17
MAI
Oswaldo Alvarez deveria incorporar a rigidez de Emerson Leão e evitar contemporização

Parabéns à torcedora símbolo da Ponte Preta Maria Conceição Rodrigues, que nesta quinta-feira completa 79 anos de idade, 63 deles seguindo seu amado clube.

Não há motivo algum para se convencionar o treinador - ou ex-treinador - Emerson Leão como referência no segmento, porque ele faz parte da escola antiga do futebol e não se reciclou, conforme exigência da modernidade.

Só que tem um detalhe: Leão não enrola e não usa meias palavras para falar exatamente aquilo que pensa. É transparente ao extremo. Por isso muitos boleiros torciam o nariz em relação às suas colocações.

Leão foi o treinador de mais curta permanência no Guarani: 48 horas em 1988. Tudo porque quis enquadrar o então presidente Beto Zini, conhecido pela ingerência no futebol do clube à época, com citação que presidente cuida de piscinas, e ele, treinador, cuida do elenco.

O que Leão tem a ver com o atual contexto do Guarani?

Fosse treinador bugrino e se convencesse que Fumagalli deveria perder espaço na equipe, não usaria subterfúgio para se posicionar por não escalá-lo para o jogo contra o Santa Cruz, no próximo sábado, como tem sido especulado no Estádio Brinco de Ouro.

Com franqueza característica, diria para Fumagalli o mesmo que Dino Sani falou para o mestre Dicá - ex-Ponte Preta - que passou da hora de parar.

FERIR SUSCETIBILIDADE

Oswaldo Alvarez, o Vadão, treinador do Guarani, contemporiza. Ainda teme ferir suscetibilidade, visto que incautos torcedores e dirigentes ainda idolatram o ex-ídolo bugrino, e contabilizam como suficiente alguns lances de bola parada e raras finalizações de bolas espirradas na área adversária.

Vadão, antenado às ondas do rádio campineiro, ainda se influencia por comentários conservadores pró-Fumagalli.

No programa esportivo da Rádio Central desta quarta-feira foi citado que Fumagalli deve ser preservado no jogo de sábado, para que seja aproveitado na próxima terça-feira contra o Figueirense, em Campinas.

Convenhamos que é descabido esse tipo de premeditação. Caso Juninho, teoricamente o substituto, convença, não haveria motivo para ser sacado da equipe, correto?

Vadão, que de bola não é bobo, deveria não se apegar a repercussões sobre inclusão de Fumagalli apenas entre os jogadores reservas.

Ninguém vai apagar o brilhante histórico de Fumagalli com a camisa do Guarani até 2014. Depois disso, com pernas cansadas, andou em campo, contrariando a essência do futebol que é vitalidade para ser competitivo.

Portanto, Vadão, não se avexe. Escale todas as vezes jogadores de plena competitividade. Dê uma banana à torcida e segmentos da mídia, como fazia mestre Cilinho, outrora.

  • marcelo
    19/05/2017 18:43

    eugenio.... por favor, nao mexa com a dor de cotovelo, dos 97% da cidade.....alias, dos 97% acho que 95% se esconde, pois, na coletiva do fantoche do carnieli, ele disse que e impossivel fazer futebol com apenas 1% dos 97..... parabens MAIOR E MAIS APAIXONADA DO INTERIOR, campea brasileira de esconde esconde...rsrss

  • TIO LEI - ao Ilustre Professor.
    19/05/2017 18:07

    Caro PROFESSOR. Muito embora eu tenha cursado somente até o SEGUNDO GRAU, e este inclusive, completado através de um curso SUPLETIVO, gostaria de saber se as palavras escritas por Vs. Sra. em cujo texto Vs. Sra. apresenta correção quanto a um erro ortográfico. Então lhe pergunto as palavras: PREFERENCIA; CLUBISTICA; LE; VA; LA, não seriam acentuadas? Se forem, por que Vs.Sra. deixou de fazê-lo? No meu caso, estes erros são até plausíveis, mas no seu caso...

  • Eugenio
    19/05/2017 13:06

    Sem duvida, tem gente decente (decente não tem s) e inteligente em todo lugar, mas P. Sergio, vc não faz parte desse grupo, e não tem nada a ver com preferencia clubistica. Procure interpretar melhor o que le, va se reciclar, talvez terminar o segundo grau, isso te ajudaria muito. Enquanto isso vai la torcer pra associação ...

  • Tito
    19/05/2017 12:23

    Todo técnico de futebol tem as suas teimosias e arrogâncias, quase sempre eles tratam os torcedores como ignorantes sobre matéria de futebol. Além do Fumagalli, eu quero ver até onde o Vadão vai com o tal Lenon no time. O jogador, que e diz volante, é lento e marca mal. Para quem não se recorda é só rever o primeiro gol do Boa em Varginha no ano passado, na final da série C. O tal Pipico e o Lenon deram show de incompetência no lance.

  • Profeta da Tribo
    19/05/2017 12:17

    Ari e demais, acho que também vale ressaltar o bem que os novos reforços estão fazendo ao Guarani, mesmo no banco de reservas. Os remanescentes estão percebendo o risco de perderem a titularidade e, como não querem ficar de fora da vitrine da série B, estão se dedicando muito mais. Assim, está havendo uma disputa sadia dentro do elenco. Acho que tem o dedo do Vadão aí. Ótimo para o Guarani. Aliás, Jonas, do Benfica, deu entrevista dizendo que gostaria de encerrar no Guarani.

  • Eugenio para Bobony
    19/05/2017 12:16

    Ingenuo é vc q acredita q um dia a associação sera campeã !! Nunca serão !!! Mesmo hoje na segunda divisão, temos mais titulos, recordes de PP em Cps, mais vitorias em derbis, mais jogadores revelados para a Seleção ... engole isso, caro sonhador !!

  • Eugenio para P. Sergio
    19/05/2017 12:16

    Falo e repito, vcs torcedores da associação são em sua grande maioria delinquentes, marginais, ignorantes e analfabetos, vide varios exemplos dos q escrevem aki, incl. vc seu imbecil, ignorante, virgem. 117 anos sem ganhar nada deixaram essa torcidinha ridicula e insignificante totalmente descontrolada e sem noção. Temos orgulho sim dos nossos poucos mas importantes titulos, podem ter sido ha muito tempo, mas temos do q se orgulhar, ao contrario da aapp.

  • Paulo Sergio p/ bugrinos DESCENTES e INTELIGENTES
    19/05/2017 12:15

    Me desculpem as palavras ofensivas ao Eugênio, nunca ofendi ninguém nesse blog nem em lugar algum, mas PACIÊNCIA tem limite principalmente quando se trata de um alienado. A vocês bugrinos descentes e inteligentes que sabem brincar e INTERPRETAR texto, minhas sinceras desculpas.

  • Paulo Sergio p/ Eugenio
    19/05/2017 10:02

    Caro Eugenio, não posso acreditar que foi você quem escreveu TAMANHA BOBAGEM. Você no mínimo de ser semi-analfabeto, um verdadeiro NESCIO!! Se meteu numa conversa que não era sua como um bêbado que entra em conversa alheia e sem a mínima noção de INTERPRETAÇÃO vai vomitando ASNEIRAS. Portanto, seu ignorante, pode escrever o que quiser pois, daqui para frente você escrever ou ditar p/ alguém e um burro cagar para mim será igual!! Pensando bem, o burro vale mais!!

  • Tony para IN genuo
    19/05/2017 08:56

    Caro amigo - continue sonhando com seu titulo de quase 50 anos atrás e vã assisir a 2a Divisão logo, antes que caia de novo - MAIOR rebaixado do seculo! Vergonha da Cidade, aquele dos 3%, sem estadio, sem grana e sem torcida. Agora com Rick!

  • João da Teixeira
    19/05/2017 08:56

    Sabe o que é pior, a crise está instalada em todos os seguimentos do governo e não vemos "luz" para sairmos dessa crise. Tirou Dilma, tira-se Temer e o que vai acontecer? Quem iremos por? O certo é que não estávamos preparados para as Diretas Já em 1984 e continuamos não preparados em 2017. O Brasil tem que continuar, mas quem fará a gestão de tudo isso que está ocorrendo? É triste, um povo sem perspectiva e sem esperança, é um povo morto. E aí? Como tem "bananas" aqui!

  • João da Teixeira
    19/05/2017 00:15

    A "Montanha pariu um rato" Um rato, quando deveria parir saúde, trabalho, educação, honestidade, mas não, pariu um rato. O ingovernável governo continua parindo ratos e eles acham muito normal. ..

  • João da Teixeira
    18/05/2017 22:14

    A tropa de choque do TemerOSO, depois de analisar a divulgação dos áudios, chegou a infeliz conclusão que depois de todo o barulho, "a montanha pariu um rato". Pois é, esse rato deve ser ele, já que apoiou o "mensalão planejado pelo W. Batista para o Cunha, que já se encontrava preso por corrupção, a troco de quê? Claro que é para deixar o Cunha quieto e feliz por 20 anos... Rato, ratão branco...

  • LÉO - PR
    18/05/2017 22:14

    fuma um cara exemplar como poucos mas chegou o momento a partir próximo jogo nosso 10 sera BRUNO NAZÁRIO esse ta voando.

  • marcelo
    18/05/2017 22:14

    caros amigos.....a ponte, se desfaz de 4 0u 5 jogadores todos os anos....me digam, qual jogador da ponte, vingou em outro clube? rildo, caja, biro, bob, cafu, renato chaves, tinga,lomba, , enfim....nao vingam.... sera que essa formula de so se manter, na serie A, sem aspiraçao nenhuma a nada, esta atraindo torcedores? nao se ve ousadia...e muito pouco dai vem aquela conversinha de menor orçamento entre os 20 times.. nao seria a hora de repensar?

« Anterior : [ 1 ] 2 3 : Próxima »
16
MAI
Severino Clementino desmente incrédulos e convence na lateral da Ponte Preta

O paraibano Severino de Ramos Clementino da Silva, que completou 31 anos de idade em janeiro passado, chegou à Ponte Preta em 2016 com fama de um lateral-direito que chegava facilmente ao fundo de campo e bom aproveitamento nos cruzamentos.

No início daquela temporada, Severino, conhecido no futebol apenas por Nino Paraíba, confirmou a explosão na transição ao ataque, mas incrível pobreza nos cruzamentos.

Além disso, eram claras as deficiências defensivas. Por isso até perdeu a posição de titular para Jefferson, na ocasião recém-saído da base.

O rendimento aquém do esperado gerou lamentações de torcedores, contrastando com aplausos aos antecessores Cicinho e Rodnei, rotulados no clube como promessas que vingaram. Temia-se que Nino não fosse confirmar aquilo que dele se esperava.

Aí, quem sugeria que jogador acima dos 30 anos de idade fosse incapaz de acrescentar fundamentos se engana.

Aquele Nino atrapalhado para correr com a bola ficou no esquecimento. Prevaleceu o Nino que arranca com a bola driblando e se desvencilhando até de dois adversários, se necessário.

Quem o criticava por erros bisonhos de passes, hoje o aplaude ao vê-lo de cabeça erguida a procura da melhor opção e índice aceitável na distribuição de bola.

Na marcação, embora distante de ser uma ‘Brastemp’, Nino Paraíba melhorou consideravelmente, inclusive quando fecha por dentro para cobertura de zagueiros.

FINALIZAÇÃO

Claro que ainda falta ao Nino colocar o pé na forma nas tentativas de finalizações, visto que nesta temporada ganhou personalidade para arriscar chutes até de média distância.

Saudoso treinador Zé Duarte repetia a exaustão treinos de finalizações para os seus jogadores, e com isso conseguia melhorar o índice de acertos.

Eis aí um caminho que deve ser perseguido por Nino Paraíba, principalmente quando faz o facão no ataque. Aí, incontáveis vezes a jogada ‘clareia’, mas na maioria das vezes hesita em arriscar o chute.

Oxalá a persistência para aprimorar o arremate possa elevar o índice de aproveitamento extremamente pobre.

Em 2015, nos 35 jogos pelo Avaí (SC), nenhum gol. Na Ponte, justamente quando completou 65 partidas, saiu o primeiro gol, paradoxalmente de cabeça, anormal para quem tem apenas 1,68m de altura.

  • TIO LEI P/ MARCIAO
    18/05/2017 09:24

    Então MARCIÃO...Dá até para pensar nisso, pois já cheguei até a desmascarar o tal de eduardo. Alguns deles são assim mesmo, não são todos não. KKKKKKKKKKK ... São só 3% mas ainda tem uns remanescentes.

  • João da Teixeira
    17/05/2017 22:54

    Precisou fazer uma armadilha para pegar os ladrões do PMDB, PSDB e PT. Para se ter corruPTo, não precisa ser só do PT, basta ser político brasileiro. E o TemerOSO? Que coisa! E ainda diz que não era do governo do PT. Cuidado que o Cunha disse que vai escrever um livro. Vai ter tempo para isso. Será que mais políticos irão ajudá-lo lá no xilindró?

  • MARCIAO P / TIO LEI
    17/05/2017 22:53

    Amigo Pontepretano.. Tu não achas que : Profeta, Eduardo, Eugenio, Jhon etc. não e´a mesma pessoa ??? Vejamos.. a torcidinha 3 % é tao pequena que não tem mais que 3 torcedores do timinho falido aqui no Blog . Acho que e´apenas um dizendo vários nomes. Que coisa , não !!!

  • Paulo Sergio p/ Profeta
    17/05/2017 22:53

    Profeta, com toda educação que lhe é peculiar, responda por favor o que você pensa então dos seus colegas John/Eugênio/Roberto e Eduardo? Aí me diga quem é SEM EDUCAÇÃO e apelativo!! A menos que você não lê os posts deles, aí então pode parar com tudo!!! Estou esperando sua resposta!!!

  • João da Teixeira 1
    17/05/2017 18:42

    Os americanos estão até agora tentando entender se puseram na Presidência de seu país, um gestor de negócios ou um gestor de fofocas. Que excremento de presidente que foram por lá. Não podemos falar muito porque aqui pusemos um que se gabava de ter chegado a presidente sendo semi analfabeto, não ter lido nenhum livro e de ter sido trabalhador só porque faltava um dedo na mão. Será? cont.

  • João da Teixeira 2
    17/05/2017 18:41

    cont. Até porque, conheço um caso no Paraná, que o cara cortou os dedos da sua mão para receber o seguro e não porque trabalhava. Aaah, se ele soubesse que o seguro paga mais pelo polegar. Não tenha dúvida que não tinha escolhido aquele. Pois é Ari, vez por outra aparece um Trump na vida da gente! Ou pior, um Molusco e pior ainda, da classe Cephalophoda... É, ou não é, foda!!!!

  • TIO LEI - "profeta" você é coerente???
    17/05/2017 18:41

    Então "profeta". É ver o que seus amiguinhos postaram, para você notar que o "recado" retornou e rapidinho, não? Depois de um longo tempo, dei-me ao trabalho de ler até a postagem do dudu. Você viu? que coisa não? E o que os outros disseram, educadinhos eles, né? Devo fazer o que? ficar quietinho,deixar pra lá? Teve um que até interpretou ["eu ter ADMITIDO que a torcida PONTE PRETANA é composta por marginais"], quando deixei BEM CLARO, que isso é o que VOCÊS JULGAM. Percebeu?

  • João da Teixeira
    17/05/2017 18:39

    A 2ª rodada do Brasileiro da B, só foi ruim nos 2 primeiros jogos, porque o restante que vem por aí, na 6ª e sábado, já vai dar para ver quem é quem na ordem do dia. São jogos entre times que mostraram algum coisa na 1ª rodada. Jogando entre si, poderão mostrar se há algum time pleiteando ser bicho papão do campeonato, além do Inter-RS, claro! Esse último, pelo que pude apurar na primeira rodada, deverá ser campeão com muitas rodadas de antecedência, se ele quiser, claro!

  • João da Teixeira
    17/05/2017 12:34

    Pois é, Ari. Nino Paraíba tinha tudo para estar jogando o fino da bola. Lembra bem o estilo Odirlei no preparo físico, mas quando faz o facão, seu arremate é horrível, precisa melhorar muito esse quesito. E quando vai a linha de fundo, o seu cruzamento também não é preciso. Melhorou um pouco mas ainda carece desse fundamento. Muitas vezes vai a linha de fundo e fica em dúvida se cruza na área para os atacantes ou bate para trás, para a entrada de quem vem chegando... cont.

  • João da Teixeira
    17/05/2017 12:33

    cont. A dúvida que surge em sua cabeça, acaba não deixando fazer nem uma coisa e nem outra. Se melhorar isso, ficará um lateral completo. Falamos outro dia do Mariano aqui, o Nino tem problema parecido com o que tinha o Mariano. Solucionando isso, vai para os times da Europa sem escala em times de Capitais. Aparenta ser um cabeça de bagre jogando bola, mas tem solução. Até o bagrão do Clayson, já achou parte do seu futebol, por que o Severino Clementino não acharia?

  • Paulo Sergio p/ Ari
    17/05/2017 12:28

    Caro Ari, Bela conclusão sobre Nino Paraíba, também acredito que falta treino específico, aliás pouquíssimos técnicos hoje tem essa cultura de exaustão em treino, lembro por exemplo que meu grande amigo Zenon teve até problemas de joelho na perna de apoio certa vez de tanto treinar cobrança de falas exigidas por Carlos Alberto Silva. Alias deixo aqui um grande abraço a Zenon que certamente curte seu blog.

  • Eduardo para Tito lei
    17/05/2017 12:27

    Acorda pra vida tio lei enquanto é tempo.ja reparou que você e que está errado aqui no blog.vc planta discórdia,arrogância,prepotência e burrice.o administrativo aqui e você.todis aqui estão querendo te ajudar.srja mais humilde,sincero e honesto.nunca se esqueça que seu time nos anos 90 esteve na m...... Pura.se não fosse o mecenas tinha desaparecido.menis lei,menos que vc já tem idade pra ter juízo.as pessoas só recriminam vc é não a mim

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo