10
AGO
​Chances apareceram, mas Guarani e Criciúma as desperdiçaram

Página Memórias do Futebol, uma produção de áudio sobre atletas e fatos do passado, está atualizada no link à direita da tela. As duas últimas postagem contam os dez anos do título da Libertadores do Corinthians e o ex-zagueiro Marcelo, também do Timão, no final dos anos 80. Ouça.

PENÚLTIMO

Quando o Náutico venceu o CRB por 2 a 1, no começo da noite desta quarta-feira, transferiu toda responsabilidade ao Guarani para que ganhasse do Criciúma, logo em seguida, pois, naquela altura, o time campineiro foi enfiado na lanterna deste Campeonato Brasileiro da Série B, com 19 pontos.

Aí, que já o Guarani havia sido ultrapassado pelo Vila Nova na terça-feira - que subiu para 20 pontos ao empatar com o Tombense -, a expectativa era para que, pelo menos, empatasse o seu jogo com o Criciúma, para deixar a última colocação.

E o empate sem gols carimbado serviu para amenizar um pouco a situação, pois ao chegar aos 20 pontos o Guarani suplanta o Vila Nova nos critérios de desempate, repassando-lhe a lanterna.

CORRERIA E GOLS PERDIDOS

De uma coisa o bugrino não pode reclamar: seu time correu demais.

Entretanto, para acompanhar a correria faltou qualidade na organização de jogadas e principalmente nas chances que surgiram.

A rigor, chances para ambos os lados e desperdiçadas.

PRESSÃO

No início, enquanto o Guarani pautava por estilo vertical e de velocidade, o Criciúma procurava cadenciar o jogo.

A torcida bugrina teve que apagar o 'rojão' quando o VAR chamou o árbitro paranaense Rodolpho Toski Marques para invalidar o gol marcado pelo volante Madison, logo aos quatro minutos.

É que na disputa de bola com o volante Léo Costa, do Criciúma, Madison atingiu o adversário com cotovelada.

Com proposta ofensiva, o Guarani continuou empurrando o adversário para o seu campo de defesa, e dos 27 aos 33 minutos teve sequência de três lances para marcar, mas não soube aproveitá-las.

Primeiro quando Bruno José finalizou sem ângulo e provocou defesa do goleiro Gustavo.

Depois, em cruzamento rasteiro de Yago, da direita, ocasião em que Bruno José conseguiu perder gol incrível na pequena área, chutando a bola sobre o travessão.

Terceira chance quando a bola, trabalhada de pé em pé, chegou em Bruno José, que finalizou mal.

Naquele período, o Criciúma se valia apenas da individualidade de seu meia Marquinhos Gabriel, que construiu jogada aos 13 minutos, mas, no arremate equivocado do lateral-direito Claudinho, a posição dele era de impedimento.

Depois, o próprio Marquinhos Gabriel 'clareou' a jogada na diagonal para finalizar, a bola quicou no gramado e quase traiu o goleiro Kozlinski, que ainda espalmou para escanteio.

CRICIÚMA MELHORA

Aquela intensidade colocada pelo Guarani durante o primeiro tempo teria que necessariamente provocar desgaste da equipe, e disso se aproveitou o Criciúma para ter controle melhor do jogo, criando nos primeiros oito minutos duas chances, ambas com Marquinhos Gabriel.

Fica a incerteza se no chute forte, de fora da área, Kozlinski chegaria na bola. Por via de dúvidas o zagueiro Derlan interceptou de cabeça e cedeu escanteio.

Depois, chute em que Kozlinski não chegaria na bola, mas ela chocou-se no travessão.

Entre essas duas chances do Criciúma, registro para gol incrivelmente perdido pelo atacante bugrino Yago, que recebeu bola livre do lateral-direito Diogo Mateus, já na pequena área, mas a finalização foi pra fora.

Na sequência, treinadores de ambas equipes tentaram revitalizá-las com substituições, sem efeito prático.

ESTREANTES

Dos estreantes Jenison, o centroavante, e Richard Rios, no time bugrino, melhor aguardar uma sequência para se avaliar o devido encaixe.

Já o meia Isaac, com reiteradas chances na equipe, ainda não justificou a contratação.

  • Antônio
    12/08/2022 20:36

    Será que o relojoeiro dono do ex estádio dos 3% vai ter pena e não levantar um shopping center no terreno baldio, se os campeões do rebaixamento do século caírem de novo? Boa pergunta. E falta pouco.

  • João da Teixeira
    12/08/2022 13:02

    Para quem não sabe, os torcedores do Estudiantes de La Plata são chamados "pincharratas" e o Estudiantes de "Pincha", uma referência aos 3 títulos consecutivos da Taça Libertadores da América que a equipe conquistou em 1968, 1969 e 1970. Ainda tem um 4°título da Libertadores temporão, em 2009, ao todo são 4 títulos, estava brigando pelo 5°, mas não deu.

  • João da Teixeira
    12/08/2022 13:02

    Incrível como a bola pune. "Mendez tuvo la classificación del Estudiantes en la mano a los 90' e 5' después, el VAR anuló un gol de Lollo por offside de Morel, quien entorpecía al arquero. "La Brujita, vicepresidente del Pincha, disparó fuerte contra el ente rector del fútbol sudamericano." Esse foi o Diário Olé e o vice presidente do Estudiantes, respectivamente, comentando a derrota Argentina após o jogo de ontem. Como eu disse, a bola pune, quem não faz, toma!

  • João da Teixeira
    12/08/2022 02:04

    Vergonhosamente o Inter-RS perdeu os 3 primeiros pênaltis seguidamente, nas cobranças e assim perdeu a classificação para o Melgar por 1x3 agora a pouco. Classificou para as semifinais sulamericanas o Atlético-GO, Del Valle, São Paulo e Melgar, dois brasileiros, um equatoriano e um peruano.

  • Léo - Pr
    12/08/2022 02:03

    Ari vendo os lances e gols do boliviano Bruno Miranda parece ser um bom jogador, rápido com boa finalização acho que vai ser muito útil nesse momento, com os volantes Alexis Alvarino, e Richard Rios espero que Mozart saca do time Vilela, Madison tbm, que ainda a esperança de não ser rebaixado, só que tem que ser pra ontem, com a volta Giovanni Augusto vamos ter um time mais qualificado apartir do jogo contra o Náutico.

  • TIO LEI
    12/08/2022 02:02

    KKKKKKKKK Não é desejar o mal a ninguém, mas um cidadão disse querer ver NOSSA PONTE PRETA ser a 5ª colocada e perder no saldo por um (1) gol ... Tudo bem, é um direto que lhe é reservado, mas nada mais do que justo eu desejar o rebaixamento do gfc por causa de míseros DOIS PONTOS, exatamente esses dois pontos que lhes tiraram ontem. KKKKKKKKKKKKKKKK Chumbo trocado não dói, né? KKKKKKKKK

  • TIO LEI
    12/08/2022 02:02

    PARABÉNS À VOCÊ, MACACA QUERIDA. Uma paixão que não se explica, apenas se vive.

  • TIO LEI
    12/08/2022 02:02

    A se confirmar o prognóstico desenvolvido pelo Ari, o gfc já iniciou a caminhada para fugir do rebaixamento. Em 06/08, nosso blogueiro vaticinou que bastariam "apenas" SEIS VITÓRIAS E SEIS EMPATES para fugirem da Czona, o primeiro empate já foi conseguido e começa a contagem regressiva. Se bobearem, ainda da tempo de almejar o acesso. Enquanto isso, nossa macaquinha vai remando como pode para fugir da C.

  • João da Teixeira
    12/08/2022 02:01

    São 122 anos, parabéns minha Gloriosa Nega Véia, vc mora aqui no meu alquebrado coração. Eu adoro sentir aquela vibração que só a Ponte Preta consegue me transmitir. Eu simplesmente adoro esta minha equipe do coração que hoje celebra mais um ano de vida, de história! E que história, não tem como não se apaixonar pela mais linda história do futebol brasileiro. Estamos todos de parabéns! Feliz aniversário Macaca Querida, Orgulho de Minha Terra.

  • Marcos
    12/08/2022 02:00

    É muito bom fazer aniversário né? Triste é NUNCA ganhar nada...

  • Barba
    12/08/2022 01:59

    Cada dia mais próximo. O próximo rebaixamento do campeão do rebaixamento do século. Z4 fundo!

  • Léo - Pr
    11/08/2022 16:04

    Ari essa diretoria do Guarani tá trocando pneus com carro andando, tá difícil pra gente avaliar se as contratações vai funcionar ou não, mais pra mim um treinador manter Yuri no time mostra que não tem visão sobre futebol, Madison, Vilela e Diego Mateus tbm não dá são muito ruins, Ari aquela bola batida pelo Marquinhos Gabriel que bateu na trave o seu koslinski está mau colocado outra vez, goleiro que não tem estatura tem jogar em baixo das traves não adiantado......

  • Léo - Pr (2)
    11/08/2022 16:03

    ... Lembra do Paulo Sérgio goleiro do Botafogo RJ, foi um dos goleiros mais baixo que vi jogar só que sabia se posicionar e foi um ótimo goleiro, quanto anulação do gol foi mais uma vergonha do var, mais da metade das faltas que marca esses juízes não são falta, tamos cansado de ver o jogador deixar o braço pega no ombro o cara vai fica colocando a mão no olho.

  • Herald
    11/08/2022 16:03

    Eta pessoal ruim pra fazer gols. E perder gols feitos. Acho que são boas pessoas, dedicados, mas pra ser jogador de bola estão bem longe. O Yago, no 2º jogo dele, em janeiro, já falei que era só fumaça e se assustava na cara do gol. Isso já aconteceu várias vezes. Bruno José perde gols inacreditáveis. Madison é batalhador, mas tem dificuldade com a bola. Assim como Vilela, usam o recurso da falta em quase todas as jogadas. Até na frente do gol, com a bola no pé, ele fez a falta.

  • Herald - II
    11/08/2022 16:02

    Valeu a mudança de atitude. De um time sem a vibração necessária, até certo ponto apático em relação aos seus resultados e sua colocação na tábua de classificação, passou a ser, no jogo de ontem, muito mais combativo e buscando melhora. O caminho é longo e difícil, mas tem que persistir, com seriedade e alguma competência, mas colocando o coração no bico da chuteira em todos os jogos e vencendo principalmente seus adversários diretos. Quem sabe assim sai do buraco onde está.

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
09
AGO
Nem os briguentos tiraram o brilho da vitória da Ponte Preta

Seria jogo apenas para descrição da maiúscula vitória da Ponte Preta sobre o Vasco por 3 a 1, na noite desta terça-feira, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Todavia, vândalos travestidos de torcedores de ambas agremiações fizeram questão de provocar 'brigueiro'. E, enquanto se 'estapeavam', a partida ficou paralisada durante sete minutos, no primeiro tempo.

Detalhe: televisão flagrou um policial filmando toda aquela anarquia, com coleta de material suficiente para se enquadrar baderneiros e se tomar providências práticas contra eles.

AFIRMAÇÃO

Se é que a Ponte Preta ainda precisava mostrar processo de afirmação nesta Série B do Campeonato Brasileiro, a resposta aos incrédulos foi dada nesta valorizadíssima vitória por 3 a 1 sobre o Vasco,

A transformação daquele time que colocava medo no torcedor, no início da competição, passou por vários processos de correção.

Demorou, mas foi abandonada aquela insistência em escalações de atletas bem aquém das necessidades da equipe, como Fabrício, Matheus Anjos, Wesley, Echaporã, Ramon Carvalho e Pedro Júnior, entre outros, sendo que alguns já foram desligados do elenco e outros no máximo entram de vez em quando.

Segundo foi a postura corajosa da comissão técnica ao apostar na garotada da base, que serviu para aumentar o 'pulmão' do time, de forma que isso revertesse em intensidade.

REFORÇOS

Por fim, a mais correta posição foram contratações pontuais na abertura da janela.

Zagueiro Mateus Silva não só deu segurança ao setor, como tem sido participativo nas jogadas ensaiadas de ataque, inclusive com gols.

Se faltava o homem que sabe bater na bola para qualificar o passe, cruzamento e lançamento, o meia Élvis é o incumbido desta atribuição, mesmo ainda com alguns quilinhos a mais, que limitam a movimentação dele.

Observem que a batida na bola dele tem sido decisiva.

Everton, atacante de beirada, é uma referência ofensiva de beirada de campo que faltava ao time pontepretano.

JOGADAS ENSAIADAS

Para implementar a transformação na Ponte Preta, seu treinador Hélio dos Anjos recorreu a um bem-sucedido repertório de jogadas ensaiadas, principalmente de bola parada.

O desavisado treinador vascaíno - o interino Emílio Faro - sequer se preocupou em assistir às últimas partidas da Ponte, para constatar que a bola aérea ofensiva tem sido determinante.

E voltou a ser assim na noite desta terça-feira, quando no desdobramento de cobrança de escanteio, o meio-campista Wellisson se enfiou entre os zagueiros Anderson Conceição e Quintero, no primeiro pau, para testar após cruzamento de Élvis, aos cinco minutos, com abertura de contagem.

O segundo gol pontepretano foi repetição do experiente, com bola no primeiro pau, desvio de Mateus Silva para Lucca, no segundo pau, apenas completar, aos 35 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava empatado e havia predomínio do Vasco naquele período, inclusive com providencial defesa do goleiro pontepretano Caíque França, em finalização do garoto Eguinaldo, da equipe carioca.

Aí, no desespero do Vasco em busca do empate, a Ponte soube usar velocidade no contra-ataques para fechar o placar através do meia-atacante Fessin, em jogada iniciada por Nicolas, aos 38 minutos.

INÍCIO DE PRESSÃO

A Ponte Preta entrou tão determinada a vencer o jogo que se lançou ao ataque logo no início, encurralando o adversário em seu campo de defesa, mesmo quando a vantagem começava a ser construída.

O Vasco só rondou a área da Ponte Preta aos 33 minutos, em cabeçada do centroavante Raniel, com bola para fora.

E na bola aérea, em cobrança de falta, o time vascaíno empatou a partida dois minutos depois, quando Alex Teixeira alçou e Raniel completou.

  • Antonio
    12/08/2022 02:00

    EBERLIM, cadê a Lista de Dispensa? não tem coragem e vai deixar a dívida para alguem pagar no futuro?

  • Jose Ricardo p/ Mabilia
    12/08/2022 02:00

    Juro que não consigo entender Mabilia, teve um torcedor do Vasco que estava na confusão fora do estádio e foi preso pela PM. Ele estava com tornozeleira eletrônica, ou seja, nem de casa podia sair quanto mais vir até Campinas, deu uma banana pra Justiça e agora rodou....

  • Mabilia
    11/08/2022 14:41

    O camarada viaja mais de seis horas Rio x Campinas 489 kms , para quebrar o portão que separa as duas torcidas e arrumar uma briga? Vai apanhar, vai para a cadeia, depois a familia vai dizer que ele estava quietinho no seu canto.... kkkk Tem noção de um povo como esse? Tadinhos dos proprietários de comercio na via Dutra e Dom Pedro.

  • Jose Ricardo
    11/08/2022 14:37

    O zagueiro Dedé, uma das péssimas contratações do Eberlin que infelicitou o Majestoso no início do ano, essa semana rescindiu o contrato com o Athlético-PR, Felipão sacou que ele é um ex-atleta em atividade. Na Ponte jogou 2 partidas e fez aquela lambança contra o Água Santa, lá jogou apenas 1 partida. Pode até ser uma baita coincidência, mas bastou o Luis Fabiano se mandar do Majestoso que o Eberlin acertou a mira e deu tiros certeiros nas contratações.

  • TIO LEI
    11/08/2022 03:27

    Até poucos dias atras, temíamos ser rebaixados para a série B. Hoje, vivemos uma nova realidade,o fato de que esse possível rebaixamente vai ficando cada vez mais distante. Reclamávamos da falta de um meia armador e mais um home de frete. Pois bem, bastaram duas "caras novas e pontuais, pronto, a equipe já mudou de patamar. Tínhamos receio de jogar dentro de nossa própria casa, hoje ela voltou a ser o nosso caldeirão. Que beleza. Acesso? nem pensar, idem ao rebaixamento.

  • João da Teixeira
    11/08/2022 03:27

    Na foto da tabela de classificação desse momento, adivinha quem está segurando a lanterna? Isso, conseguiu! Tá lá todo feliz, igual a um vagalume com aquele bundão iluminado... Dá-lhe bugre!

  • Marcos
    11/08/2022 03:26

    Daniel ( cenourinha )...sabe, esse time de Neverland já conhecemos sempre o que acontece no final, e vcs tb sabem né ? Antônio e cenourinha, para vcs só resta cantar: Não ganha NADA tem que S_ _ _ _ _....e assim VAI...SRS.NUNCA SERÃO...JAMAIS SERÃO!!!!

  • Marcos
    10/08/2022 21:09

    Não há dúvidas que o time de Neverland contratou melhor e de forma pontual. A diretoria amadora do Guarani além de inexperiente está totalmente a mercê dos empresários e de mãos atadas. Só poderia dar nisso mesmo, série C. E se o Paraná e Santa Cruz subirem , a " Czona" será o parto do porco espinho.

  • ANTONIO para Marcos
    10/08/2022 21:08

    Marcos. Vice é a encarnação da torcida do 1.5% mesmo. Mas nós também estamos torcendo pra vcs ficarem a 1 gol do 16o colocado. E o campeão do mundo do rebaixamento do século em 17o. Esse 1 gol será do jogo Ponte preta 4 x 1 no Derby. Série C. A, é, i... O resto a maior torcida interior vai cantar no Derby do rebaixamento.

  • João da Teixeira
    10/08/2022 21:08

    Hoje tem Criciúma x Bugre, concorrendo com Palmeiras x Atlético-MG. O 1° jogo no SporTV e o 2° jogo na ESPN. Se um não tiver bom, é só passar para o outro canal e vice-versa. Eu mesmo vou sempre estar dando uma bozoiada, me interessa o Criciúma nesse jogo. O negócio é jogar concorrente para baixo. Ambos os jogos às 21h30, ruim de assistir devido ao frio. Hoje vai dar para ver quem é pé frio e que é pé quente...na fria Criciúma...

  • Daniel Valinhos
    10/08/2022 21:07

    Hj começa a profecia, o time da valeta vai perder, e na sequência demitem o técnico/maestro Mozart. Vai voar pena pra todo lado dia 20 de agosto. Saudações PONTEPRETANAS

  • Luiz Otto Heimpel
    10/08/2022 16:31

    Oi Ric Realmente graças ao Elvis a ponte melhorou mas daí a ficar entre os 4 é derrapar na maionese. Como sempre a ponte vai inflar e depois murchar. Está no D N A

  • De Ric para Marcos
    10/08/2022 16:30

    Eu sei que o desespero bate à porta de qualquer bugrino; mas reitero: a Ponte tem, no momento, o MELHOR elenco da série B. Vitória após vitória, chegaremos ao G4 e de lá não mais sairemos.

  • Marcos
    10/08/2022 14:36

    Esse Ric inho é uma comédia mesmo kkkkkkkk Subir para onde? Esquece seu ameba, vcs já estão no lucro. Os 4 já estão certos...se bem que serua maravilhoso vcs terminarem em 5° com mesmo número de vitórias e 1 gol a menos. Seria maravilhoso, vem peculiar ao time da terra di NUNCA

  • Marcos
    10/08/2022 14:34

    Caso interditar o estádio não tem muito problema não. Já pode até fazer uma parceria e jogar no Ítalo Mário Limongi.

« Anterior : [ 1 ] 2 3 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo