MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Ponte Preta demorou para ter ‘cara’ de vencedora contra o Tombense

  • 07/07/2025

Esta vitória da Ponte Preta sobre o Tombense por 1 a 0, na noite desta segunda-feira em Campinas, obrigatoriamente deve ser analisada por dois ângulos distintos.

Um time ineficiente e mal escalado até os 24 minutos do segundo tempo, para mudar de cara com as modificações procedidas.

Entendam que não foram ajustes procedidos pelo treinador Alberto Valentim.

Foram, sim, erros em escolhas de jogadores.

Não se justifica – em hipótese alguma – aqueles aplausos dos torcedores quando o meia Élvis foi substituído aos 34 minutos do segundo tempo.

A rigor, fora de forma, sequer faz por merecer camisa de titular.

Já que o treinador considera o histórico que ele construiu no clube, que pelo menos o substituísse no intervalo, porque sem mobilidade torna-se um ‘peso morto’ em campo.

Paradoxalmente foi dele o gol da vitória, mas em cobrança de pênalti sofrido pelo centroavante Jeh, aos 25 minutos, derrubado dentro da área após aplicar drible seco e desconcertante no lateral-esquerdo Kaike.

LUIZ FELIPE

Quando o polivalente Luiz Felipe substituiu Élvis, aos 34 minutos do segundo tempo, exerceu tanto a função de volante como se soltou ao ataque na característica de lateral-direito, mostrando ao seu comandante Valentim o desperdício ao deixá-lo na reserva e escalando Maguinho, que quase nada acrescenta à equipe.

A instabilidade do atacante Jean Dias também é indício que a melhor produtividade de Toró – com maior volume ofensivo pelo lado esquerdo do ataque -, seria um caso para ser analisado preventivamente.

Ora, após duas semanas de treinamentos e observações, questiona-se por que Valentim não detectou o atual estágio dos jogadores de seu elenco?

JEH

Dados estatísticos do jogo desta segunda-feira mostram com clareza que, além da jogada em que sofreu pênalti, Jeh foi abastecido três vezes para finalizar a partir dos 38 minutos do segundo tempo, porém sem que atingisse o alvo.

Esta é uma clara amostragem para se distinguir quem pode lançá-lo em condições de complementação de jogadas, principalmente contra adversário com claras limitações técnicas como o Tombense.

BEIRADAS DO CAMPO

Duas semanas e tempo se sobra para Alberto Valentim colocar em prática treinamentos e qualificar a equipe, mas de prático apenas as entradas de Luiz Felipe e Toró.

Tempo para se programar triangulações pelas beiradas do campo, mas como executá-las se Maguinho recua a maioria das bolas que recebe, se Artur projetou poucas vezes à ofensiva, ainda assim no segundo tempo?

Como esperar participação de um meia sem mobilidade como Élvis, para tocar e sair com rapidez para receber a devolução?

FALHA DE ARTUR

Por sinal, Artur ainda falhou barbaramente na única chance clara de gol do Tombense, quando foi vencido pelo atacante Jefferson Renan, pelo lado direito.

Por sorte dos pontepretanos, após o cruzamento rasteiro para o interior da pequena área, o atacante Zé Eduardo chegou no carrinho para o complemento da jogada, ganhou a disputa do lateral Maguinho, mas a bola foi para fora, aos 40 minutos do primeiro tempo.

Foi esse, a rigor, o único lance contundente do Tombense ao longo da partida, enquanto a Ponte Preta, durante o primeiro tempo, não criou uma chance sequer.

Ela se valeu basicamente de dois chutes de longa distância: a primeira com o volante Lucas Cândido e defesa fácil do goleiro Matheus Aurélio, aos 23 minutos.

Depois foi a vez do meia Élvis, com chute de longa distância e bola ‘penada’, aos 40 minutos.

REFLEXÃO

Os números mostram a Ponte Preta com proximidade da classificação à segunda fase desta Série C, mas qual a garantia de acesso se ajustes imprescindíveis não são feitos pelo treinador Valentim, e com tempo de sobra para plena execução.

Então, que os ângulos distintos deste jogo diante do Tombense sirvam de reflexão ao comandante, para que não seja teimoso.

Mais postagens

Marcelo Fernandes está ‘enxergando’ chance demais criadas pelo Guarani

Para o bugrino, aquele temor de risco de rebaixamento à Série D do Brasileiro desapareceu por completo, com pontos importantes conquistados. Agora, o clube participa

Saiba mais

Alô Valentim: o senhor errou antes, durante e até o final na derrota para o Bernô!

Parece que o treinador da Ponte Preta, Alberto Valentim, já imaginava que seria criticado após a derrota para o São Bernardo, no sábado, e se

Saiba mais

Guarani só mostrou futebol nos minutos finais no empate com o Ituano

Guarani só mostrou futebol nos minutos finais no empate com o Ituano Eis a questão sobre este empate sem gols entre Guarani e Ituano, na

Saiba mais

Atribua a culpa da derrota da Ponte Preta para Alberto Valentim

A ‘prosa’ é com o pontepretano consciente, racional, e que tem olhos pra enxergar aquilo que de fato está acontecendo. Não se apeguem apenas em

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • julho 10, 2025
    João da Teixeira

    …Os ganhos dos prêmios da FIFA aos clubes brasileiros no Mundial de Clubes

  • julho 10, 2025
    João da Teixeira

    E falando em tributos, impostos etc altamente cobrados no Brasil, os ganhos dos clubes brasileiros serão taxados de forma a diferentes, ou seja, o Botafogo será o único a ser taxado por ser SAF, 5% dos seus ganhos, diferente dos outros 3 que não são SAF. Tem isso tbem, ao se transformar em SAF.

  • julho 9, 2025
    João da Teixeira

    Pois é, não achei que seria tão fácil o jogo para o PSG contra o Real Madrid. Só sei que o título estava sendo disputado hoje e o PSG levou essa outra semifinal. Pra mim será o campeão no domingo às 16h. Bom, acabou o que era doce, agora volta o marasmo da Série C, a remela dos olhos, onde só os bugrinos vibram com o colírio introduzido no seu “olho”. No sábado volta a coisa…

  • julho 9, 2025
    Carlos Agostinis

    Se continuar jogando esse futebol aí , a ponte não sobe , na outra fase o bicho pega ….

  • julho 9, 2025
    Barba

    Arthur falha muito, mas joga muito mais do que o lateral esquerdo novo! Que fase – Jean Carlos e Danilo Barcelos bichados

  • julho 9, 2025
    Barba

    Será que o inventor Valentim pelo menos relaciona o Gustavo 25 para sábado? Ou a vaquinha pedida pelo tocador de bumbo está alta? Estão de brincadeira! Jeh não marca há 2 meses.

  • julho 9, 2025
    João da Teixeira

    A final será nessa 4° feira o Mundial de Clubes, quem ganhar leva a taça no domingo p.f. Futebol do Chelsea é limitado.

  • julho 9, 2025
    João da Teixeira

    Mundial de Clubes acabou para o Brasil e olha que demorou pra acabar, não mereceram estar onde estão, futebol sofrível. Renato poderia deixar sua entrevista para qdo chegasse no Brasil, mas não, foi falar merda lá mesmo e jogando confete em todos, inclusive nele. E a conversa de Tiago Silva, por ele, ter que jogar na seleção. Pode até ser, porque no Brasil estamos na penúria…

  • julho 8, 2025
    Barba

    Ari – será que é inocência, amadorismo ou fizeram de propósito!? Postaram um vídeo no site oficial da Ponte mostrando que não houve o pênalti! Dessa firma atrae-se a ira da CBF contra a Ponte Preta e os outros árbitros vão querer se vingar.

  • julho 8, 2025
    Jose Ricardo

    Valeu os 3 pontos e nada mais. A bola apanhou muito ontem. Tecnicamente a Ponte só foi dar um chute a gol aos 25 minutos do 1o tempo, chute fraco e sem perigo. No segundo tempo, fora o pênalti infantil sofrido por Jeh, só houve uma outra jogada ao final do jogo com certo perigo, nada mais. Muito pobre o futebol apresentado pela Ponte ontem, diria que um resultado até injusto. Manter Élvis no time é um acinte, pra não variar praticamente voltou a andar em campo, ele é um jogador lento, um número negativo, quando soma subtrai e quando subtrai soma. Não dá pra reclamar de falta de tempo pra treinar, o treinador tem a semana inteira a seu favor, se não consegue escalar corretamente é preciso refletir se é a melhor opção, mas dado as opções no mercado, vai com ele mesmo até o final.

  • julho 8, 2025
    Barba

    Gente – basta perguntar aos gestores do Ituano o que o Valentim fez UM ano inteiro por lá. Nada, só retórica e rebaixamento. Cadê o João Brigatti!?? Está feliz com essa bagunça?

  • julho 8, 2025
    Luis da farmacia

    Futebol horroroso. Tínhamos a impressão que a ponte estava ganhando de goleada, tamanha a falta de vontade. Bola de um lado para o outro e pra trás, sem nenhuma objetividade. Um time mal treinado. E sem comprometimento. A cara desse treinador (piada de mal gosto) e resultado de contratações absurdas. A sorte é que tudo série C! Vergonhoso. E desse jeito pode até se classificar, mas não sobe. O que não é de todo ruim, pois tem eleições esse ano.

    • julho 8, 2025
      ANTONIO CARLOS

      Ele Valentim explicou.

      O time foi orientado a não ter pressa, vide a entrevista coletiva; o diagnóstico é que a Ponte estava muito afobada, e mantendo a calma, o gol sairia naturalmente, como acabou acontecendo

  • julho 8, 2025
    Ric

    Ponte e GFC classificam entre os oito – o resto é incógnita.

  • julho 8, 2025
    David

    Enquanto a estrela de Eberlin brillar a AAPP sobrevevira. Simples. Elvis marca somente de penalty.
    Quanta sorte. Resultado injusto para o limitado Tombense.

  • julho 8, 2025
    João da Teixeira

    Mabília, vão todos da Ponte tomar naquele lugar, de orifício, pois o seu futebol é daquele lugar fétido. Valentim, vc é um encantador de trôço, pois o futebol de seu time é uma verdadeira ETE, haja tratamento de merda…

  • julho 8, 2025
    Tony

    Que bom o Jeh suspenso. Quem sabe esse “ técnico traira” da uma chance ao Gustavo 25. Também não se entende o Serginho e o excepcional Luís Felipe no banco.

  • julho 8, 2025
    Antonio

    Não dá pra entender a cabeça do Valentim. Maguinho é Jean Dias pessimos – e alguns atletas pedindo passagem, como Luis Felipe, Toro e Serginho.

  • julho 8, 2025
    Barba

    A Ponte Preta não jogou bem, de novo, em casa, mas venceu. E isso é o que importa!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR