09
OUT
Confronto entre Brasil e Chile já foi marcado por farsa

No futebol, Brasil e Chile - adversários pelas Eliminatórias à Copa do Mundo nesta terça-feira - têm relações harmônicas, mas nem sempre foi assim.

Minha função de resgatar fatos que compuseram a história do futebol em geral obriga-me a navegar no tempo e cravar aquele Brasil e Chile pelas Eliminatórias Sul-Americana de 3 de setembro de 1989, no Estádio do Maracanã, quando ambos precisavam da vitória objetivando a classificação.

Os chilenos perdiam por 1 a 0 até que o então goleiro Rojas incorporou personagem do tipo ‘Odorico Paraguaçu’, do seriado ‘O Bem Amado’, da TV Globo, na arte de interpretar.

Rojas aproveitou o momento em que um sinalizador marítimo foi lançado ao gramado para simular ter sido atingido. Na prática ele se cortou propositalmente, seu rosto ficou banhado de sangue, e a partida foi interrompida.

IMPRENSA CHILENA

E não é que as opiniões ficaram divididas sobre o episódio. A imprensa chilena denunciou os brasileiros de mafiosos e assassinos. O jornal Fortim, por exemplo, destacou em manchete de capa, no dia posterior ao jogo que ‘Herido el Condor Rojas em Maracana’, enquanto o jornal A Terceira foi contundente e definiu o título principal em uma palavra: Mafiosos.

Na arquibancada tumultuada do Maracanã, a torcedora Rosemary, acusada de atirar o tal sinalizador marítimo atrás da meta chilena, tentou argumentar que o goleiro não havia sido atingido, mas não conseguiu. Foi crucificada. Justo ela que não tinha o hábito de frequentar estádios.

Coube, portanto, à Comissão Jurídica e Médica do Futebol do Chile divulgar relatório de 74 páginas em que acusava o goleiro de ter provocado em si mesmo o corte na testa, com o objetivo de interromper aquela partida.

Rojas foi suspenso por 18 meses do futebol chileno, enquanto a Fifa pretendia bani-lo definitivamente do futebol.

JOGADA DE MARKETING

Na sequência, em uma jogada de marketing de fábrica de artifício de Sorocaba, o São Bento tentou contratá-lo. Não deu certo, mas ele acabou no time do São Paulo.

Sem a mesma motivação para continuar jogando, Rojas encurtou a carreira de atleta, mas foi aproveitado no próprio clube na preparação de goleiros de todas as categorias.

No frigir dos ovos, a fogueteira Rosemary saiu do anonimato e ficou no lucro. Foi parar pelada nas páginas da revista Playboy em troca de um gordo cachê. Foi o período em que ela cavou espaço surpreendente na mídia, e soube curti-lo bastante.

  • Davi Camilotti
    10/10/2017 15:22

    Bom dia Ari. O gol do Brasil foi marcado pelo atacante Careca. E desculpe-me pela correção, mas o nome dela era Rosenery . Faleceu em 2011, vítima de um aneurisma cerebral. Tinha 45 anos. Um abraço a todos que participam do blog.

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    09/10/2017 20:56

    A SITUAÇÃO DO BRASIL É ROUBO DE TODO LADO, NO FUTEBOL DE CAMPINAS É UMA TRAGÉDIA. DERROTAS E MAIS DERROTAS, UMA HORA DEVE ACABAR? QUANDO? TORCIDA DA PONTE E DO GUARANI, NÂO ADIANTA NADA FICAREM XINGANDO, A SOLUÇÂO É NÃO COMPARECER MAIS EM NENHUM JOGO EM CAMPINAS E FORA...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    09/10/2017 20:55

    ... ESTAMOS SOFRENDO POR FALTA DE DINHEIRO, UM GOVERNO SAFADO E LADRÃO, COMPRANDO TUDO PELA FRENTE PARA FICAR NO GOVERNO E AS DIRETORIAS DE AMBOS TIMES DEVEM ENTREGAR SEUS CARGOS POR INCOPETÊNCIA. VAMOS FAZER GREVE DO FUTEBOL. PARAR CAMPINAS INTEIRA. ESSA É A SOLUÇÃO. VAMOS CRIAR UM LAVA-JATO DO FUTEBOL DE CAMPINAS. VAMOS DAR UM BASTA JÁ.

08
OUT
Lisca, última tacada do Guarani para afastar o fantasma do rebaixamento

Lisca Doído 'virou' o Paraná
Lisca Doído 'virou' o Paraná
Lisca vem aí para comandar o elenco do Guarani no lugar do demitido Marcelo Cabo. E aí?

Pra não dizer que nunca o vi mais gordo ou mais magro, há tempos vejo a foto dele em veículos de comunicação, e sei do histórico de que conseguiu salvar o Ceará de descenso. Logo, a expectativa do bugrino é que afaste essa assombração chamada rebaixamento.

Afora isso, pra ser sincero acompanhei bem superficialmente a carreira dele. Logo, fico devendo análise mais aprofundada.

Como assim? É assim mesmo. Parafraseando o saudoso humorista Orival Pessini, através do personagem Patropi da Escolinha do Professor Raimundo, ‘se sei, digo que sei; se não sei, digo que não sei’.

Melhor assim de que estar enfeitando o pavão, dando volta e querendo mostrar que jornalista tem obrigação de conhecer em detalhes perfis da maioria de treinadores.

Caso você tenha algo substancial a acrescentar sobre Lisca, sem o papo furado de ‘pá daqui, pá dali, pá de lá, pá de cá”, como dizia Patropi, então diga aí pra patota bugrina ficar ligada.

Anaílson Neves: sem comentários
Anaílson Neves: sem comentários
ANAILSON NEVES

Sabe quantas vezes escrevi aqui o nome de Anailson Neves desde que assumiu a função de superintendente de futebol do Guarani?

Nenhuma. Pois foi demitido do cargo e, de certo, não fará falta.

Presumo que superintendente e gerente de futebol exerçam a mesma função. Seria questão apenas de nomenclatura, correto? Ou o superintendente do Guarani exercia apenas função burocrática?

Como não se tem conhecimento que Anailton seja homem do futebol, é relativo ser alvo de críticas. Culpado é quem o colocou na função.

A rigor, há tempos o Guarani não revela dirigente que tenha afinidade com o futebol.

Por isso, seria prudente que o presidente Palmeron Mendes Filho comece a ‘farejar’ na enorme taba bugrina quem é quem e coloque o dito cujo na roda.

  • Eugenio
    10/10/2017 15:04

    Caro Ariovaldo, é sempre bom ver um Campineiro autentico, assim como eu, torcendo para o time da sua cidade, seja ele AAPP ou GFC, e nao para um time de SP, por pior q seja a situacao atual dos dois times da cidade pois antes de tudo sou Campineiro.

  • TIO LEI
    09/10/2017 20:26

    Será que tem algum PONTE PRETANO acreditando nesta notícia, sobre o interesse pelo Alex Muralha? Será que irão pagar o que ele recebe lá no Rio? De onde está vindo a certeza que não cairemos? E as eleições em Novembro? Estarão tão certos assim da "continuidade"? Isso pra mim está cheirando a "notícia plantada" procurando aplacar os ânimos nada amistosos do PONTE PRETANO integrante da MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA DO INTERIOR.

  • TIO LEI - ao fiel seguidor
    09/10/2017 18:22

    KKKKKKK ... Critico bugrino em nosso espaço, e o cara vem apontar ao contrário... Típico dessa torcidinha dos 3%. ... Quanto à NOSSA QUERIDA E AMADA PONTE PRETA (você ADORA falar isso, né?). você como sendo um dos mais assíduos de meu séquito, sabe claramente que eu tenho plena consciência da situação da NOSSA AMADA PONTE PRETA (ops: olha você falando de novo, KKKKK) Continue assim, sendo MAIS UM bugrino FIEL seguidor KKKKK

  • Profeta da Tribo
    09/10/2017 18:22

    Os jogadores de ataque precisam ter um pouco mais de consciência de marcação. Não estou pedindo para tornarem-se volantes e zagueiros. Mas eles não podem dar aqueles botes "secos" e, consequentemente, tomar dribles com tanta facilidade. Nós precisamos ensaiar algumas jogadas de bola rolando, para ganhar a linha de fundo e cruzar para quem vem de trás.

  • DE ARI PARA RUSSO E JOÃO DA TEIXEIRA
    09/10/2017 18:21

    Quando a gente erra tem mais é que dizer que errou e pronto. De fato os parceiros Russo e João da Teixeira têm razão. Não era o personagem Patropi que usava o jargão ‘se sei, digo que sei... Era, de fato, Armando Volta. Simples assim. Errar e admitir o erro. Ainda bem que sobre conceitos de futebol modesta à parte ando afinado.

  • João da Teixeira
    09/10/2017 18:12

    Ô Tio, vc quebrou o Lisca, o chamando de OdaLisca. Ainda que Odalisca, tem tudo a ver, mas se fosse uma junção de YodaLisca, ainda ia, afinal não seria nada mal um Jedi no comando bugrino. Para quem não sabe, Yoda é um ser masculino de uma raça de nome nunca revelado. Foi Grão Mestre da Ordem Jedi durante as Guerras Clônicas, membro do Alto Conselho Jedi nos últimos dias da República Galáctica e um dos mais sábios e poderosos Jedi. Quem sabe um YodaLisca não resolve o problema.

  • João da Teixeira
    09/10/2017 18:11

    Ari, vc. anda errando nas suas projeções futuras do bugre, táticas e técnicas para o time bugrino e agora errou no personagem que fala o jargão que vc tanto gosta. Nem tudo ao inferno também, afinal vc. acertou que o "...pá daqui, pá dali e o pá de cá e o pá de lá..." é do personagem Patropi mesmo! Então, bambino, acertati mezzo a mezzo...

  • Roberto
    09/10/2017 18:09

    TIO LEI, SEU TIME TÁ MUITO PRÓXIMO E PROVAVELMENTE NA PRÓXIMA RODADA ENTRARÁ NA ZONA DE REBAIXAMENTO E VOCÊ CONTINUA DANDO IBOPE P NÓS BUGRINOS KKKKK, NÃO TEM JEITO HEIM, NO FUNDO, NO FUNDO VC DEVE TER UM TRAUMA MUITO GRANDE DOS BUGRINOS, SÓ ASSIM P EXPLICAR TANTO DESPEITO E PRECUPAÇÃO CONOSCO.

  • Marcio
    09/10/2017 18:08

    Pois é Eugenio, percebe-se claramente que contrataram o Lisca apenas para dizer que fizeram algo....

  • Russo
    09/10/2017 10:43

    Só um detalhe no seu comentário... Não é da personagem Patropi este jargão e sim do Armando Volta.......risos............

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    09/10/2017 09:22

    SOU NATURAL DE CAMPINAS, PONTEPRETANO DESDE GAROTO, MORAVA NO FINAL DA JOSÉ PAULINO PERTO DO PONTILHÃO, INICIO DA AV. SAUDADE. ERA TORCEDOR CONTRIBUINTE DA PONTE PRETA 484 SÓCIO, PRESIDENTE SERGIO ABDALLA. TENHO HONRA DE SER PONTEPRETANO, MUITOS PROTEPRETANOS DE VERDADE JÁ MORRERAM, QUE AJUDAVAM A PONTE POR MÊS COM DINHEIRO. NÓS GAROTOS IAMOS DE BICICLETAS ASSISTIR OS TREINOS, ERA UMA ALEGRIA, DIAS DE TREINO...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    09/10/2017 09:22

    ... PORTANTO, EU FALEI DUAS COISAS QUE ALGUMAS PESSOAS CRITICARAM, A PRIMEIRA COISA QUE FALEI CHAMEI O TIME DE MINEIRO, PORQUE ANTIGAMENTE EPOCA DE JOVEM , QUANDO UM AMIGO GANHAVA UMA GAROTA ERA CHAMADO PARECE MINEIRO. TRABALHA EM SILÊNCIO, OU ERA PÃO DURO. MUITAS PREFEITURAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CONSTRUIRAM CAMPO DE FUTEBOL E AJUDAM FINANCEIRAMENTE O TIME...

  • ARIOVALDO ZANELLI (3)
    09/10/2017 09:22

    ... VEJA ARENA DE ARARAQUARA, COMO EXEMPLO.ACOMPANHEI O TIME DA PONTE DE CARAVANAS DE TREM. CARAVANAS DA PONTE TINHA MAIS DE 150 ONIBUS PARA CIMA CAPRIOLLI E BONAVITA. SAIAM TODAS NA CATEDRAL DE CAMPINAS. DEI UMA SOLUÇÃO PARA RESOLVER O PROBLEMAS DOS DOIS TIMES COM 5,00 POR MÊS...

  • ARIOVALDO ZANELLI (4)
    09/10/2017 09:21

    ... SERIA RESPONSÁVEL PELO DINHEIRO UMA PESSOA DA AUDITORIA DA SANASA UM TORCEDOR POR INDICAÇÃO DO CONSELHO, UMA PESSOA DA AUDITORIA DA PREFEITURA DE CAMPINAS, EM PARTES IGUAIS, TERIA BALANÇO MENSAL DA ARRECADAÇÃO FEITO POR UM CONTADOR, TUDO DENTRO DA LEI. ISSO É LEGAL POR SER UMA SOCIEDADE MISTA. ESSA É A SOLUÇÂO NO MOMENTO.

  • RMaia
    09/10/2017 09:03

    É por enxergar que só havia amadores no Guarani que o "comendador" se afastou do Brinco. Agora ele só injeta o mensalinho e deixa que o pessoal faça besteira sozinho. Sempre ouvi de um colega sindicalista que quando havia uma situação que você queria empurrar com a barriga, bastava criar uma comissão e pronto, discutia-se muito, bebia-se muito café e água gelada e no final não se decidia nada. Assim é o Guarani, muito cacique pra pouco índio e uma tremenda fogueira de vaidades.

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo