Era uma noite de sábado com a cara do Flamengo, para reassumir a liderança do Brasileirão, com 71 pontos.
Mesmo com desfalques, prevaleceu o seu favoritismo no jogo contra o Sport, em Recife, quando aplicou goleada por 5 a 1.
Depois, no complemento da noite, já se sabia que o desfalcadíssimo Palmeiras enfrentaria dificuldades diante do Santos, no Estádio da Vila Belmiro, e foi exatamente isso que ocorreu, ao ser derrotado pelo mandante por 1 a 0, permanecendo com 68 pontos.
Enquanto o Flamengo já terá desafio no Fla-Flu da próxima quarta-feira, o jogo do Palmeiras contra o Atlético Mineiro só será realizado no dia seis de dezembro, em Belo Horizonte.
SPORT MARCA PRIMEIRO
Apesar dos desfalques, convenhamos que o Flamengo era favorito para enfrentar o Sport.
E precisava criar pavor em seus torcedores, ao sofrer o gol de Pablo, do Sport, aos 15 minutos?
Pior é que a sua defensiva ‘batia cabeça’, principalmente o lateral-direito Emerson Royal, vaiado pelos torcedores quando pegava na bola.
DUAS EXPULSÕES
A incerteza do Flamengo começou a ser desfeita a partir dos 36 minutos, quando imprudentemente o lateral-direito Matheus Alexandre, do Sport, cometeu falta que provocou o segundo cartão amarelo, e em consequência o vermelho.
Cinco minutos depois, o belo gol de Luiz Araújo, de fora da área, abriu o caminho para a virada do Flamengo.
E a situação arruinou totalmente para o Sport com a expulsão de Ramon, aos 45 minutos.
GOLEADA
Como se previa, dois homens a menos obrigaram o Sport apenas a se defender no segundo tempo, e o jogo se transformou em ataque dos cariocas contra a defesa pernambucana.
Reflexo disso foi goleada.
O gol de desempate foi originado na primeira vez que o atacante Cebolinha pegou na bola, após ter entrado pouco antes.
Ele finalizou rasteiro, a bola chocou-se no poste esquerdo, com complemento do atacante Juninho, aos 16 minutos.
Nem um minuto havia se passado quando, em erro de saída de bola do Sport, Bruno Henrique aproveitou.
O quarto gol, aos 26 minutos, foi de Ayrton Lucas, em bola ainda desviada em um defensor do Sport.
E para completar a noite, o garoto da base Douglas aproveitou cruzamento rasteiro de Cebolinha para marcar o quinto gol, aos 35 minutos.
PALMEIRAS DERROTADO
O Santos foi melhor durante o primeiro tempo e chegou a criar chance real de gol, porém desperdiçada pelo atacante Barreal, que não soube dar ‘cavadinha’ na bola, e a chutou em cima do goleiro Carlos Miguel.
Naquele período, a postura do Palmeiras foi se defender e tentar explorar contra-ataques de forma infrutífera.
No segundo tempo, com as entradas dos atacantes Flaco Lopez e Luighi, o Palmeiras rondou mais vezes a área adversária e houve queda de rendimento do Santos.
Apesar disso, quando o jogo se arrastava para o empate, Benjamín Rolleheiser marcou o gol da vitória santista aos 46 minutos do segundo tempo.
TUDO INDEFINIDO
As rodadas complementares do Brasileirão serão cheias de emoções, nesta briga pelo título
Se tecnicamente o Flamengo dispõe do elenco mais qualificado do futebol brasileiro, convenhamos que a dinâmica implementada pelo treinador Abel Ferreira, no Palmeiras, é admirável.
Quer pela ocupação de espaço, quer através da velocidade colocada em prática, a equipe ronda a área adversária incontáveis vezes.
São estilos de jogo distintos dessas duas equipes. Enquanto o Flamengo tempera reflexo rápido dos jogadores para a definição do melhor passe ou drible, no Palmeiras prevalece a postura tática.
Se tropeços inesperados dos flamenguistas, com derrota para o Ceará e empate diante do São Paulo implicaram em avanço do Palmeiras à liderança, nesta gangorra do futebol
as coisas se inverteram e clarearam para o Flamengo neste sábado.