MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Zagueiro Neto, sobrevivente de acidente de avião, foi destaque no Guarani

  • 17/02/2025

Quando o Guarani disputou o título paulista de 2012 e perdeu as duas partidas para o Santos de Neymar, com registro de mais uma vice-campeonato naquela competição, o seu quarto-zagueiro era Neto, em time comandado pelo saudoso treinador Oswaldo Alvarez, o Vadão, com essa formação: Emerson; Bruno Peres, Domingos, Neto e Bruno Recife; Ewerton Páscoa, Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Medina; Fabinho e Bruno Mendes.

Por o registro deste fato?

SOBREVIVENTE

Porque o zagueiro Neto, em 2016 na Chapecoense, foi um dos seis sobreviventes da tragédia que provocou mortes de 71 pessoas da delegação daquele clube, devido a queda da aeronave que a transportava a Medellin, na Colômbia, para jogo contra o Atlético Nacional, pela final da Copa Sul-Americana.

Hélio Hermito Zampier Neto, conhecido no futebol pelo sobrenome, só prosperou no segmento pela recomendável passagem pelo Guarani de 2009 a 2012.

Foi quando o Santos veio buscá-lo, sem que repetisse o mesmo rendimento, mas a Chapecoense levou em conta a passagem por Campinas, quando se destacou pela capacidade de antecipação e principalmente no jogo aéreo, ao explorar a estatura de 1,97m de altura, para se prevalecer.

A carreira dele era de prosperidade na Chapecoense, até o registro do luto no futebol brasileiro, com mortes de quase todos os jogadores do clube, salvando-se, entre outros, o lateral-esquerdo Alan Ruschel – ainda em atividade – e Neto, apelidado de Grandão.

NAS FERRAGENS

Daquele acidente aéreo, Neto foi resgatado embaixo de ferragens e galhos de árvores, com grande corte na cabeça.

Inicialmente foi tido como morto, mas depois foi constatado como a última vitima encontrada viva, em estado crítico, que resultou em coma por vários dias. E ao recuperar a consciência, só tomou conhecimento da tragédia duas semanas depois.

Após sequência de cirurgias, devido à um traumatismo cranioencefálico e joelho afetado, ele tinha esperança de voltar a jogar futebol, mas, devido às intensas dores na região lombar da coluna, geradas pelo impacto do avião, quando retornou aos treinos foi aconselhados pelos médicos a interromper a carreira, com desistência cerca de três anos depois do ocorrido.

PALESTRANTE

Natural do Rio de Janeiro, 39 anos de idade, hoje Neto dedica-se a palestras motivacionais e eventos corporativos, quando compartilha as suas experiências de vida enfrentada após o acidente. Na ocasião, procura contribuir para o crescimento das pessoas, quando destaca a importância da perseverança e valorização da vida.

Mais postagens

Jornalistas negros são reconhecidos pela Associação dos Servidores Públicos de Campinas

Esta representativa data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, precisa necessariamente ser colocada em duas etapas. Décadas passadas, de fato prevalecia – e

Saiba mais

Flamengo e Palmeiras tropeçam e a diferença entre eles cai para dois pontos

Não foi noite dos protagonistas na disputa do título do Brasileirão, nesta quarta-feira. Começou com empate sem gols do Palmeiras diante do Vitória, no Allianz

Saiba mais

Caiam na real: a cara da Seleção Brasileira é essa do empate com a Tunísia

Analistas de futebol estão aí dando ‘lambadas’ na Seleção Brasileira por ter apenas empatado com o aplicado selecionado da Tunísia por 1 a 1. Gente,

Saiba mais

Goleiro Diogo Silva passou de reserva no Paysandu a ídolo na Ponte Preta

Da mesma forma que sobraram críticas à diretoria da Ponte Preta por ter aceitado pagar salário de R$ 115 mil ao fraco lateral-direito Maguinho –

Saiba mais
Page1 Page2

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR