiente. Único ponto negativo? Gols perdidos bestamente. Mas pelo menos o time continua vivo na briga.

16
JAN
Alô Ponte Preta: como o Juventude se distanciou, o jeito é vencer o Náutico

Foto: Igor Sales
Foto: Igor Sales

Quando o time da Ponte Preta pisar no Estádio Moisés Lucarelli na tarde desde domingo, para enfrentar o Náutico, já sabe que apenas o resultado de vitória lhe dá chances maiores de brigar por vaga de acesso, pois chegaria aos 51 pontos e o seu limite seria de 60 pontos.

Como o Juventude venceu o duelo contra o Cruzeiro por 1 a 0 na noite deste sábado, subiu para 55 pontos, 15 vitórias e saldo positivo de 11 gols nesta Série B do Campeonato Brasileiro.

Assim, se junta ao Cuiabá como os mais credenciados à conquista das duas vagas restantes de acesso, visto que América Mineiro e Chapecoense já estão garantidos.

Logo, a Ponte Preta sabe que uma patinada diante do Náutico será extremamente perigosa.

Derrota seria o atestado do fracasso, pois o limite nos jogos subsequentes contra Chapecoense, CRB e Figueirense seria de 57 pontos, aquém do Cuiabá que já tem 58, e com possibilidade igualmente de ser superada pelo Juventude, que ainda vai enfrentar Avaí, Figueirense e Guarani.

Até o empate será resultado desprezível à Ponte Preta, visto que, a partir dos 49 pontos, o seu limite seria de 58 pontos e projeção de atingir 16 vitórias.

Outro agravante é que hoje a Ponte Preta está negativada no critério saldo de gols, com menos três, critério que pode desfavorecê-la caso tenha que ser aplicado para desempate com outra agremiação.

CSA

O empate entre CSA e Avaí por 1 a 1, em Maceió, foi bem recebido por outros clubes ainda com chances de postular acesso.

O resultado coloca o time alagoano na quinta colocação com 53 pontos, enquanto os catarinenses ficaram com 49.

PIOR PARA O GUARANI

Se havia um restinho de esperança ao Guarani, antes da complementação da 35ª rodada da competição, suas chances se postular acesso foram reduzidas a quase zero.

Como patinou nos 48 pontos, ao sofrer goleada por 4 a 0 para o Cuiabá, seu limite será de 57 pontos na hipótese de vencer os três jogos subsequentes contra Vitória, Avaí e Juventude.

  • João da Teixeira
    17/01/2021 20:44

    Mirassol está dando um sacode no Altos, 4x0 no 1°tempo. Se continuar assim, nao precisará nem fazer o jogo de volta, WO igual a 3x0, fica assim rsrsrs...como se pudesse...rsrs... Com essa sede de gols, o Altos vai anão para sua casa, voando baixinho, baixinho...

  • João da Teixeira
    17/01/2021 14:32

    Leo-PR, e eu falei algo diferente aqui? Isso mesmo nosso futebol nao credencia a nada. Mas que se credenciasse, o bugre iria tentar ppr água no chope, mesmo que desse caganeira na coletividade bugrina, coisa que não dá! Porque são mistos, se o bugre não vai, outros times irão e isso os consolam. Mistos!

  • Jose Ricardo
    17/01/2021 14:31

    Vexame atrás de vexame essa CBF e seu protocolo fajuto de covid.... Ontem o jogador Valdívia do Avaí jogou 1o tempo sem saber que estava com covid19, o resultado do teste saiu próximo do final do 1o tempo. Ao ser comunicado que seu teste deu positivo, nem retornou para o 2o tempo,mas o estrago já estava feito.

  • marcio
    17/01/2021 14:29

    Para Ariovaldo Zanelli e Márcio Neste blog podemos debater o futebol de Campinas. Preferencialmente com civilidade. Por vezes, dada as emoções e aflições que as duas atuais porcarias de Campinas nos causam, o limite do aceitável é transposto. Nada justifica este ataque mútuo com acesso a leitura dos demais. Por favor, vamos discutir futebol e os temas -muitos interessantes-propostos pelo nosso amigo Ari.

  • Léo - Pr
    17/01/2021 09:59

    A ponte não vai depender do Guarani pra nada porque o futebol que a ponte está jogando não credencia a nada melhor do que fez até agora, o resto conversa pra boi dormir,eu acho que a ponte não vence nem esse jogo de hoje quanto mais vencer todas as quatro,

  • DE ARIOVALDO ZANELLI PARA MARCIO POSTADO EM 16/01/2021, 21:27
    17/01/2021 09:59

    ESCREVEU ASSIM: GRITANDO EM MAIÚSCULO OLHA NO TEU RABINHO SAGUI. PARA SEU CONHECIMENTO, TUDO NA MINHA VIDA ESCREVO COM LETRAS DE FORMAS. MOTIVO: FIZ O PRIMÁRIO NA ANTIGA ESCOLA ALEMÃ EM CAMPINAS. MINHA CALIGRAFIA ERAM COM LETRAS USADAS EM CONVITE DE CASAMENTO, E NÃO ACEITAS NO TRABALHO E NAS ESCOLAS SUPERIORES...

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    17/01/2021 09:58

    ... PORTANTO MINHA SOLUÇÃO É FAZER LETRAS DE FORMAS E NA MÁQUINA DE ESCREVER/NO COMPUTADOR MAIÚSCULO. PORTANTO EM MINUSCULO NÃO FUI EU QUE ESCREVI. QUANDO A PESSOA ESCREVE NOME INCOMPLETO, PORQUE TEM MEDO DE ALGUMA COISA, PORTANTO MARCIO ESCREVA O SEU NOME COMPLETO...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    17/01/2021 09:57

    ... AGORA O QUE VOCÊ QUIS DIZER COM A FRASE OLHA NO SEU RABINHO SAGUI. FALE COMO HOMEM MEU CAMARADA. EU AUTORIZO O ARIOVALDO IZAC PASSAR O MEU E-MAIL PARA VOCÊ APENAS. GOSTARIA DE ESCREVER UMA RESPOSTA PARA VOCÊ BEM LEGAL, FALOU MEU. É FORTE. OBS.: NUNCA JULGA UMA PESSOA SEM TER CERTEZA. PODE CAIR DO CAVALO. TOME MUITO CUIDADO COM O QUE ESCREVE. PODE CUSTAR. MUITO CARO EM SUA VIDA.

  • João da Teixeira
    17/01/2021 09:41

    Ontem o Remo, já classificado, fez com o Paysandu o que o Gfc faria com a Ponte se essa estivesse numa melhor situação. Fez um gol contra aos 42' do 2°tempo, subindo o Londrina, derrubando o Papão da Curuzu e o papo do Brigatti. Pois é, isso de prejudicar tem nas "melhores" famílias. Hoje tem o Ituano com chances de subir. Precisa ganhar bem do Vila Nova e o S. Cruz empatar com o Brusque ou ganhar de contagem menor que o Ituano. Pior que o V. Nova pode subir e o Brusque já subiu

  • João da Teixeira
    17/01/2021 09:40

    Na Série D, em Mirassol, o time homônimo da cidade, joga hoje contra o Altos precisando fazer um bom resultado porque o jogo da volta será no Piauí. Haja coração. O Novorizontino jogou ontem no Castelão e empatou em 1x1 com o Floresta do Ceará, saindo na frente e depois cedendo o empate. A diferença é que o jogo da volta será em N. Horizonte, um trunfo para o Tigre mesmo não tendo torcida. Na Série B a Ponte joga hoje, quem sabe nao ganha uns trocos. Na Série A o Vasco voltou...

  • João da Teixeira
    17/01/2021 09:39

    ...Na Série A o Vasco voltou a decepcionar a colonia lusa do Rio e os anti botafoguenses do bairro. Perdeu do Coritiba por 0x1 e com isso jogou o Botafogo para a lanterna. Mais um caso de rivalidade de times? Só não bato o martelo nisso porque o Vasco está num "arroz" desgraçado e não iria se arriscar só para ferrar o rival, como um time que conheço de torcida mista e daqui perto do Majestoso. Enfim, o Vasco está louco para abraçar o capeta e se misturar com os timecos da SérieB

  • João da Teixeira
    17/01/2021 09:39

    Gostaria de saber qual foi o acordo que o Alex Brasil, a mando do Tiãozinho, fez com os pernas de pau pontepretanos, que deveriam ter vergonha na cara em fazer greve, pelo futebolzinho que jogaram. Como o Rípoli dizia, contrato de jogador é para perderem todos os jogos, já que, se ganharem, querem bicho pela vitória, por isso dizia, contrato de salário mínimo e bichos gordos por vitória. O futebol seria mais intressante. Sangue nos olhos, faca na boca, coração na chuteira e pau!

  • João da Teixeira
    17/01/2021 09:38

    E a cara do fracassado Felipão já no final da partida. Achou que chegaria pondo o Cruzeiro como moeda forte do campeonato, mas acabou virando um peso argentino, um peso para sua torcida. Fico pensando como é que esse treinador fez tanto sucesso no passado. Esquisito mesmo está o Conceição. Enaltecendo o seu trabalho, justificando revelações, ou seja, jogando um confete lascado sobre seus ombros e agora parece que perdeu o controle do seu rebanho. Será um êxodo que vai ocorrer?

  • João da Teixeira
    17/01/2021 09:37

    Ari, depois de ontem, do Cruzeirinho, que mais parece centavo, perder do Juventude, acabou de vez qualquer chance dos times de Campinas. Botava fé nos "irmãos", mas parece que hiuve algo de sujo, podre, ou má gestão mesmo, para que o bugre desse com os seus bípedes n'água. Ponte, apesar das sobrevidas que deram a ela, não tinha futebol para encarar os adversários. Como subir se não conseguiu ganhar de nenhum postulante, nenhum! E vc ainda vem escrever isso. Só pode ser piada!

  • Marcos
    17/01/2021 09:37

    Na verdade o Juventude só precisa de mais 3 pontos . Teoricamente já tem 58 e não 55 . Vc não computou os 3 pontos da última rodada !!! Ou acha que acontecerá algo diferente ?

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo