O início desta penúltima rodada da Série C do Brasileiro, neste sábado, serviu para clarear a projeção do quadro classificatório à próxima fase.
Se cinco clubes já haviam garantido antecipadamente classificação, três vagas ainda estão em disputa e seis clubes têm chances.
Está claro que se o Guarani vencer os jogos restantes contra Confiança e Tombense, não apenas garantirá matematicamente a classificação, com 29 pontos, como vai se situar na sexta colocação.
Isso porque o Floresta, derrotado pelo Figueirense por 1 a 0, em Florianópolis, se mantém nos 24 pontos, e na rodada derradeira vai recepcionar o São Bernardo.
BRUSQUE
A grande surpresa neste sábado foi a vitória do Brusque sobre o Caxias por 1 a 0, no interior gaúcho, resultado que o coloca bem vivo na competição
E olhem que o Brusque ficou com nove homens em campo, com as expulsões de Thomaz e Ítalo.
Justo o Brusque que permitiu a virada do Londrina por 2 a 1, nos acréscimos, quando ambos se enfrentaram na rodada anterior.
Agora, com 25 pontos, basta o Brusque – na condição de mandante – vencer o CSA na última rodada.
GUARANI X CONFIANÇA
Evidente que o objetivo principal do Guarani é vencer o Confiança, na segunda-feira, mas o empate não seria totalmente desprezível.
Se o Guarani terminar esta penúltima rodada com igual pontuação do Floresta – 24 -, se prevalece no critério saldo de gols, pois o seu retrospecto é de menos um, enquanto o Floresta tem dois negativos.
Na última rodada o Guarani vai a Tombos enfrentar o provavelmente rebaixado Tombense, enquanto o Floresta vai receber o São Bernardo.
OUTRAS HIPÓTESES
Se o Ituano venceu o Ypiranga de virada por 2 a 1, e chegou aos 24 pontos, difícil acreditar que vai surpreender o Náutico na rodada derradeira da fase, em Pernambuco.
Com a derrota, o Ypiranga é carta fora do baralho mesmo que vença o Figueirense.
O confronto entre Brusque e CSA servirá para um eliminar o outro.