MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Eberlin fica na bronca com o repórter Rossafa, que ‘fura’ a concorrência

  • 27/12/2025

Na antevéspera de Natal, o agora vice-presidente da Ponte Preta, Marco Eberlin, em entrevista à Rádio Bandeirantes-Campinas, ‘desceu o reio’ no repórter Lucas Rossafa, da Rádio Jovem Pan News-Campinas.

Inclusive Eberlin foi irônico ao citar que não sabia se o profissional trabalha em algum veículo de comunicação da cidade.

Cabe esclarecer que não sou corporativista da categoria jornalística, e incontáveis vezes contestei algum tipo de comportamento.

Rossafa ‘deita e rola’ em cima dessa ‘reportaiada’ que espera a informação cair no colo, enquanto ele se municia de fontes para esclarecer os seus ouvintes.

Se a bronca principal de Eberlin, que não procedia a informação dada sobre o treinador Marcelo Fernandes não ter assinado o contrato à próxima temporada, parece que o assunto ficou esclarecido quando o profissional teria feito acordo verbal.

Então, isso seria assunto devidamente esclarecido e nem precisava de tanto barulho.

SEMEIA ÓDIO

Daí a citar que o repórter semeia ódio, que as informações dele são dilaceradoras e a diretoria precisa apagar o ‘incêndio’, convenhamos que pode ser exagero.

Muitas vezes interesses de cartolas conflitam com o trabalho de quem faz reportagem, e se municia de boas fontes de informações.

PLANTAR INFORMAÇÕES

A confissão de Eberlin que ‘plantou informações’, com a finalidade de descobrir quem teria feito o repasse ao repórter, é preocupante.

Ele afirmou ter descoberto os funcionários que assim procederam, que teriam traído a confiança da diretoria, obrigando-o a demiti-los.

Nas três últimas décadas do século passado, quando atuei como repórter, muitas vezes tive dificuldade no relacionamento com cartolas, principalmente quando ‘furava’ a concorrência, ou transmitia informações reais, mas de desagrado do comando.

Eu vivi situação com alguma semelhança em 1980, quando o Diário do Povo – jornal que eu trabalhava – furou a concorrência com o título enfático que ‘Cláudio Garcia é o novo treinador do Guarani e se apresenta hoje’.

Que ‘brigaiada’ do vice-presidente Zezo dos Santos e os saudosos Sidney Pavan (homem do futebol) e o então presidente Antonio Tavares Junior.

Todos saíram a procura do funcionário ‘dedo duro’, mas desconheciam que o ‘cabra aqui’ esperou toda reportaiada se mandar do Estádio Brinco de Ouro para subir ao primeiro andar do ‘queijo’, colocar as ‘oreias’ na porta fechada, e escutar o nome de Cláudio Garcia.

E aí, como eu trabalhar o resto da informação?

Quem contava com amigo jornalista de referência, como o saudoso Brasil de Oliveira, sempre estava perto de informações privilegiadas.

“Ari, me dê dez minutos para checar essa informação”, foi a resposta dele, ao meu telefonema.

E ao acionar as fontes confiáveis, ele cravou: ”Pode publicar sem medo. O treinador está contratado e vai se apresentar no dia seguinte”.

Dito e feito, para desespero do nosso principal concorrente – o jornal Correio Popular .

Os cartolas tentaram descobrir qual deles, trancados naquela sala, teria traído a confiança, com repasse da informação.

Como o clima ficou pesado, aqueles cartolas trataram de fazer compensação, com repasse da informação exclusiva da contratação do meia Banana ao Correio Popular.

Bons tempos em que o repórter circulava livremente nos estádios de Campinas e não ficavam na dependência dos dispensáveis assessores de imprensa.

Mais postagens

Empate justo na estreia de Guarani e Primavera

Não se analisa pré-jogo de ‘orelhada’, atribuindo-se amplo favoritismo ao Guarani diante do caçula Primavera, do Paulistão, apenas respaldado no fato de ter contratado jogadores

Saiba mais

Paulistão 2026 terá as primeiras seis rodadas em três semanas

Enfim, a bola começa a rolar no Paulistão para os clubes de Campinas. Por sinal, o calendário de 2026 está bem esquisito. O campeonato, que

Saiba mais

Primavera traz a Campinas jogadores rodados e capazes para enfrentar o Guarani

Como o Primavera de Indaiatuba é caçula no presente Paulistão, o menos avisado pode projetar que ainda seja clube com cara de Série A2 do

Saiba mais

Estreia de Corinthians e Ponte Preta é transformada em incógnita

Se em circunstâncias normais o Corinthians seria franco favorito em confronto com a Ponte Preta, o mesmo não se pode assegurar nesta largada de Paulistão,

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • dezembro 31, 2025
    Jose Ricardo

    A realidade que o Eberlin vive não é a mesma que os outros enxergam, ele vive no mundo de Nárnia. O presidente Torrano já se tocou que entrou numa roubada, só dizer que o atraso de salário é gigantesco e vai ser resolvido são meras palavras, o certo é que não tem de onde tirar o dinheiro e sem grana não levanta o transferban – em vigor desde 18 de julho – para registrar os reforços e aqueles que renovaram como Élvis e Diogo Silva. O tempo está passando, faltam 11 dias pro paulistinha começar….

  • dezembro 29, 2025
    Luis da farmácia

    O pior de tudo é ver a CARONA de sem vergonha do Eberlim nos jornais, na TV. Ele é um grande cara de pau! Nunca deu certo na vida, explorou a Ponte desde o 1o minuto, e não larga o osso. Agora achou uma “muleta” – mas essa muleta deu um chá de sumiço no meio da tempestade. Que fase………

  • dezembro 29, 2025
    Antonio Carlos

    Impeachment da diretoria inteira JÁ!

  • dezembro 29, 2025
    Antonio Carlos

    Ari – alguém assistiu a entrevista do Eberlim a Band? Calamitosa! Coisas de guerra fria – o Cafageste tentou intimidar o Tigrao e todos os participantes, estava colérico, parecia um ébrio falando para seus asseclas. Até quando a imprensa vai dar voz a esse tipo de gentalha? Ele só mentiu!! O conselho tem que fazer alguma coisa urgente! Eh vergonhoso! Chamem a polícia! E o dr Torrano está em “ transito “ como sempre.

  • dezembro 28, 2025
    Eric AAPP

    A diretoria da Ponte alega que há dinheiro, mas está bloqueado. Ora, se houve bloqueio, seria para pagar alguém (Carnielli? Impostos? Jogadores que entraram na justiça? etc). Cadê a explicação? Torrano, vc veio pra que??

    • dezembro 31, 2025
      Jose Ricardo

      Uma daquelas 28 ações que bloquearam as verbas foi do ex-treinador Hélio dos Anjos. A Ponte devia R$ 900 mil, não pagou, o advogado dele entrou na Justiça e foi feito um acordo judicial, cujo montante subiu para R$ 1,2 milhão no qual a Ponte se comprometeu que seria pago em parcelas, porém a Ponte não honrou o acordo, aí veio a ordem judicial para o bloqueio.

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Vamos fazer um Monumento tipo o “Das Bandeiras” no pátio do Majestoso, onde faremos de corpo inteiro, os Coveiros da Ponte. Todos amontoados e presos em correntes, todos com pás e enxadas nas mãos, alguns com sacos de cal virgem pra jogar em cima. Já fizemos muito enterros do bugre lá, agora farão o nosso. Na próxima vou elencar os nomes dos tais Coveiros, são muitos, dará um belo Monumento…

  • dezembro 28, 2025
    ANTONIO CARLOS

    Ele está levantando “bolas” para serem cortadas ou se fazerem gols, mas fica-se sempre na superficialidade, na fotografia do momento, que nem sempre explica ou esclarece.

    Não é caçar as bruxas, simplesmente entender como um grupo com um poder econômico e empresarial enorme, aporta tantos milhões numa associação, sem organizá-la para andar com as próprias pernas, saindo no ano de 2008, onde há muito já se havia deixado a crise principal financeira do século XX, de uma dívida de 8 milhões de reais para mais de 300 milhões, sem um mísero título, uma mísera conquista, e ainda depauperando toda a estrutura física da associação?

    Veja, que neste sentido, foi do Eberlim o mérito de interromper este ciclo. Só que nenhum repórter investigativo da imprensa de Campinas vai atrás da origem desses bloqueios estrangulantes. Por qual motivo? É isso que ele disse na entrevista, é a parte principal.

    O grupo da oposição que foi quem contraiu as dívidas, deveria sim retirar os bloqueios. A Ponte está acima. A imprensa campineira deveria ir atrás desse grupo e levantar essas questões, o que nunca fez, inclusive instando-os a retirar esses bloqueios. Com isso, dialogar com a situação e resolver este imbroglio sem prejudicar o clube.

    Isso não isenta o Eberlim dos seus erros, ele tem de prestar contas da sua gestão, inclusive o desempenho do futebol dentro de campo.

    Ao grupo da oposição, cabe neste momento lutar dentro do Conselho para alargar a base de votantes, fiscalizar as contas e o desempenho do clube dentro de campo, para se for o caso quando retomar o poder pela porta da frente, faça diferente e prepare o sucesso efetivo da Macaca.

  • dezembro 28, 2025
    Luiz Otto Heimpel

    O perigo maior está na CBF/FIFA tomarem providências que iriam desde perda de pontos , rebaixamento até suspensão de atividade. Isso mais multa pecuniária. Essa administração está brincando com a desgraça.

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Eberlin, vamos brincar pega-pega, esconde-esconde, soldado/ladrão, mamãe da rua, pular sela, queimada e até de peteca e bambolê, porque futebol? Eu acho que não vai dar!…

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Achava que era em “palpos-de-aranha”, mas ficou bom, a aranha já até engoliu a presa, já está no papo. Por sinal o papo eu sei de que aranha está…

  • dezembro 28, 2025
    Antonio Carlos

    Será que a intenção do Eberlim não é quebrar a Ponte Preta e fazer negociatas com uma SAF?? Perigosíssimo! Bando de ratos dentro da nossa querida Ponte Preta.

  • dezembro 28, 2025
    Barba

    Ari – mais 2 ações na justiça! E se não pagarem o restante – janeiro termos maus 20-30 novas ações! E a CBF não pode atuar e pedir um impeachment administrativo, já que o Conselho Deliberativo tem medo?!

  • dezembro 28, 2025
    Tony

    Eberlim é mesmo um ditador!! Que digam os funcionários da Ponte. Ele não sabe nada de gestão e trabalha com o medo. Imagina, demitir funcionários que falaram a verdadeira verdade? Mais alguns processos trabalhistas à vista – será que ele está determinado a fechar de vez o clube ? Ou tudo isso é preparação para uma SAF onde ele fica rico 🧐

  • dezembro 28, 2025
    ZanelliJr

    Acho que a situação da Ponte es´ta muito crítica e não percebo na nossa imprensa esportiva regional uma aproximação e detalahamento do que realmente está acontecendo .

    Não pode estar havendo m certo corporativismo (Clubismo) ?????

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Esse bugrino vai enterrar de vez a Ponte, em rede nacional

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Enquanto isso o inerte TORRANO sendo torrado!

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Não ficou na bronca com ele mesmo, pois deveria!

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Eberlin pensa que engana. Quem assinaria um contrato se nem recebeu o que deveria receber. Por enquanto estamos sem time, o Sub17 a postos, com alguns Sub 15 enxertados no meio. “E vamos nóooos!” diria os Impossíveis, indo para o Paulistão

  • dezembro 28, 2025
    Carlos Agostinis

    O Ari , não seja juvenil , esses caras aí estão tapando o sol com peneira , já já eles falam da nova arena , de resoluções pontuais , que o dinheiro vai entrar , desbloquear as contas , mas que contas ? Ne tem dinheiro bloqueado ….se tivesse já tinha ido prós credores ….principalmente o Helio dos anjos ….faliu , quebrou , tá insolvente , depositaram um mês de salários aos jogadores que tem de reapresentar , mas e o resto deles, funcionários , amigão, os caras estão em papos de aranha …

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR