28
NOV
Sistema de marcação da equipe pontepretana favorece zagueiros

No áudio Memórias do Futebol, o abordado é o ex-atacante Marques, aquele velocista dos tempos de Atlético Mineiro, o Deus do vento.

Infelizmente o futebol é analisado de forma bem superficial até por pessoas que se dizem especializadas no ramo.

É exagerado julgar como competente a defesa da Ponte Preta, com avaliação apenas por ter sido uma das menos vazadas do Campeonato Brasileiro da Série B.

O estilo de jogo praticado pela Ponte Preta prioriza a marcação com o maior número possível de jogadores.

Logo, o que se vê são atacantes de beirada duplicando a marcação de lateral, enquanto volantes se transformam praticamente em zagueiros. Além disso, meias também ficam encolhidos na cabeça da área quando o adversário ataca.

Com esse acúmulo de jogadores orientados para se defender, a falha do autêntico zagueiro fica quase imperceptível. É o momento em que o volante, disfarçado de zagueiro, corrige.

RENAN E REGINALDO

É arriscado rasgar elogios para o central Renan Fonseca e muito menos para o quarto-zagueiro Reginaldo.

Claro que não devem ser rotulados de jogadores fracos, mas avaliação mais aprofundada provocaria real resposta se ambos atuassem num esquema em que ficassem mais exposto, de ‘mano’ com atacantes adversários. Aí o nível de exigência é bem maior para o desarme.

Além disso, zagueiro também precisa ser avaliado quando desnecessariamente opta pelo chutão ao ataque, em vez de saída de bola racional. Cobra-se dele a mínima capacidade de proteger a bola e se desvencilhar de adversário, a chutá-la para a linha lateral com receio de perdê-la.

É isso aí.

  • João da Teixeira
    29/11/2018 17:47

    Acredito que houve um equívoco de sua parte me envolvendo em cutucadas e "caneladas" em bugrinos e que isso canalizam ao ódio. O que escrevo é respondendo o escrito a minha pessoa e respondendo, algumas vezes a altura. Mas daí levar ao ódio? Longe disso, meu caro Ari! "Nesse ano, quero paz no meu coração, se quiser ter um amigo, que me dê a mão..." Nesse ano e nos demais...

  • João da Teixeira 1
    29/11/2018 17:47

    Voces acreditam mesmo que naquela época, um time poderia ser fundado no mesmo dia que reuniram para jogar bola? Mas nem hoje acontece isso. Provavelmente a Ponte, assim como o Gfc, foram fundados após um tempo jogando juntos e posteriormente criada uma data de fundação retroativa e não com a data que apareceu pela primeira vez a informação em um jornal da cidade na época. Isso pode ter ocorrido perfeitamente. Com relação ao Rio Grande-RS, me parece que foi o 1º clube fundado

  • João da Teixeira 2
    29/11/2018 17:46

    cont. Com relação ao Rio Grande-RS, me parece que foi o 1º clube de futebol a ser fundado, porém parou suas atividades e voltou anos depois. Nesse quesito a Ponte foi e é o clube de futebol mais velho do Brasil em atividade ininterrupta. A data, como já disse, pode ter sido retrocedida pela lembrança do início da atividade em 11.08.1900 que é uma data de referência "sui generis", pois se trata da data de aniversário de fundação da principal empresa de época, a Cia.Paulista E.F.

  • TIO LEI (1)
    28/11/2018 23:52

    QUEM DISSE que a data de NOSSA FUNDAÇÃO em NOSSO DISTINTIVO é para essa finalidade? Nossa data, nós a estampamos em nosso uniforme por que nos orgulhamos dela. Depois, quem lhe disse que existe CONTROVÉRSIA nessa questão? CONTROVÉRSIA se dá quando há divergência ou conflito de opiniões ...

  • TIO LEI (2)
    28/11/2018 23:48

    ... E NESTE CASO todos nós CONCORDAMOS QUE A nossa data de fundação É AQUELA ESTAMPADA e que FAZ PARTE de nosso distintivo. ... Se for para polemizar, eu posso lhe dizer que a A.A.PONTE PRETA É o clube DE FUTEBOL MAIS VELHO em ATIVIDADE ININTERRUPTA. Você sabe o que esta palavra quer dizer? Quer dizer que DESDE nossa fundação SEMPRE estivemos em atividade e o Rio Grande ESTEVE INATIVO por quase um ano, na década de 40. Portanto, se eles tiveram suas atividades interrompidas,

  • TIO LEI (3)
    28/11/2018 23:48

    ... nada mais lógico que fazer essa afirmativa. ... Quanto a forma que você diz "melhor aceitar que dói menos", essa sua convicção e insistência nos faz crer que você fala isso por experiência própria, não é mesmo?

  • DE ARI - COMUNICADO
    28/11/2018 21:43

    Trocas de farpas que extrapolam os limites e se canalizam ao ódio precisam ser mediadas. Por isso estão congeladas cutucadas deselegantes dos bugrinos Eduardo e Profeta da Tribo, com réplicas dos pontepretanos Tio Lei, Paulo Sérgio e João da Teixeira.

  • TIO LEI (1)
    28/11/2018 21:43

    Caro BARBA. Ao empatarmos com o avai, em sua entrevista o KLEINA disse (em outras palavras)que para se fazer a reformulação, a diretoriadeveria parar de colocar a culpa somente no $$$$. E esta bem claro que NADA MUDOU E NEM MUDARÁ na cabeça do abdala. Pelo visto, o Kleina já percebeu de que nada adiantará querer INDICAR JOGADOR A SER CONTRATADO, pois eles NÃO IRÃO CONTRATAR MESMO. Pelo visto, continuarão "aceitando as indicações" de empresários, sem se importar ...

  • TIO LEI (2)
    28/11/2018 21:43

    ... com a qualidade técnica. No lugar dele, eu também cairia fora.treinador que se preza, em início de temporada, tem que ter VOZ ATIVA nas contratações e na reformulação do elenco. Já a muito venho falando que estão "preparando o terreno" para a volta do filho do Marco Aurelio. Pode esperar para ver, só começarão a surgir nomes e "contratações", após o dia 5 de janeiro. Até lá serão especulações, esperando que o "mercado" se acomode, então será a hora da xepa.

  • TIO LEI (3)
    28/11/2018 21:43

    ... será a hora de ir atrás do que sobrou, para poderem dizer que: NÃO HÁ BONS NOMES DISPONÍVEIS NA PRAÇA. Claro que nada encontrarão, ficarão quase DOIS MESES dizendo que estão "atentos ao mercado"; ou que existem negociações em andamento; ou que só irão divulgar nomes quando as negociações estiverem concretizadas. Nomes surgirão e ficarão durante muitos dias dizendo que as negociações "estão bem encaminhadas" para depois dizerem que o negócio não deu certo ...

  • TIO LEI (4)
    28/11/2018 21:43

    ... (vide o caso do jogador Camilo do Internacional PA). Engraçada que iniciei o ano de 2018 com estas mesmas palavras, findou-se 2018 e as estou usando novamente, e com CERTEZA eu as usarei novamente no início de 2019. Isso é uma prova "incontest" de que entra ano e sai ano sem que nada mude lá pelas bandas do Moisés. Daí fica fácil fácil chamar treinador de mercenário. Depois das competições iniciadas, TODO TREINADOR que estiver desempregado vai aceitar o que lhe aparecer.

  • eduardo
    28/11/2018 18:40

    todo mundo sabe que o time mais antigo do brasil e o SPORT CLIUBE RIO GRANDE e nao os nunca serao...mas querem se afirmar na marra e colocam no distintivo a data de nascimento ...kkkkk...dai a controversia na fundaçao...ahhhhhh amigo ....se liga ..contra fatos nao ha argumentos...melhor aceitar que doi menos

  • TIO LEI
    28/11/2018 18:39

    Tá aí um BUGRINO com todas as letras maiúsculas. Gente decente e do bem. Parabéns mais uma vez, MEU AMIGO AGOSTONIS.

  • Paulo Sergio
    28/11/2018 18:39

    É isso aí caro Agostinis, MATOU A PAU, parabéns pelo post. só faço uma troquinha, único motivo que eu teria para torcer para o time dos diabos e do PT, é se jogassem contra o gfc. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....um abraço.

  • Paulo Sergio
    28/11/2018 18:38

    Agostinis, parabéns a diretoria do gfc está agindo rápido e já acertou técnico enquanto isso a nossa diretoria zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...........

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
26
NOV
Numa peneirada, pouca gente escapa do atual elenco do Guarani

Alô Tio Lei, João da Teixeira e Paulo Sérgio: pra não dizer que não movi uma palha sequer, telefonei pra redação do FI e solicitei a troca da foto interpretada como pejorativa - em alusão ao acesso do Avaí - por um lance de jogo. E isso foi feito e estamos todos conversados.

Na coluna Cadê Você foi focalizada a carreira do então atleta de Waguinho Dias, com início na Ponte Preta.

Semana passada assuntos referentes à Ponte Preta foram prioridades na coluna por questão lógica de briga pelo acesso.

Com o complemento do Campeonato Brasileiro da Série B, o bugrino faz uma peneirada de quem teria sido aprovado para permanência no elenco à próxima temporada, e concordou com a postura da diretoria do clube em apressar a renovação de contrato do volante Ricardinho.

Na chamada ‘operação pente fino’, pouca gente sobra, num claro demonstrativo de abuso de erros cometidos pelo Departamento de Futebol do clube.

GOLEIROS

Dos goleiros, uma ‘limpa’ geral. Atuações de Agenor foram pautadas por altos e baixos, sem que transmitisse a esperada segurança. Não deve ficar, e o mesmo se aplica ao reprovado Oliveira. A tendência é que Passarelli seja emprestado.

O jovem Kevin merece sim uma nova chance na lateral-direita, apesar de queda de rendimento nas últimas rodadas. Observa-se que há perspectiva de crescimento.

Não se iludam com o retorno do lateral-direito Lennon, apenas esforçado. Tem deficiências na marcação e ainda não aprimorou o cruzamento. Felipe Rodrigues ficou devendo.

Na lateral-esquerda, embora Romário não tenha ratificado aquilo que dele se esperava, merece nova chance. Todavia, Pará deu mostras que não corresponde, a exemplo de Marcílio.

NENHUM ZAGUEIRO

Na zaga, até Fabrício Carioca mostrou deficiências. A indicação lógica seria troca por atacado, incluindo-se Philipe Maia, Ferreira, Édson Silva, Éverton Alemão e Ânderson.

Apesar de sucessivos erros de passes, o volante William Oliveira poderia compor o grupo, mas o mesmo não se aplica a Denner.

Em relação aos meias, esqueçam Rafael Longuine, Guilherme, Fabrício Bigode e Rondinelli. O fato de Matheus Oliveira finalizar de fora de área e ter algum recurso técnico seria indicativo para composição de grupo e ser melhorado tecnicamente. Deveria ficar.

BRUNO MENDES

Dos atacantes, mais uma chance para o garoto Poveda, e prioridade para Bruno Mendes. Marcão sequer deveria ter vindo, pois claramente é um ex-jogador em atividade. Érik, Bruno Xavier e Caíque são dispensáveis.

  • Jose Roberto
    02/12/2018 21:02

    Ari, não entendeu o que escrevi. Qdo Cajá estava na ponte, vc escreveu uma coluna dizendo que ele era um ex jogador, lembrou???? Jogou bem no Goias, fez gol decisivo, e, participou como titular na recuperação do time. Não jogou os ultimos jogos por contusao, mas entrou em todos no final. A coluna do ex., que escreveu pisou na bola, afinal Cajá,Sheik, não jogam sem receber o din,din.

  • RMaia (1)
    28/11/2018 16:08

    Noticiam que o treinador do Guarani será o ex-técnico do Corinthians Osmar Loss. Loss, se não participante, era no mínimo conivente com as armações empresariais (Elenko Sports

  • RMaia (2)
    28/11/2018 16:08

    Quando assumiu a presidência do Corinthians, o presidente Andres fez de tudo para fritar o Carille e colocar Loss no seu lugar, considerado por ele um cara "maleável", ou seja alguém que não traria problemas aos negócios, bastaria que se comportasse da mesma maneira que já fazia nas categorias de base - nada vi, ouvi ou falei - que teria vida longa no Clube. Mas Carille surpreendeu, conquistou dois paulistinhas e o título de campeão brasileiro, aí não dava para dizimá-lo.

  • RMaia (3)
    28/11/2018 16:07

    Quando Carille pediu pra sair devido às sabotagens ao seu trabalho, assumiu Loss, mas com elenco pífio ele não segurou o rojão, sobrou pra ele, como consolação aos "bons serviços prestados", ganhou um "estágio" no futebol espanhol e agora do nada reaparece no Guarani. Coincidência??? Não, uma das empresas que quer assumir o futebol do Guarani é justamente a Elenko Sports, associada com Nenê Zini. Se sinto algo de podre no ar? Sim e bem forte....

  • Paulo Sergio
    28/11/2018 14:16

    E não é que o tarja preta voltou com tudo mesmo!! E o HUMILDE então?? Se autointitula de uma coisa que não é!! Quer prova?? vamos lá: Disse ele "DNA ofensivo é coisa do Guarani, RETRANCA é coisa da AAPP!! quanta humildade hein??? kkkkkkkkkk

  • TIO LEI
    28/11/2018 09:37

    Parabéns Agostinis. Tem uma turminha aí que confunde alhos com bugalhos. Não vimos em matéria do blog, qualquer foto de destaque para o fortaleza, muito menos para goias e csa. Aí aparecem uns IGNORANTES E COVARDES querendo se passar por torcedores. São MISTOS DE NASCENÇA, que só aparecem no blog quando acontece algo de negativo com a PONTE PRETA, Pessoas acéfalas, que pasme você ao TENTAR OFENDER alguém,confunde burrice com cegueira. Valeu parceiro.

  • TIO LEI (1)
    28/11/2018 09:36

    Ô COVARDÃO. Resolvi dar-lhe uma moralzinha, afinal estamos terminando mais um ano, e pra variar, você como MISTÃO COVARDE que é só aparece no blog para atacar a NOSSA PONTE PRETA, e aliás, voce deve ser um dos muitos MISTOS frustrados com o NÃO ACESSO DA NOSSA PONTE PRETA. afinal, ficará mais um ano tendo que assistir sua equipe de coração apenas pela televisão. Então covardão, vou consultar os sites e fichas para confirmar se aí tem ou não covarde. ...

  • TIO LEI (2)
    28/11/2018 09:35

    ...Orinho e Brigatti só falaram a realidade, quanrto ao Carnielli, esse não falou nada e fez muitas besteiras ... Você já deu mostras de sobra e nunca soube o real significado de TRADIÇÃO E PESO de uma camisa, pra variar mais uma declaração sem noção esta feita por você ... o burro tem sim 2 orelhas e enxerga bem, o que não enxerga É CEGO e o PIOR BURRO É AQUELE QUE NÃO SABE NEM O QUE ESTÁ ESCREVENDO, (quer que desenhe)? ... Está comprovado também que ...

  • TIO LEI (3)
    28/11/2018 09:34

    ... SUA COVARDIA por alem de não saber nem o que voce mesmo escreve, esperar que você SOUBESSE INTERPRETAR o que lê seria pedir muito, e lanço um desafio a qualquer um aqui no blog, inclusive ao blogueiro ARI, quando foi que eu disse que subiríamos, sua COVARDIA É TANTA, que você esquece de tomar sua targinha PRETA (o nome e cor bonita essa, não?), e fica aí delirando ... E sim, colocamos a data de nossa fundação sim, pois nós sabemos e muito bem quando nascemos ...

  • TIO LEI (4)
    28/11/2018 09:33

    ... não trocamos nossa data, não SURGIMOS no dia da mentira e nos envergonhamos, não perdemos nosso escudo e nossa identidade, NOSSO ESTÁDIO É NOSSO, para dar uma respostinha mais ampla, já que tem outro demente aí que nos chama de arrogantes, não somos arrogantes não, apenas confirmamos a realidade, pois se sem ter um título de destaque já SOMOS SUPERIOR E MUITO com relação a vocês, imagina se tivéssemos esse titulo, além de ter A MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA DO INTERIOR.

  • TIO LEI (5)
    28/11/2018 09:31

    ... Pronto. Já lá se foram seus momentos de fama. Quem sabe lá pro final de 2019, poderei estar lhe dando outra "canja". Ah. Desculpe, isso poderia ser interpretado como canibalismo de sua parte.

  • Luiz Otto Heimpel
    27/11/2018 22:40

    Na minha opinião deveriam ficar: Ricardinho,Kevin. Fabrício,Bruno Mendes , Anselmo Ramon e só. Alguém sabe quando vai ser decidido sobre a cogestão ou não (sou favorável ,cansei de ver o time " patinando")

  • Agostinis
    27/11/2018 22:39

    Mas eu vou falar da foto, foi um tremendo mau gosto com os irmãos, nunca vi torcedor do avai, nem em campinas nem no blog. Foi sacanagem isso. Pra mim os pontepretanos sao como irmãos, a gente briga entre si, mas se mexer com qualquer um, a gente se une e sai no pau. Aqui é nosso quintal, não tem lugar pra fanfarrões .

  • Profeta da Tribo
    27/11/2018 22:39

    Primeira entrevista de Fuma agradou. Quer trazer treinador com perfil Guarani. Em outras palavras: DNA ofensivo. É isso que queremos. Retranca é característica da AAPP. Guarani sempre foi time que joga para frente. Além disso, Fuma tem a combinação de humildade com ambição que sempre foi a marca bugrina. Pés no chão, sim, mas sonhar grande, por quê não? Com raça e tradição, humildade e ambição, vamos chegar muito longe. Aqui é, sempre foi e sempre será GUARANI!

  • Profeta da Tribo
    27/11/2018 22:38

    Reformulação total é bobagem. Do atual time, há alguns que podem ser titulares e outros que podem ser bons reservas. Eu ficaria com: Agenor, Fabrício, Kevin, Romário, Wiliam Oliveira, Ricardinho, Denner, Longuine, Nem, Mateus, Mendes e Ramon. Poveda emprestar para ganhar experiência. Passareli idem, precisa jogar. Vamos contratar 5 jogadores para serem titulares absolutos e elevar o patamar, e mais 5 para ao menos brigarem firme pela titularidade.

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo