São oito os encrencados nesta Série B do Brasileiro e agora começam as apostas dos primeiros que podem escapar do pior, numa projeção inicial até a 36ª rodada.
Claro que a situação clareou para a Chapecoense, após vencer o Santos por 3 a 2, na quarta-feira, em Chapecó.
Chegando aos 37 pontos, teoricamente bastam mais duas vitórias, pois acredita-se que chegando aos 43 já sobrevive.
Todavia, ela terá capacidade para suplantar Goiás e Novorizontino em casa?
PONTE PRETA
Caso a Ponte Preta faça prevalecer os fatores campo e torcida e vença três jogos em casa, na projeção dos cinco próximos, o seu torcedor já pode erguer as mãos para o céu.
Problema é que todos esses jogos citados em Campinas serão contra concorrentes diretos do pelotão de baixo, casos de Guarani, Brusque e Paysandu.
Lembrando que na hipótese de ocorrer um vencedor no jogo em que o Brusque vai recepcionar o CRB, nesta sexta-feira, a Ponte Preta entrará no Z4.
GUARANI
A sequência da tabela de jogos é ingrata ao Guarani, pois além das dificuldades inerentes de um dérbi campineiro, terá que duelar com dois integrantes que brigam no pelotão de cima, caso do Sport, em Recife, e Novorizontino, no Estádio Brinco de Ouro.
Caso arranque seis pontos nestes jogos, a probabilidade de embolar o pelotão de baixo é certa, considerando-se que em seguida será visitante contra o Goiás e vai recepcionar o Amazonas.
E se der tudo errado?
CONFRONTOS DIRETOS
A sequência desta Série B será marcada por confrontos diretos de clubes ameaçados, ocasião em que um pode ‘matar’ o outro.
Situação tão preocupante como a do Guarani é do Ituano, pois sairá para enfrentar o Botafogo e recepcionará o CRB.
Ocorre que terá confrontos contra três equipes que lutam por acesso.
Neste sábado vai recepcionar o Ceará e, ainda em seus domínios, terá jogo contra o Santos, mas sairá para enfrentar o América Mineiro.
Brusque terá cinco confrontos diretos: CRB já no sábado, Ponte Preta, Chapecoense, Botafogo e Paysandu.
Logo, vencendo salta na pontuação e ainda ‘amarra’ os concorrentes.
Já o Botafogo vai receber o Ituano e sairá contra o Brusque, enquanto o Paysandu enfrentará a Ponte Preta em Campinas e o Brusque em Ribeirão Preto.
Neste retrato de incertezas desta Série B, não descarte quaisquer das hipóteses.