MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Edu Dracena deu lucro ao Guarani, mas clube atrasou salários dele por uma década

  • 08/12/2024

Procedente da cidade de Dracena, o zagueiro Eduardo Luís Abonízio de Souza chegou ao Guarani com 13 anos de idade, para escala no infantil, juvenil e juniores. Aí preservou o apelido de Edu e seus comandados acrescentaram Dracena, para facilitar a identificação.

Edu Dracena estreou na equipe principal aos 17 anos de idade em 1999, e morava ao lado de Elano, no alojamento embaixo das cadeiras vitalícias do Estádio Brinco de Ouro.

Como foi um zagueiro que se destacou no desarme e mostrou sabedoria para valorizar a saída de bola de trás, acabou emprestado ao Olympiacos da Grécia em 2002, mas lá não se adaptou, principalmente pela dificuldade do idioma, participando de apenas dez partidas.

CRUZEIRO

O Guarani que ainda detinha os seus direitos econômicos, aceitou negociá-lo com o Cruzeiro, a pedido do treinador Vanderlei Luxemburgo, recebendo, pelo negócio, US$ 3 milhões, segundo informações da Folha Campinas.

O então presidente do Guarani à época, José Luiz Lourencetti, disse que a intenção seria sanar as despesas e equilibrar a situação financeira, mas surpreendentemente o clube deixou de quitar débitos de salários de seu então atleta até 2012, quando ele estava vinculado ao Santos e enfrentaria o seu ex-clube na final do Paulistão.

O presidente do Guarani à época, Marcelo Mingone, reconheceu a divida, prometeu quitá-la e sabe-se lá como a situação transcorreu na sequência.

Naquele momento, ele justificou que a prioridade seria pagar salários de atletas que integravam o elenco do clube. “O Guarani está na UTI. Então, não dá para pensar em nada. Não devemos só ao Edu Dracena, mas vamos acertar assim que tiver dinheiro”, foi a promessa.

Afora a desagradável situação, Edu Dracena ainda revelou carinho pelo clube que o revelou para o futebol, que possibilitou transferências para clubes como Corinthians, Palmeiras e outra passagem fora do País, pelo Fenerbahçe da Turquia, desta vez sem que se arrependesse, pois lá ficou durante três anos.

PALMEIRAS

Quando pendurou as chuteiras em 2019, no Palmeiras, continuou por lá na função de assessor técnico, em contato direto com atletas e comissão técnica.

Dali, em 2021 assumiu como diretor executivo do Santos, até experimentar a função de analista do canal TNT, para jogos do Campeonato Paulista 2024.

Atualmente é diretor técnico do Cruzeiro, depois que o clube foi transformado em SAF (Sociedade Anônima de Futebol). Em maio passado ele completou 43 anos de idade.

Mais postagens

O jornalista Elias Aredes, da Rádio Brasil-Campinas, outro dia colocou em discussão como pode a Ponte Preta contar em seu elenco com atletas na faixa

Saiba mais

Enquanto o Flamengo comemora, o Inter é goleado e está enroscado

Que coisa, hein torcedor colorado do Inter portoalegrense! Quem diria que após conquistar o ‘Gauchão’ de maneira invicta o seu clube fosse terminar esse Brasileirão

Saiba mais

Que bom seria se débitos na Ponte Preta fossem quitados logo depois de 30 de novembro

Arrebentado de cansaço, após um dia cortando grama, procuro me atualizar sobre o futebol de Campinas nesta terça-feira, e me deparo com entrevista do agora

Saiba mais

Criticaram Abel Ferreira, mas esqueceram do lucro que deu ao Palmeiras na Libertadores

Estão ‘metralhando’ o treinador Abel Ferreira pela estratégia de excessivos cuidados defensivos na decisão da Libertadores contra o Flamengo. Calma, gente! O Abel não seria

Saiba mais
Page1 Page2

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR