05
JAN
Que tal uma viagem no tempo de 60 anos?

Nas postagens anteriores foi feito um levantamento sobre reformulações nos elencos de Ponte Preta e Guarani, com jogadores que prudentemente evito fazer citação como reforços, pois nem sempre reforçam as suas equipes. Por isso os rotulo apenas como jogadores contratados.

Caso queira se manifestar sobre o assunto, fique à vontade.

Do contrário, o convoco para uma viagem no tempo, a fim de recordar um pouco sobre saudosa 'velharada' do passado, com registro de falecimentos dos atacantes Dorval e Sicupira nos dois últimos meses de 2021.

Semanalmente são exibidos quatro áudios de personagens do passado no link Memórias do Futebol, localizado no espaço à direita da página.

JOÃO AVELINO E DORVAL

Comecemos pelo folclórico treinador João Avelino, morto há 15 anos.

Lembram-se da dupla a 'corda e a caçamba'?

Oswaldo Brandão era a corda e Avelino a caçamba.

Dorval integrou o maior quinteto ofensivo de um time de futebol de todos os tempos, no Santos: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.

NAIR E SICUPIRA

E o meia Nair, que não repetiu no Corinthians o futebol clássico mostrado na Lusa?

Centroavante Sicupira foi o maior artilheiro da história do Athletico Paranaense.

Boas histórias!

Um convite para que ouçam.

  • Barba
    07/01/2022 17:49

    Muito importante: que o Dedé não use o campeonato paulista na Ponte apenas pra se promover. Que Luís Fabiano e Eberlim não tenham feito contrato apenas para o paulista. Seria um absurdo usarem a Ponte como vitrine, de novo.

  • Barba
    07/01/2022 17:48

    Outra coisa. Que a multa do Dedé pra sair da ponte seja muito alta. Senão, fomos ludibriados de novo. Mas não acredito que o Eberlim com toda sua experiência tenha feito isso.

  • Barba
    07/01/2022 00:17

    Com 37 atletas na Ponte, quem sai??

  • TIO LEI
    06/01/2022 20:33

    É Ari. Vendo esses "pés de rato", jogar bola hoje em dia, e você citou NAIR da Portuguesa, "puxando" pela memória, lembrei-me de alguns (não todos), jogadores da Portuguesa, que hoje seriam verdadeiros craques internacionais, como: Orlando e Félix (goleiros), Augusto, Zé Maria, Leivinha, Lorico, Ivair, Enéas. Como disse apenas alguns entre muito mais, isso na quase extinta Lusa, imagine elencarmos jogadores dos demais clubes da capital daqueles tempos, dá até vergonha.

  • TIO LEI
    06/01/2022 20:33

    No caso, renovação do elenco PONTE PRETANO, tendo em vista o confuso amontoado de jogadores(?) contratados por "baciada" naos últimos anos, eu rotulo os de hoje como reforços sim, pois já demonstraram ser bem mais qualificados que os anteriores. Se irão vingar, é outra questão, até porque, eles estão nas mãos e sob a batuta do Kleina, que até que se prove o contrário, seu esquema não nos credencia a ser uma equipe competitiva.

  • Léo - Pr
    06/01/2022 20:32

    Ari vejo alguns torcedores da ponte criticando a contração do Dedé pelo tempo inativo pela idade tá difícil pra vcs imagina pra nós o Fabrício Dornelas que provavelmente será reserva de vcs seria nosso titular com uma perna só, vcs não sabe o que é ter zagueiros tipo Romércio Talhes Carlão zagueiros cintura dura lentos.

  • Profeta da Tribo 1
    06/01/2022 20:32

    Futebol mudou, galera. Se oferecesse renovar com o Regis no meio da Série B, vocês acham que os empresários iam aceitar? Provavelmente não! Iam querer esperar o fim do ano para fazer leilão, igual fizeram. E mesmo no fim do ano, os jogadores que se destacam dificilmente renovam rapidamente. Eles esperam até o último segundo, para pegar a melhor proposta. É o que Andrigo está fazendo. Assim, esse lance de agir rápido, não funciona bem assim.

  • Profeta da Tribo 2
    06/01/2022 20:31

    O que adianta, então? Ter olhar clínico para ver além do óbvio. Exemplo: 1) mesmo times rebaixados podem ter 1 ou 2 jogadores de qualidade, mas que sozinhos não resolveram ou viveram com atrasos salariais, etc; 2) mesmo atletas reservas em outros times podem valer a pena, pois há mil e uma razões para alguém ser reserva, tem toda a questão do encaixe, etc; 3) no futebol, algumas coisas se aprendem, exemplo: um lateral rápido e habilidoso mas que cruza mal, isso dá para treinar.

  • Profeta da Tribo 3
    06/01/2022 20:30

    Times como o Guarani, com pouca grana, precisam desse tipo de inteligência futebolística. E eu acho que nosso departamento de futebol tem um pouco disso (mas pode melhorar). Ou quem era o Crispim antes do Bugre? Só o amigo do Neymar. E quem era o Regis? Reserva dispensado de time mediano da Série B (Cruzeiro em 2020). E o Rodrigo Andrade, em alguns jogos foi nosso melhor jogador, mas nem o Vitória o queria.

  • Profeta da Tribo 4
    06/01/2022 20:30

    Sobre Lucão: chegou mal, mas emagreceu, ganhou condicionamento e cresceu muito na reta final. Também deu para perceber que Daniel começou a explorar mais o cabeceio do Lucão. Ou seja, acho que foi acertado renovar com ele. Vai deixar os seus golzinhos de cabeça nessa temporada, podem escrever. E somado ao Derlan, nossa bola aérea ofensiva ficará mais forte. Mas esperamos novidades ainda essa semana. Vamos pensar primeiro no Paulistão, não pode vacilar!

  • Léo - Pr
    06/01/2022 13:00

    Lucas Pezão o seu blog do bugre não vai mais voltar.

  • Lucas Pézão
    06/01/2022 11:39

    Com Joao Avelino o Guarani ganhou do Santos (com Pelé e tudo) em 1959 por 3 a 2 no Brinco de Ouro. Livrou-se do risco de queda na ocasião.

04
JAN
A quantas anda a reformulação no Guarani?

Dias atrás foi feita dissertação sobre o processo de reformulação no elenco pontepretano, sem o devido tempo pra acrescentar que o clube teria outras opções no mercado além do canhoto Fabrício Dornellas, quarto-zagueiro que passou pelo Guarani em 2018, que está chegando.

Fabrício sabe sair jogando, pega forte na bola em cobranças de faltas, mas, apesar da estatura de 1,86m de altura, é hesitante no jogo aéreo defensivo, e isso ficou claro nas passagens, também, por Paraná Clube e CSA, seu último clube.

O que citar sobre os jogadores que estão chegando ao Guarani?

Confirmando-se acerto com o goleiro Maurício Koslinski, é natural se projetar que chega pra jogar, sem que isso indique que seja extremamente melhor comparativamente àqueles que aqui estão.

Todavia, tem validade a contratação.

Não me peçam pra avaliar os zagueiros Derlan e João Victor, pois não me recordo sequer do estilo de ambos.

Sei que Derlan foi dispensado da Chapecoense em agosto passado pelo treinador Pintado, justamente quando o clube precisava de afirmação na defesa, em decorrência da fraca campanha que fazia no Brasileirão passado.

Nem por isso prejulguem o atleta apenas pelo histórico, caso não o conheçam.

As vezes não dá certo em um lugar, mas as coisas se ajustam em outro.

O mesmo se aplica a João Victor, que integrou o elenco do rebaixado Vitória baiano.

Vem aí os volantes Madison e Silas. E aí?

Diga você, pois também vou me omitir por falta de visão segura sobre ambos.

MARCINHO

Sempre me posiciono que integrantes de um departamento de futebol precisam se antecipar aos fatos.

Ora, se o meia Marcinho é bom jogador, mas por alguma razão não encontrou espaço no Cruzeiro, na Série B passada do Brasileiro, motivos para isso deveriam ser analisados.

Atleta com facilidade de drible, condução de bola, passes alongados e capacidade de finalização, como demonstrado no Sampaio Corrêa, não pode ter desaprendido do dia pra noite.

Em baixa, como foi constatado, haveria menos embaraço para contratá-lo, visto que estava fora dos planos do Cruzeiro.

Como cartolas do Guarani não cogitaram a hipótese de perda do meia Régis, sequer projetaram alguém para substitui-lo.

Na bucha: entre Régis e Marcinho, sou mais Marcinho, cujo destino foi o Novorizontino, levado pelo treinador Léo Condé.

AIRTON

Pelo andar da carruagem, o atacante de beirada Airton, que estava emprestado ao Bahia, deve retornar ao Cruzeiro e não se sabe qual o destino, se é não acertou com alguma outra agremiação.

Airton foi mal aproveitado na temporada passada. Desconsideram as suas qualidades de jogador veloz, impetuoso e assistente de goleador.

Se ainda estiver solto no mercado, teoricamente seria uma das opções pra suprir a ausência de Bruno Sávio.

LUCÃO

Será que compensou ao Guarani ter renovado contrato com o atacante Lucão?

Precedido do CRB, ele chegou a Campinas acima do peso e custou pra atingir a forma física minimamente exigida.

Vai mantê-la?

Sei lá eu. Isso é com os homens da comissão técnica.

Válida a renovação de contrato do quarto-zagueiro Ronaldo Alves, enquanto, pelo custo-benefício, haveria opções no mercado em vez da manutenção do volante Índio.

Ficando o lateral-esquerdo Bidu, atacante de beirada Júlio César e volante Bruno Silva, é natural se projetar rendimento aceitável da equipe bugrina em 2022.

  • Lucas Pézão
    06/01/2022 11:39

    Ari, bom saber que está de volta. Volto mais vezes por aqui para discutirmos o Bugre! Feliz 2022 para voce e família!

  • Tony
    06/01/2022 11:38

    A Ponte trouxe o craque Dedé. O Bugre vai trazer o Didi . Cococococo.

  • Profeta da Tribo
    05/01/2022 20:50

    Lamento Regis não ter renovado. Mas, convenhamos, o empresário fez um leilão, né? No fim, vai ser bom para o Bugre, porque pagaríamos salário acima de 100 mil, muito alto. Espero que encontremos outro meia logo. A preocupação com o Paulistão é enorme. Além dos times da Série A, os do interior estão vindo fortes.

  • Profeta da Tribo
    05/01/2022 20:50

    Ainda sobre o Regis: jogadores vem e vão. Quando perdemos Bruno Nazário, ficamos lamentando. Pouco tempo depois chegou Crispim. Depois, perdemos Crispim e, novamente, lamentamos. Aí chegou o Regis. E, depois, vão chegar outros. O departamento de futebol do Bugre têm funcionado. Torcer para que continue assim, com muita humildade, sabedoria, trabalho e força de vontade.

  • Léo - Pr
    05/01/2022 20:50

    Régis já assinou com o Coritiba, só falta perder Andrigo pra ponte ou novorizontino água santa agora, isso é falta de inteligência de dirigentes contrato de bons jogadores tem que ser renovado enquanto o campeonato está em andamento não deixar acabar pra depois ter que concorrer com outros time só vai perder, porque que ninguém tira Jean Carlos do Náutico já renovou até 2024.

  • Barba
    05/01/2022 20:49

    Infelizmente o craque de foi. Régis.

  • Léo - Pr
    05/01/2022 12:42

    Ari pelo que demonstrou Lucão na reta final da série B ano passado acho que foi uma boa ele renovar, se não ia ser outro setor carente que não ia ter reposição, com relação aos dois volantes contratado Silas e Madison estão inchando um setor de jogador do mesmo nível, já cansei de dizer porque não pega o salário de cinco e não contrata dois com mais qualidade e completa o elenco com os juniores.

  • Léo - Pr
    05/01/2022 12:41

    Aqui no Paraná informações de Najda Mauad que acompanha o Coritiba que o coxa aumentou a proposta pra acertar com Régis que deve ser anunciado essa semana, e agora diretoria do Guarani quem vai ser o meia do time, nem Andrigo renovou.

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo