MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Primeiros passos do zagueiro Paulo André foram no Guarani

  • 25/08/2025

Entre os incontáveis jogadores revelados pelo Guarani está o ex-zagueiro Paulo André, que atingiu o auge na carreira nos cinco anos vinculados ao Corinthians, a partir de 2009, quando conquistou os relevantes títulos da Libertadores, Recopa e Mundial de Clubes.

Para chegar lá mostrou perseverança, principalmente após ter sido dispensado do infantil do São Paulo.

Do contrário, teria voltado a se divertir nas modalidades de tênis e futebol de salão, que praticava na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), em Campinas.

E por acreditar que prosperaria no futebol, pelo estilo de zagueiro aplicado no desarme e eficiência na saída de bola de trás, recorreu aos juniores do Guarani em 2003, para na temporada seguinte ascender a equipe profissional.

Sob o comando do então treinador Joel Santana, ele atuou no time que tinha essa formação, com três zagueiros: Jean; Paulo André, Juninho e Gláuber; Marlon, Careca, Sidney, Patrick, Alexandre e Nil; Roncatto.

Depois foi jogar no Athletico Paranaense, com solidez de carreira e inclusão de clubes do exterior como Le Mans, da França, e Shanghai Shenhua, da China.

CRUZEIRO

De volta ao futebol brasileiro em 2015, ingressou no Cruzeiro, porém com o firme propósito de retorno ao Athletico Paranaense, já planejando o encerramento da carreira de atleta, que ocorreu em 2019.

Nem por isso se desligou do futebol. Incontinenti assumiu a função de executivo na mesma agremiação, e depois repetiu a experiência por mais dois anos no Cruzeiro, quando da transformação do clube em SAF, sob o comando do ex-centroavante Ronaldo Fenômeno.

Fora dos gramados, o campineiro Paulo André Cren Benini, que no último 20 de agosto completou 42 anos de idade, era diferenciado, como apreciador de literatura e opiniões sobre assuntos diversos.

Em 2012 lançou o livro ‘O jogo da minha vida’, em que narrou a trajetória dele no futebol e reflexões críticas sobre o meio.

No ano anterior já havia criado o Instituto Paulo André, uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de oferecer projetos socioeducativos nas áreas de esporte e cultura para crianças e jovens, com sede em Campinas.

Mais postagens

Que bom seria se débitos na Ponte Preta fossem quitados logo depois de 30 de novembro

Arrebentado de cansaço, após um dia cortando grama, procuro me atualizar sobre o futebol de Campinas nesta terça-feira, e me deparo com entrevista do agora

Saiba mais

Criticaram Abel Ferreira, mas esqueceram do lucro que deu ao Palmeiras na Libertadores

Estão ‘metralhando’ o treinador Abel Ferreira pela estratégia de excessivos cuidados defensivos na decisão da Libertadores contra o Flamengo. Calma, gente! O Abel não seria

Saiba mais

Será que o Guarani já repetiu tantos erros de contratações como nesta temporada?

Desde que acompanho jogos do Guarani há 64 anos – claro que não ininterruptamente – desconheço ter havido tantos erros de contratações de jogadores em

Saiba mais

Flamengo faz ‘barba, cabelo’ e muito choro de emoção neste final de ano

Se o título do Brasileirão do Flamengo é uma questão de dias e ninguém tasca, a noite deste sábado foi recheada de emoção para o

Saiba mais
Page1 Page2

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR