MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Ponte Preta soube se defender para vencer o Água Santa

  • 02/02/2025

A Ponte Preta se valeu de sua sólida consistência defensiva para aniquilar qualquer tentativa ofensiva do Água Santa e, de sobra, soube contar com erro do contestado zagueiro Fábio Sanches, da equipe adversária, que num carrinho perigoso cometeu pênalti sobre o atacante pontepretano Victor Andrade, aos 43 minutos do primeiro tempo.

A cobrança foi convertida quatro minutos depois, através de Danilo Barcelos, após revisão do lance através do VAR.

Com o resultado de 1 a 0, na partida disputada na tarde deste domingo, em Diadema, a Ponte Preta reencontrou o caminho da vitória após quatro partidas, neste Paulistão.

EQUÍVOCOS

Se é válido o argumento de falta de qualificação ofensiva do Água Santa, tem-se que reconhecer que a postura defensiva da equipe pontepretana – agora com dois zagueiros, Saimon e Vicente Concha – é mais recomendável do que a invenção de se recompor o volante Emerson como zagueiro.

Se cabe reconhecimento à postura tática da Ponte Preta para colheita do resultado, seguem-se equívocos por parte de seu treinador, que insiste em dobra de laterais pelo lado esquerdo, sendo que Artur e Danilo Barcelos não são jogadores para colocar velocidade na transição de bola da defesa ao ataque.

ÉLVIS

Igualmente não se explica a postura do treinador quando forçosamente teve que mudar a sua equipe aos 24 minutos do primeiro tempo, quando o discreto meia Élvis sofreu lesão muscular na coxa direita.

Quem projetava que a troca passasse pela entrada de outro jogador de meio-de-campo, preferencialmente para organização de jogadas e quebrar aquele ritmo de posse de bola do Água Santa, eis que inexplicavelmente Valentim fez opção pela entrada de um atacante, caso de Jean Dias.

VICTOR ANDRADE

Por sorte, apesar do predomínio territorial do Água Santa, duas participações do atacante pontepretano Victor Andrade determinaram os principais lances ofensivos do primeiro tempo de sua equipe.

Logo no primeiro minuto, ele apareceu na área e exigiu defesa no reflexo do goleiro Ygor Vinha, num aparente sinal que a Ponte Preta fosse praticar um futebol um pouco mais ofensivo, mas a segunda jogada aguda da equipe foi dele, que resultou no pênalti.

MESMA POSTURA

Como se previa que o Água Santa fosse persistir com bola no ataque, a Ponte Preta manteve a mesma postura de se resguardar durante o segundo tempo, e sem permitir espaço para que o mandante conseguisse penetração. Assim, o que se viu, ao longo daquele período, foi a insistência de bolas alçadas à área e sempre rechaçadas pelos marcadores pontepretanos, além de segurança do goleiro Diogo Silva pra praticar defesas em bolas finalizadas de média e longa distância.

E no apagar das luzes, aos 47 minutos do segundo tempo, o Água Santa ofereceu oportunidade de a Ponte Preta contra-atacar através de Jean Dias, que no passe rasteiro visava a chegada do atacante Bruno Lopes, que havia substituído o centroavante Danrlei. Entretanto, por questão de segundos, Lopes não conseguiu chegar na bola e a chance real foi desperdiçada;

Mais postagens

Chegar à semifinal do Mundial de Clubes vai resultar em fortuna para Palmeiras e Flu

Chegar à semifinal do Mundial de Clubes vai resultar em fortuna para Palmeiras e Flu Palmeiras e Fluminense já embolsaram o equivalente a R$ 211

Saiba mais

Volante Nathan é um dos Atletas de Cristo

Como o volante Nathan Camargo foi manchete nos veículos de comunicação de Campinas, com o desligamento do Guarani e probabilidade de transferência ao Remo (PA),

Saiba mais

Contrato mal feito no Guarani resulta em perda do volante Nathan Camargo

O desligamento do volante Nathan Camargo do Guarani, com destino ao Remo (PA), reacende a discussão sobre o estúpido acordo que o clube fez com

Saiba mais

Registro para duas defesas de Diogo Silva; Élvis precisa se recondicionar

Dois assuntos em pauta sobre Ponte Preta: goleiro Diogo Silva e meia Élvis. Narradores de televisão têm o hábito de se esgoelar a cada defesa

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • fevereiro 3, 2025
    Jose Ricardo

    O time é padrão Eberlin, fraco e água de salsicha no campeonato. Valeu os 3 pontos, tudo indica que Valentim não irá para o 3o rebaixamento consecutivo, apesar de suas invencionices. Ele era um técnico promissor que estava crescendo, indicado para clubes de Série A e de repente sua carreira cresceu feito rabo de cavalo, rebaixamentos seguidos e acabou vindo se encostar aqui na Ponte. Não vamos esperar muita coisa dele e desse time.

  • fevereiro 3, 2025
    David

    Parece que a FPF quer mesmo que o Agua Santa caia. Mais uma vez o VAR amigo ajuda o Presidente Eberlin.

  • fevereiro 3, 2025
    João da Teixeira

    Bem observado, a defensiva da Ponte é a melhor do campeonato com 3 gols tomados, o que ajudou muito no saldo de gols. Isso mostra que empatar somente tbem não ajuda muito, vez por outra tem que ganhar uma ou cai novamente. Ainda falta 3 pontos para a permanência e aliviar a tensão dos torcedores. O nosso ataque deixa a desejar, cadê o Jeh, não sara mais? Virou chinelinho? Qto menos seu futebol aparecer, menos a sua chance de ser lembrado novamente por um grande time.

  • fevereiro 3, 2025
    Tony

    A defesa está bem postada, em esquecido jogando com zagueiros de verdade. E o Léo Oliveira, ao lado do Everson, faz excelente trabalho! E o goleiro é fora de série!!

  • fevereiro 3, 2025
    Tony

    O tal do Everton Brito é uma piada de muito mal gosto – o cara é tão ruim que era reserva no time de 2024 que caiu.

  • fevereiro 3, 2025
    Tony

    Tem alguns medalhões que não jogam nada – Arthur, Dudu, Bruno Lopes etcetera.

  • fevereiro 2, 2025
    JP

    Parece que os equívocos defensivos do Técnico Alberto Valentim estão dando certo!
    Hoje após o término da sexta rodada, a Ponte Preta tem a defesa menos vazada do Paulistão.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR