MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Expulsão de jogador luso muda a cara do jogo e o Guarani se beneficia para vencer

  • 26/01/2026

De repente as coisas mudam a favor do Guarani, e assim ele trouxe a Campinas uma preciosa vitória do Estádio Canindé, diante da Portuguesa, por 1 a 0.

Primeiro o acerto na estratégia inicial do seu treinador Matheus Costa, quando previu que o mandante se lançaria ao ataque, cedendo a chance de sua equipe usar os contra-ataques.

Pois o Guarani soube suportar a pressão inicial da Lusa e tudo mudou a seu favor a partir dos 27 minutos do primeiro tempo.

EXPULSÃO

Foi quando em puxada de contra-ataque o atacante Mirandinha arrancou em velocidade e o zagueiro luso Gustavo Henrique cometeu falta para matar a jogada.

Como ele era o último homem da defesa Lusa, acabou expulso pelo árbitro João Vitor Gobi, com ajuda do VAR.

MUDANÇA DE CARA

A partir daí o jogo sofreu mudança radical de cara.

Com um homem a menos, a Lusa passou a adotar mais cuidados defensivos, do que se aproveitou o Guarani para adiantar as suas linhas e ter mais consistência ofensiva.

Nem por isso, naquele período, havia conseguido romper a marcação adversária, para exigir defesas difíceis do goleiro Bruno Bertinato.

Enquanto isso, a Portuguesa já não importunava ofensivamente.

DUAS JOGADAS FATAIS

Para ganhar mais ofensividade pelo lado direito, o Guarani voltou para o segundo tempo com o lateral Cicinho no lugar do improvisado Raphael Rodrigues.

E na primeira vez que foi ao fundo de campo, Cicinho deu um passe rasteiro, para trás, visando a chegada do volante Nathan Melo, que acertou chute forte e exigindo defesa do goleiro Bruno Bertinato, no canto direito.

Na cobrança de escanteio e bola chegando para Isaque, no segundo pau, a intenção foi chute forte e direto à meta adversária, mas logo à frente encontrava-se o zagueiro Jonathan Costa, que em tempo ainda acertou cabeçada e marcou o gol da vitória, aos oito minutos.

CAIQUE FRANÇA

Depois disso, a proposta do Guarani foi administrar a vantagem, com acerto passes e sem pressa.

Assim, até os 32 minutos não corria risco quando uma finalização de Gabriel Portuga exigiu defesa segura do goleiro Caíque França.

Como era noite do Guarani, a Portuguesa teve a grande chance de empatar a partida aos 45 minutos do segundo tempo, quando em finalização do atacante Maceió a bola percorreu a extensão da área e se ofereceu para o jogador Caio Lima, livre de marcação e com o gol aberto, mas o chute foi para fora.

DÉRBI CAMPINEIRO

Esta vitória coloca o Guarani na quinta colocação do Paulistão, com oito pontos ganhos.

Pelo momento, também serve para criar clima de otimismo, visando a abertura da antepenúltima rodada, a partir das 16h do próximo sábado, no Estádio Brinco de Ouro, no tradicional dérbi campineiro.

Mais postagens

Conselho Deliberativo deveria discutir a grave crise da Ponte Preta

Como a situação financeira da Ponte Preta fugiu do controle, cabe discussão sobre o que fazer para que não haja uma explosão incorrigível. Sim, a

Saiba mais

Caiu?

Só um milagre salva a Ponte Preta de rebaixamento à Série A2 do Paulista. O último fio de esperança seria vencer o Noroeste, mas para

Saiba mais

Falta ao Guarani colocar em prática uma estratégia mais compactada

O lúcido bugrino Luiz Otto Heimel, fiel integrante na seção de comentários na plataforma do Blog do Ari, no link https://blogdoari.futebolinterior.com.br/, definiu com propriedade esta

Saiba mais

Goleiro Caíque França faz a diferença na primeira vitória do Guarani

Enfim, o Guarani conquistou a esperada primeira vitória no Paulistão, na metade da primeira fase. Foi a Rio Claro, na noite desta quinta-feira, e surpreendeu

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • janeiro 27, 2026
    Luiz Otto Heimpel

    No futebol o que vale é bola na rede. Os jogadores estão de parabéns. A defesa foi bem apesar de alguns sustos com destaque para o Caique que inspira muita confiança.
    O ataque ainda está devendo muito pela falta de criatividade do meio campo que so vai melhor na parte defensiva. Alguns atacantes tem sido criticados mas acredito se corrigir a criatividade na armação eles ainda vão nos dar muitas alegrias. Quanto ao esquema de jogo também não me agrada, recuar ganhando mas contra um time com dez é temerário e já sofremos muito com isso.

  • janeiro 27, 2026
    Léo-PR

    Ari o Guarani está quase na segunda fase, agora dois jogos em casa pra confirmar a classificação, jogo contra a Ponte vai ser aquele bateu em bêbado, porque se perder apanhou de bêbado, então e melhor da uma surra, aí contra o Botafogo talvez sirva somente um empate, Mateus Costa vc não está vendo que Cicinho apanha da bola, chega né, dois jogos fora duas vitórias não podemos reclamar só comemorar.

  • janeiro 27, 2026
    Léo-PR

    Pra tristeza dos urubus Guarani 1 x 0 português, nada ruim que não pede ficar pior.

  • janeiro 26, 2026
    Herald

    Se o Nathan é o cara da bola parada, estamos mal nesse quesito. E como gosta de tocar bola pra trás. O Emerson continua como no ano passado: quase sempre errando cruzamentos ou escolhendo a pior opção de jogada. Aliás, erro de passe, principalmente no ataque, é marca registrada desse time. Será que no segundo tempo, o treinador vai fazer o Guarani aproveitar a vantagem de um jogador a mais? Será?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR