MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Lateral-esquerdo Zé Mário foi lapidado no Guarani

  • 04/10/2024

Discute-se muito sobre capacidade de treinadores no encaixe das peças, para elaboração de esquemas táticos a serem traçados, mas relegam avaliações sobre perspectivas de crescimento técnico de um atleta, a partir da primeira observação.

Dizem que após estágio nas categorias de base o atleta já deva sair devidamente lapidado para o rigoroso exercício enquanto profissional.

Treinadores do passado desmentiram esta afirmação, pois são incontáveis os atletas que tiveram correções de defeitos como titulares de seus respectivos clubes, e o torcedor bugrino testemunhou o gradual crescimento técnico do lateral-esquerdo Zé Mário, durante a década de 80 do século passado.

RESERVA DE MIRANDA

Zé Mário chegou ao Estádio Brinco de Ouro como reserva do titularíssimo Miranda, e esperou pacientemente a vaga, até que o dono da camisa fosse transacionado com o Atlético Mineiro em 1982.

Os primeiros jogos de Zé Mário na equipe do Guarani deixaram o torcedor de olhos arregalados e questionando: ‘É isso que trouxeram como peça de reposição!’

Aí o saudoso treinador Zé Duarte teve participação preponderante na correção de defeitos, a começar pela marcação, quando perdia duelos para ponteiros-direitos.

Zé Mário já mostrava volúpia e consistência física para os avanços, mas quando se aproximava do chamado último terço do campo se embaralhava sobre o que fazer com a bola.

JOGOU EM PORTUGAL

Aqueles treinos para ajustes de triangulações foram essenciais para que unisse o útil ao agradável: solidez na marcação e consistência no apoio ao ataque.

Reflexo do futebol dentro dos padrões exigidos pelo Guarani à época serviram para despertar interesse de clubes europeus e o Belenense de Portugal veio buscá-lo em 1988, e lá ele marcou dez gols no período de três anos, o que não havia ocorrido no elenco bugrino.

No início de carreira ele atuou pelo Operário (MT), Brasília e Athletico Paranaense.

Mais postagens

Contrato mal feito no Guarani resulta em perda do volante Nathan Camargo

O desligamento do volante Nathan Camargo do Guarani, com destino ao Remo (PA), reacende a discussão sobre o estúpido acordo que o clube fez com

Saiba mais

Registro para duas defesas de Diogo Silva; Élvis precisa se recondicionar

Dois assuntos em pauta sobre Ponte Preta: goleiro Diogo Silva e meia Élvis. Narradores de televisão têm o hábito de se esgoelar a cada defesa

Saiba mais

Ao arrumar a ‘casinha’, Guarani vai se ajustando

Século passado eu tinha uma coluna no ‘falecido’ jornal Diário do Povo, de Campinas, com dois tópicos que despertavam muita atenção: passe certo e passe

Saiba mais

Objetividade e Diogo Silva ajudaram a Ponte Preta surpreender o Maringá

Se aquele Maringá do início desta Série C do Brasileiro era clube praticamente imbatível atuando seus domínios, com a perda do meia Léo Ceará e

Saiba mais
Page1 Page2

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR