16
AGO
Ciumeira entre atuais e ex-cartolas do mesmo clube campineiro vem de longe

O link do áudio Memórias do Futebol foi atualizado e no espaço foi recontada a história do goleiro Félix, tricampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1970, morto há dez anos.

DÉRBI DOS CARTOLAS

Sobre as últimas contratações feitas por Ponte Preta e Guarani, antes do término da janela, o espaço está escancarado para o internauta opinar.

Igualmente fiquem à vontade para se expressar sobre preparações das equipes e as habituais catimbas de ambos os lados em semana de dérbi.

Outrora havia ciumeira terrível entre membros de diretoria de situação e oposição de cada clube de Campinas.

Quando deixou a presidência da Ponte Preta, no início dos anos 80, Lauro Moraes e o seu saudoso sucessor Édson Ággio não liam a mesma cartilha.

Cabe, então, contar uma história em que fui partícipe.

Em 1981, como repórter esportivo, integrei a equipe da Rádio Central-Campinas desde a sua implantação, no ano anterior, que tinha como acionista majoritário Lauro Moraes.

Paralelamente eu também trabalhava no extinto jornal Diário do Povo, igualmente da cidade.

Aquela editoria do jornal, sempre pautada por criatividade, elaborou o chamado 'dérbi dos cartolas', em que os vice-presidentes de cada clube participariam de cobranças de pênaltis, três para cada lado, em que ambos tanto cobrariam como defenderiam, antes do início de um dérbi no Estádio Brinco de Ouro, num sábado à tarde do dia primeiro de agosto de 1981.

ARMANDO MENDONÇA E ZEZO

O cartola escalado pela Ponte Preta foi o saudoso vice Armando Mendonça, que disputaria com o vice bugrino José Vitorino dos Santos, o Zezo.

Na antevéspera daquele jogo, Lauro Moraes afixou comunicado no quadro de aviso da emissora proibindo terminantemente a divulgação do evento 'dérbi dos cartolas'.

Ao ser escalado pela Rádio Central para trabalhar naquele jogo, descumpri a ordem patronal e registrei o fato antes da cobrança e citação do resultado de empate por 1 a 1 ao término, pois um fato público, visto por 22.782 pessoas presentes no estádio, não poderia ser ignorado.

Fim de jogo dirigido por José Assis Aragão e empate também por 1 a 1, que tal recordar as equipes da época.

Eis o Guarani: Birigüi, Chiquinho, Mauro, Edson e Almeida; Júlio César (Marcelo), Éderson (Tadeu) e Jorge Mendonça; Lúcio, Careca e Ângelo. Técnico: José Duarte.

Ponte Preta: Carlos, Toninho Oliveira, Juninho, Nenê e Odirlei; Zé Mário, Humberto e Dicá; Osvaldo, Chicão (Jorge Campos) e Abel (Serginho). Técnico: Jair Picerni.

Segunda-feira, de volta à emissora, fui barrado na portaria, com alegação que estava demitido, justificada por insubordinação.

Posteriormente, trabalhando em outro prefixo radiofônico de Campinas, meu relacionamento profissional com Lauro Moraes, já de volta à presidência da Ponte Preta, foi o mais natural possível.

Hoje, com reflexão de fato ocorrido há mais de 40 anos, a constatação é que a ciumeira entre atuais e ex-cartolas da mesma agremiação continua a mesma.

  • Antônio
    18/08/2022 13:27

    Aos bugrinos de plantão. Coisa de bandido! Caso de polícia aquilo que a torcida organizada fez ontem com os atletas em pleno século 21. E pior, com o aval da diretoria. É o fim do mundo!

  • Luiz Otto Heimpel
    18/08/2022 13:25

    Pedro é o melhor centroavante brasileiro em atividade. A vitória do Flamengo foi justa. Já no jogo do Fluminense, o apito amigo ajudou e muito. O penalti foi fora da área. Enquanto a CBF for no Rio vai ser assim.

  • João da Teixeira
    18/08/2022 04:23

    Pintura de gol feito pelo Pedro, Felipão ensinando seus pupilos serem violentos e desleais, com o juiz sendo condescendente, além de retrancar o time nesse jogo, qdo. necessitava ganhar. Gabigol mostrando que não pode ir para o Qatar, perdendo um gol feito, quase ferrou o time no final. Athlético-PR é um bom time, mas não poderia estar numa semifinal.

  • Profeta da Tribo para bugrinos Leo e Luiz
    18/08/2022 01:02

    Obrigado amigos pela informação sobre o Bruno Miranda. Nem esse tipo de coisa, básica, a imprensa de Campinas vai atrás de saber. Lamentável.

  • Profeta da Tribo 1
    18/08/2022 01:02

    Com a vitória do Criciúma encaminhada, bastará uma vitória bugrina (desde que CSA não vença com maior saldo) para o Bugre deixar o Z4 para trás. É isso que temos que perseguir com todas as nossas forças, Guarani. O clima no adversário é de "já ganhou". Incontáveis torcedores projetam sonora goleada em cima do Bugre. E a AAPP é favorita mesmo. Mas vamos com humildade tentar

  • Profeta da Tribo 2
    18/08/2022 01:01

    O Mozart colocou no Guarani um modelo de jogo simples, tradicional, de ultrapassagens e jogadas pelas laterais. Lembra um pouco o saudoso Vadão. Até Bruno José, ao buscar mais a lateral da grande área para cruzamento, melhorou sua performance. Mas, com a volta do Giovani e a chegada do Jenison, creio que o Bugre também ganha opções para jogadas por dentro. Vejo que o ataque do Bugre tem que ser Giovani no meio, Isaque numa ponta, Bruno em outra e Jenison de 9.

  • Profeta da Tribo 3
    18/08/2022 01:01

    No entanto, apesar do ataque esboçado na mensagem 2, vejo que o Bruno José, sim, ele mesmo, deve começar de titular e o Bruno Miranda entra no segundo tempo. Explico: apesar das limitações, Bruno José é muito voluntarioso, tem raça e velocidade. Pode ser boa válvula de escape para contra-ataques. No mais, AAPP é franca favorita, mas esperamos que o Bugre, com raça e muita humildade, nos traga a vitória.

  • Marcos
    18/08/2022 01:00

    Se torcida ganhasse jogo, o Brasil não teria perdido a copa de 50, o Bahia seria heptacampeão Baiano e o Santa Cruz jamais estaria na série D. Esse povo de Neverland se apega a cada pesquisa....

  • Barba
    18/08/2022 01:00

    Jogadores como Jean Carlos. Rithely. Moisés Ribeiro. Wesley. Matheus Anjos. Da Silva. E mais uma leva de CBDs. Tem que dispensar. Não é possível tanta leniência! Cadê a super gestão da MRP? Vão deixar herança impagável?

  • Barba
    18/08/2022 00:59

    Independente de acertos, a Ponte preta errou feio esse ano nas contratações. Com a chegada de novos atletas, o plantel aumentou. Devemos ter próximo de 50/55 jogadores. Cadê a lista de dispensa? Haja dinheiro do patrono.

  • João da Teixeira
    17/08/2022 21:34

    Vejo sempre gente se debatendo aqui sobre a torcida de seu rival em suas cidades. Veja o que a pluri levantou nas principais cidades do Brasil com relação às torcidas de seus times: https://torcidabahia.com/noticias/ranking-de-torcidas-confira-qual-rival-tem-a-maior-torcida-4522 Gostaram dos resultados?

  • João da Teixeira
    17/08/2022 21:34

    Vejo sempre gente se debatendo aqui sobre a torcida de seu rival em suas cidades. Veja o que a pluri levantou nas principais cidades do Brasil com relação às torcidas de seus times: https://torcidabahia.com/noticias/ranking-de-torcidas-confira-qual-rival-tem-a-maior-torcida-4522

  • João da Teixeira
    17/08/2022 17:00

    Otto, Arnaldo Cezar Coelho, Wanderley Boschilla, José Assis Aragão, o Aragato, o trio de arbitragem que mais prejudicou o futebol de Campinas. Teve outros, mas esses são inquestionavelmente os piores, os mais ratos das arbitragens.....

  • Barba para Tio lei
    17/08/2022 16:59

    Fique tranquilo, Tio lei. estaremos no Majestoso, em nossa cadeira cativa, e te representando no sábado. Será a grande festa da torcida MAIOR do interior do Brasil.

  • João da Teixeira 1
    17/08/2022 16:59

    Com exceção de poucos dirigentes e entre esses, o "seu Moisés", a grande maioria pensou muito pouco na Ponte, ou estava preocupado com visibilidade política ou com o dinheiro no bolso, portanto, se dependesse de ser torcedor da Ponte ou bugrino devido a dirigentes, seria torcedor de jogo de bolinha de gude de crianças na tenra idade, tenra porque depois dos 08 anos já não dá quase para acreditar. Portanto Ari, traduzindo, um "amontoado de entulhos". Explico o fato de não mais

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
15
AGO
Hélio dos Anjos dá a volta por cima após se enroscar em pedras cantadas

Portal da casa, o FI, informa que após demitir o treinador Marquinhos Santos, no domingo, o Ceará pode tentar a contratação do treinador Hélio dos Anjos que, se pocurado, há indícios que não deva deixar a Ponte Preta.

Dos Anjos já havia sido sondado pelo Juventude por volta do dia 20 de junho, após a demissão do treinador Eduardo Baptista. Todavia, ao recusar abrir negociações com dirigentes do clube gaúcho, o contratado foi Umberto Louzer.

INÍCIO INDECISO

Dos Anjos, que está na estrada há décadas, cometeu erros primários no comando técnico da Ponte Preta.

Se estava na cara que o quarto-zagueiro Fabrício comprometia o sistema defensivo da equipe, pela lentidão e posicionamento inadequado, por que insistiu incontáveis rodadas com o atleta?

A demora de diagnóstico custou perdas de vários pontos à Ponte Preta. Pior: o treinador havia relegado o hoje titular Fábio Sanches, para a posição.

Alguém rodado como Dos Anjos deveria ter detectado bem antes sobre rendimento aquém do exigido à equipe de atleta como os meio-campistas Matheus Anjos, Matheus Jesus e Matheus Ribeiro.

Igualmente para atacantes como Pedro Júnior, Echaporã, Pedrinho e Luís Otávio.

SANGUE NOVO

Em dado momento, Dos Anjos deixou o paternalismo de lado e começou a agir como manda o figurino.

Passou a encostar aqueles que até leigos já sabiam que não acrescentariam o suficiente para a equipe, e assim decidiu rejuvenescê-la com jogadores como os volantes Allisson e Felipe Amaral, que se juntaram a Léo Naldi.

Jovem zagueiro DG ajudou a revitalizar o setor até ser transferido para o Bragantino.

Lateral-direito Igor Formiga mostrou soma no vaivém incessante, e assim o time ganhou em intensidade, porém ainda carecendo de qualidade.

CONTRATAÇÕES PONTUAIS

Aí, na janela para contratações, foram dadas tacadas pontuais certas com as vindas do zagueiro Mateus Silva, meia Élvis e atacante Éverton, que teve a infelicidade de se lesionar no jogo contra o Brusque.

Pelo andar da carruagem e comparando o atual rendimento do futebol da Ponte Preta a clubes que patinam na zona de baixo da tabela, a projeção natural é que ela vai escapar de qualquer risco.

Se agora cabe reconhecimento às decisões de Dos Anjos na reabilitação do time, não dá pra esquecer porque perdeu tanto tempo para agir.

  • Antônio para profeta
    17/08/2022 03:52

    O Bruno é jogador de beirada. Beirada da série C. Mais uma furada. Obrigado Michel. Ladeira abaixo.

  • Luiz Otto Heimpel
    16/08/2022 22:00

    Oi Profeta, pelo que consegui descobrir, o Bruno Miranda e canhoto e tem 1,80 de altura. Ele joga de centroavante e tambem de ponta esquerda Abraço bugrino

  • Léo - Pr
    16/08/2022 22:00

    Profeta Bruno Miranda é jogador de beirada mais os gols feito por ele sempre como centroavante, jogador de bom arremate e apresenta ser um atacante rápido, nos jogos da seleção Boliviana jogava com a 11, apresenta ser um bom atacante que teve um custo alto em sua contratação devido o alto salário, a informação que será o maior salário do time, portanto tem que mostrar a que veio e ser escalado já contra a Ponte.

  • Profeta da Tribo sobre Bruno Miranda
    16/08/2022 15:24

    Galera, o Bruno Miranda é atacante de beirada ou centroavante?

  • Barba
    16/08/2022 15:24

    Ari, não acredito que o Hélio dos Anjos seja convidado. Mas se for, não tem problema. Dessa vez o elenco é forte e vai jogar com qualquer técnico. Aliás, acho que a Ponte Preta tem um dos melhores elencos da série B.

  • João da Teixeira
    16/08/2022 15:24

    Hélio dos Anjos comeu o pão que o diabo amassou e comeu com banana, agora que puseram uma comida mais palatável na mesa vou largar meu lugar para outro? Pode estar pensando nisso e ter uma melhor oportunidade do que Ceará ou Juventude no futuro. Tanto Ceará qto Juventude estão tentando não cair, mas se cair, já ter um técnico para a Série B do ano que vem. Pelo menos parece ser isso. Então Hélio poderia pensar em coisa melhor para ele no futuro, se der certo com a Ponte, afinal

  • Léo - Pr
    16/08/2022 03:14

    Ari uma emissora de Campinas deu como certo o acerto de dos Anjos com o Ceará que a despedida seria contra o Guarani, logo após assumiria o Ceará.

  • Léo - Pr (2)
    16/08/2022 03:14

    Ari o Guarani chegou a 09 contratação nessa janela mais os preferidos do Mozart parece que vai continuar no time, Jamerson veio para vaga do lateral negociado é titular, jenison veio para vaga deixada pelo Lucao tbm titular, será que os demais veio pra ser reserva desses pé de rato, tinha expectativa que Bruno Miranda entrasse no jogo sábado um jogador que vinha jogando na Bolívia não entrou, isso mostra que Yuri vai continuar no time, aí é de cair C.... da bunda.

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo