MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

E precisava a CBF buscar um treinador de fora?

  • 14/05/2025

O assunto que domina o noticiário esportivo foi a posição da CBF de contratar um treinador estrangeiro para o comando da Seleção Brasileira, caso do italiano Carlos Ancelotti, que chega para receber R$ 5,3 milhões de salário.

Evidente que o histórico do profissional provocou aplausos da maioria, mas prefiro endossar a posição do ex-meia Rivaldo, que não escondia a preferência para a contratação de um treinador brasileiro à função, por questão de identidade.

Claro que discordo daqueles que colocam atribuição mínima de treinador ao sucesso de uma equipe de futebol, até porque a estruturação tática sofreu muita modificação comparativamente ao século passado, quando basicamente o atleta fazia a diferença.

Embora reconheça-se a devida importância do comandante técnico – porque a função requer muito estudo – convenhamos que seria inacreditável não haver, por aqui, um ‘ser’ com a devida competências para dar consistência adequada ao selecionado.

ESTRUTURA

Convenhamos que o buraco é um pouco mais embaixo, ou seja: hoje o material humano do futebol brasileiro é inferior a vários selecionados, e faz-se necessário repensar a estrutura do futebol desde as categorias de base, incentivando-se a busca do talento, da individualidade.

Que possamos resgatar valores de antigamente, quando se incentivava a molecada a ter prazer em jogar bola nos campinhos das escolas, visando o surgimento de uma nova geração com os valores de outrora.

Respeito quem pensa diferente, mas o assunto está posto.

Mais postagens

Vitória da Ponte Preta sobre o Maringá pode ajudar o Guarani

Como o Guarani deu uma encostada no G8 desta Série C do Brasileiro, com 11 pontos e três vitórias, o seu torcedor se fixa nesta

Saiba mais

CBF projeta até competição nacional para a molecadinha de 15 anos

CBF projeta até competição nacional para a molecadinha de 15 anos Pouca gente se deu conta que a CBF programou para o ano que vem

Saiba mais

Bilu deixa o Guarani sem que dribles desnecessários fossem corrigidos

No Guarani, a cartolada esconde enquanto pode os termos de negociações. Aí, quando da contratação do atacante de beirada Rafael Bilu, ninguém disse nada que

Saiba mais

CSA vai enfrentar o Guarani com invencibilidade de cinco jogos

CSA vai enfrentar o Guarani com invencibilidade de cinco jogos Como no próximo sábado está marcado o recomeço desta batalha chamada Série C do Brasileiro,

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • maio 16, 2025
    Jose Ricardo

    Realmente o Brasil nem de longe é um país para amadores. Hoje 16-05 ninguém sabe quem é de fato o presidente da CBF. O interventor nomeado pela Justiça, é ninguém menos que o filho do Sarney, foi posto lá pra convocar novas eleições. Há algumas semanas atrás todas as federações + 40 clubes das Séries A e B elegeram por unanimidade Ednaldo e hoje 19 federações o querem fora, mas qual foi o crime do Ednaldo para ser tirado do cargo? Estelionato. Tudo começa em 2018 quando a CBF alterou as regras da eleição, cada voto de Federação passou a ter peso 3, clubes da Série A peso 2 e clubes da Série B peso 1, como os clubes não foram convocados para discutir o assunto como determina a Lei Pelé, a eleição foi contestada na Justiça. Após brigas judiciais, os clubes e a CBF se acertaram e foi feito um acordo assinado em 2022 na 1a Instância da Justiça, mas ele foi anulado porque não poderia ser homologado por um juiz de 1a instância, Ednaldo então é deposto, mas retorna após alguns meses devido a uma liminar do ministro do STF Gilmar Mendes que acerta um acordo de ajustamento de conduta entre as partes, a CBF concorda com a formação de Ligas e as federações e clubes com o formato da eleição, assinam o acordo agora em 2025. É claro que essa jogada da recondução de Ednaldo não saiu de graça, em troca da gentileza a CBF arrumou para que a empresa da qual Gilmar é sócio e tocada por seu filho fosse a responsável por aplicar todos os cursos de treinadores e árbitros chancelados pela CBF da qual os profissionais têm que cursar se quiserem atuar profissionalmente nos campeonatos sob jurisdição dela. 5 dirigentes de federação e o representante da Federação de Minas Gerais e Ednaldo assinam o acordo, porém um dos signatários do acordo foi o presidente da federação do Pará Antonio Carlos Nunes, o Coronel Nunes. Coronel Nunes padece de um câncer no cérebro e, portanto, segundo laudo que ele mesmo apresentou na Justiça para fins de sua aposentadoria, diz que não possui condições cognitivas, ou seja, não consegue assinar nenhum documento, mas no acordo consta a sua assinatura, que após passar por perícia foi verificada ser falsa. Esse fato anulou o acordo e tira Ednaldo da presidência. Com Ednaldo fora, O candidato cotado é o presidente da federação de Roraima, federação inexpressiva, possui apenas 10 clubes, nenhum sequer figura na Série D. Além de ser presidente da federação de Roraima, ele é médico infectologista e empresário de jogadores, num claro conflito de interesses. Apesar de toda essa bagunça, ao que consta, o Ancelotti não desistiu de ser treinador da nossa seleção….

  • maio 14, 2025
    João da Teixeira

    No Porto de Santos chegaram uma Ferrari Puro Sangue e dois Porsches Zero do Neymar. Só o futebol de Neymar ainda não desembarcou em Santos e nem nos Santos. A torcida deve estar contente de ver o “hôme” chegar todo dia de helicoptero 2°feira, Porsche 3°feira, jogo 4°feira, outro Porsche 5°feira, helicóptero 6°feira, sábado e domingo jogo, futebol mesmo, nada!

  • maio 14, 2025
    Carlos Agostinis

    O João , você e mesmo um fanfarrão né, que que está com dor de cotovelo aqui? A não ser você que é uma viúva dos antigos , não aceita o título que temos e não admite que são virgens , nunca ganharam nada e só entram em torneio pra participar , vai por mim , a primeira fase não é tão complicada , espera chegar lá primeiro , vai que sua turma do mangueirão da uma de fortaleza , fica dez anos líder e nos finais da um amarelão ….

  • maio 14, 2025
    Jose Ricardo

    Ancelotti só aceitou o cargo para ser treinador da seleção brasileira porque é a seleção brasileira, 5 vezes campeã da Copa e tem chance de conquistar título pelo nível de jogadores que tem, se fosse outra seleção, até mesmo a italiana, ele declinaria o convite e iria treinar um time na Arábia Saudita ganhando muitíssimo mais do que vai receber da CBF, que não é pouco, dizem qua única exigência dele foi um jatinho particular pra se deslocar da Europa ao Brasil. Ancelotti é muito maior em prestígio que todos os jogadores da seleção, com ele todos jogadores saberão que há um comandante, erguerão a cabeça para ouvir e obedecerão, diferente de Diniz e Dorival quando alguns simplesmente viravam a cabeça e os ignoravam. É notório até então o corpo mole e a má vontade de alguns em jogar pela Seleção. Ancelotti nem precisa vir ao Brasil já que só 1 ou 2 jogadores farão parte do elenco, ele sabe que não será fácil tirar leite de pedra, não terá tempo pra treinar e nem a rotina do dia a dia pra corrigir erros, é chegar dar um treino e jogar pela Eliminatórias. Hoje a seleção não é uma equipe, é um catado de bons jogadores que correm atrás da bola, Torço pra que ele consiga mudar isso e será uma tarefa dificílima. Alguns jogadores como Vinícius Jr. não terão mais desculpas pra não jogar bem pela Seleção, nos últimos jogos e na Copa América ele praticamente só andou em campo. Se Ancelotti fracassar, Ednaldo afundará junto.

  • maio 14, 2025
    Profeta da Tribo

    Ari, discordo de você. Explico: os treinadores estrangeiros estão anos luz à nossa frente. Um treinador mediano no contexto europeu, é um verdadeiro mestre no Brasil. Jorge Jesus é o exemplo clássico. E outra: na Copa, enfrentamos times europeus fortíssimos, que fazem um tipo de futebol muito diferente do que temos aqui. São jogos no padrão Champions League. Que treinador brasileiro poderia fazer frente a isso? Renato Gaúcho? Ceni? Não, não tem como. O nível de futebol é tão diferente que parece outro esporte. Não deveria ser assim, mas é o que é.

  • maio 14, 2025
    João da Teixeira

    Vcs pensam que só no Brasil que times tradicionais andam caindo para a 3° divisão? A Sampdoria foi rebaixada para a 3°divisão do futebol italiano, a Serie C, pela 1° vez desde sua fundação, em 1946. O clube, que já foi campeão italiano em 1990-91, atravessa um dos piores momentos de sua história. Lanterna é meu nome…, já vi esse filme.

  • maio 14, 2025
    Carlos Agostinis

    Acabou de ler , guarani é o por time de são Paulo nas quatro divisões , está em 17, se continuar assim somara míseros 11 pontos e irá terminar na lanterna de novo …gente do céu , o que foi acontecer com esse clube , onde foi que erraram , porque tanto ódio , é o que parece , ódio de alguém pra ser desse jeito ….não é possível…

  • maio 14, 2025
    João da Teixeira

    Pelo jeito a bugrinaiada tomou Doril, sumiram, mesmo! A dor de cotovelo não deve ter passado, e o tratamento alternativo com supositórios foi receitado…

  • maio 14, 2025
    João da Teixeira

    Ontem nosso futebol voltou a bater cabeça na Libertadores, com o 0x0 do Fortaleza contra o Bucaramanga no Ceará e na Sulamericana, com o Portoalegrense empatando em casa com o Godoy Cruz, 1×1 e o Lanús ganhando de 1×0 do Vasco em BsAs. Como disse, os times brasileiros não serão unanimidades nessa edição de Libertadores e Sulamericana. Aqueles times que citei ontem como grandes possibilidades de classificar na Libertadores, o Mengo tbem tem chance de se classificar, caso vença o LDU no Maracanã. Está em 3° no seu grupo e classifica somente 2 times para a fase seguinte do mata-mata.

  • maio 14, 2025
    João da Teixeira

    Técnicos brasileiros estão, na maioria, amarrados ao passado. São preguiçosos, não estudam a evolução do futebol, as tendências táticas e estratégicas. Por isso a tentativa é válida de trazer um profissional de fora. O preço é que pesou, falei que iria inflacionar o mercado, taí, como pagar um salário desses. Valorizaram muito o cidadão, a sua procura incessante o valorizou muito, ele nem precisou se auto valorizar. O problema é que se não der certo, por algum motivo, como será a multa rescisória? Ednaldo está em desespero de causa, está com o c.. na mão, caso a seleção não se classifique para a Copa. Será a 1° vez, desde sua 1° edição em 1930. São 21° edições ocorridas, a 22° edição será em 2026. Com certeza não quererá ser o presidente a inaugurar uma ausência de Copa do Mundo…

  • maio 14, 2025
    Carlos Agostinis

    Eu espero que dê certo , afinal os jogadores são bons , mas os treineiros do Brasil hoje não sabem ajeitar o futebol ao modelo internacional, eles até tentam , mas não conseguem , então vamos dar uma chance , o telefone Santana matou o futebol brasileiro com sua teimosia , não fosse aquele escalação mal feira em 82 no jogo com a Itália , tudo seria diferente hoje em dia ….aquela seleção era maravilhosa , mas o tele…..

  • maio 14, 2025
    JOSE EDUARDO JULIO

    Bom dia a todos da coluna, bom dia Ari,
    Vou só citar um exemplo rápido e fácil, o Vini Junior por exemplo vai jogar melhor na seleção brasileira tendo como técnico o Ancelotti? Será que vai dar para convocar o Modric e outros do Real para abastecer?
    Já foi já foi dito pelo próprio Ari, material humano é muito abaixo do que tínhamos antigamente, as nossas “estrelas” são jogadores comuns, que não tem os lampejos dos grandes craques que tivemos no passado. Tomara que ele dê uma nova filosofia, e uma nova visão a todos, e principalmente que não tenha que se render, as demandas de um presidente sem credibilidade, e patrocinadores acostumados a mandar nas convocações.

  • maio 14, 2025
    ANTONIO CARLOS

    Para mim é o inverso, os técnicos brasileiros são tão ruins que extinguiram a criatividade técnica dos nossos jogadores.

  • maio 14, 2025
    Barba

    E infelizmente não dá pra esperar muito de um presidente denunciado
    Não estou falando do Lula hoje. Estou falando do Ednaldo.

  • maio 14, 2025
    Barba

    Basta analisar os times brasileiros que estão bem dirigidos, e ver que os gringos estão dando um show !! Infelizmente nossos técnicos estão há muito tempo ultrapassados.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR