18
OUT
Alô Eduardo Baptista e Lisca: ‘é preferível ouvir bobagens de que ser surdo’

Na infância tinha o hábito de atribuir ao amigo Sinésio, meu vizinho do bairro Jardim Proença, a racional frase ‘é preferível ouvir bobagens de que ser surdo’.

Posteriormente os livros ensinaram-se que a autoria é do pensador Zeliaw, e que se aplica perfeitamente às bobagens ditas pelos treinadores Eduardo Baptista e Lisca, de Ponte Preta e Guarani, respectivamente.

Como as palavras se perdem ao vento, Eduardo Baptista teve a coragem de falar que a Ponte Preta se preparou para enfrentar o Palmeiras de igual por igual, na noite desta quinta-feira.

Igual por igual é pau a pau. É atacar e defender, e vice-versa. Ou estou voando?

ATRÁS DA LINHA DA BOLA

Ele fala isso pra imprensa, mas na preleção a maior probabilidade será instruir a sua equipe pra marcar atrás da linha da bola.

Claro que ele gostaria que os seus jogadores valorizassem a posse de bola a partir da recomposição, e assim a conduzisse ao ataque.

Na prática, as limitações técnicas de seus jogadores implicam que se desfaçam da bola. Em vez de saída qualificada de trás, é praxe que rifem a bola. E ao entregá-la graciosamente ao adversário, a boleirada pontepretana fica se desgastando por causa do tic-tac contrário.

Aí, como o recuo é natural na tentativa de se fechar espaços do adversário, o incauto torcedor fica com a impressão que a Ponte se acovardou, como ocorreu contra o Cruzeiro.

E mais: quantas e quantas vezes observa-se defensores pontepretanos ganharem a posse de bola, mas, acossados, chutam-na à linha lateral com medo de incorrerem no risco de perdê-la.

O nome que se dá a esse comportamento é limitação técnica. Logo, não custaria nada Eduardo Baptista falar enfaticamente que a Ponte vai se resguardar e, se possível, jogar por uma ou duas bolas.

Igual por igual? Aí sou obrigado a mais uma vez plagiar o pensador Zeliaw: ‘É preferível ouvir bobagens de que ser surdo’. E de vez em quando fazer de conta que sou cego pra ver não a bola se aproximar dos pés do zagueiro Rodrigo e atacante Claudinho, pautados como substitutos de Luan Peres e Sheik.

LISCA

Que o treinador Lisca, do Guarani, é falante e extremamente comunicativo, certamente o bugrino já não tem dúvida.

Daí a criar uma obra de ficção após o empate contra o ABC, evidente que isso desconhecíamos.

Que Lisca, como bom pastor, tem o dever profissional de bem acolher os seus filhos da bola, não há o que contestar.

Todavia, poderia poupar nossos ouvidos quando enalteceu publicamente um espírito guerreiro de sua equipe que provavelmente só ele tenha visto. Ou não viu e propositadamente resolveu falar bobagem, certo que admitamos ser preferível ouvir bobagens de que ser surdo.

Como as palavras brotam com intensidade na boca de Lisca, tentou dividiu parcela de culpa pelo empate à arbitragem. Pior quando disse ter se alegrado com a atuação de sua equipe durante o primeiro tempo do jogo contra o ABC.

Que tal o vídeo do jogo para Lisca não se deixar enganar. Aí ele vai constatar que o goleiro Edson, do time potiguar, não sujou o uniforme.

Diferentemente de Eduardo Baptista, que sugere uma Ponte Preta jogando de igual por igual com o Palmeiras, Lisca sim pode dizer que é uma obrigação o Guarani partir pra cima do Juventude na sexta-feira. É ganhar ou ganhar.

  • Carlão para Eduardo
    20/10/2017 14:00

    Voce é uma piada meu caro. Alem de não saber nada de futebol, seu time é o MAIOR REBAIXADO DO SECULO, e mais um rebaixamento a vista. Continue vivendo de passado e viva 1978!

  • Tony
    20/10/2017 13:59

    Que time horrivel! Vai ganhar de quem? E o Eduardo Baptista já entrou no clima do GB. Escala quem ele quer.... Rodrigo e Claudinho não jogam, e nunca jogarão em outro lugar. Aqui em Campinas tem que voltar com Luan Peres, Wendel, Léo Gamalho. O ataque não joga nada, Lucca puxou o freio ha tempos, e Sheike tá velho!!! Não esperem nada deste time de frouxhos!

  • Barba
    20/10/2017 13:49

    Bola cantada aqui antes do jogo. Entrar com Rodrigo é pedir para tomar gols. outro que ha muito tempo não joga e compromete é o Elton. Agora, o Claudinho é piada de GB - NUNCA jogou, só atrapalha. Fora Diretoria amadora! tristeza este elenco que voces montaram. Tem que mudar o CD na proxima eleição, senão outras piabas a caminho..

  • João da Teixeira 1
    20/10/2017 09:13

    Ari, jogo vai ser igual por igual, jogo pau a pau! O que mais que o EB falou mesmo? Vergonhosa a apresentação da Ponte. No fim do primeiro tempo, vi a resenha dos números do jogo: Chutes a gol (diretos e indiretos), escanteios, impedimentos, ataques etc. em todos os quesitos a Ponte foi pífia. Ah, ganhou em duas coisas, em número de faltas e de cartões amarelos. Por aí vc. vê que o jogo foi pau a pau, um pondo e o outro chupando... Lamentável eu ter que escrever isso...

  • João da Teixeira 2
    20/10/2017 09:12

    ...Lamentável eu ter que escrever isso, mas vou fazer o quê? E não venha alguns torcedores de algumas organizadas, que mamam nas tetas dessa diretoria, virem dizer que sou corneteiro, que torço para time da Capital, que sou bugrino (Deus me livre!!!), e outros que tais que escrevem aqui. Já estou de saco cheio de ver um jogo como o de ontem, onde a posse de bola do Palmeiras foi de 72% e a Ponte 28%, pelo menos no primeiro tempo. E olha se não foi menos. Pode uma coisa dessas?

  • TIO LEI
    20/10/2017 00:57

    Calma Paulo Sergio. essa meia duzia de 3 ou 4 é analfabeta de pai e mãe. São pessoas destemperadas e despreparadas. Se em um blog o cara só sabe partir para ofensa, imagine dentro da própria casa. Imagine a educação que seus filhos (se é que tem algum) deve receber. dá até pena, e pro lado deles, é só pena que avua. É como você bem disse: deixa eles continuarem a esfregar a flanelinha no importado ano 78.

  • TIO LEI
    20/10/2017 00:56

    O que será que "aquele" cara que nos chamou de marginais, quando do episódio no aeroporto, deve estar pensando agora? Será que ele vai dizer que foram PONTE PRETANOS que atacaram o ônibus deles? Ou será que ele dirá que a imprensa esta fantasiando, que não foi emboscada e que atiraram pedras. No mínimo ele ira dizer que foi uma turminha "fru fru" que ânsia em RECEPCIONAR os atletas, não jogaram mas entregaram ramalhetes de flores para a delegação. E agora, ô imbecil !!!

  • TIO LEI
    19/10/2017 22:22

    Fico imaginando: O que leva um treinador escalar errado a equipe que ele comanda.Aí me dirão: O fulano tem treinado bem, etc e tal.Mas uma coisa é TREINAR contra as BÁBAS que o GB contratou, outra coisa é JOGAR contra equipes qualificadas e na disputa de uma competição de tamanha envergadura. Já Tomamos um, por falha de um atleta que ja demonstrou NÃO TER mais condições para este tipo de competição, e já perdemos gol, pela ineficácia de atleta sem condições técnicas a altura.

  • Paulo Sergio
    19/10/2017 22:21

    Amigos do blog, quando eu falei dos 3 ou 4 bugrinos que não tem discernimento nem EDUCAÇÃO para discutir, eu não estava errado, estava? Olha eles aí. Continuem passando a flanelinha no carro importado modelo 78 e sejam felizes, mas não esqueçam hein, os títulos de maior rebaixado do século, maior caloteiro do futebol e com mais ações trabalhistas do futebol também são seus, e recente hein!! kkkkkkkkkkkkkkk...

  • TIO LEI - essa foi demais KKKKK...
    19/10/2017 19:41

    Eis aí a superação da arrogancia. Comparar essa porcaria que estamos vendo nos dias de hoje com AIRTON SENNA? PIQUET? SELEÇÃO BRASILEIRA? Endoidou ou está tomando o mesmo remedinho daquele carinha? Senna infelizmente teve sua vida ceifada, Piquet, NUNCA foi unanimidade, tanto é que se lembram de Fitipldi, mas sequer o mencionam, quanto à seleção, quem pode falar algo daquelas estrelas PASSADAS, é a ALEMANHA. Até para certas brincadeiras, tem que haver bom senso, meu caro.

  • EDUARDO PARA PAULO SERGIO
    19/10/2017 19:39

    VCS SABEM QUE EM TERMOS DE CURRICULO ESPORTIVO...SIM CURRICULO... NUNCA CHEGARAO AOS CALCANHARES DO BUGRAO ... E O PIOR E QUE SABEN PERFEITAMENTE DISSO ..DAI VEM A ASNICE E A BURRICE QUANDO DISCUTEM FUTEBOL..UM JA FOI CAMPEAO BRASILEIRO E OUTRO NUNCA SERA . REPARE PAULO SERGIO.....NAO VEJO RELAÇAO NENHUMA COM, O CARRO IMPORTADO QUE VC FALA....KKKKKKKKK

  • EDUARDO PARa PAULO sERGIO
    19/10/2017 19:38

    AGORA QUER FALAR DE FUTEBOL ATUAL ..POIS BEM VAMOS LA....EXPERIMENTEM CAIR PARA A SERIE B E DAI SEJA HOMEM E APAREÇA AQUI PARA DISCUTIRMOS FUTEBOL ... OU ACHA QUE O PALMEIRENSE DO OCULOS VAI CONTINUAR DANDO DINHEIRO AO TEU CLUBE...SE ENXERGA CARA...AQUI E PARA DISCUTIR FUTEBOL A SERIO AMIGO

  • EDUARDO PARA TONY
    19/10/2017 19:37

    CARO AMIGO TONY...NAO SEJA INGENUO VOCE....DAQUI A 100 ANOS FICA A HISTORIA... CAMPINAS TEVE 2 TIMES ...UM FOI CAMPEAO E O OUTRO NUNCA FOI.....SIMPLESMENTE ISSO...FATO

  • eduardo para paulo sergio
    19/10/2017 19:36

    caro colega paulo sergio...uma coisa e ser mal informado...outra coisa e nao ter acesso a informaçao ...agora o mais grave e ter acesso a informaçao e continuar ser burro...seu exemplo abaixo nao tem nem pe nem cabeça...vc passa a ideia que ser campeao brasileiro ou nao ser e a mesma coisa ..kkkkkkk....como isso e possivel ?...nao seja asno ...nao va para escola so lei..tenha opiniao propria

  • eduardo para paulo sergio
    19/10/2017 19:35

    ANALISE ENTAO POR UMA OUTRA FORMA...MEU RIVAL DA CIDADE JA FOI CAMPE4OA BRASILEIRO , JA DISPUTOU 3 VEZES A LIBERTADORES ONDE NA ALTURA SO O CAMPEAO E O VICE IAM ..NAO HAVIA ESSAS COISAS DE G4,G5 OU G7...ENGRAÇADO ELE JA ALCANÇOU ISSO ...O SEU TIME VOCE SABE PERFEITAMENTE QUE NUNCA CONSEGUIRA ESSA PROEZA...NAO PRECISA SER INTELIGENTE NEM PERGUNTAR AO LEI ...

« Anterior : [ 1 ] 2 3 : Próxima »
17
OUT
Sinais claros de um Guarani com indício de rebaixamento. Que a boleirada desminta!

Olha o aniversário de Pelé aí: 77 anos, agora de bengala. Falo dele em Memórias do Futebol. Do Guarani de 1961 o assunto é Bataglia em Cadê Você.

O empate por 1 a 1 entre Guarani e ABC na noite desta terça-feira, no Estádio Brinco de Ouro, nos remete a ampla discussão, e de certo isso será feito nas rodinhas de torcedores bugrinos.

Quem garante que se o atacante Bruno Mendes não fosse expulso aos 44 minutos do primeiro tempo - com inteira justiça - a história do jogo seria outra, com vitória do Guarani?

Evidente que em circunstâncias normais, se se mantivesse com onze jogadores em campo provavelmente o Guarani faria prevalecer suposto favoritismo, mas não se trata de circunstâncias normais com a fase horrível.

Guarani jogou muito mal contra o lanterna ABC
Guarani jogou muito mal contra o lanterna ABC

Se alguém argumentar que o Guarani realizou um primeiro tempo aceitável, quando estava com onze em campo, conteste com exemplos práticos. Chegou ao gol logo aos cinco minutos fruto de falha grotesca do jovem zagueiro abecedista Tonhão e persistência do atacante Caíque que, ao acreditar na jogada, cruzou e Richarlyson antecipou-se a um adversário e concluiu com sucesso: 1 a 0.

Afora uma cabeçada de Caíque, com a bola resvalada na zaga do ABC para escanteio, após cruzamento do lateral Lenon, aos 23 minutos, o Guarani não ameaçou mais absolutamente nada o time potiguar.

Ora, onde o Guarani realizou um aceitável primeiro tempo?

GOL DE EMPATE

A partir da metade daquele período o Guarani foi obrigado a se retrair. O ABC ganhava a maioria dos rebotes e, mesmo sem a devida qualidade, teve presença no campo adversário.

E isso persistiu até os 41 minutos daquela fase, quando em bola lançada nas costas do lateral-esquerdo Salomão e cruzada, Jussani interceptou mal, deixando a sobra para Vitor Júnior complementar sem trabalho: 1 a 1.

Outra questão que cabe discussão é se o Guarani devia ou não recuar no segundo tempo, pelo fato de atuar com um homem a menos.

LISCA

O blá-blá-blá do treinador Lisca de que o time bugrino não encolheu muito é respeitado, porém discordado categoricamente.

Não precisava a reportagem da televisão mostrar a postura do treinador para que o seu time marcasse atrás da linha da bola, porque na prática basta ter conhecimento mínimo da modalidade para fácil constatação.

Estaria o Guarani errado ao adotar aquela postura?

Relativo. Uns dirão que pela fragilidade do ABC até valeria correr algum risco para tentar chegar à vitória.

Outros argumentarão que se o Guarani sai pro abafa poderia correr risco de oferecer espaço ao adversário e perder o jogo. E foi exatamente isso que pensou Lisca, sem que possa ser rigorosamente contestado.

Fosse treinador do Guarani, naquela circunstância, teria dúvida sobre expor um time que não oferece segurança defensiva com um homem a menos.

ABC TOCA BOLA

Assim, o limitado ABC foi tocando a bola sem pressa a procura de brecha para o golpe fatal, que não houve. Apenas em lance casuístico o atacante Matheus, de costas para o gol, acertou um ‘calcanhar’ e o endereço da bola foi o travessão.

Pressão mesmo do Guarani foi observada nos minutos finais, na base do tudo ou nada. E numa daquelas bolas cruzadas, em cabeçada de Richarlyson, o alvo foi a trave.

Afora isso, o que mais teria feito o Guarani ofensivamente, hein treinador Lisca?

No blá-blá-blá pós jogo, Lisca estava bem na dele ao pregar otimismo, rasgar elogios ao espírito guerreiro de seus jogadores, mas até incautos do futebol logo deduziram que bravura mesmo foi mostrada de começo ao final pelo limitado atacante Caíque. Tivessem seus companheiros igual bravura, quem sabe a indecisa defesa potiguar entregaria o ouro como fez Tonhão.

Outro e decisivo capítulo da discussão é se um time incapaz de reagir diante do lanterna ABC terá forças para sair da encrenca que se enfiou.

Quem se nivela ao pobre futebol do time potiguar, todos os indicativos são que morra abraçado com ele entre os rebaixados.

Só cabe ao próprio Guarani desmentir isso.

  • TIO LEI
    19/10/2017 19:41

    A NOSSA AMADA PONTE PRETA está com um pé na B. Claro que estou torcendo e sofrendo muito, esperando por um milagre e que isso não venha a acontecer. Mas vendo "los irmanitos", aquilo que dizem ainda ser um time, que na atual conjuntura, seus aficionados não superam 3%, dizem que seria uma "pena" cair para a C. Pena é o que mais percebemos em vocês. Pena do time, pena da torcida(?), pena do ex-estadio, pena ao ver as cozinheiras fazendo greve, enfim, é só PENA que "avua".

  • Eugenio
    19/10/2017 14:01

    Ja q Eliandro, R. Silva, Paulinho sao chinelinhos e B. Mendes foi expulso, melhor escalar B. Nazario, Richarlyson e Caique no ataque; Evandro, Baraka e Fumagalli no meio; Lenon, W. Rocha, Pascoa e Salomao atras. Pena pq R. Silva é um bom jogador. Seria uma pena cairmos pra C ...

  • TIO LEI - ÓÓÓ DUVIDA CRUEL - KKKKK
    19/10/2017 14:00

    Que duvida cruel ... Estamos na iminência de poder ter derby em 2018. Apesar de serem nossos EX-RIVAIS, não sei se comemoro mais um descenso do falidão, ou se ficarei contente em sua permanência na B. Afinal, só assim para termos o tão sonhado derby e a convicção de que já entraremos na B somando 6 pontos, sem contar o prazer em comemorar DUAS VITÓRIAS contra o G rande F iasco C ampineiro. KKKKKKKKKKK

  • Eugenio
    19/10/2017 08:50

    Tio Lei, suma daki, nao queremos e nem precisamos de seus comentarios idiotas e sem nenhuma importancia, va comentar sobre o seu time ... e ainda reclama qdo bugrinos comentam os jogos do time virgem ...

  • Cabeça
    18/10/2017 22:14

    Oi Antonio, vc deve ser novo por aqui, não me confunda, sou pontepretano, Abs

  • Tinteiro
    18/10/2017 20:12

    Time sem vergonha! Meu ABCZÃO com metade do time de garotos quase vence voces aí dentro do decadente estádio que já foi penhorado umas duzentas vezes. Voces tem a mídia todinha a seu favor e estão numa situação vexatória dessas. Se tivéssemos metade das regalias que voces tem estaríamos na Série A! Voces são a futura Portuguesa de desportos! A gente se vê novamente na terceira divisão do ano que vem!

  • TIO LEI
    18/10/2017 20:09

    É bem por aí, parceiro.a unica saida desses 3 ou 4 é nos chama rde arrogantes, mas não conseguem enxergar a si mesmos.. É como havia dita, comem acém moido lembrando da picanha do passado. Mas esses 3 ou 4 ainda comparecem, mas tem uma outra turminha, bem covarde, que ja faz tempo que não da o ar da graça, e só ressurgem, nas nossas derrotas. Será que estão esquecendo de tomar o remedinho?

  • Profeta da Tribo
    18/10/2017 20:08

    Paulo Sergio, a brincadeira faz parte do futebol, o que seria de nós sem que um pudesse tirar sarro do outro? Mas que a torcida da AAPP é um poço de arrogância, disso não há dúvidas. Mas eu entendo, são muitos motivos para se orgulhar. Vários títulos, diversas participações em libertadores, futebol-arte no melhor estilo ofensivo... kkkkkkkkkkkkkkk

  • Ric
    18/10/2017 20:08

    Como eu disse em outros comentários, o Guarani ACABOU. É tão relevante para o futebol brasileiro hoje como a Lusa ou o Juventus. Na verdade, nem a MINHA previsão de anteontem se tornou realidade: eu havia dito que o Guarani venceria o lanterna mas nada mudaria - de fato nem isto ocorreu. Um empate patético dentro de casa. O negócio deles deveria ser jogar Rugby a partir de agora.

  • Antonio para CABEÇA
    18/10/2017 20:08

    Caro Cabeça - abra sua cabeça parceiro. Voces são sim o MAIOR REBAIXADO DO SECULO, aqueles dos 3%, sem estadio, sem elenco, MAIOR divida Trabalhsita entre os clubes de futebol, vergonha da Cidade... e Vão cair de novo. A macaca não está longe disso com sua diretoria estúpida, mas não dá para comparar.

  • Tony
    18/10/2017 20:07

    Verdade Ari! acho que os 2 times de Campinas estão numa bela enrascada. Para o Guarani será nova decepção e para a Ponte preta será um sinal que a Gestão era Carnielli já se esgotou ha tempos....

  • Roberto
    18/10/2017 20:06

    TIO GA , EMPATAR C O GUARANI É UMA VERGONHA MESMO, IMAGINA SER FREGUÊS DO GUARANI, IMAGINA PERDER O JOGO MAIS IMPORTANTE DE TODOS DISPUTADOS. IMAGINA MIJAR NAS CALC.... QUANDO TEM DERBY, IMAGINA FUGIR DE CAMPO COMO OCORREU NO DERBY QUE ESTAVA SOMENTE 6 X O P GUARANI.

  • Paulo Sergio P/ Bugrinos gente fina
    18/10/2017 20:02

    Alô bugrinos gente fina, sangue bom, não sou nem um pouquinho arrogante não, até por que meu time está tão péssimo e uma bosta que não tenho motivo algum para ser arrogante, metido. Final de semana do feriado estive em Campinas e reunido com família e amigos Pontepretanos e Bugrinos, confesso que há muito tempo não ria tanto. Disse um bugrino " Esses times só nos dão alegria se comparados ao governo" Aí foi demais!! Inclusive aos 3 ou 4 viu!! kkkkkk...

  • J.Roberto
    18/10/2017 17:39

    A gente sabe que não é fácil, afinal o grande campeão enfrentou o último colocado da Série B. Pelo notável desempenho, e como as coisas andam caminhando, quero avisar o pessoal que apostou churrascos e cervejas que devem aproveitar as inúmeras ofertas na praça. É que mais para o final do ano os preços tendem a subir.

  • Paulo Sergio
    18/10/2017 17:37

    Tio Lei: Na verdade o técnico do ABC entregou o cargo no hotel após o jogo, sabem o que ele fez ? reuniu-se com a diretoria e disse " Pra mim deu, perder do Inter, Juventude e América tudo bem mas empatar com essa m...mesmo com casa cheia (2.600) e saindo em desvantagem é demais, chega!!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

« Anterior : [ 1 ] 2 3 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo