MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Alô Valentim: o senhor errou antes, durante e até o final na derrota para o Bernô!

  • 14/07/2025

Parece que o treinador da Ponte Preta, Alberto Valentim, já imaginava que seria criticado após a derrota para o São Bernardo, no sábado, e se antecipou logo após a partida.

Só que arrumou uma desculpa fora de contexto para desviar o aspecto crucial que determinou a ‘lambada’ por 2 a 0.

Saiu com essa: “O primeiro gol a culpa é minha. Nós treinamos um posicionamento e, por uma percepção que tive na hora, acabei mudando de ideia”.

Nada a ver, caro Valentim.

O senhor errou antes, durante e até o final deste jogo.

Errou porque não quis enxergar o óbvio de afastar da equipe principal jogadores que até fisicamente estão devendo melhor rendimento.

ÉLVIS

Só o senhor não quis observar que, ainda contra o Tombense, o meia Élvis andou em campo, totalmente sem mobilidade.

E por que o atleta perdeu aquela melhora de condicionamento físico do início da Série C do Brasileiro?

Não é de hoje que isso acontece com Élvis, na Ponte Preta.

Quando passou pelo clube, ano passado, o treinador Nelsinho Baptista já havia afastado o jogador para que aproveitasse um determinado período para se recuperar fisicamente.

Aí, passado algum tempo, após a leve melhoria no aspecto físico, tudo volta à estaca zero.

É um caso que o Departamento de Futebol da Ponte Preta deveria ter ficado atento.

MAIS TRÊS

Como explicar a acentuada queda de rendimento físico do lateral-esquerdo Artur?

No meu tempo de repórter – quando era possível entrevista individualizada – cobrava-se de treinadores as devidas explicações.

Ou, como a gente assistia aos treinos, independentemente da opinião do treinador, o diagnóstico estava pronto.

Só Artur?

Não. O lateral-direito Maguinho e o atacante Jean Dias já correram bem mais em outras ocasiões.

Ora, em vez de se desviar do assunto e se autodeclarar culpado pelo primeiro gol, Valentim precisa cair na real que a culpa dele é muito maior.

Primeiro pela falta de controle sobre rendimento físico de jogadores, quando na prática deveria cobrar o preparador do departamento.

TÁTICA

Qual o arranjo tático do time pontepretano, para construções de jogadas pelos lados do campo?

Inexiste.

Com Élvis em campo, esse modelo não casa, pois ele não tem mobilidade para se deslocar e receber a devolução de passes, na beirada do campo.

EBERLIN

Insisto que se o presidente Marco Eberlin deixar o barco rolar solto, sem dar uma enquadrada no treinador, o futuro da Ponte Preta na competição é incerto.

Não se apeguem apenas na pontuação, pois a bola que a equipe tem mostrado tem sido sofrível

Mais postagens

Marcelo Fernandes está ‘enxergando’ chance demais criadas pelo Guarani

Para o bugrino, aquele temor de risco de rebaixamento à Série D do Brasileiro desapareceu por completo, com pontos importantes conquistados. Agora, o clube participa

Saiba mais

Guarani só mostrou futebol nos minutos finais no empate com o Ituano

Guarani só mostrou futebol nos minutos finais no empate com o Ituano Eis a questão sobre este empate sem gols entre Guarani e Ituano, na

Saiba mais

Atribua a culpa da derrota da Ponte Preta para Alberto Valentim

A ‘prosa’ é com o pontepretano consciente, racional, e que tem olhos pra enxergar aquilo que de fato está acontecendo. Não se apeguem apenas em

Saiba mais

‘Picotar’ o jogo, uma das estratégias do Guarani

Aproveitando a reabertura da dependência Tobogã do Estádio Brinco de Ouro, na partida da tarde de domingo do Guarani contra o Ituano, produzi um áudio,

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • julho 16, 2025
    Antonio

    Quem colocou o Eberlim lá? E o Conselho Deliberativo que nunca fez nada? Está comprado? Ou com medo do ditador? Basta ver o que alguns “ isentoes” fizeram com o Brasil ! Igualzinho – são 2 rebaixamentos seguidos e times medíocres!! Fora Eberlim!!!

  • julho 15, 2025
    Mabilia

    Ari, sua analise sobre o banana Valentim foi sensacional.
    Por outro lado, o Elvis vem nesse lance de perder 2 quilos e fala que e 10 …Elvis toma vergonha na sua cara e respeite a instituição Pontepretana seu babaca!

  • julho 15, 2025
    Herald

    Ô Marcelo, vê se põe o Takahashi pra ensinar o Emerson Barbosa a fazer cruzamentos para a área. A propósito, vi um bom trecho do Bugrinho contra o Rio Branco. O japonesinho foi o mais “brasileiro” de todos os 32 que entraram em campo. Bom domínio de bola, rapidez de raciocínio, passes precisos, dribles etc. Enquanto os brasileiros de sangue seguiam dando botinadas, simulando faltas, matando de canela, errando passes adoidado, totalmente robotizados, sem criatividade nenhuma. A que ponto chegamos!

  • julho 15, 2025
    ANTONIO CARLOS

    Será que não existe, dentro de um time de futebol, um desânimo da boleirada por conta das instruções táticas da equipe?

    Eu sendo um jogador técnico, que gosta de ir prá frente, se o técnico me proíbe e pede para ficar tocando de lado, atrás, isso não leva, com o cansaço da repetição da situação, ao relaxamento, ao desânimo?

    Eu sou um atacante, gosto de atacar, mas jogo mais para compor no esquema, não é broxante?

    Eu sou um jogador já macaco véio, várias experiências, sei que o time pode muito mais mas está sendo escalado e posicionado errado, inclusive eu, e para me amoldar não posso dar velocidade nem tenho apoio, não vou ficar parado?

    Se sou um lateral mais véio, mas o esquema recatadíssimo não me pede velocidade e profundidade, eu vou sair desabaladamente para o ataque, ou vou guardar posição dando toquinhos de lado ou prá trás?

    Podem ser estas também explicações para o fenômeno?

  • julho 15, 2025
    Léo/Pr

    Ari acho que agora o Richard Rios vai encher o caixa do Guarani, agora quem está querendo sair e ele, o Palmeiras não vai ter como não negociar, aí vamos ver se vai ter reflexo no futebol do Guarani ou vão inventar alguma coisa e não vamos ver diferença nenhuma, seria um valor pra elevar o patamar técnico do time sem dúvidas, mais não acredito nessa hipótese.

    • julho 15, 2025
      Herald

      Léo, sabendo da necessidade do Guarani, o Palmeiras (com a faca e o queijo nas mãos) pode endurecer a negociação e propor a compra de parte ou do total da fatia hoje pertencente ao Guarani, para obter um lucro maior. Eu, pessoalmente, acho que isso pode acontecer, com o Guarani pressionado a aceitar um valor menor pela sua necessidade financeira.

  • julho 15, 2025
    José Eduardo Julio

    Caro Ari e amigos da coluna.
    Segundo uma publicação há alguns dias o técnico cone, é um estudioso, que usa muito da tecnologia, pois deveriam dar uma chance para o computador ficar na beira do campo, tá na cara que o time carece de melhores jogadores, que o pagamento deve estar atrasado pois não tem justificativa para essa queda tão grande de rendimento, o que me faz lembrar o Vampeta, a diretoria fínge que paga os jogadores finge que jogam, e o cone faz de conta que conhece futebol. Chega disso precisamos parar de saber sofrer, na várzea tem jogadores melhores dos que aí estão, para se ter a chance de ganhar precisa ter a coragem de mudar, desse jeito que está não chega a lugar nenhum, ou muda agora ou não adianta chorar depois.

  • julho 15, 2025
    Léo/ Pr

    Ari da uma olhada nos melhores momentos de Maringá 0x2 Brusque, primeiro o gol perdido pelo lateral Cristóvão, pra quem achou que o Bruno Santos perdeu gol feito contra o Ituano, veja o lance, segundo o pênalti batido pelo DG no primeiro gol do Brusque, terceiro a bola chutada no travessão pelo jogador do Maringá, travessão, chão, travessão outra vez,ah aquela bola quicou dentro, parece que só o Maringá jogou e perdeu de 2×0 que fase em Dogão.

  • julho 15, 2025
    João da Teixeira

    Ponte está na peneira, é só cair pelo buraco da malha dela, que vai parar lá no 11° lugar da classificação geral. Se não for para o Z4…

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR