MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Eberlin fica na bronca com o repórter Rossafa, que ‘fura’ a concorrência

  • 27/12/2025

Na antevéspera de Natal, o agora vice-presidente da Ponte Preta, Marco Eberlin, em entrevista à Rádio Bandeirantes-Campinas, ‘desceu o reio’ no repórter Lucas Rossafa, da Rádio Jovem Pan News-Campinas.

Inclusive Eberlin foi irônico ao citar que não sabia se o profissional trabalha em algum veículo de comunicação da cidade.

Cabe esclarecer que não sou corporativista da categoria jornalística, e incontáveis vezes contestei algum tipo de comportamento.

Rossafa ‘deita e rola’ em cima dessa ‘reportaiada’ que espera a informação cair no colo, enquanto ele se municia de fontes para esclarecer os seus ouvintes.

Se a bronca principal de Eberlin, que não procedia a informação dada sobre o treinador Marcelo Fernandes não ter assinado o contrato à próxima temporada, parece que o assunto ficou esclarecido quando o profissional teria feito acordo verbal.

Então, isso seria assunto devidamente esclarecido e nem precisava de tanto barulho.

SEMEIA ÓDIO

Daí a citar que o repórter semeia ódio, que as informações dele são dilaceradoras e a diretoria precisa apagar o ‘incêndio’, convenhamos que pode ser exagero.

Muitas vezes interesses de cartolas conflitam com o trabalho de quem faz reportagem, e se municia de boas fontes de informações.

PLANTAR INFORMAÇÕES

A confissão de Eberlin que ‘plantou informações’, com a finalidade de descobrir quem teria feito o repasse ao repórter, é preocupante.

Ele afirmou ter descoberto os funcionários que assim procederam, que teriam traído a confiança da diretoria, obrigando-o a demiti-los.

Nas três últimas décadas do século passado, quando atuei como repórter, muitas vezes tive dificuldade no relacionamento com cartolas, principalmente quando ‘furava’ a concorrência, ou transmitia informações reais, mas de desagrado do comando.

Eu vivi situação com alguma semelhança em 1980, quando o Diário do Povo – jornal que eu trabalhava – furou a concorrência com o título enfático que ‘Cláudio Garcia é o novo treinador do Guarani e se apresenta hoje’.

Que ‘brigaiada’ do vice-presidente Zezo dos Santos e os saudosos Sidney Pavan (homem do futebol) e o então presidente Antonio Tavares Junior.

Todos saíram a procura do funcionário ‘dedo duro’, mas desconheciam que o ‘cabra aqui’ esperou toda reportaiada se mandar do Estádio Brinco de Ouro para subir ao primeiro andar do ‘queijo’, colocar as ‘oreias’ na porta fechada, e escutar o nome de Cláudio Garcia.

E aí, como eu trabalhar o resto da informação?

Quem contava com amigo jornalista de referência, como o saudoso Brasil de Oliveira, sempre estava perto de informações privilegiadas.

“Ari, me dê dez minutos para checar essa informação”, foi a resposta dele, ao meu telefonema.

E ao acionar as fontes confiáveis, ele cravou: ”Pode publicar sem medo. O treinador está contratado e vai se apresentar no dia seguinte”.

Dito e feito, para desespero do nosso principal concorrente – o jornal Correio Popular .

Os cartolas tentaram descobrir qual deles, trancados naquela sala, teria traído a confiança, com repasse da informação.

Como o clima ficou pesado, aqueles cartolas trataram de fazer compensação, com repasse da informação exclusiva da contratação do meia Banana ao Correio Popular.

Bons tempos em que o repórter circulava livremente nos estádios de Campinas e não ficavam na dependência dos dispensáveis assessores de imprensa.

Mais postagens

Destino coloca o empresário Nenê Zini como adversário do Guarani

Se o Sub-20 do Guarani aproveitasse as chances reais de gols criadas diante do fraco Assisense, em vez da goleada por 3 a 0, o

Saiba mais

Dos jogadores que deixaram a Ponte Preta, uma certeza: zagueiro Wanderson vai fazer falta

Pergunta do pontepretano: qual o peso das perdas dos jogadores que se desligaram do clube, no final do ano passado? Provavelmente aquele que mais fará

Saiba mais

Muita correria e pouco futebol na derrota do Guarani pela Copinha

Sei que o bugrino quer um comentário sobre a molecada da base nesta estreia com derrota para o Athletic (MG) por 1 a 0, na

Saiba mais

Os 97 anos de idade não impedem Dorival Geraldo dos Santos de fazer caminhadas

No segundo dia de 2026 fiz questão de ligar para o amigo Dorival Geraldo dos Santos, uma história dentro do Guarani. E por que liguei?

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • dezembro 31, 2025
    Jose Ricardo

    A realidade que o Eberlin vive não é a mesma que os outros enxergam, ele vive no mundo de Nárnia. O presidente Torrano já se tocou que entrou numa roubada, só dizer que o atraso de salário é gigantesco e vai ser resolvido são meras palavras, o certo é que não tem de onde tirar o dinheiro e sem grana não levanta o transferban – em vigor desde 18 de julho – para registrar os reforços e aqueles que renovaram como Élvis e Diogo Silva. O tempo está passando, faltam 11 dias pro paulistinha começar….

  • dezembro 29, 2025
    Luis da farmácia

    O pior de tudo é ver a CARONA de sem vergonha do Eberlim nos jornais, na TV. Ele é um grande cara de pau! Nunca deu certo na vida, explorou a Ponte desde o 1o minuto, e não larga o osso. Agora achou uma “muleta” – mas essa muleta deu um chá de sumiço no meio da tempestade. Que fase………

  • dezembro 29, 2025
    Antonio Carlos

    Impeachment da diretoria inteira JÁ!

  • dezembro 29, 2025
    Antonio Carlos

    Ari – alguém assistiu a entrevista do Eberlim a Band? Calamitosa! Coisas de guerra fria – o Cafageste tentou intimidar o Tigrao e todos os participantes, estava colérico, parecia um ébrio falando para seus asseclas. Até quando a imprensa vai dar voz a esse tipo de gentalha? Ele só mentiu!! O conselho tem que fazer alguma coisa urgente! Eh vergonhoso! Chamem a polícia! E o dr Torrano está em “ transito “ como sempre.

  • dezembro 28, 2025
    Eric AAPP

    A diretoria da Ponte alega que há dinheiro, mas está bloqueado. Ora, se houve bloqueio, seria para pagar alguém (Carnielli? Impostos? Jogadores que entraram na justiça? etc). Cadê a explicação? Torrano, vc veio pra que??

    • dezembro 31, 2025
      Jose Ricardo

      Uma daquelas 28 ações que bloquearam as verbas foi do ex-treinador Hélio dos Anjos. A Ponte devia R$ 900 mil, não pagou, o advogado dele entrou na Justiça e foi feito um acordo judicial, cujo montante subiu para R$ 1,2 milhão no qual a Ponte se comprometeu que seria pago em parcelas, porém a Ponte não honrou o acordo, aí veio a ordem judicial para o bloqueio.

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Vamos fazer um Monumento tipo o “Das Bandeiras” no pátio do Majestoso, onde faremos de corpo inteiro, os Coveiros da Ponte. Todos amontoados e presos em correntes, todos com pás e enxadas nas mãos, alguns com sacos de cal virgem pra jogar em cima. Já fizemos muito enterros do bugre lá, agora farão o nosso. Na próxima vou elencar os nomes dos tais Coveiros, são muitos, dará um belo Monumento…

  • dezembro 28, 2025
    ANTONIO CARLOS

    Ele está levantando “bolas” para serem cortadas ou se fazerem gols, mas fica-se sempre na superficialidade, na fotografia do momento, que nem sempre explica ou esclarece.

    Não é caçar as bruxas, simplesmente entender como um grupo com um poder econômico e empresarial enorme, aporta tantos milhões numa associação, sem organizá-la para andar com as próprias pernas, saindo no ano de 2008, onde há muito já se havia deixado a crise principal financeira do século XX, de uma dívida de 8 milhões de reais para mais de 300 milhões, sem um mísero título, uma mísera conquista, e ainda depauperando toda a estrutura física da associação?

    Veja, que neste sentido, foi do Eberlim o mérito de interromper este ciclo. Só que nenhum repórter investigativo da imprensa de Campinas vai atrás da origem desses bloqueios estrangulantes. Por qual motivo? É isso que ele disse na entrevista, é a parte principal.

    O grupo da oposição que foi quem contraiu as dívidas, deveria sim retirar os bloqueios. A Ponte está acima. A imprensa campineira deveria ir atrás desse grupo e levantar essas questões, o que nunca fez, inclusive instando-os a retirar esses bloqueios. Com isso, dialogar com a situação e resolver este imbroglio sem prejudicar o clube.

    Isso não isenta o Eberlim dos seus erros, ele tem de prestar contas da sua gestão, inclusive o desempenho do futebol dentro de campo.

    Ao grupo da oposição, cabe neste momento lutar dentro do Conselho para alargar a base de votantes, fiscalizar as contas e o desempenho do clube dentro de campo, para se for o caso quando retomar o poder pela porta da frente, faça diferente e prepare o sucesso efetivo da Macaca.

  • dezembro 28, 2025
    Luiz Otto Heimpel

    O perigo maior está na CBF/FIFA tomarem providências que iriam desde perda de pontos , rebaixamento até suspensão de atividade. Isso mais multa pecuniária. Essa administração está brincando com a desgraça.

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Eberlin, vamos brincar pega-pega, esconde-esconde, soldado/ladrão, mamãe da rua, pular sela, queimada e até de peteca e bambolê, porque futebol? Eu acho que não vai dar!…

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Achava que era em “palpos-de-aranha”, mas ficou bom, a aranha já até engoliu a presa, já está no papo. Por sinal o papo eu sei de que aranha está…

  • dezembro 28, 2025
    Antonio Carlos

    Será que a intenção do Eberlim não é quebrar a Ponte Preta e fazer negociatas com uma SAF?? Perigosíssimo! Bando de ratos dentro da nossa querida Ponte Preta.

  • dezembro 28, 2025
    Barba

    Ari – mais 2 ações na justiça! E se não pagarem o restante – janeiro termos maus 20-30 novas ações! E a CBF não pode atuar e pedir um impeachment administrativo, já que o Conselho Deliberativo tem medo?!

  • dezembro 28, 2025
    Tony

    Eberlim é mesmo um ditador!! Que digam os funcionários da Ponte. Ele não sabe nada de gestão e trabalha com o medo. Imagina, demitir funcionários que falaram a verdadeira verdade? Mais alguns processos trabalhistas à vista – será que ele está determinado a fechar de vez o clube ? Ou tudo isso é preparação para uma SAF onde ele fica rico 🧐

  • dezembro 28, 2025
    ZanelliJr

    Acho que a situação da Ponte es´ta muito crítica e não percebo na nossa imprensa esportiva regional uma aproximação e detalahamento do que realmente está acontecendo .

    Não pode estar havendo m certo corporativismo (Clubismo) ?????

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Esse bugrino vai enterrar de vez a Ponte, em rede nacional

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Enquanto isso o inerte TORRANO sendo torrado!

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Não ficou na bronca com ele mesmo, pois deveria!

  • dezembro 28, 2025
    João da Teixeira

    Eberlin pensa que engana. Quem assinaria um contrato se nem recebeu o que deveria receber. Por enquanto estamos sem time, o Sub17 a postos, com alguns Sub 15 enxertados no meio. “E vamos nóooos!” diria os Impossíveis, indo para o Paulistão

  • dezembro 28, 2025
    Carlos Agostinis

    O Ari , não seja juvenil , esses caras aí estão tapando o sol com peneira , já já eles falam da nova arena , de resoluções pontuais , que o dinheiro vai entrar , desbloquear as contas , mas que contas ? Ne tem dinheiro bloqueado ….se tivesse já tinha ido prós credores ….principalmente o Helio dos anjos ….faliu , quebrou , tá insolvente , depositaram um mês de salários aos jogadores que tem de reapresentar , mas e o resto deles, funcionários , amigão, os caras estão em papos de aranha …

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR