MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Será que vai ocorrer ‘virada de mesa’ na Série C, com aumento para 28 clubes?

  • 01/10/2025

Começo de noite desta terça-feira vem a interrogação: escrever o quê, numa semana longa de assuntos repetitivos?

Aí especula-se se a Ponte Preta vai poupar jogadores contra o Brusque – principalmente os pendurados Diogo Silva e Élvis -, e quem o treinador Matheus Costa, do Guarani, vai definir como substituto do suspenso Bruno Santos.

Não, não vou ser repetitivo, pensei.

Mas o que escrever?

Bendito You Tube!

Ao acessá-lo para para verificar se novos ministros do Supremo Tribunal Federal haviam sido punidos com a lei magnitsky – e nada de novo – de repente a surpresa.

Abri o canal do jornalista/radialista pernambucano Roberto Nascimento, que traz informações bombásticas, se forem devidamente confirmadas nesta quarta-feira.

FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA

Em conversa com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, ele disse ter recebido a informação sobre a ‘virada de mesa’ na Série C do Brasileiro em 2026.

Alô Guarani: preste atenção naquilo que eventualmente estaria por vir, pra cair fora, depressinha, desta Série C.

Nascimento disse ter ouvido de Carvalho que o presidente da CBF, Samir Xand, vai aumentar de 20 para 28 o número de participantes desta competição no ano que vem.

Como?

Com a desculpa que ABC, CSA, Tombense e Retrô estão com boa incidência no ranking da CBF, deixariam de ser rebaixados à Série D.

Assim, se juntariam a Santa Cruz, Barra, Inter de Limeira e Maranhão, que garantiram acesso à Série C.

E para completar os 28 integrantes, a dona a CBF ainda selecionaria mais quatro vagas complementares para clubes no ranking da entidade.

PAULISTÃO

Causou estranheza a fala que o jornalista repassou do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, de que a CBF vai reduzir ainda mais as datas totais para campeonatos estaduais.

Na citação, o Paulistão passaria a ter apenas 11 vagas a partir do ano que vem, uma possibilidade improvável.

Ora, pelo modelo vigente 16 clubes são divididos em quatro grupos, totalizando 12 jogos na primeira fase.

Posteriormente, tanto as quartas-de-finais e semifinais são realizadas em rodadas únicas.

A competição é completada em dois jogos na finalíssima.

Então, senhores, como reduzir de 16 para 11 datas o Paulistão?

Mais postagens

Portões pichados no Estádio Brinco de Ouro refletem a revolta da torcida com dirigentes

Portões do Estádio Brinco de Ouro foram pichados, provavelmente por bugrinos de organizadas, nesta terça-feira. Esta é a mais clara expressão de revolta com essa

Saiba mais

Luiz Felipe, surpresa agradável como volante da Ponte Preta

Apesar dos ‘pecados’ em escalações e esquemas táticos traçados por Alberto Valentim, na passagem pela Ponte Preta, tem-se que reconhecer os méritos dele de ter

Saiba mais

Guarani apático? Não, aprenda como um treinador adversário ‘engessa’ a sua equipe

O futebol é tão enigmático que leva o fanático torcedor – e por vezes até analistas – à falta de discernimento concreto dos fatos. As

Saiba mais

Ponte Preta despacha o Guarani e vai à finalíssima da Série C

Festança nos Estádios Moisés Lucarelli e dos Aflitos, com vitórias da Ponte Preta e Náutico diante do Guarani e Brusque, respectivamente, que encerram o quadrangular

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • outubro 1, 2025
    Léo/PR

    Ari sebre o futebol olhando lá no início da série C já estaria de bom tamanho chegar onde chegamos, agora se vc estiver acompanhando os jogos se percebe que nosso time tem que subir pelo nível dos times, são muito jogos ruins nosso time não é dos piores, sábado e vencer ou morrer, e partir pra cima e garantir logo essa vaga, cada ano vai ser pior pra voltar a série b.

  • outubro 1, 2025
    Léo/ Pr

    Quando vejo os comentários que envolve nosso governo principalmente o papai Lula, é melhor ir se acostumando com a ideia de pelo menos mais quatro anos nas mãos deles, é só olhar as pesquisas a aceitação está lá em cima, dessa vez não vai precisar de cambalacho pro Lula ganhar eleição, aceita que dói menos viu João da Teixeira, como vc e um cara bem informado vc já deve estar consciente do que vai acontecer ano que vem.

    • outubro 2, 2025
      João da Teixeira

      Enquanto houver bambú, estou fazendo flecha, não desisto nunca, 7 bilhões de déficit público, nem bolsa resiste, nem lanche de mortadela dará pra fazer, e como os incultos e ignorantes só correm atrás da esquerda se houver comida, duvido que apoiarão a arapuca do botijão de gás feita pela esquerda corrupta sem ter o que fazer pra comer…

  • outubro 1, 2025
    Carlos Agostinis

    Série C deveria ser 20 clubes e pontos corridos , seria justo e muito melhor financeiramente ….tem muita tv querendo transmitir esses jogos ….ajudaria muito os clubes , e jogadores aceitariam melhor jogar a divisão pela visibilidade que daria ….mas….,..

  • outubro 1, 2025
    Karl Heinz Rundstedt

    Acho que você precisa se informar melhor, o governador de Pernambuco é na verdade, uma governadora que é do PSD e era do PSDB. Partido do centrão que está junto a extrema direita e que votaram a favor da PEC da bandidagem. Extrema direita e centrão na maioria e até alguns da esquerda (12), votaram a favor da blindagem da criminalidade do Pecece no congresso. Procure se informar melhor da próxima vez…

    • outubro 1, 2025
      Ariovaldo Izaq

      PARCEIRO, UMA LUPA VAI BEM. UMA COISA É FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL, OUTRA COISA É GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. SÃO COISAS DIFERENTES, RAPAZ. DESTA VEZ VOCÊ ESTÁ DESCULPADO. O ASSUNTO É FUTEBOL E NÃO POLÍTICA

  • outubro 1, 2025
    João da Teixeira

    https://www.folhape.com.br/esportes/com-28-clubes-a-partir-de-2028-serie-c-tera-mudancas-entenda/441563/
    Então Ari, se confirmou a s mudanças, só caíram o Tombense e o Retrô, o ABC e o CSA, foram “anistiados”. Uma vergonha a mudança em meio ao campeonato. Eu, se fosse Tombense e Retrô, brigaria pra ficar tbem. CBF lixo.

  • outubro 1, 2025
    Herald

    Na verdade, caro Ari, já que não dá pra aumentar o ano pra 14 ou 15 meses, o calendário anual do futebol tem que passar pela redução de jogos nos estaduais, redução para 18 clubes na Série A, acabar com a Pré-Libertadores, ter Eliminatórias para a Copa em 2 grupos de 5 países etc. Quanto à redução de datas do Paulistão, é simples. Mesmo mantendo os 16 clubes, pode-se reduzir, com o sorteio apenas para elaboração da tabela tendo 4 potes de 4 clubes cada. Cada grupo teria um clube de cada pote. Para exemplificar, o pote 1 teria Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos. Os outros clubes seriam distribuidos pelos outros 3 potes, de acordo com pontuação anterior ou ranking. Depois de sorteados, os times do grupo A jogam em casa contra os do Grupo D e fora contra os do Grupo B. Os do Grupo C jogam em casa contra o Grupo B e fora contra o Grupo D. São 8 rodadas. Classificam-se os 8 clubes com maior pontuação, sem considerar grupo. Quartas, semi e final em 3 jogos, com mandos dos clubes com melhores campanhas.

  • outubro 1, 2025
    Mabilia

    Parabéns Teixeira, foi brilhante sua análise.
    Nós torcedores analisamos como funciona o país…ninguém aqui mente ou esta com prevaricação. Esse site com certeza não é de canhota!

  • outubro 1, 2025
    Jose Ricardo

    Outras especulações: 1) final da Copa do Brasil em jogo único, estádio neutro. Mais clubes incluídos na competição com novas fases iniciais de jogo único, clubes da Série A só entrariam na fase 16 avos, ou seja, com 32 clubes jogando no máximo 9 jogos se chegar a final; 2) diminuir de 16 para 11 datas reservadas para os estaduais. Se for assim, melhor transformar o paulistinha em disputa de sub-20; 3) ampliar a Série D de 64 para 96 clubes; 4) ampliar a Série C de 20 para 28 equipes; 5) ampliar Copa Verde e do Nordeste para 20 clubes em 4 chaves. Em 2026 teremos Copa do Mundo masculina e em 2027 Copa do Mundo feminina que será disputada no Brasil.

  • outubro 1, 2025
    Mabilia

    Com o estado de Pernambuco passando fome , um governador corrupto uma federação Pernambucana de tres times sabe mais que Federação Paulista? Bolsa família batendo recorde esses caras do nordeste são verdadeiros fanfarrões.

  • outubro 1, 2025
    João da Teixeira

    E a justiça come no mesmo cocho dos gobiernistas, então vamos ter mais uma falcatrua pra se ajustar as contas do gobierno, que não fecha de jeito nenhum. Quem quer bolsa família?

  • outubro 1, 2025
    João da Teixeira

    A CBF ao invés de pensar em algo pra melhorar a qualidade do nosso futebol, ela pensa em dinheiro, eleições é qualidade zero. Faz como o nosso gobierno, cada vez mais bolsa família, que iniciou com 6 milhoes em 2004 e hoje são mais de 50 milhoes. Um em cada dois brasileiros depende de algum auxílio do governo, isso é inclusão social ou pobreza social? Enquanto nos States, um em cada 2 investe na bolsa de valores, no Brasil cada vez mais a população entra em programas sociais do governo, que visa as eleições de 2026. Os programas sociais deveriam ser medidos por qto da população sai deles e não qto entra neles. É um caminho sem volta e o buraco, o rombo crescendo. Agora o gobierno canhoto entrou entrou na “justiça” contra o TCU, porque o mesmo não querem aceitar que as metas do gobierno sejam alteradas, mesmo sem acontecer nenhuma emergência para tanto. Esse é um país que vai “pra frente”, ou, ou, ou, ou, ou!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR