16
AGO
Mês do Santa Cruz, adversário do Guarani, é de 90 dias

Estava me esquecendo de comunicar que a coluna Cadê Você conta a história do atacante Frank do Guarani, e mostra o dia em que a trave de madeira do gol do placar caiu. Em Memórias do Futebol falo de Osni, do Bahia, 1,57m de altura, nos tempos em que baixinhos tinham espaço no futebol. E, no Informacão, o assunto é sobre unhas dos cães.

Aí fui dar uma espiada na internet a quantas anda esse Santa Cruz - adversário do Guarani no próximo sábado, em Campinas - e de cara diagnostiquei um dos motivos pelos quais o time não consegue engrenar neste Campeonato Brasileiro da Série B: atraso de salários da boleirada.

Na quinta-feira passada jogadores e funcionários receberam pagamento relativo ao mês de maio. Junho e julho? Nem pensar.

Pra sair a grana do mês de maio foi preciso pressão de torcedores de organizadas, que invadiram o Estádio Arruda durante treino, exigindo quitação.

MÊS DE 90 DIAS

Atraso de pagamento de salário tem sido problema recorrente no Santa Cruz, coisa de mês de 90 dias.

Quando o time chegou à semifinal da Copa do Nordeste, em maio, cartolas só quitaram o mês de março porque igualmente haviam sido pressionados.

Resta saber se essa injeção financeira na conta bancária da boleirada do Santa Cruz terá algum reflexo no desempenho do time contra o Guarani.

Praticamente certa está a reestreia do atacante Grafite, que recentemente se desligou do Atlético Paranaense.

Ausência certa no Cobra Coral será do centroavante Ricardo Bueno, vetado em razão de lesão no músculo.

JORNALISTA FAZ CONTAS

Acreditem: a jornalista Karoline Albuquerque, do jornal Diário do Comércio de Pernambuco, publicou matéria no caderno de esporte do veículo com projeção do índice exigido ao Santa Cruz para ainda conquistar vaga de acesso à elite do futebol brasileiro.

Na contagem dela, o time precisa atingir 74% de aproveitamento dos 54 pontos que ainda serão disputados.

Cá pra nós: não seria mais conveniente fazer contas para se apurar como o time vai escapar do rebaixamento?

  • TIO LEI - ao amigo AGOSTINIS.
    17/08/2017 19:44

    Não ha o que agradecer, parceiro. Como você disse certa vez: Não nos conhecemos pessoalmente, mas parece que sempre fomos amigos. Infelizmente falar de futebol sobre os times de Campinas está difícil, mas é o que temos para o momento,né? É bom te-lo de volta. Abraço recebido, abraço retribuído.

  • TIO LEI - ao amigo AGOSTINIS.
    17/08/2017 19:43

    Ei Agostinis. Não quis falar nada na época, mas me "penalizei" por você quando foram derrotados pelo Londrina. Justo pelo Londrina, parceiro? KKKK

  • TIO LEI
    17/08/2017 19:43

    Olha aí G.B. Queimou dinheiro e as contratações que tinha direito de jogadores de times da Série A, agora fica aí, correndo atrás de refugos da Série B. Fez o que fez para trazer o acabado Rodrigo, e o Coritiba, na hora do aperto busca o KLEBER. Percebeu o tamanho da besteira que o sr. fez?

  • MARCIAO
    17/08/2017 14:49

    Que decadência na carreira o tal do Paulinho !!! Flamengo, Santos, Vitoria e agora... Nem vou comentar .....

  • Carlos Agostinis
    17/08/2017 14:49

    Olá pessoal, sumi daqui porque não aguentava mais tanta besteira de ambos os lados. Leio todos os dias varias vezes pois o Ari libera comentarios durante todo o dia. Agora vejo que pararam um pouco, e voltaram a flar de futebol. A torcida do Bugre não é iludida, sabemos que a chance de subir é minima. Pelo amor de Deus Sr, Vadão..Tira esse Jussani, Leandro, Gilton, Fumagalli e mais alguns que o time melhora. Alô Tio Lei, obrigado por se lembrar de mim em sua volta ao blog. Abraço

  • Amorim
    17/08/2017 14:48

    Maioria dos clubes estão com salarios atrasados e quebrados , será que algum empresário de jogador está quebrado ? Lei Pelé acabou com os times do interior que revelavam craques , vendiam e conseguiam sobreviver , hoje qualquer Perna de Pau de time grande ganha 300 mil enquanto no interior tem jogador com salario de 2 mil e mesmo assim não recebe , tem torcedor bobo , mas são poucos é só ver a média de publico da Ponte mesmo jogando a série A.

  • CARLAO
    17/08/2017 14:48

    VOCÊ SABE ONDE ENCONTRO O ONIBUS DO MOGI MIRIM ? RESPOSTA : PERGUNTA NO POSTO IPIRANGA !!!!

  • Mar
    17/08/2017 14:47

    Joao Teixeira o maior mala do bloc do Ari .... Ponte ligando a lugar nenhum? E voce? seus comentarios e igual do Roberto... profundos

  • Profeta da Tribo
    17/08/2017 09:37

    Ari, as três próximas rodadas dirão o futuro do Guarani. Se não conquistar 100% contra Santa e Figueira, briga para não cair. Se vencer ambos, mas não vencer o confronto direto contra o Vila Nova, não sobe, mas não passa sufoco. Agora, se vencer as próximas três, entra de novo, com força, na briga pelo acesso. A expectativa é que o novo Guarani, com Rocha, Páscoa, Renteria e Rafael Silva jogue mais bola.

  • João da Teixeira
    17/08/2017 09:37

    O problema é que está devendo mais. Se é o curumim ou a coral. Então, nesse compasso de quem está mais feliz com os atrasados recebidos, deverá mostrar mais futebol. Se empatar 0x0, poderá passar que os problemas são parecidos. Será? O Santinha e o bugre poderiam vender os direitos de imagem suas para o governo Temer. A frase poderia ser: "Estamos no caminho certo, 2018 já está aí!". E para a Ponte não ficar triste, podemos por ela também, Ponte, ligando nada a lugar nenhum!"

  • Tito
    17/08/2017 09:34

    Do jeito que vai, o futebol está com dias contados. Clubes tradicionais estão quebrados e os jogadores ganhando valores descomedidos com a realidade. Qq jogador mediano ganha salário desproporcional com a realidade econômica mundial. A modalidade esportiva tornou-se muito cara e a qualidade técnica dos espetáculos vai de mal a pior. Se compararmos com a década passada, o público vem perdendo interesse pelo esporte a índices assustadores. Lamentável!

  • Moacir
    16/08/2017 22:42

    A gente reclama (e com razão) da direção da Ponte e do GFC, que eram grandes times numa grande cidade e nunca cresceram como podiam. Mas e o Santa, ein? Com uma torcida daquela e com o time que tinham nos anos 70, deviam estar num outro nível. Lembro do timaço com Givanildo, Nunes, e cia. Lamentável

15
AGO
Histórico reprova contratações de Paulinho e Léo Gamalho; que desmintam isso

Léo Gamalho na Ponte Preta e Paulinho no Guarani, ambos atacantes, são contratações com tendência de vingar nas competições que os clubes de Campinas disputam até o final do ano?

Os enigmas do futebol costumam nos desmentir. Logo, é difícil cravar um juízo sobre os aproveitamentos desses jogadores no futebol campineiro.

O histórico recente de ambos recomendaria as contratações?

Paulinho teve bom momento no Flamengo. Mas só isso.
Paulinho teve bom momento no Flamengo. Mas só isso.

Pelo menos há mês só balançam as redes em treinos. No mesmo período Paulinho, que tinha vínculo com o Vitória (BA), sequer foi escalado. Treinava em separado após ter sido dispensado pelo gerente de futebol Petkovic, sem que os reais motivos fossem divulgados.

Vejam que há tempos o Vitória ‘flerta’ à zona de rebaixamento, ocupando, hoje, o 19º lugar na classificação.

POUCOS GOLS

Direitos econômicos de Paulinho pertencem ao Flamengo, que o emprestou ao Vitória no início do ano, e de lá ele sai com retrospecto de três gols em 36 partidas disputadas.

A rigor, embora tecnicamente tenha mostrado virtudes, não se pode citar que Paulinho seja goleador.

Dos 110 jogos com a camisa do Flamengo, o histórico é de 16 gols. A proporção na passagem pelo Santos é semelhante, com cinco gols em 31 jogos.

Como o Guarani abusou de contratar jogadores fora de ritmo nessa Série B, as lesões foram inevitáveis. Oxalá a situação de Paulinho seja diferente.

LÉO GAMALHO

Para o pontepretano que não acompanha a Série B, cabe informá-lo que o Goiás ocupa a 15ª colocação com 24 pontos, um à frente do Luverdense, que abre a zona de rebaixamento.

Léo Gamalho veio do Goiás para a Ponte
Léo Gamalho veio do Goiás para a Ponte

Nos últimos seis jogos, o time goiano marcou cinco gols e carece de atacantes definidores.

Pois nesse histórico recente, Léo Gamalho não jogou no empate por 1 a 1 com o Figueirense e derrota para o Londrina por 1 a 0. Mesmo quando o Goiás goleou o CRB por 3 a 0, ele não marcou e acabou substituído por Léo Lima, o mesmo ocorrendo na partida anterior - derrota por 3 a 0 para o Inter - quando foi trocado por Gustavo.

Léo Gamalho é cabeceador, e como tal a Ponte terá que rever seu esquema de jogo com jogadas de fundo de campo e cruzamentos que visam encontrar o atacante de frente para o gol.

Esses detalhes, postos à mesa e analisados com profundidade, não recomendariam as contratações de Gamalho e Paulinho.

Todavia, atacante é um setor do campo imprevisível. De repente o duvidoso se torna certo. Assim, quem crava posição definitiva corre risco de quebrar a cara.

  • RMaia
    17/08/2017 09:36

    Quando "vazou" a negociação com Léo Gamalho, os asseclas do Sr. Carnielli, na velocidade da luz, soltaram uma nota desmentindo: “A Ponte Preta informa de maneira oficialmente, respeitosamente, que não tem NENHUM interesse no jogador Léo Gamalho. Qualquer informação em contrário – advindo de quem quer que seja – é mero boato e deve ser desacreditado”. Um mês depois o jogador assina contrato e provavelmente já estará em campo domingo. Essa gente quer enganar a quem???

  • RMaia (2)
    17/08/2017 09:35

    Minha avó tinha o costume de ir à feira-livre. Acordava cedo pra comprar os melhores produtos, ainda que custasse mais, valia cada centavo gasto. Nunca a vi ser preguiçosa saindo tarde de casa, quando só encontraria produtos ruins na xepa. Como disse Tio Lei, os dirigentes da Ponte ficam sentados a espera de que jogador bom caia do céu, o que não acontece, o tempo passa e os jogadores bons se acertam, o time patina, vem a pressão e aí resolvem correr ao mercado onde só tem a xepa.

  • TIO LEI
    16/08/2017 19:01

    Já em relação ao Paulinho para o gfc. Sem duvidas um ótimo reforço, principalmente porque NÃO DEVE SER ELES MESMOS QUE PAGARÃO os salários do cara. Já diziam antigamente, que "de graça até injeção na testa", e pelos comentários aqui no blog, QUALQUER COISA ALI É BEM VINDO. Pagar eles não pagam ninguém mesmo, todo fim de temporada é aquela romaria na Justiça do Trabalho. No mínimo é APENAS MAIS UM para processa-los. Se daria certo no time? Quem está ligando para isso? KKKKK

  • RMaia
    16/08/2017 19:00

    Havendo uma combinação de resultados já nessa rodada: vitórias de Chapecoense, São Paulo e Bahia e derrota da Ponte, ela entra na zona de rebaixamento. É tradição nos momentos ruins o Sr. Carnielli e seus asseclas dessa diretoria fantoche evaporarem e colocarem o treinador ou algum jogador como boi de piranha pra dar explicações. Na última vez, na derrota pro Bahia, foi o Sheik que segurou o rojão, mas parece que ele tá de saco cheio desse papel. Abram os olhos!

  • Rodrigo U.
    16/08/2017 18:59

    É bom jogador o Léo Gamalho, mas terá que superar a falta de criatividade que certa o time da Ponte. Sem jogadas trabalhadas ou cruzamentos corretos, um finalizador não terá nenhuma chance nesta equipe. Além destes requisitos, terá que voltar para marcar constantemente, pesará então o condicionamento físico. É uma opção para mudar o panorama de uma partida, algo que não existia. Engraçado que o Gustavo a duas semanas atrás disse que a equipe não precisava de reforços

  • TIO LEI (1)
    16/08/2017 13:20

    .Então, Ari. O mundo da bola vive nos pregando poucas e boas. O caso Léo Gamalho funciona assim. O GB como sempre, em início de temporada ou de campeonato, fica à espera de empresários baterem às portas do Majestoso para "ofertar" as suas "jóias" afim de que sejam expostas em nossas vitrines. Transações concretizadas, ele diz que era jogador que já vinham "monitorando", que são jovens e boas promessas. Com o passar dos dias, ou dos jogos, percebe-se que as tais promessas ...

  • TIO LEI (2)
    16/08/2017 13:19

    ...em nada se diferenciam dos políticos em vésperas de eleições. Tudo balela. Mas aí, os jogadores que havia em disponibilidade no mercado, já foram se ajeitando. Vem os maus resultados, o que era de se esperar, então o GB sai tresloucado a procura de outros empresários, que PORVENTURA tenham atletas descontentes ou ENCOSTADOS em outras agremiações, dizendo que NÃO HA PEÇAS DE REPOSIÇÃO EM DISPONIBILIDADE. É claro que não ha, pois quando estavam à nossa mercê, ...

  • TIO LEI (3)
    16/08/2017 13:19

    ...contar com seu "monitor de TV" para estar "monitorando" os DVD's que lhe eram trazidos. Entrando agora no caso Léo Gamalho, isso é mais uma jogada desesperadora, que como suas apostas, poderá ou não vingar, mas ele (GB) tinha que trazer alguém urgente, para tentar dar uma satisfação à torcida. Ora. Ele já fez as besteiras em não trazer jogador certo para a posição certa no tempo certo; mais uma vez preferiu apostar no escuro, jogando dinheiro fora; com raras exceções, ...

  • TIO LEI (4)
    16/08/2017 13:18

    ... só contratou restolhos; "monitorou" através de DVD com duração de 10 min. jogadores "estrangeiros" que já estão a mais de 30 dias se "adaptando" em nosso SPA. Lembram dos peruanos de 2 anos atrás? Então, Léo Gamalho, nas atuais circunstancias é "melhor que nada", e nós torcedores, só podemos é torcer para que ele realmente venha a reencontrar sua boa fase de anos atras.

  • João da Teixeira
    16/08/2017 10:44

    Ari, mais do mesmo! Se Lucca, que é superior a esses dois não sobrevive no esquema tático pontepretano, imaginem esse dois, se sobreviverão. O problema da Ponte é meio de campo e um ponta de lança de penetração, que encoste no centro avante e assim ter chance de fazer gol. Do jeito que jogamos hoje, fulminaremos mais dos jogadores e tanto quantos vierem, se o meio de campo não for recomposto com dois bons jogadores. Até na Série B tem jogadores com essas características, mas...

  • João da Teixeira
    16/08/2017 10:43

    E o jogo contra o Botafogo será de vital importância para as pretensões da Ponte. Eu mesmo, estou desiludido. Quem é esse Leo Gamalho? Quem é esse Paulinho? São as novas "cerejas do bolo"? Vão por mais esses dois jogadores de 1,99 na "Loja", para ver se fazem dinheiro fácil? Tomem vergonha dirigentes!! Já estou com o "nariz de palhaço", vcs querem que eu faça a maquiagem de "palhaço" também. Não sei se é "loja" ou é "circo". Se vcs. querem ganhar dinheiro no mole, vão trabalhar.

  • João da Teixeira
    16/08/2017 10:42

    As sorte dos dirigentes pontepretanos é que o Bahia começo a "fazer água", em contrapartida o Avaí e o Vitória estão querendo escapar de jantar com o capeta da Série B, não sei se conseguem. Com isso a Bahia, Chapecoense e Ponte foram rebaixados à categoria do purgatório, uma etapa antes do "jantar infernal". Dirigentes da Ponte, se eu fosse vcs., punha as "barbas de molho", porque fazer a barba a seco e com lâmina ruim, vão sair lágrimas dos olhos e de outros lugares também...

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo