MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Jornalistas negros são reconhecidos pela Associação dos Servidores Públicos de Campinas

  • 20/11/2025

Esta representativa data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, precisa necessariamente ser colocada em duas etapas.

Décadas passadas, de fato prevalecia – e acintosamente – o preconceito racial, com espaço encurtado ao negro, ocasião que uma minoria furava a bolha para desempenho em funções relevantes na sociedade.

Com o advento da data e elaboração de leis mais duras contra a prática do racismo, foi-se o tempo do negro continuar fazendo-se de ‘coitadinho’ e ficar só lamentando o encurtamento dos espaços para ele.

Por que o assunto?

MARCO CLEMENTE

Como homenageado pela diretoria da Associação dos Servidores Públicos de Campinas, por ter sido um dos primeiros negros a militar no jornalismo de Campinas, minha gratidão ao presidente da instituição Marco Clemente.

Na ocasião, lembrei que o rádio esportivo de Campinas já foi representado por negros entre as décadas de 60 a 80 do século passado, na Rádio Educadora-Campinas, hoje Bandeirantes.

Entre eles estavam Jaércio Barbosa, Jota Silva e o saudoso José Célio de Andrade.

Naquele mesmo prefixo atuei com o então repórter policial Ari Costa.

DIÁRIO DO POVO

Se não fui o primeiro, estou entre os primeiros negros com ingresso na mídia impressa de Campinas, no finado jornal Diário do Povo, na década de 70.

Ora, se em período de estreitamento ao negro em setores como comunicação, jurídico e empresarial foi possível furar a bolha, hoje a acessibilidade é bem maior.

Convenhamos que houve mudança de rumo quando se vê artistas negros como protagonistas em novelas, contrastando com tempos em que eram escalados como meros figurantes.

Apesar da validade desta reflexão, a perseverança do negro para reivindicar aquilo que lhe é de direito deve persistir. E que isso não seja lembrado apenas no dia 20 de novembro.

Mais postagens

Neymar ainda será capaz de recuperar o seu futebol?

As vezes fico perguntando o que passa na cabeça do atacante Neymar ao não conseguir aquelas arrancadas com a bola, que o tornaram imarcável. Faça

Saiba mais

Palmeiras tropeça; Flamengo vence e reassume a liderança com goleada

Era uma noite de sábado com a cara do Flamengo, para reassumir a liderança do Brasileirão, com 71 pontos. Mesmo com desfalques, prevaleceu o seu

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • novembro 22, 2025
    Mabilia

    Único lugar do mundo que não tem racismo é no majestoso…Moisés Lucarelli recebe todas as nações do mundo!
    A Macaca mais querida do Brasil!!! 🙈🙉🙊

  • novembro 22, 2025
    Mabilia

    Por que negro rico bem sucedido casa com branca?
    A ascensão social
    de homens negros pode levar a um número menor de parceiras disponíveis dentro de sua própria comunidade devido a fatores como a desigualdade educacional e de renda.

  • novembro 21, 2025
    João da Teixeira

    O Brasil vai cambaleante pra semifinal da Copa do Mundo sub17 no Catar. Ganhou do Marrocos nos acréscimos 2×1 e foi pra semifinal contra Portugal, que ganhou de 2×0 da Suiçana outra semifinal jogam Itália x Áustria.

  • novembro 21, 2025
    Ric

    Balela – preconceito ocorre de todos os lados; fora que o Brasil é, e sempre foi, o país mais miscigenado do mundo. O preconceito aqui sempre foi contra pobre, nunca contra negro, amarelo ou vermelho.

    • novembro 21, 2025
      João da Teixeira

      “O preconceito aqui sempre foi contra pobre, nunca contra negro, amarelo ou vermelho.”, assino embaixo, vou mais longe, a raça negra é tbem preconceituosa…

  • novembro 21, 2025
    João da Teixeira

    Os que furaram a bolha, em uma época de grande preconceito racial, tinham seus méritos pela capacidade profissional demonstrada. Acredito que essa evolução profissional dos negros qto a capacidade evolutiva, poderia ter aumentado, aproveitando essa abertura atual do politicamente correto. Mas houve um regresso, qdo criaram as tais cotas raciais para a educação, principalmente nas vagas para as Universidades, e que evoluiu para tendências em outras áreas, como nos concursos para serviços públicos. Com isso perderam a referência da capacidade e do mérito dos indivíduos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR