MEMÓRIAS DO FUTEBOL
CADÊ VOCÊ?
INFORMACÃO

Adeus ao volante Éderson, ex-Guarani

  • 14/07/2024

O jornalista Artur Eugênio, bugrino confesso desde o final dos anos 60, elegeu o agora saudoso Éderson como o melhor volante de todos os tempos do Guarani.

O nome de Éderson veio à tona porque morreu neste 11 de julho, vítima de câncer, em Lajeado (RS), aos 69 anos de idade.

Que o gaúcho Ederson Lopes Teixeira da Silva está obrigatoriamente entre os melhores volantes da história do Guarani, não se questiona.

De certo não foi o melhor da posição, pois pelo clube passou o lendário e também saudoso José Carlos Bernardes, um dos trunfos do clube para a conquista do histórico título brasileiro de 1978.

Além de Éderson e Zé Carlos, Flamarion Nunes Tomazela também cravou seu nome como um dos principais da posição de todos os tempos no Guarani – e depois Cruzeiro.

E pelo clube também atuou Tião Macalé, nos anos 60 do século passado, já falecido.

MEIA

Quando chegou ao Guarani em 1981, precedido de três temporadas no Ypiranga – onde iniciou a carreira – e Novo Hamburgo, ambos gaúchos, a posição originária de Éderson era meia.

Foi assim que estreou no time bugrino no transcorrer do segundo tempo da goleada imposta ao Comercial por 5 a 0, em Ribeirão Preto, no dia 21 de junho de 1981, na primeira fase do Campeonato Paulista daquela temporada, quando substituiu o falecido Ângelo, da mesma posição.

Eis a equipe bugrina da época, comandada pelo também saudoso Zé Duarte: Birigüi; Ariovaldo, Mauro, Edson (Da Costa) e Almeida; Jorge Luís, Ângelo (Éderson) e Jorge Mendonça; Lúcio, Careca e Banana.

SEMIFINAL DE 82

A ‘perícia’ de Zé Duarte para ajustar atletas em posições onde o rendimento era melhor determinou que recuasse Éderson à função de volante, visto que detectou a rapidez dele para chegar na bola e desarmar adversários.

E dava suporte na marcação em meio de campo que apenas ele era o autêntico ‘pegador’, juntando-se a Banana e Jorge Mendonça, num time que chegou à semifinal do Brasileirão de 1982.

A eliminação ocorreu apenas diante do Flamengo, na derrota por 3 a 2, num 14 de abril que marcou recorde de público no Estádio Brinco de Ouro, com 52.002 pagantes.

O marcante time da época foi esse: Wendell; Rubens, Jayme, Edson e Almeida; Éderson, Jorge Mendonça e Banana; Lúcio, Careca e Zezé (Henrique).

LESÕES NO JOELHO

Depois, vitimado por seguidas lesões no joelho, foi submetido a cirurgias e esforço descomunal para se reabilitar, mas tudo em vão.

Não satisfeito com a tentativa de recondicionamento pós-operatório no clube, comprou aparelhos de ginástica para continuidade do tratamento em sua casa.

Como se apegava a conselhos de supersticiosos, adquiriu hábito de comer bastante frutas, mas nada devolvia-lhe um joelho em condições para exercer a profissão, o que precipitou o encerramento da carreira em 1985.

Mais postagens

Distribuição tática e oportunismo de Bruno Santos dão vitória ao Guarani sobre o CSA

O grande mérito do Guarani nesta vitória por 1 a 0 sobre o CSA foi a aplicação tática colocada em prática no jogo disputado na

Saiba mais

Vitória da Ponte Preta sobre o Maringá pode ajudar o Guarani

Como o Guarani deu uma encostada no G8 desta Série C do Brasileiro, com 11 pontos e três vitórias, o seu torcedor se fixa nesta

Saiba mais

CBF projeta até competição nacional para a molecadinha de 15 anos

CBF projeta até competição nacional para a molecadinha de 15 anos Pouca gente se deu conta que a CBF programou para o ano que vem

Saiba mais

Bilu deixa o Guarani sem que dribles desnecessários fossem corrigidos

No Guarani, a cartolada esconde enquanto pode os termos de negociações. Aí, quando da contratação do atacante de beirada Rafael Bilu, ninguém disse nada que

Saiba mais
Page1 Page2

Comentário

  • julho 26, 2024
    João da Teixeira

    Foi o melhor volante bugrino, se hombreando ao, digamos veterano, Zé Carlos. Ederson foi outro caso em que as chuteiras de travas abreviou a sua carreira de jogador, lesionando o seu joelho, associado ao estilo pegador que era.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook-f Twitter Tumblr Instagram

© 2024 FUTEBOL INTERIOR