24
AGO
Blog do Ari: Sem Evaristo, time do Guarani tem jeito nas mãos de um treinador experiente

Embora tarde, o presidente do Guarani, Álvaro Negrão, tomou decisão acertada ao demitir o treinador Evaristo Piza na manhã deste domingo.

E não creditem a demissão apenas pelos maus resultados no Campeonato Brasileiro da Série C.

O treinador é fraco. Precisa ter humildade para reconhecer as suas limitações e preferencialmente trabalhar um pouco nas categorias de base de clubes de médio porte, ou então que seja auxiliar técnico de um comandante mais experiente. Vágner Benazzi (foto) foi confirmado no final da tarde.

Darci vai acompanhar Vágner Benazzi no desafio de evitar a queda do Guarani para a Série D
Darci vai acompanhar Vágner Benazzi no desafio de evitar a queda do Guarani para a Série D

No futebol, o profissional precisa vivenciar experiências para amadurecer. Na vida, é preferível dar um passo atrás e posteriormente dois à frente.

Convenhamos também que não haveria qualquer problema os dirigentes citarem que o treinador foi demitido, em vez da anunciada decisão de rescisão contratual conjunta.

Pelo treinador tudo continuaria como dantes no quartel de Abrantes. Até porque, em entrevista à Rádio Bandeirantes-Campinas, pós-jogo, ele havia deixado claro que não pediria demissão.

Já que Evaristo Piza é uma página virada no Guarani discutamos, então, aquilo que ainda pode ser feito para salvar o time do rebaixamento à Série D.

A primeira atribuição de Benazzi é desconsiderar invenções anteriores e ser prático.

ESCALAÇÃO CORRETA

O time precisa ser escalado corretamente com ao menos um lateral de ofício, para que possa levar a bola ao ataque. No caso, Pedro Henrique pela esquerda.

Benazzi tem que proibir terminantemente ligações diretas desnecessárias, quando os zagueiros dominarem a bola sem marcação.

Evidente que o novo comandante precisa ter a clara percepção que não há espaço no time titular do Guarani para um jogador sem mobilidade como o meia Fumagalli.

E a bola parada dele? Ultimamente não feito mal a ninguém.

Talvez você estranhe esta contundência em relação ao jogador Fumagalli, mas é fácil explicar: faço questão de não ter ligação com qualquer jogador dos clubes de Campinas, exatamente para que a análise seja isenta.

Confesso que ficaria com a consciência pesada se criticasse outros jogadores de menor expressão e isentasse Fumagalli apenas pelo nome, por aquilo que um dia ele já representou.

Neste limitado time do Guarani o atacante Leleco precisa ter camisa. Já que ele arranca com a bola, é preciso que um meia ou atacante se posicione para recebê-la e dê continuidade às jogadas.

Este entra e sai de Leleco do time bugrino só serviu para lhe tirar a confiança.

RENAN MOTTA

Também não acho o meia Renan Motta um caso perdido. Igualmente ele sabe arrancar com a bola e tem bom balanço. Assim, o time precisa ter organização para que o rendimento dele melhore.

Não há bicho-papão neste grupo B do Brasileiro da Série C. Um treinador competente dá jeito neste time para escapar do rebaixamento. Por isso, senhores dirigentes, é válida a tentativa de contratação de um técnico motivador como Benazzi, mesmo que tenham que pagar uns ‘continhos’ a mais.

A coletividade bugrina não merece ver o time na Série D do Campeonato Brasileiro.

  • TIO LEI
    26/08/2014 21:36

    Então...Voce já ouviu falar do time do Centro Kennedy, do Banguzinho, Chaparral ? E do Firmino Cantuzio, Time do Sapóia ( Rivail),? CCTC , Diapovo? Papelão Andrade, Sete Quedas, Nadir Figueiredo? Se você não os conheceu, quer dizer que são mentiras? Muitos desses aí já não mais existem, já sumiram no tempo, assim como seu time, do jeito que as coisas estão, também em breve deverá cair no esquecimento.

  • TIO LEI - o que é visibilidade?
    26/08/2014 19:51

    O que gera visibilidade, não é somente quando uma equipe esta se destacando positivamente quer seja no campo de jogo, quer seja administrativamente...O lado NEGATIVO também. Quando ALGUÉM acumula dívidas tais que tem seu patrimônio leiloado, é processado por cozinheiras, tem a energia cortada, jogadores medíocres se NEGANDO a fazer inter temporada, pode ser rebaixado para a 4 ª divisão, isso também dá uma ENORME visibilidade é só VEXAME, transformando-o em VERGONHA NACIONAL.

  • Jorge Calhau
    26/08/2014 19:48

    Santos da Vila Industrial, nunca ouvi falar que existiu esse time lá. Olha que nasci e cresci na Vila, e nunca ouvi dizer. Esse Tio Lei é uma mentira igual a idade do time dele. KKKKKKK Neverland!!!!!

  • Jorge Calhau
    26/08/2014 19:48

    Palhaçada heim Ari, deixar estes dois torcedores da AAPP discutindo ironicamente o Guarani. Isso é palhaçada. Vc sabe muito bem que são e estão suando.

  • JOrge Calhau
    26/08/2014 19:43

    César e Tio Lei, vão discutir coisas da sua macaquinha no assunto de vcs. Essa conversinha ironica aqui é para dar uma zuadinha? KKKKKKK, como se o time de vcs tivesse algum motivo de orgulho pra vcs, ninca ganharam nada, já foram revaixados 10 vezes e passaram longos 18 anos na segundona, e ainda devem um cvaminhão de dinheiro para o Carnielli. O único orgulho de vcs é ter sido campeão de basquete! O Guarani deve mas tem patrimônio, meu amigo. Tio Lei jogou no Santos da Vila. KKKK

  • sid
    25/08/2014 23:45

    O que os atletas tem apresentado parece o resultado de falta de pagamento, só não sei quem está deixando de pagar se é o clube para tê-los ou eles para vestirem a camisa bugrina. Responde aí, fala aí!!! Bando de pernas de pau conduzidos por amadores dentro e fora do campo. Muito me entristece dizer isso mas não consigo, com toda a minha torcida, enxergar a coisa de outra forma.

  • César p tio lei
    25/08/2014 22:49

    Pois é tio Lei, ou gostam de sofrer ou os cartolas estão escondendo o $ embaixo do colchão (deles é claro) rsss, o que é claro que não estão nem aí p o clube, mas agora bateu o desespero, então ou permanecem na pobre C ou acaba o que resta de dessa vaquinha magrinha que ainda estão mamando. O importante é que o presidente está nos EUA descansando com sua familia em suas merecidas férias.

  • TIO LEI
    25/08/2014 22:35

    ENTÃO CESAR...R$60 mil para ele, e os componentes da comissão que está vindo com ele ? e estão falando ainda em contratações. Foi por isso que eu disse...se conseguiram essa verba agora, por que não no começo do campeonato? Isso é que é gostar de sofrer...rsrsrsr

  • César
    25/08/2014 20:31

    Eu acho dificil um profissional trabalhar e receber apenas se tiver sucesso no caso do Benazzi, mas.....agora a tarde eu vi que divulgaram que ele vai receber 60.000, 00 de salário, onde arrumaram, onde vão arrumar ou nunca conseguirão arrumar esse dinheiro, deixando o GFC mais enrrolado ainda.

  • TIO LEI p/ Guilherme
    25/08/2014 20:31

    É Guilherme, analisando por esse angulo, realmente ele não deve ser lá grandes coisas mesmo...pelo que você falou, o cara tá em decadência total, só vai baixando o nível, se não, veja que bela sequencia...S. Carlense...Lemense...Lençoense...guaraniense...isso sim é o fim do poço.

  • Guilherme para Tio Lei
    25/08/2014 19:27

    Tio Lei o Benazzi não é tão caro como vc pensa! É um treinador que não tem filtro algum para equipes! Tanto q ultimamente treinou Atletico de Sorocaba e Comercial que sao considerados como o segundo time de suas respectivas cidades! Pra quem já passou por Lemense, Sao Carlense e Lençoense o Guarani é farinha do mesmo saco!

  • Couper
    25/08/2014 19:26

    Benazzi só recebe o salário se livrar o Guarani da D...que LOVE hein...aceitar isso no currículo...que fase hein Benazzi! Daí pro Calouros do Ar, Íbis,América do Rio,Saad....

  • Jorge Calhau
    25/08/2014 19:25

    Ari, veja que incoerência. Contrataram o tal do Caio Dantas na semana passada e correram para liberá-lo para o jogo contra o Macaé. E o seu Evaristo Pisa, não tira a menininha de seus olhos, o Silas. Atacante limitado, irritante e que convenhamos não é jogador de futebol. Como uma cara que tem a oportunidade que tem e não aproveita. Com certeza, falta humildade, capacidade e pés no chão. Já vai tarde demais, Pisa. Grande abraço.

  • adriano
    25/08/2014 19:24

    Benazzi só aceitou pq é bugrino(como Piza).Era sonho de Carnielli e qdo veio a PP depois de tantas exigências deu um relaxo absurdo no Moisés que dava muita raiva,perdia e sorria,não estava nem aí com a Ponte por isso que concordo com os que dizem de técnicos com identidade no gfc não servem na PP e quer apostar que dará certo no gfc?

  • adolfo
    25/08/2014 19:23

    Qdo se compara o gfc com a Pp com essa história de 1978 eu faço uma analogia.Imagine dois profissionais numa empresa,um já foi há muito tempo o melhor no que faz e o outro sempre foi muito bem mas nunca o melhor,vc sabe também que o primeiro vem sendo o pior há um bom tempo,qual voce demitiria? então GFC seu lugar é sim na D.

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
23
AGO
Blog do Ari: Faz de conta do Guarani começa a ficar extremamente perigoso

Para fugir da mesmice optei por produzir uma coluna na base do faz de conta, visto que ultimamente o futebol do Guarani tem sido um incontestável faz de conta.

Faz de conta que o Guarani está disputando classificação à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Nem parece que o time repetiu atuação fraquíssima contra o Macaé, na derrota por 1 a 0, na noite deste sábado, no Rio de Janeiro.

Como o torcedor bugrino já se esgoelou e sequer deram bola para os seus reclamos, ele se cansou. Pior que isso: anda envergonhado e até evita se manifestar neste canto de página, paradoxalmente mais usado ultimamente por torcedores pontepretanos, mesmo em postagem sobre o Guarani.

Faz de conta que o treinador do Guarani, Evaristo Piza, tenha retornado ao planeta Terra, após passeio em outras galáxias.

Só isso para explicar a resposta que ele deu ao experiente âncora José Arnaldo, da Rádio Bandeirantes-Campinas, quando cutucado se ainda é capaz de fazer este time do Guarani jogar e não correr risco de rebaixamento.

Acreditem: Evaristo teve a coragem de afirmar que, quando constatar não poder mais dar contribuição ao futebol do clube, ele deixaria o comando.

Faz de conta que os números do Guarani nesta Série C não são desesperadores e está tudo certo. Em um clube de porte médio, qualquer treinador com uma campanha pífia como esta estaria no olho da rua, mas aqui termina o jogo com derrota e o blá-blá-blá do treinador bugrino é sobre programação para enfrentar o Juventude.

Pior é que Evaristo não perde a pose e ainda conjuga o verbo na primeira pessoa do singular. Coisa do tipo quando eu sofri o gol optei pela entrada de ...

Sequer faria perguntas ao treinador Evaristo Piza, pois qualquer reposta pra tentar justificar a escalação de dois volantes como laterais seria inaceitável.

Como os volantes vão levar a bola ao ataque se eles não têm esta característica? Erro primário.

Muito menos o questionaria por que a insistência com o meia Fumagalli? A impressão que fica é que o Guarani entra em campo com dez jogadores. O tempo tirou deste ídolo do torcedor bugrino a capacidade de encantá-lo. Hoje ele faz número em campo. Não pega na bola. Ou melhor: só é visto em lances de bola parada, e até nisso sem o devido aproveitamento.

Repito: só não vê isso quem não quer. Provavelmente o treinador bugrino por falta de discernimento.

JORGE LUÍS

O time bugrino abusa de ligações diretas da defesa, principalmente através de Jorge Luís, e fazem de conta que está tudo certo.

Quando o zagueiro recebe marcação na jogada, claro que admite-se o chutão. Com a bola limpa na defesa, entregá-la gratuitamente ao adversário, não. Isso não deveria ocorrer. Mas ocorreu contra o Macaé e na maioria dos jogos, sem a devida correção.

Aí, no intervalo o treinador 'sacou' o meia Cassinho, que estava mal, mas colocou outro atacante, caso do colombiano Obregon.

Faz de conta que isso está certo, que basta fazerem ligação direta ao colombiano para que ele explore a velocidade e pronto.

Faz de conta, porque na prática o erro foi primário. Adianta a opção por mais um atacante se na prática aquilo que faltava era o homem para fazer a ligação ao ataque, ou a transição.

Perceberam por que sequer faria pergunta ao treinador Evaristo Piza? Nenhuma das respostas seria convincente.

Não coloquem apenas nas limitações deste time bugrino a má campanha.

RENAN MOTTA

Se bem trabalhado o meia Renan Motta teria condições de render mais. Silas deve ter se irritado com falta de plano efetivo de jogo e o reflexo foi a queda de rendimento de seu futebol. Só isso pra justificar inclusive o declínio físico. Sequer tem explosão pra escapar de um adversário.

A velocidade do atacante Leleco, se mais bem explorada, claro que poderia ser um trunfo em competição como esta Série C.

Lateral com passadas largas como Pedro Henrique teria que ser explorado com bom esquema de cobertura. E por aí vai.

  • adolfo
    25/08/2014 19:26

    qdo cairem pra D gritem bastante :Somos campeões 78 ....quem sabe isso ajuda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • TIO LEI
    25/08/2014 11:32

    Esta serie C é tão medíocre, mas tão medíocre, que o gfc dede o inicio da competição vem lutando bravamente para entrar na zona de rebaixamento, e foi conseguir isso só agora...Que dificuldade sô... espero que permaneçam por aí ao menos pelas próximas 6 rodadas.

  • Denilton GFC
    24/08/2014 22:40

    Caro Ari e torcida do GFC sai Piza e entra Benazzi.. Experiência, sorte e respeito pelo GFC esta é minha impressão sobre o Benazzi. Espero que ele não invente. Busca um lateral direito da base, coloca o lateral esquerdo de ofídio. No meio saca o Fumagol e deixa como opção de banco, Chega junto no Leleco e no Silas tem que ter ataque não volta pra defesa !!!!!!! Vamo BUGRE. Serie C é uma BABA!!!!!!!!

  • Delley
    24/08/2014 22:39

    é rumo a serie ´D´ sem chance só penna que voaaaa que beleza

  • marcio
    24/08/2014 20:17

    Nossa! Que ridículos! Time pequeno, torcida pequena e ainda arrogante...

  • marcio
    24/08/2014 20:17

    De marcio para José Roberto: Sou pontepretano. O elenco do Vasco é o mais caro. É inegável que o time da Ponte é ruim, mas temos um time, e vocês, o que é que vocês têm? obs:lembro vc que estamos em 2014 e não em 1978.

  • Daniel Valinhos
    24/08/2014 20:16

    Mensagem do final de semana: ESTUDEM O GUARANI POIS VAI CAIR. abs

  • DE ARI PARA DENÍLTON
    24/08/2014 18:44

    Prezado Denilton, obrigado pela informação. Não havia acessado o portal neste domingo e por isso estava desinformado. Vou publicar um novo texto sobre o Guarani

  • Marcão
    24/08/2014 18:35

    Que fim de semana !!! A macaquinha perde, na formula 1 Massa não chega entre os primeiros.Só o campeão de 78 e o São Caetano para me dar alegrias.

  • MAURICIO CABRERA PARA NEVERLAND
    24/08/2014 18:34

    QUE FASE NÉ ARI!!!! O TIME DE NEVERLAND( TERRA DOS NUNCA SERÃO) LEVAM UM PAU DE 3 COM DIREITO A MELHOR EM CAMPO DO OBINA, E AINDA VEM FALAR MERDA DO JOGO DO GUARANI , E EU NÃO TENHO ARGUMENTOS PRÁ DEBATER CO ESSES ``IDIOTAS``!!!! É DE CHORAR , LAMENTAR E, SÓ PRÁ VARIAR CAGAR!!! SEM ARGUMENTOS , FAZER O QUE!!!

  • Denilton GFC
    24/08/2014 18:34

    Caro Ari Evaristo Piza não é mais técnico do GFC =p. Ari tem alguma sugestão para técnico????. O velho Vadão poderia dar jeito nesta boleirada????? Difícil achar técnico que arrume um remendo de time de futebol. Na minha modesta opinião no elenco do GFC nenhum jogador tem condições de tirar o time desta pobre situação. Bom BOLEIROS do GFC criaram a enroscada quero ver se tem COMPETÊNCIA para sair deste buraco.

  • Guilherme
    24/08/2014 14:54

    DERBY NUNCA MAIS!!!! Os pontepretanos vão ter que se contentar em massacrar somente o Red Bull

  • Jose Roberto
    24/08/2014 14:53

    Caro Ari, realmente nao da mais vontade de comentar mais nada.O time precisa fazer gol, criar oportunidades.Era tao simples manter os laterais, que pelo menos chegavam algumas vezes na linha de fundo.Ele matou esta jogada.Eh soh pelo meio. O Silas ja eh fraco,e isolado. Seu Piza chega de conversinha de malandro.Vc. engana a semana toda,e apresenta a mesma droga no jogo. Seu cara de pau, fala ue otime treina bem, claro porque treina com os piores dos que jogam. NEGRAO SEU PLANO ESTA DANDO CERTO.

  • Jose Roberto
    24/08/2014 14:48

    (cont) Aos ponte pretanos, que tem o elenco mais caro da Serie B (piada MCR$ 450) e,que o Obina fez passar vergonha na sexta,lembro que classificam soh 04, e nao entrar nenhuma vez no G4, deste campeonato fraquissimo,EH UMA VERGONHA. Haja grana e nem assim.Pegaram um timinho desfalcado e levaram um chocolate.Haja retranca.Todo mundo atras da bola.PREGADO NO POSTE CAJA EH OUTRO EDNO DA VIDA. ME COBREM DEPOIS.

  • Fabio Sanches
    24/08/2014 14:47

    JÁ CAIU...esse timinho arrogante já foi faz tempo...é só esperar... MACACA QUERIDA ... Ari...me desculpe....porte médio ??? onde ??? o RED BULL é maior...

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 35 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo