MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Conseguiram derrubar a Briosa à Série A3

  • 08/03/2025

Essa queda da Portuguesa Santista à Série A3 do Paulista, após o empate sem gols com o Votuporanguense, no Estádio Ulrico Mursa, na tarde deste sábado, me remete a duas situações que cabem à recapitulação.

Fazendo reportagem à Rádio Brasil-Campinas, após derrota do Guarani para a Briosa por 2 a 0, no Ulrico Mursa, em março de 1979 – em jogo ainda válido pelo Paulistão de 78 -, eis que a demora para a liberação do vestiário implicou em justificativa do saudoso preparador físico do Guarani, Hélio Maffia, ao confessar algazarra de jogadores na disputa por apenas um chuveiro disponível para banho.

Revoltado com aquele desprezo dos atletas pela derrota, Maffia cochichou: ‘Vai vendo. Comece a observar como são as coisas no futebol. Isso ainda não é nada diante de tantas aberrações que você vai enxergar ao longo de sua trajetória’.

De fato aquilo foi o primeiro ‘presta atenção’, para que depois constatasse coisas que ‘até Deus duvida’, e não vem ao caso enumerá-las, para não deixá-los igualmente assombrados.

GOL DE SAMARONE

Na infância, bem que gostaria de frequentar os estádios dos clubes de Campinas, mas pais rigorosos impediram que fosse conferir aquele jogo decisivo entre Ponte Preta e Portuguesa Santista no Estádio Moisés Lucarelli, em 1965, mas válido pela divisão de acesso ao Paulistão da temporada de 1964.

E deu Santista por 1 a 0, gol do atacante Samarone.

E, como residia nas proximidades do estádio, percorri em direção à Avenida Monte Castelo, e aí conferi estilhaços de vidros espalhados ao longo da Avenida Monte Castelo, em decorrência de torcedores pontepretanos que apedrejaram ônibus que conduziam torcedores visitantes.

IMAGENS DA A2

A Federação Paulista de Futebol democratizou a comunicação no Campeonato Paulista da Série A2, com transmissões dos jogos através da Internet, no You Tube.

Infelizmente, o nível técnico dos clubes participantes está bem abaixo das expectativas, além de gramados esburacados.

Fim da fase classificatórias, façam as suas apostas quais dos clubes, na fase quartas-de-finais, terão mais chances de brigar pelo acesso ao Paulistão.

Mais postagens

Contrato mal feito no Guarani resulta em perda do volante Nathan Camargo

O desligamento do volante Nathan Camargo do Guarani, com destino ao Remo (PA), reacende a discussão sobre o estúpido acordo que o clube fez com

Saiba mais

Registro para duas defesas de Diogo Silva; Élvis precisa se recondicionar

Dois assuntos em pauta sobre Ponte Preta: goleiro Diogo Silva e meia Élvis. Narradores de televisão têm o hábito de se esgoelar a cada defesa

Saiba mais

Ao arrumar a ‘casinha’, Guarani vai se ajustando

Século passado eu tinha uma coluna no ‘falecido’ jornal Diário do Povo, de Campinas, com dois tópicos que despertavam muita atenção: passe certo e passe

Saiba mais

Objetividade e Diogo Silva ajudaram a Ponte Preta surpreender o Maringá

Se aquele Maringá do início desta Série C do Brasileiro era clube praticamente imbatível atuando seus domínios, com a perda do meia Léo Ceará e

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • março 9, 2025
    João da Teixeira

    Neymar conseguiu deixar o Santos na mão outra vez, pra variar. Reclamou de dores no posterior da coxa e conseguiu ir para o banco. Como se diz na gíria popular, apertou o Júnior e ele “peida”, “espana”, “encolhe” etc. O Santos já está tomando 1×0 no lombo e a tendência é levar mais, no contra ataque que será armado com toda certeza.

  • março 9, 2025
    Léo - PR

    Ari o São Paulo vetou Rafael Claus que ia ser o juiz do jogo Palmeiras x São Paulo, isso e reflexo do Derby que ele apitou, bem feito pra ele.

  • março 9, 2025
    João da Teixeira

    Difícil o Comercial-RP, o Bafo não cair para a A4 do Paulista. Seu parceiro de queda está entre o Lemense e XV de Jaú, sem choro e nem vela…

  • março 9, 2025
    Léo - PR

    Taubaté sempre foi nosso freguês, agora o São José era uma pedra no nosso sapato,

  • março 9, 2025
    Léo - PR

    Eita Ari, e não é que deu clássico no vale do Paraíba Taubaté e São José, acho que na década de 80 foi a melhor fase do São José, onde o Guarani contratou Sóter lateral direito e o zagueiro Darci, aquele time ainda tinha goleiro Ivan, Gerson Andreotti, Ademir Melo, Tata, Niltinho Tião Marino e Nenê, falta uns dois que não lembro, que eu vi foi o melhor time do São José, Tião Marino fazia muito gols.

  • março 9, 2025
    Carlos Agostinis

    Eu já gosto do xv de Piracicaba , os torcedores deles odeiam o Guarani, pra eles seu grande rival…aliás os dois clubes já fizeram grandes jogos e grandes decisões , em 47 eles conseguiram o primeiro acesso em cima da gente , e depois disso muitos jogos legais ….fui muitas vezes a Piracicaba no barão , só vi o bugre perder lá uma vez , em 78 pelo paulistão . O xv vem batendo na trave há uns quatro anos , desta vez espero que chegue …

  • março 9, 2025
    João da Teixeira

    Juntando ao Primavera, gostaria que o XV subisse. Infelizmente o Juventus não tem mais chance. Nem ele, nem o Oeste e nem o Grêmio Prudente. Uma gama de tradicionais times tbem sem mais chances, Linense, Votuporanguense e São Bento, e os dois que foram para o vinagre, Rio Claro e a Lusa Santista.

  • março 8, 2025
    Léo - PR

    Ari eu queria ver o Juventus de volta, e gostoso jogos na rua Javari. o Primavera provavelmente vai está na elite ano que vem.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR