02
AGO
Ponte precisa de meia, centroavante, e que Guto Ferreira deixe de fazer birra

A situação da Ponte Preta é preocupante no Campeonato Brasileiro e o risco de rebaixamento à Série B é iminente caso a diretoria não dê uma sacudida geral em busca de reforços e colocando freio no birrento treinador Guto Ferreira.

A Ponte Preta acumulou gordurinha no início da competição, aproveitando o período em que as equipes ainda estavam se ajustando. Aí houve dependência do meia Renato Cajá para desequilibrar partidas difíceis. Até o hábil e rápido Biro-Biro - que neste domingo desfalcou a equipe - foi barrado por forte vigilância em partidas anteriores.

Depois a Ponte se transformou em equipe previsível e aí as limitações do elenco ficaram claras, como ficou ratificado na derrota deste domingo para o Figueirense por 3 a 1, em Florianópolis.

Por que reforços imediatamente? Porque é temeroso apostar no instável meia Felipe, que neste domingo foi um dos piores em campo e ainda perdeu gol incrível numa das raras chances da equipe pontepretana.

Sem um meia criativo, sem fluidez com atacantes de lado de campo, e sem avanços consistentes dos laterais, o centroavante Borges ficou isolado, só acionado em bolas alongadas. Assim, acabou absorvido totalmente pela marcação. Falha dele mesmo foi não ter acompanhado o zagueiro Marquinhos, do time catarinense, no lance do segundo gol após cobrança de escanteio.

Claro que a Ponte precisa de um centroavante de mais mobilidade e ‘fazedor’ de gols. É imperioso que se busque este jogador no mercado porque claro está que não dá pra depender de Diego Oliveira para o desempenho desta função. A rigor, ele entrou muito mal neste domingo.

MEIA E CENTROAVANTE

Portanto, um meia qualificado e um centroavante são reforços para ontem à Ponte Preta.

Demais posições é atribuição do treinador Guto Ferreira fazer os devidos ajustes.

Guto Ferreira já deu mostras de conhecer futebol e saber organizar equipes. Exatamente por isso é injustificável esta birra ao escalar o atacante Felipe Azevedo, sabendo-se que o atleta não rende o esperado.

Felipe Azevedo fez apenas uma jogada ao longo da partida, quando escapou do marcador no primeiro tempo, cruzou no segundo pau, e o seu xará Felipe conseguiu fazer o mais difícil: sem goleiro chutar a bola na trave.

Importância tática de Felipe Azevedo na marcação vírgula. A Ponte precisa de atacante qualificado para executar jogadas e preocupar defensores adversários.

Que falta faz à Ponte Preta homem forte no futebol como Peri Chaib, que discutia, questionava e interferia na escalação da equipe com a treinadorzada, se necessário.

Treinador de futebol não pode ficar bem à vontade pra cometer erros cantados e ficar por isso mesmo.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo da Ponte Preta foi horroroso. Seu meio de campo foi deficiente na marcação e criação.

Costumam atribuir falha a zagueiros em gols adversários, mas ficou claro a postura correta de Renato Chaves e Pablo na jogada que originou o primeiro gol do Figueirense. A falha foi do volante Josimar que não acompanhou o homem que veio por trás, caso de João Vitor, que finalizou de fora da área.

Por sinal, raramente atribuem falhas a volantes, que no frigir dos ovos ficam em situação confortável e menos expostos. Mas os fatos estão aí e só não vê quem não quer.

Mesma falha tem que ser atribuída a Fernando Bob no terceiro gol dos catarinenses, pelo mesmo motivo de não ter acompanhado Dudu que veio de trás para o arremate, com os zagueiros pontepretanos devidamente posicionados.

Se os volantes falharam na função principal de marcar, que dirá ajudando na organização do time.

Assim, sem criatividade, pode-se dizer que a Ponte jogou futebol razoavelmente durante os primeiros 20 minutos do segundo tempo, sem que o maior volume de jogo fosse transformado em oportunidades criadas.

Uma alteração de ordem tática contribuiu para melhor posse de bola da Ponte. Após o intervalo Jefferson Recife entrou na lateral-esquerda e Juninho, improvisado por ali, assumiu a sua real posição de volante no lugar do ineficiente Josimar.

Foi o período em que a Ponte Preta chegou ao gol de empate em cabeçada do zagueiro Renato Chaves, após cobrança de escanteio, mas na segunda metade da fase o predomínio voltou a ser do Figueirense que fez os gols para definir a vitória.

Portanto, vitória justa e inquestionável do time catarinense e sinal de alerta ligado aos pontepretanos.

  • Marcio
    03/08/2015 21:39

    Sou bugrino Marcelo e concordo e digo mais o Guto está em processo de fritura e faz um certo tempo e por questões nebulosas, não que ele seja perfeito e ninguém é, e a culpa da presidência, da diretoria, da comissão técnica, dos boleiros e até da imprensa, que cantava em verso e prosa o início do campeonato encobrindo os erros ? Agora o Guto é o único culpado ? tem muita gente tirando o seu da reta neste momento e o caso de acusação do Márcio Della Volpe sem existirem provas !

  • marcelo
    03/08/2015 19:28

    sou bugrino!!!!! se voces derrubarem o guto, dai voces vao ver o que e cair, mesmo. com o guto, voces nao vao a lugar allgum, porem sem o guto, voces vao cair e cair feio. soacho o seguinte, voces nao se prepararam pro brasileiro.....times como o joinville, curitiba e vasco, estao se reforçando......voces, ainda estao comemorando o inicio, onde os times ainda estavam de ressaca dos estaduais.....cuidado. dai vem....jorginho, estevam, marcio bitencout, etc.....

  • João da Teixeira
    03/08/2015 15:13

    Acorda gente, o tanque de merda já está no pescoço e voces pedindo para nós entrarmos dentro e não fazermos onda. Para com isso, cambada! Ganhando no mole e ficar enganando até quando? Continuamos tudo do mesmo jeito, perdendo gols, tomando gols bestas e achando que a crise vai passar. Não é crise, é ruindade mesmo. Só tem uns 4 que se salvam. A torcida está cansada, não queremos ser solidários com a ruindade do bugre. Não tem espaço em Campinas para tanta coisa ruim, cambada!

  • Souza
    03/08/2015 15:12

    Algumas considerações sobre a Ponte Preta: 1) O grupo está rachado e o Guto perdeu o comando 2) A Diretoria pode ser boa na teoria, mas na prática é uma lástima 3) Já era para ter trocado a comissão técnica 4) depois virão lamentações por ter que manter o clube com cota da Série B 5) o time ficou uma semana recluso e nada evoluiu, só piorou 6) Falhas grotescas do Pablo e, na lateral esquerda, João Paulo com muleta é melhor do que estes que aí estão. Com a palavra o Presidente

  • João da Teixeira
    03/08/2015 15:11

    Na Ponte estão querendo aquela vidinha não muito complicada de timinho de interior, ganhar o seu quando dá e sem muita dor de cabeça. Sabe aquela história do caipira que estava dormindo em baixo de um pé carregado de goiaba e passou um empresário e disse para ele colher as goiabas, por num carrinho, levar ao mercado, vender e assim ganhar um dinheirinho e aí ficar sossegado. O caipira respondeu, para que ter fazer tudo isso se já estou sossegado? Pois é, na Ponte, parece isso...

  • DE ARI PARA PAULO SÉRGIO
    03/08/2015 15:09

    Prezado Paulo Sérgio, o treinador Guto Ferreira 'saca' futebol e sabe armar equipes. Ponto. O problema é que ele se tornou absoluto no futebol. Dirigente que 'manja' da 'mortadela' ou gerente de futebol habilitado precisa colocar freio no treinador e exigir, no mínimo, que escale os melhores jogadores. Guto Ferreira abusa quando escala Felipe Azevedo. Eu falei isso aqui e pouca gente se manifestou.

  • Paulo Sérgio AAPP p/ Ari
    03/08/2015 15:04

    Uma Pergunta a você meu caro Ari: Quantas rodadas vão precisar pra essa diretoria trocar o técnico?? 33, 34?? ai será tarde demais, concorda? A verdade é que Guto não tem mais clima entre os jogadores e curiosamente isso aconteceu com a chegada de Borges!c

  • marcelo
    03/08/2015 14:50

    prezado tio .........quando voce se refere a maior torcida do interior, eu ate leio os seus comentarios, mas, nao fala do nosso bugre...que maior torcida e essa que leva 3000 mil testemunhas, contra olider da competiçao, e o outro time, leva 5000 contra o lanterna da serie C.... sobre o guto, sera que nao seria interessante, dispensa-lo, e recontrata-lo pra serie B, do ano que vem? ps. voces estao contabilizando rebaixamentos? ja ja nem isso voces vao poder tirar sarro..kkkkkkkkkk

  • RMaia
    03/08/2015 14:48

    Guto já culpou entre outras coisas o calor na partida contra o Goiás, o árbitro conta o Inter e agora o vento contra o Figueirense, se não tem o que falar, melhor não falar nada. Melhor seria ter feito uma forte retranca e saído com empate. Um ponto seria melhor que nada. Para extrair mais coisas deste elenco ele que trabalhe mais ou jogue a toalha. Do que serviu os treinos secretos? O elenco é limitado, mas de qual time não é? Mandar embora o Guto pra trazer quem??

  • Tony
    03/08/2015 11:35

    Guto demonstra que perdeu o comando. Thiago ALves é o xerife. Joao Paulo precisa jogar logo. No meio Helton e Bob, na frente Diego e Biro-Biro. Só isso. E se nao ganhar do Flamengo, trocar o treinador para tentar algo diferente pois ele não esta bem. Depois trazemos ele, caso caiamos para a serie B. O que não é nenhum sacrilégio, alias era mais gostoso ver as vitorias na Serie B, do que as sapatadas na Série A.

  • Rodrigo U.
    03/08/2015 09:52

    A diretoria precisa contratar um meia criativo, um lateral esquerdo (ou testar melhor o jeferson recife) e um atacante de velocidade para jogar do lado esquerdo e dispensar quem está fazendo corpo mole, simples assim. Entendo a iniciativa de fechar o ano sem prejuízo, mas o time não está rendendo, será muito maior o deficit se já voltar para série B este ano. Se o Guto continuar inventando desculpas ou sem escalar quem rende mais, não aguenta muito tempo no cargo.

  • Ruz
    03/08/2015 09:51

    Já vi culparem o juiz, o gramado, os refletores, as falhas individuais ,a virose, mas o vento é a primeira vez.

  • Ratão para Ari
    03/08/2015 00:37

    Ari concordo com vc quando fala de reforços , na minha opinião , a Ponte precisa no mínimo 3 peças para serem titulares , 1 zagueiro cherife , que não falhe em bolas aéreas , um meia criativo , num 10 de verdade , e um centroavante matador . Sinceramente este time da Ponte agora é pior do que o time que subiu ano passado. Temos Azevedo , jogador burocrático que não produz nada e não faz gol , tínhamos Alexandro Macacão , apesar de limitado tecnicamente fazia gols ,

  • DE ARI PARA EDUARDO
    02/08/2015 23:29

    Prezado Eduardo, como liberar o seu comentário alfinetando a Ponte Preta se você sequer fez observação de seu Guarani até em caso de vitória?

  • Moacir (de novo!!!)
    02/08/2015 23:23

    Acabo de ver Guto ser ridicularizado pelo SPORTV depois da entrevista em que falou de como o vento afetou o desempenho no primeiro tempo. Nem a imprensa respeita mais. Guto ainda disse que quando a Ponte mandava no jogo, foram as alterações do Argel que mudaram o jogo, em vez de reconhecer que errou ao tirar Cesinha e colocar Diego, acabando com as jogadas perigosas da Ponte, pelos lados. Sem reconhecer falhas e culpando o vento, fica difícil mudar. Não tenho nenhuma esperança.

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
01
AGO
Rodada começa bem para o Guarani com tropeço da Portuguesa

A primeira rodada do segundo turno começou do jeito que o bugrino projetou. A Portuguesa patinou com o empate por 1 a 1 com o Londrina neste sábado e subiu apenas para 15 pontos no Campeonato Brasileiro da Série C. O Tupi, mesmo jogando em casa também não foi além de um empate pela mesma contagem contra o Trombense e pulou para 17 pontos.

Onde entra o Guarani nesta história? Caso prevaleça a lógica de vencer o Guaratinguetá jogando em Campinas, pularia dos 11 para 14 pontos e ficaria três pontos atrás de Tupi e Londrina, que fecham o chamado G4 da competição.

Resta saber se o Bugre fará a lição de casa, visto que ainda não venceu jogando no Estádio Brinco de Ouro.

  • marcio
    02/08/2015 18:38

    Ari, Estamos no primeiro tempo da AAPP e Figueirense Disse e repito Time sem raca, sem pegada, sem esquema tatico, tecnico sem nocao com as tetas saindo para fora....perdi a paciencia com esta monstruosidade de time.Contra o fla estourarei meus pulmoes para xingar esta merda de equipe e este guteta indecente Carlos, sou pontepretano, pode botar o papa apitando a favor da Ponte..nao adianta, se jogar a Ponte com o seu time , da zero a zero por uma decada

  • marcio
    02/08/2015 18:38

    Ari, Fala serio So idiota para achar que este time da Ponte e de serie A.Mais do que muitos, sou pontepretano, mas pelo amor de Deus!, isto nao e um time, mas sim um lixo.

  • Carlos Agostinis
    02/08/2015 18:36

    Não da pra acreditar que escalaram um juiz catarina pra jogar contra um paulista em santa catarina, como normalmente todo o trio é do mesmo estado quero ver faltas, impedimentos, gols anulados. É o mesmo que fizeram com o Guarani naquela decisão de 87 contra o sport, gol anulado injustamente, mandou voltar penalti que o goleiro pegou, uma tremenda marmelada, abre o olho ponte......

  • CARLOS
    02/08/2015 10:10

    Sou bugrino, más não é possivel que a CBF coloca um juíz para apitar o jogo do Figueirense em Santa Catarina, sendo ele do mesmo estado !!!! A Ponte aceitou isso sem fazer nenhum questionamento ? Não é possível !!!

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo