25
NOV
Felipão rebuscou no passado o jeito acertado de levar o Palmeiras ao título

No futebol, nada como um dia após o outro. Se o treinador Luiz Felipe Scolari, o Felipão, foi até esculachado após aquela vexatória goleada da Seleção Brasileira por 7 a 1 para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, quis o destino que agora ele desse a volta por cima.

Pois aprumou o então instável time do Palmeiras e conseguiu levá-lo à conquista do título brasileiro desta temporada, após vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, na tarde deste domingo, no Rio de Janeiro.

Estudiosos de tática de futebol esqueceram ou não observaram que Felipão moldou esse time do Palmeiras ao velho estilo praticado pela Ponte Preta no final da década de 70, e do São Paulo nos anos 80, comandado pelo treinador Cilinho, com algumas adaptações.

PICERNI E ODIRLEI

Naqueles tempos de Ponte, os laterais Jair Picerni e Odirlei jogavam basicamente do meio de campo pra frente, assim como faziam Zé Teodoro e Nelsinho no time são-paulino.

Isso era permitido porque os zagueiros Oscar e Polozi, na Ponte Preta, ficavam de mano com atacantes adversários e ganhavam a maioria das jogadas, o mesmo ocorrendo com Oscar e Dario Pereira, no São Paulo.

Pois Felipão apostou que os zagueiros Luan e Gustavo Gómez poderiam ficar de mano com adversários, e ambos foram soberanos no chão e principalmente pelo alto, quando o Vasco abusou de levantar bola.

Assim, soltou os laterais Mayke e Diogo Barbosa, como fossem alas para as devidas triangulações com atacantes que caíam pela beirada do campo, para fluxo das jogadas.

O tido como superado Felipão praticamente optou por um volante fixo - caso de Felipe Melo - e soltou Bruno Henrique, teoricamente outro volante, mas na prática se transformou num meia, naturalmente recuando quando seu time ficava sem a bola.

VOLUME DE JOGO

Tudo isso resultou em volume de jogo, e aí a individualidade de jogadores do meio de campo pra frente fez a diferença, principalmente Dudu, que Felipão deu liberdade pra jogar solto, ora buscando a bola e sendo organizador, ora carregando-a em velocidade, ou ainda explorando os lados do campo em que tinha percepção de vulnerabilidade do adversário.

Como nos tempos antigos, Felipão não abriu mão do centroavante de área, prevendo que o volume de jogo resultaria em chance, e aí o homem com faro de gol faria a diferença.

O título do Palmeiras é a mais clara lição de que a treinadorzada tem mais é que buscar no passado o melhor caminho para a prática de futebol convincente e com plástica.

Melhor assim de que as compensações de quem opta por se defender e joga apenas nos contra-ataques.

O título do Palmeiras é uma vitória do genuíno futebol brasileiro.

  • Paulo Sergio
    27/11/2018 22:38

    Atenção, atenção, Ponte-pretanos e Bugrinos cuidado o Tarja Preta voltou com tudo, agora os delírios estão bem mais acentuados a ponto de por exemplo enxergar torcida até onde não tem kkkkkkkkkkkk

  • Paulo Sergio
    27/11/2018 08:35

    Tio Lei e João da Teixeira, agora não é mais remedinho, é TARJA PRETA. KKKKKK endoidou de vez, pirou!! kkkkkkkkkk

  • Paulo Sergio
    27/11/2018 08:35

    Ô caro Profeta, seja mais HUMILDE vai, vergonha de Campinas? a Ponte?? Quem é o campeão de rebaixamento de Campinas e do Brasil?? BUGRE!! Quem é o campeão de dívidas de Campinas? BUGRE!! Quem é o campeão de ações trabalhistas em Campinas? BUGRE!! Qual é o único tme de Campinas que não tem patrocínio CAIXA por não ter CND (Certidão Negativa de Débitos)? vou parar de escrever, os caractéres do blog todo vão estourar kkkkkkkkk

  • Paulo Sergio
    27/11/2018 08:34

    Beleza Ari, mas só uma pergunta: Por que você não fez isso assim que colocaram??

  • TIO LEI
    27/11/2018 08:33

    KKKKKKKKKKKKK ... e até já "deu um sumiço" no tópico . KKKKKKKKKKKKK. Blog cada vez mais divertido . Bloguejiro "meio " vendido; cara se intitulando como " o rei da humildade" parece até o lula dizendo não haver homem MAIS HONESTO que ele KKKKK, o do remedinho tentando justificar o injustificável; Covarde falou besteiras até 7 rodadas atrás, depois sumiu do blog ao ver a "reação" e COVARDEMENTE só voltou agora, vai tomar seu remedinho "cumpadi". KKKKKKKKKKKKKKKKK

  • DE ARI - COMUNICADO
    26/11/2018 21:54

    Alô Tio Lei, João da Teixeira e Paulo Sérgio: pra não dizer que não movi uma palha, telefonei pra redação do FI e solicitei a troca da foto interpretada como pejorativa - alusiva ao acesso do Avaí - por um lance de jogo. E isso foi feito e estamos todos conversados.

  • Eduardo para profeta da tribo
    26/11/2018 21:52

    Obrigado profeta da tribo pelas suas palavras e apoio. .as verdades quando são aceitas garanto que dói menos para as pessoas ....não e demérito para ninguém. Aceitar .As verdades .

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    26/11/2018 18:40

    MEU AMIGO XARÁ, ESTOU VOLTANDO COM TUDO NO SEU BLOG, COMO O SENHOR CORTA MUITAS COISAS ESCRITAS PELA MINHA PESSOA. PORQUE O SENHOR NÃO CORTOU TAL FOTO , ISSO É PROVOCAÇÃO E DE MAL GOSTO DO SENHOR PERMITIR TAL FOTO EM SUA COLUNA. VAMOS RESPEITAR TODOS QUE ESCREVEM, GOSTARIA DE UMA RETRATAÇÂO DO SENHOR PELA FOTO EM HORA ERRADA. O SENHOR É RESPONSÁVEL PELA COLUNA, PELO QUE ACONTECEU NÂO FEZ NADA...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    26/11/2018 18:40

    ... DEFESA MENOS VAZADA,: 30 GOLS. TIMES QUE SUBIRAM : AVAÍ : 32, FORTALEZA: 33, CSA: 37, GOIÁS : 50. GOLS MARCADOS: PONTE :- 42, FORTALEZA: 54, GOIÁS : 54, CSA : 51, AVAÍ 50. VITÓRIAS : PONTE: 16, FORTALEZA: 21, GOIÁS: 18, CSA: 17, AVAÍ: 16. PONTOS: PONTE: 60 .FORTALEZA: 71, CSA: 62, AVAÍ 61, GOIÁS: 60. PERDEMOS PARA O GOIÁS POR 18 VITORIAS CONTRA 16 DA PONTE (RAZÃO PORQUE FICAMOS DE FORA)...

  • ARIOVALDO ZANELLI (3)
    26/11/2018 18:40

    ... ESPERO TAMBÉM QUE ESCREVA ALGUMA COISA SOBRE O ACONTECIDO NO CAMPO DO GUARANI, NO SÁBADO.SOMENTE QUERO JUSTIÇA. MEUS AMIGOS PONTEPRETANOS, AGORA BASTA DE LER BOBAGEM E ESCREVER O QUE QUEREM OS BUGRINOS, VAMOS DAR O TROCO COM SABEDORIA, SEM VIOLÊNCIA,..

  • ARIOVALDO ZANELLI (4)
    26/11/2018 18:39

    ... O POVO DE CAMPINAS O QUEE SABER O REALMENTE ACONTECEU EM SEU ESTÁDIO... ...DIRETORIA DO GUARANI, SEJAM PESSOAS HONESTAS, E PROFISSIONAIS DO ESPORTE BRASILEIRO. O QUE ACONTECEU NO SÁBADO, VENHAM A PUBLICO INFORMAR COMO ACONTECEU COM UM SER HUMANO NO CAMPO DO GUARANI DE UM TORCEDOR DA PONTE PRETA. ESTOU TRISTE DAS CENAS QUE ASSISTI EM UM VIDEO HOJE, QUE VERGONHA PARA PARTE DE VANDOLOS QUE FALAM SER BUGRINOS, MAS NA REALIDADE SÃO MONSTROS DE UMA SOCIEDADE CAMPINEIRA....

  • ARIOVALDO ZANELLI (5)
    26/11/2018 18:39

    ... IREI COBRAR DO SENHOR , SEJA EQUILIBRADO, POIS SUA TORCIDA MOSTROU QUE NÃO SÂO SERES HUMANOS, NÃO PODEM VIVER NO NOSSO MEIO. TENHA DIGUINIDADE E FALE A VERDADE...

  • ARIOVALDO ZANELLI (6)
    26/11/2018 18:38

    .. COVARDES, SIMPLEMENTE IDIOTAS O QUE FIZERAM COM O TORCEDOR DA PONTE PRETA NO CAMPO DO GUARANI, DENTRO DO ESTÁDIO. ISSO VAI CUSTAR CARO PARA O TIME DO GUARANI, POIS HOJE MESMO EU VOU MANDAR PARA O MINISTÉIO PÚBLICO O QUE ACONTECEU DENTRO DO SEU ESTÁDIO. QUEREMOS JUSTIÇA DA POLICIA MILITAR, QUAL ATITUDE FOI TOMADA. QUERO PUNIÇÃO PARA O TIME DO GUARANI, PORQUE FOI DENTRO DO ESTÁDIO.SEUS COVARDES, CADEIA É POUCO SENHOR DELEGADO. JURIDICO DA PONTE PRECISA FAZER ALGO.

  • Eduardo para barba
    26/11/2018 18:03

    3 vitórias dos nunca serão ?..impossivel ..que eu saiba os fregueses sao vocês e não nós..já sei ..e mentira o que estou dizendo ?...ok...favor consultar os borderôs

  • Carlos Agostinis
    26/11/2018 18:03

    Os estádios precisam ser melhorados, dar conforto as pessoas, não me venham falar que o Guarani não tem estádio. O da Ponte também está uma draga. As torcidas querem times, cada qual com sua tradição de jogo, a gozação é impagável, as ofensas é que não devem acontecer. Derbi com torcida única não presta, vejam lá no sul, lá da certo, porque aqui não pode ter torcida mista. Basta os organizadores trabalharem em prol do espetáculo, da festa, da alegria, é só ter boa vontade.

« Anterior : [ 1 ] 2 3 : Próxima »
24
NOV
Nada a lamentar; Ponte Preta foi até longe demais

Sorte tem limite. A arrancada da Ponte Preta nas mãos do treinador Gilson Kleina teve muito a ver com sorte, porque na prática o time não tinha bola para garantir o acesso. Por isso, não se pode lamentar a quinta colocação neste Campeonato Brasileiro da Série B.

O empate sem gols com o Avaí na tarde deste sábado no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC), teve muito a ver com a proposta do time mandante de se resguardar e sustentar o empate que lhe interessava, no intuito de acesso ao Brasileirão 2019, provavelmente acreditando na inoperância da Ponte Preta.

Aí, quando se pede que a Ponte proponha o jogo, falta criatividade e capacidade técnica ao time, prova disso que ao longo da partida criou apenas duas chances: cabeçada fraca do atacante Júnior Santos, para defesa do atabalhoado goleiro Rubinho, durante o primeiro tempo.

E, aos 50 minutos do segundo tempo, nos pés do atacante Victor Rangel, a Ponte teve chance de marcar o gol do acesso, mas ele demorou para finalizar e foi travado.

TRANSPIRAÇÃO

Reconhece-se que a Ponte foi briosa e lutou principalmente durante o segundo tempo para tentar se superar, mas apesar da pobreza técnica da competição, cobra-se um pouco mais de qualidade para se atingir o objetivo de subir ao Brasileirão.

Sem qualidade pelos lados do campo para organizar jogadas, e com o meia Matheus Vargas apagado, Júnior Santos e André Luís foram absorvidos com facilidade pela marcação.

A Ponte só teve um pouco de impetuosidade ofensiva com as substituições feitas pelo treinador Gilson Kleina, ao trocar Júnior Santos por Roberto, e ousar na troca do volante de contenção Nathan por Igor Vinícius, jogador de mais mobilidade.

AVAI PRECAVIDO

Dois motivos implicaram em jogo fraquíssimo durante o primeiro tempo.

Choveu bastante até os 30 minutos aproximadamente, e isso implicou em prejuízo às duas equipes.

O Avaí não quis se expor e, nas poucas vezes que avançou, se esbarrou na boa marcação pontepretana.

Por sua vez, para evitar risco, a Ponte igualmente não se atirou ao ataque antes do intervalo, e por isso o jogo foi morno, com maior posse de bola do Avaí.

REMONTAGEM DA EQUIPE

Como o empate só interessava ao mandante, a Ponte teve que ser mais ousada no segundo tempo, mas aí foi aquela repetição vista pelos torcedores ao longo da competição.

Por isso, que os dirigentes não se iludam com esse elenco pontepretano, inegavelmente fraco.

São raros os jogadores em condições de permanecer no elenco para a próxima temporada.

Iludiram-se com o lateral-esquerdo Danilo Barcelos, jogador fraco na marcação e incapaz de dar um drible para criar espaços ofensivos.

Razoável é o zagueiro Reginaldo, e limitadíssimos o volante Nathan, meia Thiago Real, e atacantes Júnior Santos e Victor Rangel.

  • DE ARI - COMUNICADO
    26/11/2018 21:59

    Alô Tio Lei, João da Teixeira e Paulo Sérgio: pra não dizer que não movi uma palha sequer, telefonei pra redação do FI e solicitei a troca da foto interpretada como pejorativa - alusiva ao acesso do Avaí - por um lance de jogo. Isso foi feito e estamos todos conversados.

  • Paulo Sergio
    26/11/2018 18:40

    Ari, me desculpe, mas você está igual aquele cara que está tentando justificar o batom na cueca. Não existe meio-chefe, meio-patrão nem meia virgem, aceita que fica mais bonito!

  • TIO LEI
    26/11/2018 18:04

    Mas Ari. Você é um cara com inteligência ímpar e não percebe que ao menos com as fotos eles estão te "atropelando"? Colocando "coisas" que não correspondem com suas vontades? Não seria o caso de se ter uma "conversinha de pé de oreia " com os responsáveis pelo site? FICADICA.

  • Profeta da Tribo
    26/11/2018 14:04

    Vamos aos fatos. No começo do ano, com a prepotência característica, a AAPP e seus torcedores bradavam: "Subiremos com tranquilidade. Time grande, quando cai, é bate e volta". Aí está o resultado. A arrogância da AAPP é incrível. Eu já disse, é a síndrome do "baixinho forgado": o cara é pequeno, fraco, mas quer dar uma de valentão. Só que, na hora que o bixo pega, amarela. E no final, todos tiram sarro dele. Essa é a essência da AAPP. Soberba enorme.

  • Profeta da Tribo
    26/11/2018 14:03

    O torcedor sensato sabe que foi bom a AAPP não ter subido. A diretoria só fez trapalhadas. 4 técnicos durante o campeonato. Trouxe técnico com DNA ofensivo, quando o DNA da AAPP é retranca, e o cara não conseguiu uma vitória sequer. Apostaram no Kleina, o mesmo cara que demitiram ano passado. O Kleina deu uma sorte incrível, mas com Ari falou, a sorte não dura para sempre. Se subisse, todas os erros da diretoria ficariam eclipsados. Em médio prazo, a AAPP colheria frutos ruins.

  • RMaia
    26/11/2018 12:00

    Temos de dar parabéns à comissão técnica por ter dado à torcida uma chance real de acesso. Devemos criticar sim o grupo político que sustenta o reinado do Carnielli: Abdalla, Sebastião Arcanjo, Tagino Alves dos Santos, Vanderlei Pereira e Marcelo Barbirotti. Dentro de seus gabinetes esses senhores com suas incompetências, omissões e egoísmos foram os responsáveis por manter a Ponte na Série B. Não souberam contratar treinadores e jogadores, ou se omitiram diante de fatos grotescos.

  • DE ARI PARA TIO LEI
    26/11/2018 10:07

    Tio Lei, você já deu provas de ser uma pessoa sensata, e de certo entendeu que não não vou à sede do futebol interior, que não tenho acesso ao arquivo de fotos ou aquelas compradas de agências. Logo, minha interferência se restringe a textos. Enquanto eu estiver neste espaço, a coisa continuará sendo assim: 'é, é; não é, não é'. Diretores do FI sabem de minha posição que 'a porta da rua é serventia da casa'. O dia que atropelarem meu trabalho, tô fora. Ficou claro?

  • TIO LEI p/ ARI
    26/11/2018 09:53

    Lamento Ari. Como você mesmo disse "N" vezes "é é, não é não é".O TITULAR DO BLOG é você; o blog leva O SEU NOME; em nossos erros ou duvidas, nos reportamos à você; 99% de suas matérias NÃO CONTEM FOTO ALGUMA; quem veta nossos deslizes é você ... Isto posto; SERIA NATURAL que para postar qualquer foto ou algo no gênero, que ANTES da publicação, também passasse por seu "crivo" assim como acontece com as nossas postagens. Sim, você tem sim sua parcela de culpa nos fatos.

  • RMaia
    26/11/2018 09:53

    Muitas lições devem ser tiradas dessa Série B: 1) Existe sim vida na Ponte sem o reizinho Carnielli. 2) Abdalla não tinha a menor noção do que era ser presidente da Ponte ao assumir o cargo. Na eleição muita gente lhe deu tapinhas nas costas, mas quando a batata assou e o time perigou ser rebaixado, eles evaporaram. 3) É raríssimo um raio cair duas vezes no mesmo lugar, o que o Kleina fez, não serve de base pois vai levar muito tempo pra ser repetido. 4) 2018 acabou, agora é 2019!!

  • João da Teixeira
    26/11/2018 09:48

    Com relação ao Felipão, com o dinheiro investido pelo Parmitão, em qualquer lugar do mundo se faria um esquadrão, que não teve "Boca" na Libertadores. Para mim, o Felipão é um técnico ultrapassado sim, mas vai fazer o quê? O Parmitão tem aparência de um canhão, mas é uma carabina de chumbinho para "matar pardal", que é o que temos no Brasil... Como disse, não teve "Boca" na Libertadores!

  • João da Teixeira
    26/11/2018 09:47

    Ari, com relação ao seu blog, às suas explicações sobre a foto do time do Avaí, explica mas não justifica e sabemos que o dono do FI é misto de há muito tempo. A impressão que dá, é que o "seu" blog festejou a desclassificação do 1º time de Campinas. E o blog é seu mesmo? Então, vc. aceita essa interferência. Ou vc. põe o escudo do Avaí no cabeçalho também, misto!

  • TIO LEI
    25/11/2018 23:59

    Pois é amigo Paulo Sergio. Isso é a DECLARAÇÃO pura e simples de que são MISTOS e de carteirinha assinada. Quem pouco ou nada se incomoda com a sua própria situação, é sinal que alguma coisa esta errada. Falo de meu time, sorrio com o meu time, sofro com o meu time, critico quando vejo coisas erradas do meu time e lá vez ou outra falo algo de meu ex-rival, isso por que tanho bons amigos que (infelizmente KKKK) sofre daquele outro lado. Enfim, ser MISTO é isso aí.

  • TIO LEI
    25/11/2018 23:58

    Alô AGOSTINIS. Parabéns pela conquista. Pelo visto, depois foi só churrasquear, né? Quanto à minha PONTE PRETA, é como eu digo: nem triste e nem alegre, desde o início do campeonato já sabíamos que não tínhamos time para subir. De certo mesmo é que ficou um gostinho de que poderíamos sim ter conseguido o acesso CASO nossa diretoria não tivesse feito tantas besteiras. Quanto à "los irmanitos" estão onde é seu devido lugar. Torcendo MAIS CONTRA NÓS que a favor de seu time.

  • DE ARI PARA TIO LEI
    25/11/2018 23:57

    Tio Lei, vou esclarecer pele enésima vez que a produção de textos da coluna é feita em meu escritório ou minha residência. Como não vou à redação (sede do FI), não tenho acesso ao arquivo de fotos, ou aquelas que a empresa compra através de agências. Explicado?

  • TIO LEI p/ ARI
    25/11/2018 23:52

    Ari. Simplesmente DECEPCIONADO com sua declaração. Para alguem que se vangloria de "ser o dono do próprio nariz", alguém que diz NÃO ACEITAR ingerência em SEU BLOG, vir a público dizer que colocam a foto que querem ... Me desculpe, parceiro, mas essa pegou mal, pacas.

« Anterior : [ 1 ] 2 3 4 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo