MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Jeh decide contra o Ituano e coloca a Ponte Preta na liderança

  • 12/05/2025

O jogo entre Ituano e Ponte Preta, na noite desta segunda-feira, em Itu, já se desenhava para um empate sem gols, até que o jogador diferente fez a diferença para a equipe pontepretana.

Aos 46 minutos do segundo tempo, quando em um dos raros momentos da defensiva do Ituano desguarnecida, o centroavante Jeh dominou a bola nas proximidades da área, e com agilidade driblou o volante Bruno Silva antes de acertar um chute rasteiro e certeiro, com a bola ‘dormindo’ no canto esquerdo do goleiro Jefferson Paulino.

Esse gol garantiu a vitória por 1 a 0 e a liderança da equipe nesta Série C do Brasileiro, agora com 13 pontos.

Foi o gol da consistente Ponte Preta ao longo da partida, inclusive criando mais chances, uma delas através do próprio Jeh, um minuto antes, quando chutou a bola em cima do goleiro do Ituano.

JOGO TÁTICO

Embora tecnicamente o time pontepretano tenha mais qualidade, na prática o que se viu foi um jogo de estratégia tática, com modificações de um tempo para o outro.

Se indistintamente, durante os dois tempos, a Ponte Preta sempre se dispôs a propor o jogo, o formato mostrado pelo treinador Mazola Júnior, do Ituano, foi modificado a cada tempo.

A princípio, mesmo na condição de mandante, o Ituano optou por esquema tático mais resguardado, supondo que a Ponte Preta adiantaria as linhas e, assim, pudesse colocar em prática jogadas rápidas nos contra-ataques, como tentativa para chegar ao gol.

Todavia, a estratégia foi infrutífera, porque a sua linha ofensiva pouco criou e assim ficou em uma ou outra finalização, sem que a jogada fosse trabalhada.

SEGUNDO TEMPO

Aí, Mazola Júnior tratou de adiantar as linhas e o Ituano passou a rondar com mais frequência a área pontepretana, sem que isso implicasse em criar chances reais de gol, até porque o seu centroavante raiz e artilheiro – caso de Vinicius Popó – já não estava em campo desde 33 minutos do primeiro tempo, e houve equívoco na substituição, com a entrada de Osman totalmente fora de forma.

Nem a entrada do hábil Neto Berola, na metade do segundo tempo, serviu para se criar situações de embaraço à defensiva pontepretana, exceto no lance em que o desafinado lateral-esquerdo Danilo Barcelos ficou ‘amarelado’ e preventivamente foi substituído pelo garoto João Gabriel, que normalizou o ‘serviço’ por ali.

CHANCES DA PONTE

Além dos dois lances citados com participação de Jeh, a Ponte Preta teve finalização de Toró, com bola no poste esquerdo do goleiro Jefferson Paulino, como também o lateral-direito Maguinho perdeu gol certo, ao receber passe livre de marcação, já dentro da área, aos 42 minutos do segundo tempo.

Pela regularidade nos dois tempos de jogo, pode-se dizer que foi a melhor atuação da Ponte Preta nesta Série C do Brasileiro.

Durante todo tempo, ela se preocupou em valorizar a posse de bola, adiantar as linhas e usar mais o lado direito de ataque, na tentativa de construções de jogadas.

Apesar da considerável melhoria de rendimento jogo a jogo, ainda faltava à equipe infiltrações sobre a defesa contrária, o que ocorreu apenas com Jeh em campo.

Antes disso, muita insistência em cruzamentos, com bolas rebatidas por defensores do Ituano.

Cabe registrar que durante o primeiro tempo, a finalização mais relevante foi através de um chute de fora da área do meia Serginho, com defesa do goleiro Jefferson Paulino, aos 27 minutos.

Mais postagens

Registro para duas defesas de Diogo Silva; Élvis precisa se recondicionar

Dois assuntos em pauta sobre Ponte Preta: goleiro Diogo Silva e meia Élvis. Narradores de televisão têm o hábito de se esgoelar a cada defesa

Saiba mais

Ao arrumar a ‘casinha’, Guarani vai se ajustando

Século passado eu tinha uma coluna no ‘falecido’ jornal Diário do Povo, de Campinas, com dois tópicos que despertavam muita atenção: passe certo e passe

Saiba mais

Objetividade e Diogo Silva ajudaram a Ponte Preta surpreender o Maringá

Se aquele Maringá do início desta Série C do Brasileiro era clube praticamente imbatível atuando seus domínios, com a perda do meia Léo Ceará e

Saiba mais

Distribuição tática e oportunismo de Bruno Santos dão vitória ao Guarani sobre o CSA

O grande mérito do Guarani nesta vitória por 1 a 0 sobre o CSA foi a aplicação tática colocada em prática no jogo disputado na

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • maio 14, 2025
    Profeta da Tribo

    A AAPP já subiu. Fato. Nada nem ninguém tira o acesso dela, e provavelmente o título da competição. Parabéns. Já o Bugre é uma completa vergonha. Se ao menos conseguirmos não cair, já estará de bom tamanho.

  • maio 14, 2025
    João da Teixeira

    Talvez Grêmio, Atlético-MG e Flu classifiquem pela Sulamericana, mas talvez um dos 3 times brasileiros… Na Libertas Palmeiras e São Paulo estão bem encaminhados. Bahia e Fortaleza talvez, e Inter há possibilidade, do resto, tchau!

  • maio 13, 2025
    Barba

    Basta ver o depoimento do Douglas falando com orgulho do elenco – da simplicidade e da doação de cada atleta – e percebam o quanto ele está feliz com o ambiente no Majestoso e as condições de trabalho, muito diferente de quando esteve trabalhando no chiqueiro da Norte Sul, e que hoje nem estádio tem mais….

  • maio 13, 2025
    Barba

    Enquanto isso, tem gente lá debaixo com dor de cotovelo – depois de nova e merecida derrota do campeão do rebaixamento, infelizmente de Campinas, a crítica é para a juiza que ACERTADAMENTE deu a lei da vantagem (Prevista e incentivada no regulamento). O outro fala que o Ituano cansou- uma vírgula, o preparo físico da Ponte é que é excelente e melhor, os jogadores se doam em cada lance, diferente do futuro série D

  • maio 13, 2025
    Barba

    Apesar do cansaço da viagem para Itu com transito praticamente parado por causa de 2 acidentes, valeu a vitória sofrida, mas tudo sob controle! E hoje cedo enfrentar aeroporto tambem congestionado, nova madrugada na rua – e só agora no hotel para comentar NOVA E JUSTA vitória de nossa macaquinha querida!

  • maio 13, 2025
    ANTONIO CARLOS

    Ao amigo José Ricardo, engraçado é que várias vezes se indicou, não aqui especificamente, que a Ponte perdeu ou recuou por que cansou, agora se diz que ganhou pois o adversário cansou.

    Ainda que se admita cansaço, sem um sistema que aproveite isso nada feito. Se a Ponte ficasse tocando bola atrás como no esquema anterior, mesmo com o cansaço do adversário não teria ganho, ou até perdido, como ocorreu outras vezes.

    E aí vai meu comentário ao amigo David, sobre o Eberlim. Concordo ser ele melhor que o anterior, sua grande e capital falha foi permitir ou até incentivar durante todo seu mandato o esquema de jogo improdutivo que até duas semanas atrás, até o primeiro tempo contra o Confiança, imperava, que nos custou dois rebaixamentos e vexames nas Copas do Brasil e Paulista.

    Pena, pois poderia ser grandemente incensado, muito além dos elogios que merecidamente lhe fez.

    • maio 13, 2025
      Jose Ricardo

      Antonio, na série C jamais veremos jogos de mata-mata de nível de Champions League. O Ituano por jogar em casa se impôs, atacou, atacou, atacou e não marcou,. cada vez mais seus ataques incomodaram a Ponte devido ao esgotamento físico, é natural que isso acontecesse a partir dos 25 min. Com entrada do Jeh a Ponte teve mais presença de área e os contra-ataques tiveram ligação a medida em que o Ituano arriava e meio que foi pro tudo ou nada com a entrada do Neto Berola, A Ponte ontem teve uma defesa muito sólida, segurou abafa no 1o tempo e depois no 2o tempo se impôs de vez, Wandreson pra mim foi o craque do jogo, apesar do Jeh ter feito o gol. É sempre assim, o galo canta, mas é a galinha que bota ovos…. Não é feio jogar na base dos contra-ataques, o que muitas vezes se critica é que a Ponte só tem jogadas de contra-ataques, nada mais. Houve tempo em que o time ficava tocando 500 passes laterais na defesa e quando adversário apertava era ligação direta sem perigo algum.

  • maio 13, 2025
    David

    Eberlin com humildade e grande conhecimento vem dando uma aula de como se gerenciar um clube de futebol. Parabens Presidente Eberlin que calou a boca das viuvas do Sugar Daddy Carnielli.

  • maio 13, 2025
    Jose Ricardo

    Vou dar uma de Ari, o que é, é. O que não é, não é…. Sem ajuda da árbitra ontem a Ponte não teria vencido o jogo. A contemporização da árbitra somado mais uma vez a ausência do VAR ajudaram a Ponte. No jogo contra o Retrô Maguito fez falta violenta pra vermelho e o árbitro só deu amarelo. Ontem Jeh já tinha recebido amarelo e cometeu uma falta puxando camisa do jogador do Ituano, lance claro pra cartão amarelo, que seria o segundo dele e consequente expulsão. A árbitra fez de conta que não viu e deixou barato, É bem provável que, pra não variar, vão aliviar pro Jeh por causa do gol da vitória, mas o correto seria dar uma catracada nele porque a contemporizada da arbitragem que aconteceu ontem talvez não se repita.

  • maio 13, 2025
    Mabilia

    A Janja viajou p/ Russia com 200 malas? Esse Brasil virou uma várzea o povo covarde aceita tudo, maior zona uma república de canalhas e fdps!

  • maio 13, 2025
    Mabilia

    9.30 da manhã, cadê a galera da Ponte? Acorda macacada , vamos encher esse blog de comentários porrraaa!!!

    • maio 14, 2025
      João da Teixeira

      A torcida da Ponte deve estar dormindo de porre, agora a bugrina, deve estar de cama, tomando analgésico pra dor de cotovelo…

  • maio 13, 2025
    Mabilia

    Artur e Barcelos, favor passar tarde na tesouraria pegar suas coisas e ir embora, o Uber esta na portaria fica por minha conta. Obrigado pelos não serviços prestados. Afff!

  • maio 13, 2025
    Jose Ricardo

    Quem decidiu a partida foi o Jeh, mas o destaque do time da Ponte foi o Wanderson, ele dominou as bolas aéreas, fez desarmes, deu solidez à defesa quando ao final do primeiro tempo o Ituano deu um baita abafa e por pouco não abriu o placar. Veio segundo tempo,, Ituano continuou agressivo e a Ponte recuou passando a jogar nos contra-ataques, a partir dos 25 minutos o Ituano começou a “morrer” fisicamente e a Ponte ainda tinha um gás cresceu, partiu pra cima e amassou, foram várias chances de gol perdidas no final do jogo. Vitória merecida e o time caminha pra atingir seu primeiro objetivo que é não ser rebaixado, segundo é não perder o dérbi e terceiro se classificar pra 2a fase.

  • maio 13, 2025
    João da Teixeira

    Quem sabe o Neymar pendurado nas costas do Santos, não seja a cruz que o Santos esteja levando lá no seu calvário, pra ser crucificado no final e depois o Neymar cobrar a conta da cruz no final… eu acho mais consistente essa história…

  • maio 13, 2025
    João da Teixeira

    Flores ou Floresta, o lobo mau vem aí, cuidado ‘vovózinha’, vai querer te comer…

  • maio 13, 2025
    João da Teixeira

    O Santos continua subindo. Subindo o Gólgota, com mala e cuia. Nas costas o Neymar, lá em cima esse cidadão pula fora das costas e deixa o Santos se crucificar sozinho. Ah, já engata uma nova empreitada pra enganar o próximo. O Santos não é o 1° e nem será o último…

  • maio 13, 2025
    João da Teixeira

    Pois é, uma grata surpresa o Valentim achando futebol, onde as esperanças já estavam quase acabadas. Pelo jeito a Série C é um campeonato “água com açúcar” e mexendo as peças conseguiu dar ritmo ao time pontepretano. Só pode. Nessa fase parece que vai dar liga e classificar entre os oito. Acontece que a fase mais difícil está por vir, a Série C entre os 8 classificados. Deverão ser os melhores, pois os times tendem a melhorar depois da janela de contratações.

  • maio 13, 2025
    João da Teixeira

    Jehfferson voltou, 0x1 no Novelli Jr. contra o Ituano e chegou a liderança da Série C. Qdo todos já achavam que o empate era certo, vem o Jeh é muda o placar pra desespero dos bugrinos, que torciam pelo Ituano e pelo Itabaiana ganharem da Ponte e do Figueira, respectivamente. Torcia para o Ituano por motivos óbvios e para o Itabaiana devido o fantasma da lanterna, segurar o Figueira nessa posição. Vai que o personagem Lanterna Verde aparece de novo, ixi! Mas o importante é que Jeh ressuscitou novamente, será?

  • maio 13, 2025
    Ric

    Espetacular partida da Ponte – há muito tempo eu não via um controle tão grande e qualificado da equipe nos dois tempos de jogo; a maioria dos passes sem erro, botando o Ituano na roda tática sem problemas.
    Parece que Valentim finalmente acertou o time, que é mesmo o melhor da Série C.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR