É sobejamente sabido que o Guarani depende exclusivamente de suas forças, para garantir vaga à fase seguinte da Série C do Brasileiro.
Como ocupa a sexta colocação, com 26 pontos, vencendo o Tombense, na tarde/noite deste sábado, chegará aos 29 e já não será alcançado pelos demais postulantes às vagas restantes.
EMPATE
E se o Guarani empatar o seu jogo, o que precisa acontecer para que ainda assim a vaga seja garantida?
Aí seria preciso que dois dos diretos concorrentes não consigam ultrapassar a sua marca, que seria de 27 pontos, sete vitórias e saldo zerado.
Vamos convencionar que o Brusque vença o CSA, ao recepcioná-lo na condição de mandante.
Neste caso, ele chegaria a 28 pontos e passaria à sexta colocação.
Das duas vagas que ainda restariam, o Guarani teria que mirar nos jogos em que o Ituano vai a Pernambuco para enfrentar o Náutico e o Floresta recepcionando o São Bernardo.
Bastaria um deles empatar e pronto.
E se ambos vencerem?
Atingiriam 27 pontos, se igualariam as sete vitórias do Guarani, e a definição de vagas se daria através do saldo de gols.
Se hoje tanto Ituano como Floresta estão com saldo negativos de dois, teriam que vencer os seus jogos por três gols de diferença, pois assim teriam saldo de um gol contra zero do Guarani.
E você acha que o Ituano seria capaz de ganhar do Náutico, em Pernambuco, por três gols de diferença?
Claro que não!
DERROTA
Diante do exposto, só uma derrota pode provocar risco maior de classificação ao Guarani.
Caso perca do Tombense por apenas um gol de diferença, veja aquilo que precisa ocorrer para ainda assim não haver risco.
Se o Guarani ficar ’empacado’ nos 26 pontos, terá que concorrer com cinco postulantes a três vagas.
Aí, a lógica indica, de cara, que deva ser ultrapassado por Brusque e Confiança.
Nesta linha de raciocínio, o Brusque pularia para 26 pontos com simples empate diante do CSA, já tem sete vitórias e saldo de um, contra supostamente um negativo do Guarani.
Como o Confiança – com 23 pontos – vai jogar em Sergipe contra o rebaixado Retrô, a tendência é que vença por dois gols de diferença e assim chegar a sete vitórias e saldo zerado.
Além de Brusque e Confiança, haveria risco da perda da última vaga para o Botafogo da Paraíba.
Hoje, com 23 pontos, o Botafogo alcançaria o Guarani na pontuação – 26 -, número de vitórias e se prevaleceria no saldo positivo de três gols.
ITUANO E FLORESTA
Não bastasse a situação exposta, outra alternativa seria o Guarani torcer por derrotas de Ituano e Floresta.
Como ambos têm 24 pontos, se vencerem chegariam aos 27 e assim o ultrapassaria.