Começo de noite desta terça-feira vem a interrogação: escrever o quê, numa semana longa de assuntos repetitivos?
Aí especula-se se a Ponte Preta vai poupar jogadores contra o Brusque – principalmente os pendurados Diogo Silva e Élvis -, e quem o treinador Matheus Costa, do Guarani, vai definir como substituto do suspenso Bruno Santos.
Não, não vou ser repetitivo, pensei.
Mas o que escrever?
Bendito You Tube!
Ao acessá-lo para para verificar se novos ministros do Supremo Tribunal Federal haviam sido punidos com a lei magnitsky – e nada de novo – de repente a surpresa.
Abri o canal do jornalista/radialista pernambucano Roberto Nascimento, que traz informações bombásticas, se forem devidamente confirmadas nesta quarta-feira.
FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA
Em conversa com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, ele disse ter recebido a informação sobre a ‘virada de mesa’ na Série C do Brasileiro em 2026.
Alô Guarani: preste atenção naquilo que eventualmente estaria por vir, pra cair fora, depressinha, desta Série C.
Nascimento disse ter ouvido de Carvalho que o presidente da CBF, Samir Xand, vai aumentar de 20 para 28 o número de participantes desta competição no ano que vem.
Como?
Com a desculpa que ABC, CSA, Tombense e Retrô estão com boa incidência no ranking da CBF, deixariam de ser rebaixados à Série D.
Assim, se juntariam a Santa Cruz, Barra, Inter de Limeira e Maranhão, que garantiram acesso à Série C.
E para completar os 28 integrantes, a dona a CBF ainda selecionaria mais quatro vagas complementares para clubes no ranking da entidade.
PAULISTÃO
Causou estranheza a fala que o jornalista repassou do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, de que a CBF vai reduzir ainda mais as datas totais para campeonatos estaduais.
Na citação, o Paulistão passaria a ter apenas 11 vagas a partir do ano que vem, uma possibilidade improvável.
Ora, pelo modelo vigente 16 clubes são divididos em quatro grupos, totalizando 12 jogos na primeira fase.
Posteriormente, tanto as quartas-de-finais e semifinais são realizadas em rodadas únicas.
A competição é completada em dois jogos na finalíssima.
Então, senhores, como reduzir de 16 para 11 datas o Paulistão?