06
JUL
Quem vai compensar a estatura do volante Luís Oyama?

Décadas passadas, havia um bordão de que 'tamanho não é documento para se jogar futebol'.

Também é verdade que décadas passadas 'brotavam' em cada esquina moleques 'bons de bola', que davam suporte técnico às equipes, com reflexo de sugestivas partidas de futebol.

De uns tempos a essa parte essa molecada foi tornando-se escassa, abrindo espaço para prevalecimento da força física e fortes esquemas de marcação nas equipes.

Isso exigiu que a 'treinadorzada' incrementasse o repertório de preparação para jogos com jogadas ensaiadas, notadamente de bola aérea ofensiva, em busca de gols de cabeça.

Logo, quem se defende tem que se precaver, para impedir êxito na proposta do adversário, neste quesito.

OBSERVAR ESTATURA

Por que esta introdução e esse comparativo de eras do futebol?

Pra citar que quando um clube se dispõe contratar jogadores, a estatura deve ser levada em conta.

Além de zagueiros, pelo menos um lateral e volante precisam ser altos para que seja dado o necessário suporte defensivo na bola aérea.

Pois a Ponte Preta contrata por empréstimo um volante com predicados técnicos sim, de marcação, mobilidade, que se aproxima da área adversária e passa a bola razoavelmente.

Luís Oyama
Luís Oyama

Problema é que o volante Luís Oyama, vindo do Mirassol, tem 1,71m de altura, segundo cita o site ogol.com.br .

Considerando-se exatidão na informação do veículo, o Departamento de Futebol da Ponte estaria desconsiderando a necessidade de aumentar a estatura de sua malha de marcação na jogada aérea do adversário.

BRIGATTI

Assim, cabe ao treinador João Brigatti buscar alternativas compensatórias na situação citada.

No futebol de hoje, o tido jogador baixinho ou de estatura mediana precisa compensar com muita técnica, pra fazer a diferença.

O Santos, por exemplo, conta com o venezuelano Soteldo, atacante de 1,60m de altura, porém veloz e extremamente habilidoso como compensação.

Desde que foi anunciado o interesse da Ponte por Oyama, fiz questão de colocar o assunto para reflexão, sem que tivesse a devida discussão.

Já que o atleta está aí, que seja compensada a inadequada estatura com muito futebol.

  • TIO LEI
    08/07/2020 20:48

    Vejo em matéria do FI que a diretoria PONTE PRETANA não encerrou o ciclo de contratações e que ainda procura por um lateral direito e um centro avante para fazer sobra ao Roger. Fazer sombra? Ou traz alguém EM CONDIÇÕES de disputar a titularidade ou não traz. E lateral direito? E esses TRÊS que aí estão? Ha algo muito escuro nessas negociações, ou seriam negociatas? Ou será que já ha uma lista de dispensas pré elaborada?

  • LÉO - PR
    08/07/2020 20:47

    Unir altura e qualidade técnica no mesmo atleta tá difícil hoje em dia,mais me lembro de alguns zagueiro que não tinha muito altura mais jogava muito Mauro Galvão era um deles Edinho tbm não era tanto jogava de mais, esse Oyama se não me engano ele é segundo volante não primeiro que exige mais estatura.

  • João da Teixeira
    08/07/2020 20:46

    Paulistão volta dia 22.07, uma pressão dos clubes e emissoras de TV para que concluem os jogos e os direitos financeiros televisivos. Área dos jogos divididas em 3 zonas de exigências necessárias para a vigilância sanitária. O mais importante, as cidades dos jogos não podem estar na classificação vermelha, só da amarela para baixo, ou seja, hoje Campinas não poderia ter jogo. Vamos lá, ver o que vai dar...

  • Paulo Sergio p/ Tio Lei
    08/07/2020 20:44

    Caro Tio Lei, quanto as contratações, acertaram em cheio, muito boas mesmo o que me preocupa ainda é o nosso técnico, gente da melhor qualidade mas, pontepretano, entusiasta, mas não acredito que já tenha capacidade para tamanha responsabilidade, futebol não se ganha só com entusiasmo, frases de efeito e crença.

  • Paulo Sergio p/ Tio Lei 2
    08/07/2020 20:44

    Outra coisa é esse garoto Osman, vem de séria contusão e esta praticamente se recuperando, tudo bem que está treinando, mas, não joga a muito tempo. Lembra de Longuini? joga uma e fica dois meses no DM. Tomara que venha bem.

  • João da Teixeira
    08/07/2020 20:41

    As expectativas do "Jhon Está de Volta" são as melhores possíveis. É bem a cara do time que ele torce. Entrega o jogo em Ribeirão, pois só depende do Gfc e depois perde a classificação contra o S.Paulo, pois não depende dele para classificar. Provavelmente vai para a disputa de melhor do interior e tbem pode não ganhar, porque tbem não depende dele. Enfim, o enredo pode ser esse mesmo, final feliz são outros 500. Mas que é a cara do 2° time de Campinas, eu não tenho dúvida...

  • João da Teixeira
    08/07/2020 20:38

    Qto a Oyama, é um bom jogador, eu prefiro jogar com um que conhece da "mortadela", do que um perneta. Se não me engano, qdo levaram o Dario Pereira para jogar de 4°zagueiro no S.Paulo, sem muita altura, permutava a posição com outro defensor nos escanteios. E olha que o uruguaio Dario Pereira era um bom meia e em 1962 já estreiava na seleção de seu país no meio campo. Agora, em tempos de "vacas magras", sei lá se a Ponte conseguirá essa permuta. Outra coisa, Oyama é volante.

  • João da Teixeira
    07/07/2020 19:42

    Assistam aos jornais da imprensa livre, vocês irão ficar chocados com a quantidade de informação que estão sendo ocultadas! Você não precisa gostar do cara, mas não precisa torcer pro vírus só porque você perdeu a eleição! O Brasil não é uma partida de futebol, onde quem perde fica puto, pega a bola, que vc não é o dono e acaba com o jogo! O Brasil é nosso, de quem ama suas cores e honra sua bandeira! O Brasil não é de quem, em nome de uma ideologia, queima seu maior símbolo

  • DE ARI PARA MABILIA
    07/07/2020 19:41

    Prezado MabIlia, sou um crítico que faz detalhamento de aspectos dos jogadores logo na chegada. Não espero o fato acontecer pra depois levantar o assunto. Provavelmente apenas neste espaço você pôde observar comentário mostrando várias tendências. Essa é a diferença que quem é analista isento do torcedor..

  • Mabilia
    07/07/2020 19:38

    Caro Ari, se Oyama fosse alto voce diria que , falta habilidade por conta da altura. É dificil agradar essa cronica esportiva. Sempre tem um meme. Outro vai dizer que os olhos são muito fechados!!! kkkkk

  • JHON
    07/07/2020 19:32

    Palpites para os jogos na retomada do Paulistão : Botafogo 1 x 0 Guaraní. Guarani 0 x 0 São Paulo

06
JUL
Restou ao craque Neto apenas ouvir provocações de Mário Sérgio

Até a coluna Informacão, que pode ser acessada através do link Anda Campinas, está atualizada, com foco em próteses produzidas para cachorros que tiveram patas amputadas.

O ex-goleiro Ronaldo Giovanelli é personagem em duas colunas. No âmbito doméstico, em Cadê Você, é focalizada a meteórica passagem dele pela Ponte Preta em 2002, enquanto no cenário nacional o áudio Memórias do Futebol cita os dez anos dele no Corinthians e a doença que provocou quedas de cabelos.

MÁRIO SÉRGIO

Mestres do jornalismo do passado ensinaram-nos que é possível ir além do fato em si, com exploração da periferia do fato.

Ao reprisar o primeiro título brasileiro do Corinthians, em 1990, a TV Bandeirantes enseja oportunidade que analistas de futebol se aprofundem até taticamente sobre o jogo em si.

Qual a relevância disso?

O convite é pra que trilhemos outro caminho.

A Band manteve narração e comentários da época com Zico e os saudosos Juarez Soares, Mário Sérgio Pontes de Paiva e Luciano do Valle.

Craque Neto
Craque Neto

No estúdio da emissora, ao vivo, o apresentador Elias Júnior foi acompanhado pelos comentaristas Ronaldo Giovanetti e craque Neto, ambos como atletas partícipes daquela conquista corintiana.

Pois a tarde deste domingo ficou marcada como a data em que o desbocado Neto forçosamente teve que engolir seco.

Ah se Mário Sérgio ainda estivesse vivo!

Ele pegou no pé de Neto enquanto ele esteve em campo.

Cobrava o tempo todo pra que o treinador corintiano Nelsinho Baptista o 'sacasse', caracterizando que Neto estava inoperante na partida.

GOL DE TUPÃZINHO

Ronaldo e Neto esperaram o intervalo da partida pra que fossem acionados, e o destino não deu direito de réplica para Neto, até porque do além ninguém nos ouve.

Mário Sérgio tinha mania de perseguição. O Corinthians chegou ao gol através de Tupãzinho, e na metade do segundo tempo Neto foi substituído por Ezequiel, com o claro propósito do treinador Nelsinho de tornar mais eficiente a marcação corintiana.

Foi quando o então provocativo Mário Sérgio deu a última alfinetada em Neto, ao citar que sem ele em campo o Corinthians caminhava para o título.

Em respeito a memória de Mário Sérgio, Neto se calou.

Cá pra nós: imaginem se o crítico contundente de Neto, de forma pejorativa como fez Mário Sérgio, fosse vivo?

Você tem dúvidas se Neto devolveria a provocação com a mesma moeda?

  • TIO LEI - I
    08/07/2020 20:40

    Respeitar quem já se foi não é sinônimo de caráter. O caráter de uma pessoa se mede por um todo e não por uma ação.Agora, um home, ao menos imagino que seja, que abre seu programa fazendo o sinal da cruz, que diz prezar a família, e declarar que beijaria na boca aquele cantor pablo vitar ou vilar, sei lá, assumir que se solteiro fosse, NAMORARIA esse mesmo cantor,sei não. Pra mim, quem preza a família e procura a aproximação divina, jamais poderia ter dado tal declaração. ...

  • TIO LEI - II
    08/07/2020 20:39

    ... e antes que aquela turminha, que joga no mesmo time dele, me chamem de homofóbico, eu digo o que nos ensina a palavra DO MESMO DEUS que ele professa, ou seja: amo o pecador não abomino o seu pecado. Se eu abomino tal atitude, por que vou "juntar-me" a quem o pratica, ou ao menos declarar que assim agiria? Cada qual que tire a conclusão que quiser, esse É O MEU PONTO DE VISTA.

  • LÉO - PR
    06/07/2020 23:32

    É isso prova que NETO tem caráter sim, é boca aberta mais respeita quem já se foi.

  • TIO LEI - essa é para "cutucar" ...
    06/07/2020 23:32

    Seria a contratação do L. Oyama, um artificio para "desmontar" a equipe do Mirassol, afim de que entrasse "desfigurado" no ultimo jogo do Paulistão? Por acaso, não teriam eles em suas fileiras mais um ou dois atletas que "pudesse nos interessar"? KKKKKKKK

  • TIO LEI AOS PARCEIROS PONTE PRETANOS
    06/07/2020 20:23

    Caros parceiros. SE, eu disse SE as contratações, até agora efetivadas durante a pandemia, vingarem, teríamos então este time para entrar em campo; IVAN - APODI - LUIZÃO - RYAN E HERNANDES ... NETO MOURA - L. OYAMA - CAMILO E J. PAULO ... OSMAN - MOISÉS. Fique claro, NÃO É a minha escalação, mas sim SE fosse montar o time com os atuais contratados. Poderíamos até fazer um "rascunho" de qual seria o time ideal, a ser escalado, de acordo com o plantel que temos, o que acham?

  • João da Teixeira
    06/07/2020 20:23

    Ari, me veio na cabeça que o Neto possa ser supersticioso e tenha medo do além. Que possa ter medo dos mortos e aí, o Mário Sérgio poderia vir puxar seu pé à noite, qdo tivesse dormindo, caso falasse algo que não gostasse. O Neto encolhia qdo o jogo ficava pesado para o lado dele, então vai saber se não se resguardou em se tratando de pessoas do além, vai saber, né?

  • João da Teixeira
    06/07/2020 20:22

    Não entendia o motivo do nome que se dava qdo o artilheiro de um time fazia 3 gols em uma mesma partida, o hat-trick ou seja expressão que também significa “truque da cartola”. Seu emprego no mundo dos esportes tem sua origem no críquete, esporte criado na Inglaterra e qdo um jogador anotou 3 scores seguidos no jogo, deram um presente a ele. Fizeram uma "vaquinha" e deram uma cartola de presente, isso nos idos de 1858. Se fosse hoje, deveriam dar 3 bonés. Jr.Negão fez hat-trick

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo