17
MAR
Cenário projeta semanas sombrias para quem está envolvido no futebol

Gente, o que vai ser do futebol ? Esse coronavírus vai mexer com toda a estrutura daqueles que estão envolvidos direta e indiretamente nele.

Imaginem se confirmarem previsões de que a normalização dessa 'praga' ocorra somente dentro de 20 semanas?

Se a bola parar de rolar até lá em partidas oficiais, o reflexo será desastroso.

Seria quebradeira à vista de segmentos ligados ao futebol.

Televisão, sustentação dos clubes, vai continuar bancando verbas sem que produto seja oferecido ao consumidor?

Após dérbi, cenário triste para o nosso futebol
Após dérbi, cenário triste para o nosso futebol

Anunciante tolerará cumprir rigorosamente compromissos assumidos, considerando-se que a marca não será exposta no local convencionado?

Eis aí o irremediável caminho dos portões fechados, como medida paliativa ao problema.

DINHEIRO

Caso haja congelamento de verbas da televisão, receita zero de bilheterias, desmobilização do sócio-torcedor, fuga de anunciantes que estampam marcas em camisas de jogadores, como os clubes vão sobreviver?

Como vão arcar com o alto custo do Departamento de Futebol, e por extensão funcionários em geral?

Além de elencos e comissões técnicas, são médicos, massagistas, enfermeiros, fisiologistas, analistas de desempenho, profissional do jurídico, etc, etc.

Isso quando o clube não remunera dirigentes.

Virá de onde o dinheiro para custear pagamentos de salários e manutenção de praxe?

MÍDIA PADECE

Tendência natural é de que veículos de comunicação igualmente padeçam dos males.

O rádio, segmento ativo para divulgação e debate do futebol, vai preencher horários de sua programação de que forma?

Com esvaziamento do noticiário, seria sintomática a redução drástica de audiência.

E o anunciante, como fica nisso?

Ao propagar o produto, o objetivo lógico é retorno do investimento. Será ele tolerante, visto que o cenário é provocado por contingência natural?

EMPREGOS

Vejam a cadeia de empregos com tendência a ser afetada, caso se confirme previsões de agentes de saúde de 20 semanas de prolongamento desse assombroso vírus.

Por extensão seriam afetadas equipes de arbitragens, bilheteiros e outros incontáveis segmentos que se enquadram no contexto.

Então, que agentes de saúde estejam errados nas previsões, que se descubra rapidamente vacina para esse monstro, ou que uma alma viva tenha criatividade pra colocar em prática um plano B que minimize os males.

  • Marco da Macaca
    18/03/2020 13:52

    Demorou mas voltou: Os jogadores da Macaca ficarão de quarentena por 40 horas, retornando ao nível de jogo que a consagrou neste século. Os jogadores gfc foram dispensados. Ficarão sem jogar por, pelo menos, oito anos. De novo?

  • Eugenio
    18/03/2020 13:51

    Dois pontos importantes a comentar; 1. todas as torcidas tem baderneiros e vandalos, mas algumas torcidas tem mais desses elementos que as outras, no caso a torcida da associacao tem mais vandalos q a torcida do Guarani, isso é fato. 2. nao venham com papo de campeonato encerrado e nao cai ninguem, de alguma maneira vai continuar e - tomara - q a aapp seja rebaixada. Caso estejam estressados com essa possibilidade sugiro q tomem um Todinho !

  • marcio
    18/03/2020 13:51

    Sou pontepretano da pele ao osso. Fato inconteste é que o campeonato deveria acabar da maneira que está, com Santo André campeão e a Ponte rebaixada. Simples. Nem sabemos se haverá campeonato brasileiro. Nesta terra onde sequer há saneamento básico, bem como educação, saúde pública aos frangalhos é de se imaginar que viveremos um desastre biológico. Impossível prever se o campeonato brasileiro ocorrerá. Nossa nação está danada. SÉCULOS de desmandos e dilapidação .

  • marcio
    18/03/2020 13:50

    Em relação aos cometários políticos. Votei no Bolsonaro. Votarei novamente se preciso for. O PT dilapidou a nação. Apesar de toda idiotice/cretinice do nosso presidente e dos absurdos das manobras que ele faz para proteger sua prole (que deveriam estar presos) não havia e não haverá opção menos ruim que ele. Respeito opiniões contrárias mas com ressalvas. Espero que a esquerda suma do mapa.

  • Todinho
    18/03/2020 13:49

    Vários campeonatos em andamento no Brasil. Mesmo com portões fechados, que continue o Paulista tb ! O presidente Bozonaro foi para a multidão...Se perder no campo vai cair sim ! Segundona . Em Ribeirão será 1x0 para o Botafogo. Ao ao ao , Segunda divisão !

  • João da Teixeira
    18/03/2020 13:48

    Tito, porteira arrombada fica bem mais fácil ganhar, principalmente qdo se tem a ajudinha do trio de amarelo. Se tivesse VAR, poderia ser diferente, mas não reclamo, não! Meu time merecia perder por tudo que fez, pelo "conjunto da obra", obra de obrar e depois sentar em cima, entendeu? Vejo mérito no bugre, mas quase que perde para ele mesmo. O seu técnico é "verde", está aprendendo ainda, mas acredito que vai dar um bom técnico montador de elenco. Sim, tem que saber escolher...

  • João da Teixeira
    18/03/2020 13:47

    Estamos ainda só vendo a "Ponta do Iceberg", o que vem por aí é o restante, o que afundou o "Titanic"... infelizmente poderá afundar o Brasil, o povo Brasileiro. Preocupante, né os 9/10 avos doo problema vem chegando. Esperamos que gradualmente...ninguém merece...

  • Tito
    18/03/2020 08:59

    Derbi é derbi, e o de ontem foi Guarani 3 x 2 P. Preta, o resto é conversinha de chorão. Ah, pros pontepretanos, o placar chegou estar 0 x 2, mas no segundo tempo foram marcados 3 golaços, com sabor de uva...kkk

  • Paulo Sergio P/ Eugenio
    18/03/2020 08:55

    Pois é Eugenio, quero ver você dizer agora que TODA a torcida do seu time é formada por vândalos, favelados e bandido, ou você vai dizer que quem brigou com a PM e feriu 5 soldados foi a torcida da Ponte!! Bom, você pode dizer também que só se defenderam dos policiais, né?? cont..

  • Paulo Sergio P/ Eugenio II
    18/03/2020 08:55

    Como você disse da briga lá em Varginha e tantas outras que sua torcida se envolveu, né? Eugenio, pare com essa mania de generalizar, bandido, vagabundo, encrenqueiro tem em todas as torcidas do mundo, mas a grande maioria ainda é do bem, inclusive no seu time.

  • Carlos Agostinis
    18/03/2020 08:54

    O Sr. Rogério, eu votei no Bolsonaro e vou votar de novo, quem tem que ir pra pqp é você, cada um com sua vontade irmão. Se você não do Guarani e nem da Ponte, suma daqui, ninguém quer saber de política aqui nesse blog. Apesar de ser democrático, estamos aqui pra falar de futebol, em algumas oportunidades de alguma utilidade pública, você xingou 70 milhoes de brasileiros.

  • Paulo Sergio I
    18/03/2020 08:53

    É, meu caro Ari, ninguém sabe as proporções e prejuízos que esse vírus ainda causará, o prefeito aqui de Ubatuba já decretou fechamento de todos os quiosques de praia e locais de aglomeração de pessoas por tempo indeterminado e disse que outras medidas ainda serão tomadas como por exemplo dificultar a entrada.

  • Paulo Sergio II
    18/03/2020 08:52

    De turistas na cidade, já estamos sentindo o reflexo no trânsito que já era pequeno, diminuiu sensivelmente. O efeito cascata na economia acredito será sentido mesmo daqui 30/60 dias, mas, como você bem disse, prejuízos enormes.

  • Paulo Sergio III
    18/03/2020 08:52

    E quem paga aluguel?? se perder emprego ou ficar sem receber como fará?? E quem recebe aluguel?? isso são só alguns exemplos, resumindo, meu caro Ari, a bola de neve só começou descer a montanha e ainda é do tamanho de uma bola de golf, mas, pelo jeito vai virar aquela avalanche, se preparem!!

  • Eugenio
    18/03/2020 08:51

    Caros aappetanos, com todo respeito, nao foi uma derrota vergonhosa, pelo contrario, a aapp deu muito trabalho e poderia muito bem ter ganho, futebol é detalhe. A aapp é sempre um adversario dificil, independente da situacao em se encontra. No campo se perde ou se ganha, mas nunca no tapetao, portanto se tiver q cair pra A2, o façam com dignidade pois vcs tem toda condicao de voltar em 1 ano. Nao deem uma de Fluminense ou de SPFC q escaparam de rebaixamentos com manobras de bastidores.

16
MAR
Brigatti comete erros primários na derrota de virada da Ponte Preta no dérbi

Na vitória de virada do Guarani sobre a Ponte Preta por 3 a 2, os treinadores Thiago Carpini e João Brigatti, respectivamente, escreveram um capítulo à parte na noite desta segunda-feira, no Estádio Brinco de Ouro.

Como ambos abusaram do direito de errar quer em escalação, quer em troca de jogadores, Carpini foi mais bem-sucedido em substituições e deixou o gramado festejando a quebra de um tabu que se arrastava por oito anos. Assim ajuda a afundar a Ponte rumo ao rebaixamento do Campeonato Paulista.

Carpini inventou dobra de laterais pela direita ao escalar Cristóvão e deixar Pablo um pouco mais adiantado.

Raciocinou que poderia explorar o instável lateral-esquerdo Yuri da Ponte, mas na prática a cobertura no setor estava bem programada com Bruno Reis.

LUCAS ABREU

Outro vacilo foi definir Lucas Abreu como primeiro volante, em substituição a Deivid.

Claro estava que o adequado, na circunstância, seria o fortalecimento de marcação no setor com a escalação de Marcelo.

Assim, Abreu, Eduardo Person e Lucas Crispim, no cinturão de marcação, levavam desvantagem na criatividade de Zanocelo e João Paulo.

Com marcação bugrina afrouxada no meio de campo, a Ponte, com proposta inicial de apenas explorar contra-ataques, percebeu que poderia trabalhar a bola, levá-la ao ataque, e assim rondou a meta bugrina quatro vezes durante o primeiro tempo.

Primeiro com chute na trave de Zanocelo. Depois João Paulo travado em finalização. Incontinenti dois gols oriundos de bola área, em desdobramento de lances em cobranças de escanteios.

O zagueiro Alisson subiu sem marcação e abriu a contagem. Na sequência, imprudentemente o zagueiro Romércio colocou a mão na bola na disputa com Bruno Reis dentro da área, e Roger converteu o pênalti.

Sem criatividade e lento, o Guarani viveu naquele primeiro tempo de alguns lampejos do meia Giovanny, que exigiu defesa difícil do goleiro Ivan.

GOL IMPEDIDO

Evidente que o Guarani pressionaria a Ponte na tentativa de reverter situação adversa, e deu esperanças ao seu torcedores com a marcação do primeiro gol logo aos dez minutos, quando a arbitragem deixou de marcar impedimento de Lucas Crispim, que voltava na jogada. Aí, após ele acertar bicicleta, Júnior Todinho completou o lance.

Àquela altura era claro que o lado direito da defesa pontepretana estava sobrecarregado.

Zanocelo já não fazia recomposição, o que indicava opção por sacá-lo ou mantê-lo sem a obrigação inicial de marcar, desde que, com a saída do ineficiente Safira, o treinador procedesse a entrada do volante Darnley, para fechar o setor.

BRUNO RODRIGUES

Na prática Brigatti pensou em usar a velocidade de Bruno Rodrigues para puxar contra-ataques, e por isso colocou-o no lugar de Safira.

Na troca foi desconsiderado que Rodrigues, embora esforçado, não consegue dar continuidade às jogadas.

De prático a atuação dele se resumiu a um lance de lucidez, quando serviu João Paulo, que exigiu defesa difícil de Jefferson Paulino.

APODI

Brigatti conseguiu desarrumar de vez a cabeça da área pontepretana quando sacou Bruno Reis para colocar Apodi, fora de ritmo e com desobediente posicionamento mais adiantado.

Se já havia sobrecarga ao lateral-direito Jeferson, a pressão do Guarani implicou em envolvimento do volante Dawhan, e assim a meta pontepretana passou a ser ameaçada.

Naquele cenário, ao pressionar, o Guarani foi ameaçando, tanto que já poderia ter empatado quando Tallyson apareceu na cara do gol e chutou a bola pra fora.

Embora alternasse jogadas pelos dois lados do ataque, era pela esquerda que o Guarani mais ameaçava.

E foi em outra jogada por ali que chegou ao empate, com tabela de Tallyson e Todinho, até que a bola se oferecesse para Juninho, com chute indefensável para Ivan.

Naquela altura Juninho havia substituído Giovanny.

DESEMPATE

Por intuição dos jogadores bugrinos ou orientação de Carpini, o certo é que mais uma vez pela esquerda o Guarani chegou ao gol que provocou virada no placar, aos 43 minutos, através de Tallyson.

Desnecessária a mexida na defensiva pontepretana com saída de Yuri, que provocou deslocamento de Trevisan à lateral-esquerda e entrada do zagueiro Cléber.

Portanto, quando lhe perguntarem se treinador também perde jogo, lembre-se da falta de critério de Brigatti nas mexidas, e minimize Carpini de culpa, pois soube se redimir das incorreções iniciais.

  • serjao
    17/03/2020 14:39

    O resultado na bola foi GFC 2 x 2 Ponte Preta. O problema foi: Arbitragem 1 x 0 Ponte. Mesmo com o erro da entrada do Apodi a Ponte nao teria perdido, teria empatado, o que nao seria bom, pq sem o Apodi a Ponte teria vencido. Mas perdeu para a arbitragem.

  • serjao
    17/03/2020 14:38

    Pq os campeonatos estao parando, se o presidente Bozo, lider dos terraplanistas, disse que é tudo fantasia e histeria? Em 2020, o circo do Bozo continua!

  • Marciao
    17/03/2020 14:38

    Brigatti substituiu errado pra cac... não era pra tirar o Bruno Reis. Apodi não era pra entrar. Cleber tá com uns 90 kilos . Futebol é isso, o Carpini trocou melhor e a Ponte pregou no segundo tempo. Embora os 2 zagueiros do Guarani são fracos, os dois laterais foram muito bem.

  • Rubão Ricotinha
    17/03/2020 14:36

    Foi como relembrar 2012... No final do primeiro tempo a arrogância estampada no rosto do pessoal lá de cima...e no fim do jogo não tinham mais nem cara, aí nessa hora sempre perdem a esportiva e querem partir pra briga. Gostam de provocar mas não aceitam o troco na mesma moeda. Até a próxima "segunda"... se bem que nesta nós não estaremos juntos!

  • Barban
    17/03/2020 14:34

    Fiquei um tempo afastado, porque não estava nem dando vontade de falar desse time da ponte. Ser zuado pelo time perder dá pra levar numa boa, o difícil é aguentar ver esse time jogar. Na hora que o Brigatti colocou Bruno Rodrigues em campo já dava pra perceber que não ia dar certo, e depois só piorou. Ele podia ter colocado qualquer um, menos aqueles 3. Ainda bem que meu avô já faleceu e não está vendo essa diretoria acabar com o time em todos os sentidos.

  • João da Teixeira
    17/03/2020 09:27

    Marcio, sabe aquele bêbado que frequenta as escadarias do Bar Majestoso, pode por ele no lugar do Tioazinho. O problema é achar um para por no lugar do GB. O Eberlin seria um dos que poderia vir. Sabe montar e administrar.

  • Luiz Otto Heimpel
    17/03/2020 09:27

    Sou Bugre até na alma. Os verdadeiros ponte-pretanos são aqueles que mesmo na derrota vieram comentar. Esses eu respeito. Outros sumiram.

  • Jose Ricardo
    17/03/2020 09:26

    Mais organizado em campo o Guarani mereceu a vitória. Debiloide e infantil a provocação do goleiro do Guarani sobre Roger. A vitória classifica o Guarani e elimina o Corinthians e ainda o ameaça de rebaixamento. Pra FPF, ter o Corinthians na A2 é assinar a sentença de morte do paulistinha, então é provável que o campeonato seja encerrado com a desculpa da pandemia, assim ninguém é rebaixado e sobem 2 times da A2, ano que vem cairão 4. E todos viverão felizes para sempre.

  • Marciao
    17/03/2020 09:21

    Verdade Ari. Se e´pra achar um culpado pela derrota, esse chama-se Brigatti. Ganhando de 2 x 0 , um jogo que não tava difícil de segurar o resultado. Que coisa, os dois zagueiros do Guarani são horríveis !!! O Sr. Roger também tem culpa, poderia ter matado o jogo. Mas, pela sorte não vamos ter rebaixamento. Vai ter que fazer uma limpa no elenco para o Brasileiro.

  • João da Teixeira
    17/03/2020 09:21

    Mas quem falou que Apodi é jogador de futebol! Quem falou que Tiaozinho é dirigente e político! Quem falou que Gustavo Bueno é gerente de futebol! Depois desse prólogo vem a tragédia. Ponte caiu, ainda bem que levava nada a lugar nenhum! Pobreza total, de cabo a rabo. Pode ter certeza, se nao mudar nada, cai mais rápido na Serie B do Brasileiro. Bem, no antigo teatro grego, o prólogo vinha na 1°parte da tragédia, na qual se fazia a exposição do tema. Isso para quem não sabe...

  • João da Teixeira
    17/03/2020 09:20

    E agora para a a Série B do Brasileiro, dá até medo de pensar. Temos que tirar primeiramente os "baixo astrais", depois arrumar competentes. Já é hora do Eberlin voltar, ou outro que conheça da "mortadela". Tiozinho, não vem não! A "mortadela" que vc conhece é outra, são os "mortadela do PT" e esses nem "pintados de ouro". Buscar um time semi pronto, pode ser do Paulista mesmo. Ée, vão ter que gastar! Seria muito um Mirassol ou um outro já "talhado". GB, vai vender muamba, vai!

  • João da Teixeira
    17/03/2020 09:20

    E o Cúringão, olha o risco de até cair e com um time de dar inveja para muitos times. Me parece que o problema lá é um boicote que estão dando no aprendiz de técnico e feiticeiro, o Thiago Nunes. Se está com um pé para cair, imagine para classificar. Com relação à Ponte, qdo vi que nada dava certo nos jogos de que ela dependia, já que era uma "analfabeta e não iria fazer a lição de casa", já comecei a desconfiar que cairia, para bom entendedor nem precisa bola de cristal, né?

  • João da Teixeira
    17/03/2020 09:19

    E o Cúringão, olha o risco de até cair e com um time de dar inveja para muitos times. Me parece que o problema lá é um boicote que estão dando no aprendiz de técnico e feiticeiro, o Thiago Nunes. Se está com um pé para cair, imagine para classificar. Com relação à Ponte, qdo vi que nada dava certo nos jogos de que ela dependia, já que era uma "analfabeta e não iria fazer a lição de casa", já comecei a desconfiar que cairia, para bom entendedor nem precisa bola de cristal, né?

  • ROGÉRIO F.
    17/03/2020 09:19

    FOI UMA SEGUNDA DIFÍCIL. TIMÃO ELIMINADO,TR QUE CONCORDAR COM JANAÍNA PASCHOAL,ALEXANDRE FROTA,RAFINHA BASTOS E JOÃO DÓRIA FOI D , VEM MOURÃO SALVA O PAÍS!!!!

  • João da Teixeira
    17/03/2020 09:18

    Marcio, ainda bem que a sua opinião é de um bugrino, perfeitamente compreensível vcs quererem que a banda podre da Ponte, o baixo clero fiquem no comando da Macaca. Na série A2 com essa cambada, é morte certa. Nem para campeonato de bolinha de gude eu poria essa turma de incompetentes. Mas o Apodi quem falou para ele que é jogador de bola. E para se desfazer dele, melhor não, para a A2 deve servir é assim teremos uma desculpa caso cairmos na A2. Temos que ter uma estratégia.

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo