MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Bugrino torcendo pra Ponte? E teria pontepretano torcendo pro Náutico?

  • 23/09/2025

Em 1961, quando o saudoso compositor Lourival dos Santos produziu a música sertaneja raiz ‘A vaca já foi pro brejo’, jamais se poderia imaginar que se casaria perfeitamente ao momento vivido por parcela de torcedores rivais de Campinas.

Veja se parte de bugrinos e pontepretanos não ‘veste’ a carapuça em trechos da melodia que se transformou em sucesso nas vozes dos saudosos Tião Carreiro e Pardinho?

‘Mundo velho está perdido; já não endireita mais.

É o começo do fim; já estou vendo sinais.

Estamos no fim do respeito; mundo velho não tem jeito.

A vaca já foi pro brejo’.

Por que isso?

BUGRINO COM A PONTE

Quem diria que um dia o bugrino – mesmo no anonimato – fosse se satisfazer com uma vitória da Ponte Preta sobre o Náutico, caso do confronto entre ambos no próximo sábado?

Seria tudo para abrir o almejado caminho de retorno do Guarani à Série B, pois o time pernambucano ficaria em situação difícil, com apenas três pontos para os dois jogos complementares desta fase da Série C.

Nesta composição, bastaria o Guarani vencê-lo, quando o enfrentar em Campinas, na semana subsequente, e trazer três pontos de Brusque.

E O PONTEPRETANO?

Embora ainda falta um restinho de pontuação para a Ponte Preta consolidar o acesso à Série B, no fundo você vai encontrar um ou outro pontepretano que não lamentará um suposto tropeço de seu clube diante do Náutico.

Como assim?

Absurdo!

Pois é. Não nos esqueçamos do trecho da música com citação de ‘mundo velho está perdido; já não endireita mais’.

Claro que o pontepretano não dirá que excepcionalmente tolerará uma derrota no sábado, prevendo que o seu clube possa ser recuperado no confronto contra o Brusque, mas no fundo, no fundo, evidente que um ou outro assim esteja pensando.

E por que tudo isso?

Porque se o ‘Timbu’ estiver vivo na competição, terá chances de criar embaraço ao Guarani quando se enfrentarem na penúltima rodada desta etapa.

Pois é, durma com um ‘barulho’ inimaginável desse

O compositor Lourival dos Santos, que morreu em 1997, já nos alertava sobre o ‘começo do fim, pois ele já via sinais’.

Mais postagens

Só a grama sintética pode atrapalhar um pouco o Guarani contra o Brusque

O caminho está aberto para o Guarani trazer um resultado positivo de Brusque, na noite de sábado, pela quarta rodada desta segunda fase da Série

Saiba mais

Driblinhos provocativos do japonês Takahashi podem ser arriscados

Tem sido corriqueiro o treinador Matheus Costa, do Guarani, colocar em campo o atacante japonês Ryuta Takahashi, no último terço das partidas do clube. Como

Saiba mais

Zagueiro Saimon faz torcida da Ponte Preta esquecer Emerson

Tão logo o treinador Marcelo Fernandes assumiu a Ponte Preta, na vitória por 1 a 0 sobre o Itabaiana, o zagueiro Emerson comunicou a rescisão

Saiba mais

Vitória sobre o Brusque faz o Guarani depender apenas de si para o acesso

Clareou de vez para o Guarani atingir o objetivo de acesso à Série B do Brasileiro de 2026, após a esperada vitória sobre o Brusque

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • setembro 23, 2025
    João da Teixeira

    Só especulação os 2 times de Campinas. Outra coisa, será que Náutico é time de jogar fora de casa? Por enquanto só tem 3 pontos por jogar fora de casa. Agora tem Ponte e bugre, ambos fora de casa. Se o Brusque ganha do bugre, dá motivação pra encarar a Ponte é depois pegar um Náutico sem chance, quem sabe!

  • setembro 23, 2025
    TONY

    Ari, acho bom a NOVA diretoria da Ponte, a ser eleita em Novembro, começar a se mexer para manter esse time (11 titulares + 3-4 reservas) para 2026. Esse time ganha da maioria dos times da série B atual. E mais importante – NÃO DEIXAR EMPRESÁRIOS DE ” CARNIÇAS” RONDAREM O MAJESTOSO igual aconteceu em 2024.

  • setembro 23, 2025
    João da Teixeira

    Uma coisa é certa, o Brusque como bom time de origem saxã, não vai dar mole e abandonar o rinque ou jogar a toalha. O Náutico como tem chance, menos ainda de jogar a toalha. Todos tem chance, tem todo o 2° turno, mesmo a Ponte, com 9 ainda pode não classificar…

  • setembro 23, 2025
    Barba

    Em resumo – os times de Campinas são sim os 2 melhores da competição e as 2 tabelas mostram isso. Matemática pura. E os 2 sobem, com o derbi sendo o jogo da festa.

  • setembro 23, 2025
    Carlos Agostinis

    Ari, você podia arrumar um tema melhor pra nós , este é pura balela ….por exemplo como você acha que o Guarani vai jogar contra o Brusque , ou como irá jogar a ponte contra o náutico…e sabido que tanto Brusque como Náutico irão partir pra cima , e daí ? Saí pra matar , ou espera ….

    • setembro 23, 2025
      Ariovaldo Izaq

      O tema que abordei está claramente de acordo com a rivalidade do futebol campineiro. Conheço essa rivalidade há
      mais de 70 anos

  • setembro 23, 2025
    Jose Ricardo

    Ari é muito boa essa rivalidade saudável, agora a coisa está encaminhada para os dois times conquistarem o acesso, mas o torcedor da Ponte torceu muito pro Náutico vencer o Guarani e envergonhadamente o torcedor bugrino torceu sim pra Ponte vencer o Náutico. Mas infelizmente eu vejo que levará décadas para que essa rivalidade saudável chegue ao nível em que possamos ter novamente torcida dos dois times nos dérbis, Infelizmente vencer o dérbi é a única alegria dos dos torcedores dos times de Campinas, comemoram acesso é bom, mas é diferente. Uma pena que dificilmente chegaremos ao nível do futebol inglês, ninguém quer colocar as mãos nas feridas. Quando eu vejo o que são os estádios ingleses hoje e o que eram há 30 anos atrás com muita selvageria nas arquibancadas e nas cidades, digo que é possível sim termos uma convivência civilizada de pessoas que torcem para times diferentes. Hoje banco de reservas dos dois times são descobertos, jogadores sentam uma fileira acima da torcida e não há hostilidade alguma, campos sem alambrados e quando tem torcida adversária há uma fileira de guardas e cordas os separando, nada mais. Mais impressionante ainda é o que acontece nos EUA, na NBA a torcida fica sentada colada com o banco adversário, sem hostilidades, na NFL torcedores dos dois times sentam lado a lado, enquanto um vibra com sua equipe o outro fica quieto, entram junto no estádio e saem juntos dos estádios, muitas vezes quando o time marca um touchdown, o gol deles, o jogador corre e pula na arquibancada junto a torcida, quem é do time vibra com o jogador, quem não é fica com braços cruzados e tudo ok.

  • setembro 23, 2025
    Barba

    Esqueça Ari, nenhum dos 2 torce pelo outro. Essa sempre foi a marca da rivalidade! E os 2 sobem, com mais 2 derbis em 26.

  • setembro 23, 2025
    Léo/PR

    Ari claro que jogadores sabe que a Ponte ainda não está classificada, se perder do Náutico pode entrar no rolo novamente pela classificação que está próximo, mais o Náutico não está morto abra o olho Guarani e Ponte. Ari o presidente do Náutico está desesperado dando tiro pra todos lado, alegando que a arbitragem tá favorecendo Guarani e Ponte nesse quadrangular, primeiro reclama de pênalti não marcado contra Ponte, aí o pênalti a favor pra Ponte contra Brusque, por último dizendo que o pênalti para o Guarani contra o Brusque foi no mínimo duvidoso, aí não né nenhum jogador do Brusque reclamou tão claro foi o pênalti.

  • setembro 23, 2025
    Carlos Agostinis

    Para com isso Ari, aqui ninguém torce pra nada , a não ser opara o próprio time chegar lá….cada um tem de fazer a sua parte …se a ponte perde pro náutico , imagina só se o Brusque ganha do bugre , a ponte vai jogar lá com o Brusque cico na competição …então meu amigo esqueça essa de torcida contra , casa uma na sua …

  • setembro 23, 2025
    Ric

    Falou besteira, Ari – NENHUM pontepretano torceria para vitória do Náutico, já que a Ponte ainda precisa de pontos para se classificar. E acima de tudo, já entrar classificada para o dérbi, que é sempre jogo com resultado incerto.
    Quanto ao GFC, o acesso também está garantido.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR