12
OUT
Ponte Preta fez aquilo que era possível para ficar no empate com Santos

Por mais que a Ponte Preta tenha lutado bravamente, encurtado os espaços do Santos com forte marcação, novamente correu risco de derrota. Não fossem duas preciosas defesas do goleiro Aranha, e gol certo perdido por Bruno Henrique quase no final da partida desta quinta-feira no Estádio Moisés Lucarelli, o resultado não seria o empate por 1 a 1, que ainda a deixa fora do Z4 do Campeonato Brasileiro.

Toda vez que enfrenta adversário tecnicamente superior é um sofrimento à Ponte, quer seja em Campinas, quer no campo do adversário.

Enquanto o adversário qualifica saída de bola mesmo marcado, em situação idêntica defensores da Ponte se desfazem dela e a entregam ao adversário, que recomeça a jogada. No caso específico, a posse de bola do Santos naturalmente teria que ser superior.

Naldo abriu o placar para a Macaca
Naldo abriu o placar para a Macaca
SEM CRIAÇÃO

Quando a Ponte ultrapassa o meio de campo e depende do homem de criação, ele não existe. Assim o time carece de quem dita o ritmo da partida. Reflexo é bola igualmente perdida com facilidade.

Dos laterais, apenas Nino Paraíba tem característica de avançar, mas há tempos não consegue trabalhar jogadas pelo lado direito.

Logo, nas raras vezes que a bola chega redonda ao ataque, o imaginável seria os atacantes Lucca e Emerson Sheik valorizá-la, o que não tem ocorrido.

Se Lucca tem decepcionado há incontáveis rodadas - inclusive desperdiçando chance clara em que poderia ter ‘matado’ a partida -, Sheik já não consegue sequer prender a bola. Perde-a com incrível facilidade.

Assim, faz parte do cronograma a Ponte chegar ao gol em bola parada, em jogadas ensaiadas em treinos fechados pelo treinador Eduardo Baptista. Foi assim que o volante Naldo completou logo aos quatro minutos e colocou a sua equipe em vantagem.

Depois disso, o que se viu foi volume de jogo do Santos até que o gol, maduro, ocorreu aos 44 minutos do primeiro tempo em cabeçada do centroavante Ricardo Oliveira.

JADSON MELHORA

Persistia o mesmo predomínio santista até metade do segundo tempo, quando uma alteração providencial no time pontepretano alterou a configuração tática.

A entrada do volante Jadson - com mais iniciativa ofensiva - no lugar de Naldo, resultou no time pontepretano segurar mais a bola no campo ofensivo, com reflexo direto na defesa que ficou mais aliviada.

Claro que a mudança de postura serviu para desguarnecer a cabeça da área pontepretana, e isso provocou o segundo cartão amarelo - e consequente expulsão - do volante Fernando Bob aos 40 minutos.

No frigir dos ovos, um empate que trouxe mais benefícios à Ponte, enquanto ao Santos ficou o gostinho que poderia ter saído de Campinas com a vitória.

  • Barba
    13/10/2017 18:54

    Ficou claro que Léo Gamalho e Jadson tem que jogar. Não dá mais para aguentar Sheik cansado e Lucca desmotivado no time titular! Outra coisa, nada de voltar com Rodrigo e Elton. Ninguém aguenta mais!!

  • JHON PARA SER "JÃO "
    13/10/2017 18:53

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • João da Teixeira
    13/10/2017 18:52

    Deram o boné para o Cuca. Parmitão está naquela base, de quanto mais rezam, mais assombração aparece. Tem time da região do Z4 que está fazendo o maior estrago em times ditos de primeira. Eu mesmo não sei o que esses times tem de primeira... Façam suas apostas, quem vem para suprir o "buraco do verdão" e põe "buraco" nisso. Já comentei que o Parmitão é o lanterna no quesito custo benefício...

  • João da Teixeira
    13/10/2017 18:50

    Quero poder neste ano, ainda fazer a montagem para o ano que vem, do time que vou comandar. Isso é o que gosto de fazer e, modéstia à parte, é o que tenho feito bem. Quando se faz a montagem antecipada, se monta o time com o perfil dentro das ideias que você tem. Foi isso que o Cuca falou em sua saída. Ele tem razão, se os dirigentes deixarem, isso é ótimo e tem-se a oportunidade de escolher os jogadores com afinidade e responsabilidade com a bola e o clube, respectivamente

  • João da Teixeira
    13/10/2017 18:49

    ... Tirem o Cuca!! Deixem o Cuca aí! Essa é dúvida, que a torcida Palmeirense ficou. Não sabe se deixa ele aí para a montagem de um novo time ou vai com Deus mesmo! O certo é que esse time já era, a torcida sabe que "já fumo!". Eu mesmo acho que precipitaram. quem vai montar o time para o ano que vem, o Mano Menezes? Bem, acho que "já fumo" de novo! O Verdão não amadurece mesmo, nem embrulhando em jornal e pondo carbureto no meio...

  • João da Teixeira
    13/10/2017 18:48

    Para quem não sabe, o carbureto é usado para amadurecer as frutas devido o mesmo liberar etileno, que quimicamente age sobre as frutas verdes, oxidando os lipídios, onde é responsável pelo rompimento nas fibras deixando macio; Quebra as ligações de amido, conferindo a doçura das frutas maduras durante essa quebra e a quebra das moléculas de clorofila na reação, passando as frutas de verde para as cores amarelas, vermelhas etc. Isso se faz como forma de controlar o amadurecimento.

  • Rodrigo U.
    13/10/2017 18:47

    Infelizmente não é possível exigir mais do time, além de muita disposição. Porque a limitação técnica é gritante, tanto que no 2º tempo o técnico colocou o Saraiva e o Léo Gamalho, dois atacantes que deveriam mudar o panorama da partida, mas nada aconteceu. Com este panorama, o nível de eficiência em converter as raríssimas chances de gol deve ser altíssimo, o Lucca não poderia perder, como nenhum outro jogador pode ser dar este luxo, caso queira sair com a vitória.

  • João da Teixeira
    13/10/2017 18:46

    19h Série B Náutico x Guarani SporTV. Jogando nesse horário, o bugre vai saber o que tem que fazer para não passar vergonha e também os seus torcedores. Jogar a toalha ninguém jogou, mas que tem jogador querendo curtir a vida mais cedo, a isso tem! Já pensou em outubro, saindo de férias? Novembro e dezembro na night. Ainda mais que a CBF, devido a Copa do Mundo de 18, começa a temporada mais cedo, já no início de janeiro de 18. Tem uns pares na Ponte e tem muitos pares no Gfc.

  • Paulo Giolo
    13/10/2017 18:45

    Volto a citar os mesmo 2 pontos que levantei depois do jogo contra o Flamengo: 1º estamos entrando com 10 jogadores em campo! o Lucca não quer mais nada com nada aqui! Cabeça totalmente voltada para apresentação no Corinthians na preparação para 2018. E quem acha que não, que é só uma "má fase" ou azar, é pq ve os jogos pela TV, em que o foco não fica nele! quem está no estadio percebe a falta de vontade e entrega..Nisso incluo o Sheik de sombra do Nino preso do lado direito tb!

  • Paulo Giolo
    13/10/2017 18:44

    e o 2º ponto:estou de saco cheio e me segurando pra não armar uma confusão ali na coberta com os trouxas que insistem em bater palma pra jogador expulso!! Foi assim com o Nino que acabou com nossas chances de avançar na Sulamerica, foi assim com o Naldo contra o Flamengo com 8 minutos em campo e foi assim com o Bob ontem que levou o vermelho depois de defender o companheiro q tomou um chapeu vergonhoso do Bruno Henrique...MULTA NELES!! E NÃO APLAUSOS!

  • MARCIAO
    13/10/2017 18:43

    Ari, ótimo comentário. Pelo material humano que tem em mãos, o EB tem postado bem o time. Vai ser esse sofrimento ate´o fim. Se conseguir escapar do descenso , vai ser na raça. 4 vitorias e 2 empates deve resolver. E o principal : Tirar isso como lição, e não errar tanto em 2018. Principalmente nas contratações.

  • Tigre
    13/10/2017 18:42

    O Lucas tem uma característica própria. É um jogador paraguaio. Começa muito bem e depois decai e não volta a fazer jogos bons. Aqui no Criciuma foi a mesma coisa . No Corinthians idem. Não esperem mudanças.

  • João da Teixeira
    13/10/2017 18:36

    E o Bahia que conseguiu empatar. Infelizmente temos que gozar com o dos outros e assim o Parmitão não nós ajudou, nem ele conseguiu se ajudar. Ganhando de 2x0, cedeu o empate para o time da "boa terra". Se fosse ver os times pelo lado do custo benefício em 2017, o Parmitão seria sem dúvida nenhuma o último colocado. Rios de dinheiro para nada. Pior que a torcida continua lotando a Allianz Arena, acreditando que seu time vai mudar o panorama. Ô torcidinha otimista...

  • TIO LEI (1)
    13/10/2017 18:35

    Muito embora NINGUÉM tenha solicitado, vai aqui um alerta para AMBAS as torcidas: - Os clubes campineiros estão numa "draga" só. AMBOS correm o sério risco de ser rebaixados. Por enquanto estamos só nas SUPOSIÇÕES. Claro que há tempo para se recuperarem. Então, cabe ao torcedor evitar ofensas, agressões ou ameaças aos boleiros que aí estão. Se constatarem que "a vaca foi para o brejo", aí sim mostrar a insatisfação e os protestos (sem agressões). Vaias ao final de jogos ...

  • TIO LEI (2)
    13/10/2017 18:34

    ... mostrando o descontentamento, sim estas não podem parar. O quero dizer é que, cada ser humano responde de uma forma diferente, ao ser pressionado. Enquanto alguns usam esse tipo de cobrança como motivação, querendo "dar uma resposta", outros se abatem, e não ha ser humano que o reerga, isso faz com que ele perca toda confiança em "seu próprio taco". Temos que ter em mente que serão ESTES JOGADORES QUE AÍ ESTÃO, é que terão a incumbência de ir até o fim do campeonato ...

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
11
OUT
Tombos dos concorrentes diretos é bom indício à Ponte contra o Santos

Alô, alô Ponte Preta: que início de rodada doce de coco pra você neste meio de semana!

A derrota do São Paulo diante do Atlético Mineiro por 1 a 0, em Belo Horizonte, só impõe uma condição para que ela não revisite o Z4 deste Campeonato Brasileiro: basta apenas empatar com o Santos na tarde desta quinta-feira, no Estádio Moisés Lucarelli.

Seria pedido desproporcional do torcedor pontepretano?

Claro que não. Embora reconheça-se o melhor nível técnico do Santos, futebol é jogado e lambari é pescado. Logo...

Avaí perdeu do Vasco (foto) e Chapecoense do Botafogo
Avaí perdeu do Vasco (foto) e Chapecoense do Botafogo
Arriscado seria a Ponte ter pretensão de encarar o adversário em condição de igualdade e aí se desguarnecer. Jamais pode desconsiderar que a forte malha de marcação tem-lhe dado relativa sustentação nessa empreitada de fugir do rebaixamento.

Evidente que os jogos desta quarta-feira de concorrentes diretos deram novo alento aos pontepretanos

CORITIBA E AVAÍ

O Coritiba resistiu um empate por 1 a 1 até dois terços do segundo tempo na Arena Itaquerão, na capital paulista. Aí, por duas vezes o atacante Clayson marcou e o Corinthians venceu por 3 a 1, resultado que amarra o time paranaense na penúltima colocação, com 28 pontos.

Se havia suspeita de que o Avaí pudesse explorar o seu mando de jogo contra o Vasco, na prática isso não se confirmou. Com a derrota do time catarinense por 2 a1, ele se mantém nos 30 pontos, na 18ª colocação.

Pouco adiantou o empate por 2 a 2 fora de casa do Atlético Goianiense diante do Atlético Paranaense. O time goiano continua na lanterna, agora com 26 pontos.

COMBINAÇÃO DE RESULTADOS

Neste formato, precisa haver perfeita combinação de resultados para que a Ponte revisite o Z4.

Além de se considerar a hipótese de derrota para o Santos, seus concorrentes diretos Sport e Fluminense teriam que pontuar em seus jogos igualmente nesta quinta-feira.

O Sport vai jogar em Salvador diante do Vitória e precisa vencer. Já o Fluminense participa do imprevisível Fla-Flu e superaria a Ponte caso empate e ela seja derrotada.

  • serjao
    13/10/2017 00:10

    Tudo muito nivelado do 11o lugar até o 20o. Provavelmente sera assim até a ultima rodada. A Ponte precisa manter a raça que vem mostrando, pq isso sera decisivo. Ajudara a ganhar pontos até o final.

  • João da Teixeira
    12/10/2017 20:46

    O jogo do Náutico não vai ser nos Aflitos, nome a caráter para essa partida. Vão jogar em Caruaru PE, talvez porque a torcida do Timbu estão querendo pegar os Aflitos jogadores pelo pescoço então isso pode até ajudar o bugre, já que joga em campo neutro teoricamente... A Ponte tá igual jogou contra o Cruzeiro, saiu na frente, mas não conseguiu segurar...eita!

  • Amorim
    12/10/2017 17:31

    Assistindo Atletico x São Paulo me lembrei do amigo Jose carlos felipe que diz : Técnico não ganha jogo , mas perde . Dorival deixou o time atras , só que marcando o adversário a 40 mt , Robinho ficou aberto na esquerda e o lateral do SPFC corria para o meio da area , ora não precisa ser inteligente prá saber que Robinho jogando 10% ldo sabe vai dar trabalho , Não acredito que o E. Baptista fará essa burrice com o time da Ponte . pode até perder , mas marcar o Santos isso vai ,

  • João da Teixeira
    12/10/2017 08:20

    Falta ela fazer a sua parte...será que fará? Só faltava querer s as ir para cima afogada mente. Não esqueçamos que o Santos deixa jogar e com a vitória do Cruzeiro, obriga o Santos ganhar o jogo para recuperar a 2°colocação. E o Cruzeiro, para quem estava morto no começo, vejam só. E o Valter Gordinho fenômeno, matando a pau...

  • Barba
    12/10/2017 08:20

    EB começa a perseguir Léo Gamalho. Isso não é bom, lembra o sádico Kleyna. Ele é goleador e pode ser a solução...

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo