10
FEB
Quarenta anos depois, público encolhe no Estádio Moisés Lucarelli

Segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Campinas contava com 664.559 habitantes em 1980.

Foi o ano em que o borderô do Estádio Moisés Lucarelli registrou público de 6.197 pagantes por ocasião do jogo em que a Ponte Preta venceu o Juventus por 1 a 0, numa quarta-feira à noite.

Considere que o fato de o Juventus ter torcida reduzida, se muito trouxe a Campinas 50 pessoas.

Na sequência, quem sairia de São José do Rio Preto para assistir à derrota do América para a Ponte por 3 a 0?

Então considere que quase 100% do público pagante naquele jogo foi de pontepretanos, de 7.505 pagantes.

As duas vitórias consecutivas em seus domínios fizeram o público de pontepretanos aumentar no jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto, na vitória por 3 a 2, com 9.411 pagantes.

PÚBLICO ENCOLHE

Ano passado a população de Campinas quase dobrou comparativamente a 1980, ao atingir 1.204.073 habitantes, segundo o mesmo IBGE.

Aí vieram os chamados grandes clubes a Campinas, nesta temporada, e o público de pontepretanos encolheu nestes jogos, programados com torcida única.

Contra o Corinthians foram 4.037 pagantes. Diante do Palmeiras aumentou um pouquinho só: 4.338.

O papel da postagem foi apenas informar. Fazer comparativo de 40 anos.

  • Eugenio
    12/02/2020 12:34

    Caro Marco, correto, vc tem todo direito de comemorar as ultimas e merecidas vitorias nos derbis e zoar o qto quiser os bugrinos, acho q quem ganha derbi tem esse direito e prazer.

  • Marco da Macaca
    12/02/2020 09:51

    A Macaca tem atropelado sua vítima nos derbis nós últimos 7 ou 8 anos. A torcida da Macaca comemora as surras nos escravos sem dó nem piedade. Eu pergunto, nesses novos tempos do século XXI: é politicamente incorreto comemorar a desgraça alheia? Nesse 3.o milênio essas surras serão interrompidas antes que a humanidade colonize o planeta Marte?

  • Marco da Macaca
    12/02/2020 09:35

    Moro em São Paulo, minha filha está sempre conosco em casa. Só vou a jogos da Macaca quando estou de férias. Mas indo ou não aos jogos, o importante é ser sócio-torcedor do seu clube de coração, até para que seu clube possa ter estádio próprio e nunca dispute a terceira divisão (série C).

  • Butiá para Marco da Macaca
    11/02/2020 23:08

    Caro Marco, eu imagino que deva ser muito difícil pra você, "torcedor de coração", ir aos jogos na Ponte. Já se passaram 120 anos desde seu primeiro jogo como torcedor, nos idos de 1900. Lembra? De lá pra cá imagino que tenha sofrido muito nos alambrados dessa vida. Afinal de contas, com tantos jogos em vão, pra que pagar pra viver de ilusão ?

  • Marco da Macaca
    11/02/2020 19:19

    O novo regulamento da Copa do Brasil prevê que: . clubes sem estádio próprio fiquem 10 anos fora do torneio; . clubes que já disputaram a 3.a divisão fiquem mais 10 anos fora do torneio; . clubes com 3% ou menos de torcida em sua cidade fiquem outros 10 anos fora do torneio. Para esses clubes marcados por tripla desgraça, será criada a Copa do Pau-Brasil, um torneio longo e duro (de assistir).

  • Antonio
    11/02/2020 19:18

    Ari, enquanto alguns torcedores negam a realidade atual da macaca, a diretoria a muito esta consciente e tem tentado de tudo para reverter a queda marcante dos ultimos 15-20 anos. O ingresso demasiamente barato, troca de duas garrafas por ingresso na serie A do Brasileiro, etc cheira desespero. De todo jeito tem alguns brincando de 3% e ignorando que na verdade a torcida da Portuguesa e da Ponte aparecem somente em pesquisas....

  • Marco da Macaca
    11/02/2020 19:17

    Ponte Preta com uma dúvida em Novo Hamburgo-RS: Ygor Vinhas; Apodi, Wellington, Trevisan, Lazaroni; Dawhan, Bruno Reis, João Paulo, Vinícius (Saraiva); Bruno Rodrigues, Roger.

  • De Ari para Eugenio
    11/02/2020 15:04

    Nem precisam responder para o parceiro Eugenio, pois eu respondo. Em quase todas as torcidas têm vândalos e delinquentes. Isso ocorre na Ponte, Guarani, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos e por aí vai. Logo, não é justo mirar o canhão apenas à torcida da Ponte. Dito isso, não precisam de réplica ao parceiro bugrino bugrino. De mais a mais, a coluna é feita pra se falar de bola.

  • Eugenio
    11/02/2020 14:59

    Talvez o PP dos jogos da aapp tenha diminuido por causa de parte da torcida que é reconhecidamente baderneira, vide o jogo contra o Vitoria. O verdadeiro publico sao as familias, pais com criancas, amigos que vao para se divertir e nao para se preocupar com violencia, por isso o publico da aapp diminuiu. Mas enquanto alguns torcedores se vangloriarem dos delinquentes e vandalos das TOs, essa tendencia nao mudara.

  • Tony para Marco
    11/02/2020 14:58

    Você falou tudo Marco. Copa do Brasil só para time profissional, com estádio e com torcida maior do que 3%. Não adianta.

  • Marco da Macaca
    11/02/2020 14:57

    Fui mascote da gloriosa Associação Atlética Ponte Preta. Pago 3 TC-10 da Macaca desde que foi criado. O último jogo a que assisti no Majestoso foi Ponte x Avaí no sub-20, há quase um ano. O volante Danrlei jogou muito. O último jogo a que assisti fora de Campinas foi Ponte 0x0 São Paulo, em Águas de Lindóia, sub-20. Marco Aurélio Moreira e Felipe-do-Vasco na arquibancada. Não estava no Majestoso nos jogos deste Paulistão. Mas sou Macaca de coração, muito além dos números citados

  • Marco da Macaca
    11/02/2020 14:54

    Fui mascote da gloriosa Associação Atlética Ponte Preta. Pago três TC-10 da Macaca desde que ele foi criado. O último jogo a que assisti no Majestoso foi Ponte x Avaí no sub-20, há quase um ano. O volante Danrlei jogou muito. O último jogo a que assisti fora de Campinas foi Ponte 0x0 São Paulo, em Águas de Lindóia, sub-20. Marco Aurélio Moreira e Felipe-do-Vasco na arquibancada. Não estava no Majestoso neste Paulistão. Mas sou Macaca de coração, muito além dos números citados.

  • Eugenio
    11/02/2020 14:53

    Nao importa se o nosso estadio foi leiloado, de q adianta ter estadio se nao tem historia nem titulos ? O Flamengo nao tem estadio, o Milan e a Inter jogam no San Siro, o PSG tbm nao tem estadio pprio, e todos sao grandes times. O q importa sao boas administracoes.

  • Eugenio
    11/02/2020 14:53

    Se fizermos uma conta simples, 3% da populacao de Cps sao 36.122 habitantes, se 10% dos torcedores vao ao jogos temos 3.612 pessoas, um pouco abaixo da media atual de PP nos jogos da aapp. Entao esta claro q a torcida da aapp nao passa de 3% - 4% da cidade.

  • Profeta da Tribo
    11/02/2020 11:43

    Engraçado, né? Depois falam que somos 3%. O Bugre, em um jogo grande, colocou o equivalente a dois jogos grandes da AAPP. E olha que o nosso jogo foi em uma segunda-feira. Não há dúvidas de que o Bugre é a maior torcida do interior do Brasil. Os números objetivos, claros como cristal, não mentem. Vamos, Guarani, com muita humildade, avançando!

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
10
FEB
Brasil dá chocolate na Argentina e vai a Tóquio

Material produzido sobre o ex-ponteiro-esquerdo Tuta, da Ponte Preta de década de 70, pode ser conferido na coluna Cadê Você e no áudio Memórias do Futebol.

Detalhe: à época Tuta duelava com o irmão Zé Maria, lateral-direito do Corinthians.

GUARANI

Excepcionalmente foram produzidas duas postagens no blog neste domingo.

Abaixo o rescaldo da quinta rodada do Paulistão, que coloca o Guarani na liderança do grupo D com oito pontos.

No mesmo texto assumo meu erro crasso de avaliação de que a Inter de Limeira seria candidata ao rebaixamento neste Paulistão.

SELEÇÃO OLÍMPICA

Com postura envolvente e explorando falhas dos argentinos, a seleção olímpica brasileira carimbou passaporte à Olimpíada em Tóquio ao aplicar goleada por 3 a 0 na noite deste domingo, na Colômbia.

Se nos jogos contra colombianos e uruguaios o Brasil encontrou resistência pela forte marcação que impuseram, a situação se modificou diante da Argentina. Como ela se dispôs a jogar em condição de igualmente, mostrou estratégia perigosa de marcação e erros individuais.

Na maioria das vezes a defesa da Argentina marcou em linha e o Brasil soube explorar por ocasião do primeiro gol, através de Paulinho, que arrancou com a bola ao ser lançado e completou a jogada.

PEREZ

Não bastasse o gol ter desestabilizado os argentinos, o zagueiro Perez cometeu erro crasso no recuo de bola de cabeça, com toque fraco, e nisso se aproveitou o atacante brasileiro Matheus Cunha (foto) para ampliar.

Lembrando o estilo do Flamengo em seu campo defensivo, a Argentina ignorou a marcação do lado oposto em que transcorria a jogada, e os brasileiros souberam explorar a bola nos vazios com virada de jogo, de forma que ficassem mais tempo com a bola.

O treinador argentino Fernando Batista desconsiderou que a estratégia precisa ser bem treinada para a execução, e ainda contar que o adversário não tenha vivacidade para explorar os espaços.

BRASIL RECUOU

Com a percepção que não correria risco se propusesse administrar a vantagem, o Brasil recuou no segundo tempo, com opção de colocar em prática os contra-ataques.

Assim, em mais um arremate de Matheus Cunha e outra falha do zagueiro Perez, que deixou a bola passar ao seu lado, saiu o terceiro gol brasileiro.

  • Butiá
    11/02/2020 11:36

    Galera, digo uma coisa: relaxem. Provocações inúteis nesse blog. Vamos cair na real ? A despeito de seu tamanho e do fato de ter dois times, Campinas é uma cidade sem nenhuma expressão futebolística no cenário nacional e estadual. Em 312 anos de competição, sequer ganhamos um paulista. Itu está melhor que nós, Limeira também, assim como Bragança. Bugrinos vivendo do passado, pontepretanos vivendo do futuro. Colegas, estejam presentes: vão jogar bocha, por favor !!

  • JHON
    10/02/2020 20:03

    Kkkkkkkk... invadir onde ??? Kkkkkk não vão a jogos nem no C_ _ _ _ _ _ _ _ !!!! Kkkkkkkk Você está sendo a comédia do blog.... kkkkkkkk

  • Barba
    10/02/2020 20:02

    Caro parceiro Eugênio. Comente sobre o seu time. Vai ter jogo pela Copa do Brasil? Vai se classificar no Paulistão? Tem estadio? Vai ganhar o derbi? Só 3% e mais nada!

  • Eugenio
    10/02/2020 18:08

    Se somar o PP dos jogos da aapp contra COR e PAL nao da o PP do jogo GFC x SFC, e ainda falam q sao maioria;

  • Marco da Macaca
    10/02/2020 18:07

    Pontepretanos, vamos invadir Novo Hamburgo (RS), vamos manter a nossa fama de invasores... Van-da-los Angeles e de todas as outras empresas de transporte de Campinas e região nos levarão ao Rio Grande do Sul onde a Macaca estréia na Copa do Brasil. (Que campeonato é esse, Copa do Brasil, você, ingênuo, está perguntando. Entendo que ou o sofredor conhece a Copa do Brasil ou nem adianta explicar do que se trata. Enfim tem jogo no meio de semana para os clubes respeitáveis.

  • Profeta da Tribo
    10/02/2020 18:03

    Pessoal, vamos lá, sem hipocrisia. Tem torcedores dos dois lados que tiram sarro aqui. Percebo que alguns torcedores da AAPP não aceitam que tirem sarro. Sobre o Bugre, podem falar o que quiser: que faliu, que cacareja, que não sei o que, mas se falar do Jorginho e sua declaração emblemática sobre a AAPP, aí todos ficam revoltados. Vamos ser mais coerentes. Sem mimimi. Futebol é tiração de sarro. Tem que aguentar. Se não aguenta, vai jogar dominó.

  • Profeta da Tribo
    10/02/2020 18:02

    Agora, vamos falar de futebol. Assisti ao segundo tempo da AAPP contra o Palmeiras. AAPP jogou bem. Tem bons valores individuais. Deu mostras de algumas jogadas ensaiadas, com movimentações dentro da área adversária. Acho que é um time que está melhorando. Bugre precisa ficar atento, como já falei outras vezes. Espero volta de Giovani e colocação de Lucas Abreu no banco, no próximo jogo. Mas, apesar de tudo, somos líderes, quem diria? Aqui é humildade e coragem. Vai, Bugre!

  • Profeta da Tribo
    10/02/2020 18:01

    Os times da Série A, no Paulistão, estão todos sofrendo. Nenhum engrena. O melhorzinho é o Palmeiras. Ah, se o Bugre tivesse um mínimo de saúde financeira, um pouco mais de competência e estrutura! Poderíamos até surpreender e buscar o título, dada a fragilidade da competição. Mas a realidade é outra. Temos um time bastante limitado. Os 8 pontos que conseguimos foram todos com muito sangue, suor e lágrimas. Mas, humildemente, vamos tentar classificar, porque é possível.

  • Eugenio
    10/02/2020 12:52

    Caro A. Zanelli, percebo q a maioria dos pontepretanos nao aceita zoacao, criticas, brincadeiras, mas qdo é em cima do Guarani, tudo é valido. O Joao da Teixeira postou um comentario extremamente racista e preconceituoso e vcs nao falaram nada; um outro pos o nome do Carlos Gomes na lama so pra atacar o Guarani, e isso pode. Sei muito bem o q escrevo e nao preciso da sua ajuda. Respeito muito a aapp, mas uma parte da torcida é de lascar, invadem campo, armam emboscada, sao uns vandalos.

  • Eugenio (2)
    10/02/2020 12:51

    Ariovaldo Zanelli, va adiante e me denuncie para o orgao q vc quiser, nao tenho medo pois sei o q escrevi, e nao preciso do seu falso paternalismo, guarde-o para a turma do Largo do Para.

  • DE ARIOVALDO ZANELLI PARA EUGENIO
    10/02/2020 09:51

    CARO COLEGA, QUERO AJUDAR VOCÊ PARA MUDAR O SEU COMPORTAMENTO E USAR SUA INTELIGÊNCIA PARA NÃO ATINGIR AS PESSOAS EM COLOCAÇÂO DE SUAS PALAVRAS NO NOSSO BLOG DE ESPOTES. VOCÊ ESCREVEU ASSIM NO BLOG: COMENTÁRIOS AGRESSIVOS, RACISTAS E PRECONCEITUOSOS NESSE BLOG.NUNCA OFENDI NINGUEM E AINDA RECEBO AMEAÇAS. PATÉTICO. EUGENIO LEIA COM ATENÇÃO NOVAMENTE O QUE VOCÊ ESCREVEU E INTERPRETE O QUE VOCÊ ESCREVEU...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    10/02/2020 09:51

    ... TODOS TORCEDORES DA PONTE NO BLOG JÁ PEDIRAM PARA TIRAR VOCÊ DO BLOG DO ARI. PERGUNTO: POR QUE SERÁ? SABE EUGENIO EU ESCREVI NO BLOG O QUE IREI FAZER PARA VOCÊ, MUDAR O SEU MODO DE ESCREVER, MAIS NÃO MUDA, CONTINUA PROVOCANDO, VAMOS ACABAR COM ESSAS REAÇÕES OU MELHOR CONFLITOS DE PALAVRAS NÃO COLOCADAS POR VOCÊ NO BLOG. VOCÊ ESCREVE ESCONDIDO DOS SEUS PAIS, CUIDADO PRA NÃO SE EMPOLGAR...

  • ARIOVALDO ZANELLI (3)
    10/02/2020 09:51

    ... EUGENIO EU NÃO PRECISO FAZER NADA, POIS O MEU IP E O MEU E-MAIL SÃO CADASTRADO NO GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL. TODOS ANOS SOU OBRIGADO RENOVAR A MINHA FOTO, MINHAS IMPRESSÕES DIGITAIS, MEU ENDEREÇO, ETC. POIS TUDO QUE EU ESCREVO É TRANSFORMADO EM PDF. AGORA REPARE O PORQUE ESCREVO SEMPRE O QUE ESCREVEU. QUERO AJUDAR VOCÊ E NÃO PREJUDICAR VOCÊ.

  • Eugenio
    10/02/2020 09:13

    Ainda bem que o documentario brasileiro nao ganhou o Oscar, teria sido uma apologia ao chefe da quadrilha, Lula, o sapo barbudo. Nao consegui ver mais q 3 min, quase vomitei ...

  • Tony
    10/02/2020 09:11

    Brasil deu um chocolate na Argentina. E o Ivan representante de Campinas. Parabéns!

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo