26
MAR
Virou jogo de saúde x economia

Décadas passadas o treinador italiano Arrigo Sacchi, inspiradíssimo, lascou essa frase: 'O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes'.

Provisoriamente o futebol sequer se encaixa neste contexto, pois dele nem se tem o que citar.

Não se fala em outra coisa por aí se não essa praga denominada coronavírus.

E de uma costela dessa praga está na iminência de nascer outra com igual dimensão: recessão.

Em tempo de cobertor curto, quando cobre-se a cabeça, descobre-se os pés.

ECONOMIA

Quando se radicaliza e se decide fechar tudo, trava-se a economia, e sequer dá pra dimensionar o impacto disso.

Quebradeira de pequenas e médias empresas? Desemprego? Medidas paliativas do governo federal?

Por outro lado infectologistas recomendam quarentena para todos, com justificativa que hospitais não estariam aparelhados na hipótese de contaminação em massa.

Insaciáveis por informações da saúde x economia ouvem todos os lados.

Saúde mostra diariamente estatística cada vez mais elevada de contaminados e mortos, mas há uma voz destoante e de médico: deputado federal Osmar Terra (RS) (foto), ex-ministro do Desenvolvimento Social e Agrário do Brasil do presidente Michel Temer, e ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro, da pasta Cidadania do Brasil.

Ele orienta cuidados maiores para não se contrair o vírus pessoas acima dos 60 anos de idade e aquelas debilitadas, situadas no grupo de risco.

Terra é defensor da retomada da economia, para evitar quebradeira no país.

EQUILÍBRIO

Como a corrente pró-economia ganhou voz, o ideal é que se busque o equilíbrio para, com responsabilidade, uma coisa não afetar outra.

Certo é que período prolongado de quarentena torna-se insustentável numa economia não tão bem sedimentada como a de países europeus.

  • Marco da Macaca
    27/03/2020 09:08

    Clubes das séries A e B querem manter Brasileirão sem mata-mata, por respeito aos contratos com a TV. Jogadores da série B podem podem voltar aos treinamentos no dia 21 de abril. Teriam 20 dias de férias a partir de 1.o de abril (dia do aniversário da concorrência não madura). Eventualmente, poderiam ter mais 10 dias de férias, evoltariam no dia 1.o de maio para o Brasileiro série B de 38 rodadas.

  • João da Teixeira
    27/03/2020 09:06

    O Guarani daqui, é só fechar a porta e ir embora. IPTU, luz e água é a Magnum que paga, jogadores são os empresários, ainda tem gente pegando o seu e boa. Então é uma facilidade fechar as portas. Duro mesmo é o outro Guarani, o saudável e em pé, que para continuar nessa condição, em pé, tem que dar seus pulos muito bem dados. Bem mais difícil. Agora com o patrocínio da empresa de raio-x, até o quebra-quebra bugrinos fica mais fácil. É só ir lá e tirar as "chapas"necessárias

  • João da Teixeira
    26/03/2020 21:21

    Meu Deus, o que jogaram fora de hortifruti no Ceagesp é uma enormidade. Vi os vídeos. Se lá estão jogando, aqui também devem estar. Depois vcs acham que não vai ter recessão, seguido de depressão? Infelizmente é pelo Corona, já que está tudo fechado, restaurantes, pousadas, hoteis etc. É assustador para a economia, mas é também para a saúde. Ainda estamos aguardando o que fazer, mas é de difícil decisão. Economia x Saúde, a Saúde está tomando uma goleada, mas promete virar

  • Todinho
    26/03/2020 21:20

    Em nota hoje, final da tarde, CBF descarta não terminar os estaduais. Rabaixamento a vista em Campinas. Com o Bugre já classificado...em Ribeirão Botinha 1 x 0 GuaraniGuarani.

  • João da Teixeira
    26/03/2020 21:20

    Eugênio, leia o último parágrafo de novo. Isso que vc falou, foi exatamente o que o Ari quis dizer. "...numa economia não tão bem sedimentada como a de países europeus." Olhando um gráfico de tipo de ações a serem implantadas, o custo benefício menor é o da contenção vertical, só os acima de 60 em casa. Contenção horizontal, como estamos fazendo, quebra a economia e deixar como foi feito em 2009 (SARS), à vontade, aumenta o risco e por consequente aumenta o n° de mortes. E aí?

  • João da Teixeira
    26/03/2020 21:19

    Gente do céu!!!! Com essa história toda de Coronavírus, esquecemos o Ronaldinho na cadeia....!!! Uma piada lógico, assim como esquecemos de outros trambiqueiros, só que esses soltos dentro dos 3 poderes. Faz lembrar aquela cena de incêndio dentro da floresta e animais correndo lado a lado juntos para escapar e numa condição de normalidade, não estariam juntos de jeito nenhum. Pois é, hoje a bandidagem do Complexo do Alemão, estão até mandando rezar missa na Penha, pedindo ajuda

  • João da Teixeira
    26/03/2020 21:18

    Mercado informal hoje está perto de 30% ou mais, na volta da quarentena, passaremos de 50% de desempregados, com os 30, são 80%. A população que tem condições de sair da quarentena em pé são 10 a 15% e 5% é o alienado e indigente. Desesperados, 85% da população sem perspectivas, o que vcs acham que vai acontecer com o 10 a 15%? Exagerei em uma guerra civil, talvez, mas que o nível de violência vai subir e muito, isso vai. Não estamos aguentando o que ocorre hoje, imaginem amanhã

  • Marco da Macaca
    26/03/2020 21:17

    Segundo o jornalista PVC, do site Globo Esporte, ""presidente do bugre demite todos os seus jogadores"" O Guarani foi o clube a agir radicalmente no Brasil. Guarani de Sobral-CE, o legítimo.

  • Marco da Macaca
    26/03/2020 21:16

    Renuncie, presidente. Não dá mais. Renuncie, presidente. A 'torcida' não aguenta mais, Presidente. Renuncie.

  • giba
    26/03/2020 10:04

    em um pais que corre solto a roubalheira; tem muita gente ganhando dinheiro,imagine compras feita sem licitaçao,uma festa só,

  • Eugenio
    26/03/2020 10:03

    Caro Ari, vc esta equivocado, as economias dos paises europeus sao fortes e bem sedimentadas, estao combatendo o virus da melhor maneira e tem recursos suficientes para ajudar as economias locais. Os maiores laboratorios estao na Europa e EUA, o verao esta chegando, portanto o maior risco esta nos paises emergentes, como o Brasil.

24
MAR
Calendário do futebol brasileiro deve ou não coincidir com o europeu?

Quem se dispuser comentários sobre o ex-presidente bugrino Álvaro Negrão, que conseguiu na Justiça penhora de bens do clube para quitação de dívida, use o espaço.

Proposta para redução dos salários dos jogadores profissionais em 25%, durante período da quarentena, pode ser outro assunto que você queira dar palpites. 'Pruveite', como dizia certa cantora.

Meu comentário do dia foi produzido em áudio.

Ou melhor: reaproveito o material gravado que entrou na programação do programa Brasil Esporte Clube, da Rádio Brasil, nesta terça-feira.

Caso se disponha a ouvi-lo, pode dar pitaco.

A pauta sugere concordância ou não para que o calendário do futebol brasileiro se adapte ao europeu.

Ouça

  • João da Teixeira
    26/03/2020 21:18

    Mas como vou cobrar do "Don Corleoni"? Pelo que eu saiba ele que é o dono dos "porcos" chefes que estão lá. É ele quem manda nos "porcos" jogadores de lá. Por sinal, ele deve estar "cego", pelo jeito que os porcos se encontram. Então meu caro Márcio, na carruagem financeira manda ele. O que precisamos cobrar é da carruagem do futebol, que desembestou e pelo jeito vai para o precipício da A2. Agora o seu time, vez por outra aparece um "bugrino" cobrando o grana e pondo no pau.

  • Paulo Sergio 1
    26/03/2020 21:15

    Marcio, meu amigo, não se estresse, aqui é um espaço só para zueira e brincadeiras entendeu?? quanto ao Carnielli, como diz o Ari ele já disse CENTAS vezes que nunca vai cobrar a Ponte e sabe por que? por que a dívida da Ponte com ele já foi paga e com juros em negociações de jogadores, patrocínios etc.

  • Paulo Sergio 2
    26/03/2020 21:14

    Um empresário tão bem sucedido como Carnielli, não dá tiro no pé!! por que você acha que ele está lá a 24 anos?? ele e toda sua família amam a Ponte, mas, acima de tudo está o negócio, entendeu?? Fica frio, Marcio, as duas próximas senhas da vara cívil já tem donos, são eles Mingone e Lourencetti. kkkkkk

  • Paulo Sergio 3
    26/03/2020 21:14

    Desgraça pouca é bobagem, né, Marcio. Ontem seu presidente disse que não sabe como vai fazer já que perdeu também o patrocínio master (Que ninguém sabe quem é)por conta do corona. Mas não esquenta não, afinal ganharam o dérbi e a Ponte está na lanterna, quer motivo maior pra festejar??

  • LÉO - PR
    26/03/2020 10:04

    mais que justo ele receber, usou recursos próprio paga o cara é direito dele.

  • DE ARI PARA MARCIO BUGRINO
    26/03/2020 00:35

    Alô Marcio bugrino: maneire nas ofensas às pessoas. Mais uma vez sou obrigado a censurar os exageros

  • Marcio
    26/03/2020 00:35

    Então só falam da dívida do Guarani e agora para negrão, mas e a dívida para o Carnielli??? se ele bater as botas como vocês vão fazer? E aí João é fácil cobrar do Tiãzinho, do Gustavo e do Brigatti, porque você não cobra do Dom Corleone ???

  • João da Teixeira
    25/03/2020 22:45

    Bom, eu estava quieto no meu canto, só cuidando, de longe, do Covid19. Aí vem o "fogo amigo" (Negrão), processa o clube que torce, ou vcs acham que ele também é misto, jogando toda merda de novo no ventilador e eu que fico cuidando dos problemas bugrinos. Que lavem a roupa suja em casa, pô? Penhorar arrecadação, já vi esse filme antes. Bom, confirmem para mim se o Negrão é misto, façam-me o favor. Só sei que a juíza já não aguenta mais vcs fazerem cagadas e ela consertar...

  • ROGÉRIO F.
    25/03/2020 22:44

    GRIPEZINHA. EMBAIXADA DA ALEMANHA E ESTADOS UNIDOS PEDEM QUE SEUS CIDADÃES RETORNEM AO SEU PAÍS. VÔOS JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS . BEM AMIGOS ATENDEREI COM MINHA FAMÍLIA O PEDIDO.FIQUEM E RETORNEM A SUA ROTINA NORMAL COMO PEDE O ESTADISTA JAIR MESSIAS BOLSONARO. FIQUEM COM DEUS!!!

  • João da Teixeira
    25/03/2020 19:40

    Estamos entre a cruz e a espada, diria eu. Na teoria, salvar todo mundo, claro que não conseguiremos, mas como disse, na Teoria. Outra hipótese é salvar todo mundo no futuro, voltando o grupo de pouco risco a trabalhar, sabemos que também não conseguiremos, mas é uma hipótese. A única coisa certa desse mundo é a morte, já diziam os filósofos de botequim. Apostar em quê? Falando em morte, qto mais se reza lá embaixo, mais assombração aparece. Agora o Negrão que quer o seu quinhão

  • Todinho
    25/03/2020 19:37

    A EPTV Campinas está recordando alguns fatos importantes do futebol . Hoje mostrou gols da Goleada do único time da cidade a participar da libertadores ...4 x1 no "parmera"...

  • Eugenio
    25/03/2020 19:37

    Engraçado como os torcedores da associacao se incomodam com o Guarani, com o estadio, as dividas, etc. O pais mais endividado do mundo sao os EUA e sao a maior potencia; o maior time do Brasil, o Flamengo, nao tem estadio pprio, entao isso tudo nao vale nada, o q importa é dentro de campo, bola na rede, conquistas, em qquer estadio. Temos mais vitorias, mais titulos e mais torcida, e isso é o q vale. A2 se aproxima.

  • João da Teixeira 1
    25/03/2020 19:36

    Mas falando em crise, decidiram por qual caminho trilgarmos, Abrir a economia novamente e lockdown dos 60 para cima ou continuar desse jeito mesmo? Gente, se ficar dessa forma, estamos criando todas as condições de causar desempregos em massa e por conseguinte estourar uma guerra civil. Voces podem acreditar nisso, sem reserva financeira, próprias de brasileiros, por conseguinte sem dinheiro e precisando comer, um abraço, guerra civil. Sou louco? Não, não sou louco, sou...

  • João da Teixeira 2
    25/03/2020 19:35

    Não, não sou louco, sou realista. Os USA estão estimando em 30% da população desempregadas, aqui no Brasil, será bem mais. O lockdown tem que ser dos 60 anos para cima. Sou egoísta, muito pelo contrário, sou do grupo de risco, mas isso aí vai levar para uma guerra civil sem precedentes. Pensem nisso...

  • João da Teixeira
    24/03/2020 21:13

    Só queria um esclarecimento por parte da mídia ou do próprio Álvaro Negrão, o que ele conseguiria penhorar do Gfc? Campo, Terreno, CT e Ginásio não sao do bugre, Terreno do futuro campo, também já penhorado, jogadores,que eu saiba não tem, parece que todos sao de empresários, estão não se pode penhorar o passe. Enfim, o que será que o Negrão quer penhorar? Com a dívida com a União (INSS) em 150 milhoes, se o Negrão bobear, ele sai de cueca da Cidade Judiciária...

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo