Palmeiras fez o torcedor do Botafogo (RJ) apagar o rojão e adiar a definição do título do Brasileirão para a última rodada, marcada para o próximo domingo.
O Botafogo cumpriu a sua parte ao vencer o Inter (RS) por 1 a 0, mesmo atuando em Porto Alegre, na noite desta quarta-feira, mas no mesmo horário o Palmeiras derrotou o Cruzeiro, de virada, por 2 a 1, em Belo Horizonte.
Como o gol do Botafogo surgiu logo aos quatro minutos do primeiro tempo, fruto de jogada ensaiada, com troca de passes e complementação do meia-atacante Savarino, o seu torcedor alimentou esperança que tudo pudesse ser definido ainda nesta quarta-feira, pois o Cruzeiro saiu à frente do placar contra o Palmeiras, na arrancada do lateral-esquerdo Marlon e finalização perfeita de Matheus Pereira, logo aos seis minutos do segundo tempo.
Mas o guerreiro Palmeiras jamais deixou de acreditar e deu novo alento ao seu torcedor com o gol de empate através de Maurício, aos 15 minutos, em falha do goleiro Cássio, justo ele que havia praticado pelo menos duas defesas difíceis no primeiro tempo.
Era um tal de um ‘secar’ aqui e outro acolá, mas apesar da insistência do Inter, a defesa botafoguense foi suportando a pressão, tanto que o goleiro Gatito Fernández praticou apenas uma defesa difícil, em finalização do Wesley, aos 29 minutos.
ESTEVÃO DE FALTA
E quando aparentemente a torcida botafoguense já se preparava para a noitada de comemoração, visto que o empate do Palmeiras seria suficiente para a conquista do título, uma falta nas proximidades da área, favorável ao Palmeiras, mudou totalmente a rota, pois a cobrança do atacante Estevão serviu para cobrir a barreira, em lance que um goleiro com mais elasticidade praticaria a defesa, mas Cássio não conseguiu chegar na bola e o Verdão virou o placar para 2 a 1, aos 44 minutos.
SÓ NO DOMINGO
Se o Botafogo foi guerreiro para sustentar a vitória, a definição de título foi adiada para o próximo domingo, lembrando os tempos de ‘mata-mata’, com o campeão conhecido apenas na última rodada, diferentemente dos pontos corridos quando em várias ocasiões festeja-se com antecedência.
O Botafogo vai recepcionar o São Paulo e precisa apenas de um empate para atingir o objetivo de título.
Já o Palmeiras tem que vencer o Fluminense, na capital paulista, e ainda torcer por tropeço do Botafogo.
DESGASTE
Evidente que o Botafogo não repetiu contra o Inter as suas grandes atuações, e o principal motivo foi o desgaste natural de seus jogadores, que cumpriram maratona de jogos contra Palmeiras, Atlético Mineiro e agora o Inter.
Se ele conquistar o título, pode-se dizer que estará em boas mãos, pois o clube mostrou jornadas inesquecíveis, justificadas pela montagem de uma equipe bem temperada.
Sua defesa é regularíssima, com destaque para o argentino Alexander Borboza, que vai cumprir suspensão no domingo.
O meio de campo contou com a criatividade tanto do argentino Almada como do venezuelano Savarino, enquanto Luiz Henrique é o destaque do ataque, embora não tenha reeditado as suas boas atuações.