11
ABR
Corinthians está mal, mas Guarani não soube aproveitar

Se há um jogo que pode ser observado por diferentes ângulos, sem dúvida é este em que o Corinthians ganhou do Guarani por 1 a 0, na noite deste domingo, em Campinas.

Quem disser que o Guarani fez por merecer pelo menos o empate, não deixa de ter razão.

Afinal, oportunidades foram criadas para complementação do atacante Bruno Sávio.

Uma delas desperdiçada por erro de pontaria e outra em chute fraco que parou nas mãos do goleiro corintiano Cássio.

Quem de fato exigiu defesa no reflexo de Cássio foi o volante bugrino Índio, que logo aos dois minutos do segundo tempo, no segundo pau, acertou cabeçada com bola no chão.

Afora isso, finalização precisa do estreante meia Régis, que caprichosamente a bola se chocou no poste esquerdo do goleiro corintiano.

Considerando-se que o Corinthians não criou outra oportunidade além do lance do gol, pelo menos o empate o Guarani fez por merecer.

TIME BUGRINIO MELHOROU?

Fixando-se no relato acima, é natural o questionamento: de fato o Guarani realizou partida convincente, e pode-se esperar que vai engrenar ainda neste Paulistão?

Claro que houve evolução técnica-tática comparativamente às primeiras quatro rodadas, quando o time ficou devendo melhor rendimento.

O período de preparação de cerca de um mês implicou em compactação da equipe quer quando se defende, quer quando ataca.

A cintura de marcação na cabeça da área e a postura com laterais mais fixos deram maior consistência defensiva, mas tem-se que considerar a incapacidade de criação do time corintiano. Seus novatos que ganham oportunidades ainda estão longe de representar a tradição da camisa centenária de glórias e tradições do Timão.

Vitinho, Mosquito e Rodrigo Varanda podem até mostrar melhor rendimento na sequência, mas não jogaram absolutamente nada neste domingo.

E o atacante Cauê só não é acrescentado nesta relação devido ao oportunismo no lance do gol que deu vitória à sua equipe, aos 27 minutos do segundo tempo, quando Léo Natel ganhou na velocidade do lateral Bidu, e em seu cruzamento a bola ganhou efeito e traiu o goleiro bugrino Gabriel Mesquita, que havia se adiantado.

Aí, na tentativa de o goleiro espalmar a bola, ela não ganhou distância e se ofereceu ao corintiano que, livre de marcação, na pequena área, apenas escorou de cabeça.

FINALIZAÇÕES

Se hoje o Guarani troca passes com mais rapidez e assim consegue se aproximar da área adversária mais vezes, está claro que precisa melhorar a pontaria de seus finalizadores.

Apesar da movimentação do atacante de beirada Júlio César, falta-lhe objetividade na maioria das vezes.

É questionável o posicionamento do meia Andrigo pela beirada de campo, pois falta-se velocidade para jogadas de um contra um, assim como, por vezes, deixa de fazer a recomposição para acompanhar as descidas ao ataque de lateral adversário.

VOLANTES

Se até na marcação Rodrigo Andrade tem se ajustado como segundo volante, a postura de seu companheiro Índio ainda não é a adequada, embora tenha melhorado comparativamente às apresentações anteriores.

Exige-se dele mais mobilidade, principalmente porque o posicionamento do meia Régis tem sido mais adiantado.

SCIOLA

Ficou claro a filosofia do treinador Allan Aal de priorizar os laterais na marcação, pelo menos por ora.

Por isso, raramente viu-se Éder Sciola e Bidu com chegadas às proximidades da área adversária.

Há situações que exigem arrojo do treinador em liberar literais, principalmente Bidu.

Para atacar Sciola não seria o mais recomendável num elenco que dispõe de Pablo.

Enfim, embora reconheça-se avanços no time bugrino, é possível melhorar mais.

SÃO PAULO

Pelo futebol mostrado pelo São Paulo ao golear o São Caetano, a projeção natural seria rotulá-lo como favorito no confronto de quarta-feira contra o Guarani.

Todavia, há um condiconante que pode favorecer aos bugrinos: São Paulo realizará quatro jogos no intervalo de uma semana.

Se vai manter força máxima contra o Bragantino nesta segunda-feira, não se descarta a hipótese de poupar titulares contra o Guarani, e aí tudo muda de figura.

Tendência de poupar titulares contra o Guarani ganha lógica porque na sexta-feira o São Paulo vai participar do clássico com o Palmeiras.

  • ANTONIO
    13/04/2021 09:54

    Nem Alal. Nem Fabio Moreno. São mais do mesmo.

  • Sempre Guarani
    13/04/2021 09:52

    Goleiro, entregou contra o Ituano e repetiu ontem. Com os pés, é, uma vergonha. Ou troca logo, ou derruba o técnico, que o tem mostrou um time muito bem organizado, com as limitações técnicas. Seu Sávio, chuta igual criança de 10 anos, sem força e pontaria. Desculpas as crianças.

  • João da Teixeira
    13/04/2021 09:51

    Hoje tem um jogão, S.Paulo x Red Bull, um tira teima daquele jogo fatídico para o tricolor, onde a partir de então, o time degringolou no último Brasileirão. É que o S. Paulo dava um binóculo na tabela de 7 pontos no vice de até então e depois do jogo dos 5 o tricolor nunca mais se arrumou na Série A do Brasileiro. Hoje vamos ver se o resultado foi um ponto fora da curva das abssissas e ordenadas. Vamos ver o jogo. Ari, tem tudo para ser um jogaço... mas...

  • Profeta da Tribo
    12/04/2021 17:58

    Hoje na Band, descascaram o Allan Aal. Peraí, galera. O time controlou o jogo, o Corinthians não criou uma chance real de gol. Só foram chutes de fora da área. O Bugre criou no mínimo 5 chances reais de fazer o gol. Se o Sávio não sabe fazer gol, se a bola do Regis bate caprichosamente na trave, se o Cássio faz milagre na cabeçada do Índio, como que a culpa é do treinador? Deixa o cara trabalhar, ele tem que evoluir sim, mas tem suas virtudes.

  • Marcos
    12/04/2021 17:57

    O São Paulo ganha do Guarani até com juniores. Esse time é ridículo. Aliás, quem é o preparador de goleiros do Guarani ??!! Será que não tem ninguém observando que esse goleiro só joga adiantado !!!

  • Profeta da Tribo
    12/04/2021 17:55

    Pontos positivos: 1) o Guarani estava bem treinado, o Aal fez um bom trabalho na pausa; 2) Régis acrescenta muito ao time, parabéns diretoria por trazê-lo. Pontos negativos: 1) Precisamos de um 9, ontem era para termos ganhado com facilidade; 2) Bidu está irreconhecível, o que está acontecendo com o garoto? 3) Precisamos pontuar urgente, não podemos brincar com o rebaixamento.

  • Profeta da Tribo
    12/04/2021 17:54

    O fato é o seguinte: por mais que Corinthians seja fraco, o Bugre jogou um futebol de gente grande. Só não venceu porque não tem um camisa 9 matador, e o Cássio estava inspirado. O que se conclui? É que temos que lutar muito para não cair no Paulista, e na Série B, se contratarmos um camisa 9 autêntico e mais alguns jogadores reservas à altura (foi nítida a queda quando Tony entrou, por exemplo), as chances de lutar por uma quarta vaga são reais.

  • Herald
    12/04/2021 17:53

    Realmente, Ari, nunca foi tão fácil ganhar do Corinthians. Mas, como já digo há muito tempo, os atacantes bugrinos não tem a mínima competência prá rolar a bola pra dentro da casinha. E todos são baixinhos, também não servem pra bolas altas na área. Sávio tem boa movimentação, mas sempre falha no arremate. Renan, M.Souza, R.Costa e Pablo sempre ficam no quase. Por enquanto, a esperança se resume a Davó, Régis, Andrigo e Julio Cesar, mas tenho minhas dúvidas.

  • Herald - II
    12/04/2021 17:52

    Também já disse que vai ser muito difícil ganhar jogos com essa incompetência ofensiva. Mesmo com a nula participação do Índio (só serve pra marcar), o meio-campo mostrou fluência na construção de jogadas com Regis e Andrigo. R.Andrade e a defesa não comprometeram, inclusive o Romércio. Mas o ataque não funcionou, ficou no "quase". E o Gabriel Mesquita, se estivesse melhor colocado, mandaria aquela bola pra escanteio antes que batesse no travessão.

  • Herald - III
    12/04/2021 17:52

    Enfim, mais um pontinho na lata do lixo, assim como contra o São Bento. Sem falar no desastre contra o Ituano. Culpa exclusiva dos responsáveis pela montagem do time. Pouco dinheiro, concordo. Mas a grana é curta pra quase todos os times. Não é possível que não haja um centroavante nesse interior do Brasil que se enquadre no orçamento do clube. Pode ser grosso, caneludo, mas que não tenha medo de chutar. E faça alguns golzinhos. Pode ser de bico, de canela, isso não importa.

  • Eugenio
    12/04/2021 17:50

    2 gols em 5 jogos, time horrivel, tecnico e jogadores deviam ser proibidos de dar entrevista, é uma ofensa à nossa inteligencia, agora é buscar os pontos pra nao cair fora de casa. Como disse um Bugrino antigo, temos q pedir desculpas aos torcedores mais jovens que nao viram Careca, J. Mendonça, Zenon, Amoroso, Neto, Evair, Joao Paulo, J. Cesar, Djalminha e tantos outros; e hj veem Indio, Romercio, Rafael Costa, Caça Rato e Cia ...

  • Mabilia
    12/04/2021 17:50

    Não entendi? Time alternativo do SP? Uai! o Corinthians também foi alternativo... quero crer que o time reserva do SP é melhor do que o Corinthians, ganha facil tanto do bugre quanto da Macaca. Abra o olho bugrinos vem goleada por aí .. kkkkk

  • TIO LEI - I
    12/04/2021 17:48

    Sabe, moço. Vou parar com minha teimosia. Sim, teimosia. Isso porque já fui aconselhado aqui, até por bugrinos, que você não deve valer o "sal do batismo". Mostra toda sua ignorância esquerdopata, que sem argumentos passa a atacar com xingamentos e acusações sem fundamentos, atitudes próprias de perdedor. Apenas para encerrar a questão, de uma nova olhada e veja se a fortuna da senhora Luiza Trajano se mede em mi ou bi. Você disse bem, a Friboi usou de recursos ...

  • TIO LEI - II
    12/04/2021 17:47

    ... provenientes do BNDS, recursos estes que pesam contra seu estadista, como repasse onde houve uma "contrapartida" que o favorece. Aliás, "empréstimo que nunca foi pago, enquanto o dono da Havan, apenas cresceu trabalhando. Outra coisa. Se apenas dois candidatos disputaram o segundo turno das eleições, o vencedor foi o NOSSO PRESIDENTE, e segundo o senhor mencionou, dos vinte "NOVOS BILIONÁRIOS" um deles, o dono da Havan apoiou o MITO ...

  • TIO LEI - III
    12/04/2021 17:45

    ... isso nos leva a acreditar que os DEZENOVE RESTANTES estariam de qual lado, heim? Outra coisa, seria leviano de minha parte retribuir sua ofensas, aí eu estaria me rebaixando à ignorância extrema, estaria me igualando a você, e isto não farei. Que bom que você pesquisou minha vida, e expressou seu parecer, isto me deixa tranquilo, pois partindo de pessoas sem a mínima credibilidade, que como SEU LÍDER se tornaram expert em espalhar falsidade, isso me conforta. ...

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
10
ABR
Alô Guarani: trate de ganhar do Corinthians; parada contra o São Paulo será indigesta

Treinador Allan Aal
Treinador Allan Aal

Na concentração do Guarani, na noite deste sábado, com toda certeza o seu treinador Allan Aal observou nos mínimos detalhes esse engrenado time do São Paulo que aplicou goleada no São Caetano por 5 a 1.

De certo Aal coçou os poucos cabelos só de imaginar o rabo de foguete que a sua equipe vai enfrentar na próxima quarta-feira, no confronto contra o São Paulo.

Isso lhe remete a lógica dedução: tentar de todas as formas ganhar do Corinthians na noite deste domingo, em Campinas, cuja tarefa teoricamente será de menos incômodo, principalmente neste período de desajuste do time corintiano.

QUE SÃO PAULO!

Quem contra-argumentar que o futebol desse time do São Caetano não serve de parâmetro, não deixa de ter razão.

Todavia, não dá pra ignorar que esse estilo avassalador que o São Paulo coloca em prática o credencia a candidato ao título do Paulistão.

Treinador Crespo se escora num esquema 3-5-2, que por vezes se transforma em 3-3-4, com avanços sucessivos dos alas Igor Vinícius pela direita e Reinaldo pela esquerda.

A ousadia ofensiva do São Paulo implica em Reinaldo aparecer na área adversária até para cabeceio, o que prova que é jogada treinada.

ACERTO DE PASSES

Índice de acerto na troca de passes do São Paulo foi salutar, comparativamente aos erros que se vê por aí.

E nada daqueles passes improdutivos de beque-central ao quarto-zagueiro - e vice-versa -, tão usual nas equipes de hoje.

Portanto, essa nova cara do São Paulo exige que o Guarani se programe para abusar de 'clinch' quando se enfrentarem, para evitar que o adversário 'deite e role'.

Logo, se o que vier contra o São Paulo será lucro, que o Guarani trace planejamento de vitória contra o Corinthians, pois essa hipótese é mais viável.

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    12/04/2021 17:41

    ... A MULHER HERDEIRA DA MAGALU, ATUALMENTE É A MAIS RICA DO BRASIL, DA CIDADE DE FRANCA SP. SENHOR LEIA COM CALMA, BILIONÁRIO É ACIMA DE MILIONÁRIO. FRIBOI É O FRIGORIFICO MAIOR DO MUNDO, TEVE EMPRESTIMOS DO BNDS SEM JUROS. O GRUPO ESTÁ QUERENDO COMPRAR A GLOBO...

  • ARIOVALDO ZANELLI
    12/04/2021 01:38

    OS INTELIGENTES, COMO EU, MODESTA PARTE, FAÇO O DEVER DE CASA E AGORA SENHOR O SEU EGO COMO CONHECEDOR DE FUTEBOL, QUE FEZ PARTE DA TORCIDA JOVEM, SAIU FUGINDO DE CAMPINAS, NÃO TEM MORAL NENHUMA PARA FALAR DE HONESTIDADE, PORQUE EU SEI TUDO DO SENHOR DOS CEUS, FRACASSO EM TUDO QUE FEZ E FAZ. SEUS COMENTÁRIOS DE FUTEBOL NO BLOG SÃO DE DAR DÓ. NÃO SABE DE NADA. QUE INVEJA KKKKKKKK.

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    12/04/2021 01:37

    AO SENHOR LEIA DIREITO O RANKING AOS NOVOS (BILIONÁRIOS) EM 2020 E NÃO MILIONÁRIOS COMO DIZ. PARA SEU CONHECIMENTO FORBES É A REVISTA DOS BILIONÁRIOS DO MUNDO. CHAMA-SE ESTATO. PRECISA TER SETE DIGITOS. EM 2019 O ELEMENTO QUE DIZ NÃO PERTENCIA NA RELAÇÃO DA FORBES, SOMENTE ENTROU EM 2020 COMO NOVOS...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    12/04/2021 01:37

    ... A MULHER HERDEIRA DA MAGALU, ATUALMENTE É A MAIS RICA DO BRASIL, DA CIDADE DE FRANCA SP. SENHOR LEIA COM CALMA, BILIONÁRIO É ACIMA DE MILIONÁRIO. FRIBOI É O FRIGORIFICO MAIOR DO MUNDO, TEVE EMPRESTIMOS DO BNDS SEM JUROS. O GRUPO ESTÁ QUERENDO COMPRAR A GLOBO...

  • ARIOVALDO ZANELLI (3)
    12/04/2021 01:36

    ... SENHOR, O SEU ELEMENTO FOI QUEM ABRIU MAIS LOJAS NO BRASIL EM 2020, COM DINHEIRO QUE VEIO DO (CÉU). SENHOR TENHA CALMA, POIS TEREMOS MUITAS NOVIDADES AINDA. PRECISA TOMAR LORAZEPAM E ZOLPAZ, POIS SEU PRESIDENTE E A PONTE ESTÃO ACABANDO COM A SUA SAÚDE. CALMA SENHOR DOS CEUS.

  • Luiz Otto Heimpel
    12/04/2021 00:32

    Com um ataque de riso desses se tomar 1 gol perde e assim foi. Bando de pés tortos. A torcida é que entende ,está pedindo um centroavante desde o começo do campeonato e nada!!!!! Se não reforçarem esse ataque raquítico vamos cair. Essa diretoria incompetente vai continuar explicando e o time vai continuar perdendo.

  • marcio
    11/04/2021 22:04

    Ari e colegas do blog Assisti Cruzeiro x CAM. Impressionante como este Felipe Conceição é preparado/capaz. Por sorte o bugão so não subiu pq o dinheiro para a série B acabou. Este treinador dá baile em muitos outros hipervalorizados como Cuca.

  • Mabilia
    11/04/2021 18:02

    Igor Vinhas , vc viu como pega penalti? Assistiu o jogo Palmeiras x Flamengo? Tem que fazer pressão nos batedores, mostra um pouco de vontade preguiçoso !

  • Profeta da Tribo
    11/04/2021 10:40

    Concordo com você, Ari. Mas um passo de cada vez. Ganhar do Corinthians hoje será difícil, porque por mais que eles estejam desajustados (também pudera, Mancini é um treinador fraco), o nosso time tem muitas limitações. A não ser que Allan Aal tenha feito milagre nessa paralisação, rsrs. Uma vitória hoje seria maravilhoso, mas não estou confiante. Contra o São Paulo, é fechar a casinha e tentar algum contra-ataque ou bola parada. Se empatar estará no lucro.

  • Profeta da Tribo
    11/04/2021 10:39

    Agora, se o Aal treinou bem esse time, dá para fazer coisas interessantes. Regis e Andrigo têm qualidade para organizar boas jogadas. Julio Cesar consegue dar profundidade ao time pela direita. Sávio se movimenta bem. Andrade tem boa capacidade de ajudar no ataque. Enfim, esse time do Guarani tem tudo para ser um time leve, dinâmico e de toques rápidos. Índio vai ficar mais retraído, assim como Sciola. Eles serão os chamados jogadores de sustentação. Espero que dê certo.

  • Mabilia
    11/04/2021 10:38

    Caro Ari, essa sua insistência fazer matéria do Guarani não tem até agora um comentário, ou seja, domingo as 10.15 minutos. Não adianta os 0,2% estão preparando para a torcida mista do Palmeiras que joga daqui a pouco... kkkk

  • João da Teixeira
    11/04/2021 10:37

    Paulistão está servindo só para ajustes e outras visitas mais, como por a molecada para jogar, já que esse ano, pela 1°vez desde que começou a se fazer, não teve a Copinha SP de juniores para mostrar os moleques revelados pelos times, então o Paulistão está servindo para isso, lógico, para uns times. O Santos não seria um?Bem, se o Santos bobear, nem se classifica, mas se classificar, acredito que entre os 8, a conversa mude.

  • João da Teixeira
    11/04/2021 10:35

    Amanhã, não, 4°feira. E o Cúrinthians, a ameba que está, ainda é páreo para os times de Campinas, sim! Pe l oi menos para o timeco da Ponte foi! Resta esperar para saber quem é o mais ruim da cidade, pois a sorte é que tem mais times ruins no Paulistão, caso contrário, estaríamos na roça. E o Santos que vem fazendo pouco caso no Paulistão. Ontem até o Foguinho tirou uma casquinha com o peixe, que está mais para guarú, do que outra coisa.

  • DE ARI PARA JOÃO DA TEIXEIRA (1)
    11/04/2021 10:34

    Prezado João, o clinch em questão foi uma expressão metafórica adaptada ao futebol, para o mais fraco se defender das 'bordoadas' - metaforicamente também - que o adversário tende a aplicar. Na prática significa picotar o jogo para diminuir o ímpeto do adversário...

  • DE ARI PARA JOÃO DA TEIXEIRA (2)
    11/04/2021 10:32

    . ... Isso não significa violência ou antijogo. Se o adversário é nitidamente superior - conforme demonstrado -, o jeito é fazer uso de 'armas' legais e admissíveis. Isso se aplica ao Guarani e outros clubes interioranos nessa situação. E ninguém garante que mesmo assim vai dar certo.

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo