13
DEC
No título do Independiente sobre o Flamengo, garoto de 18 anos ’rouba’ a cena

Naquele show de imagens da TV Globo, na noite desta quarta-feira no Estádio do Maracanã, foram flagrados torcedores flamenguistas olhando para o vazio quando o sonho da conquista da competição foi pras ‘cucuias’.

Antes disso, torcedor brasileiro em geral de certo se sensibilizou com a tensão daqueles fanáticos rubro-negros, nas arquibancadas, que tentavam colocar a bola ao gol adversário no sopro, e não conseguiam.

Esse empate por 1 a 1 resultou no título da Sul-Americana aos argentinos do Independiente, e vamos transportar aos catedráticos da opinião o espaço pra que dissertem sobre esquema tático, tentativa extremamente ousada do treinador colombiano Reinaldo Rueda de encher o time flamenguista de atacantes, e tudo em vão.

De certo haverá lamentação dos gols perdidos, o último deles através do zagueiro Réver aos 47 minutos do segundo tempo.

BARCO: 18 ANOS DE IDADE

Todavia, o foco do espaço desta decisão no Rio de Janeiro é o garoto Barco, 18 anos de idade, que desmistifica o ‘medaço’ da treinadorzada de lançar garotos.

Barco parecia um veterano brincando com bola. Só no balanço já deixava o adversário pra trás. A facilidade para mudar de rumo quando arrancava com a bola impressionou.

E quando o atacante Everton do Flamengo foi improvisado na lateral-esquerda, Barco ‘deitou e rolou’ literalmente. Transformou-se num inferno à defensiva flamenguista.

Até o experiente zagueiro Juan, do Flamengo, teve que apelar feio para não permitir que o argentino ganhasse jogada já nos acréscimos, e ficasse na cara do gol.

Barcos mostrou à treinadorzada e analistas de futebol zelosos ao lançamento de jogadores jovens que idade no futebol é coisa relativa, exceção, claro, aos veteranos que fazem número em campo.

Barco mostrou que futebol é pra quem sabe, e quem sabe tem coragem pra pegar a bola e cobrar pênalti com naturalidade, como ocorreu no gol de empate de sua equipe, fruto de imprudência do volante Cuellar do Flamengo, que cometeu falta dentro da área desnecessariamente aos 40 minutos do primeiro tempo.

Se é que resta consolo aos torcedores do Flamengo, foi a constatação que o time lutou bravamente na tentativa de reverter a vantagem do Independiente, mas encontrou um adversário igualmente determinado, compactado, que valorizou a posse de bola e catimbeiro.

Além de tudo isso, contou com o jovem e talentoso Barco. Sim, nome no singular.

  • marcelo
    14/12/2017 19:43

    belo esquema de jogo do indepiendente.... alias, se o Flamengo nao barrar, diego, everton ribeiro, araao e mais uns 2...nunca vai ganhar nada... esses jogadorzinhos, adoram pegar o madureira,olaria, sao cristovao no maracana, e arrebentam depois que esta 2 a 0.... quando o jogo e pesado eles se escondem....ficou claro ontem. mera semelhança, com caja, bob, elton e lucca....eita povinho pipoqueiro

  • marcelo
    14/12/2017 19:42

    ta certo Paulo Sergio, o que se viu ontem chamando a responsabilidade foi, paqueta, vizeu, para(quem diria), vinicius jr, juan(com 50 anos), e os famosinhos, se escondendo da bola.so toquinhos de lado, tentando cavar faltas no meio de campo....acho ate que a torcida xingou pouco esses caras... ta na hora de fugir desses medalhoes em fim de carreira.... veja exemplo do gremio, o proprio corinthians....

  • mar
    14/12/2017 12:23

    Delicia, bem feito para a torcida do Flamengo, foram jogar pedras e rojoes no hotel dos argentinos, chupa urubu !!! Quem sabe agora pelos menos aprende a votar, Cabral, Garotinho, Piciani, Paes, Pezao, Lindenberg , Dilma .... kkk

  • Paulo Sergio p/ Ari
    14/12/2017 12:22

    Prezado Ari, mais uma vez, muito bom seu post, a minha opinião é que falta aos técnicos no Brasil mais CORAGEM, OUSADIA para lançar a mulecada, coisa que sobra na Argentina, esse papo de "O garoto é muito novo, precisa ganhar cancha, temos que ter paciência, não podemos nos precipitar..etc..etc.." precisa acabar, desde que o garoto tenha o mínimo de condições técnicas tem mais é que por pra jogar e dane-se. Você melhor que ninguém sabe que o mestre em cont..

  • Paulo Sergio p/ Ari 2
    14/12/2017 12:21

    fazer isso era Cilinho, quantos jogadores ele lançou com 16/17 anos?? vários, e punha mesmo. Hoje o departamento amador do clube fica segurando o garoto e quando libera, o técnico vem com a mesma conversa de sempre "Vamos colocá-lo aos poucos para não queimar" ou a diretoria o empresta com esse papo de ganhar experiência, aí se o garoto se destaca, o que eles fazem?? vendem, lógico!! Vamos ver quanto tempo vão ficar esses goleadores que apareceram no sub-20 e sub-17 da Ponte!!

  • Rodrigo U.
    14/12/2017 01:31

    Que diferença entre a qualidade apresentada por praticamente todos os times argentinos, sempre priorizando a criatividade. Todo o time do independiente valorizando o máximo a posse de bola, algo que dificilmente vemos por aqui, com um futebol ofensivo. Realmente merecido o título, é possível jogar bonito e conseguir resultado, falta apenas competência.

12
DEC
Apostar nesta base da Ponte é arriscado; ficar com Gustavo Bueno mais ainda

Quer no áudio Memórias do Futebol, quer na coluna Cadê Você, o assunto é o saudoso treinador João Avelino.

No primeiro discurso do presidente eleito da Ponte Preta, José Armando Abdalla Júnior, duas contestações.

Quero crer que a vivência no futebol permitiu-lhe plena capacidade de avaliação do trabalho horroroso feito pelo gerente de futebol Gustavo Bueno, que resultou no rebaixamento da equipe à Série B do Campeonato Brasileiro.

Logo, o lógico seria demissão sumária do profissional e renovação da pasta, até pra abaixar a poeira e se criar clima mais propício entre os torcedores.

Ao bancar Bueno espontaneamente ou para não constranger parceiros de diretoria, Abdalla sabe perfeitamente que o nível de tolerância do torcedor será zero caso as coisas não se encaminhem conforme o desejado.

BASE

Essa conversa de resgate da base é muito relativa.

Enfiaram na cabeça dos dirigentes que essa molecada do sub20 será salvação da lavoura, e não vi isso na decisão paulista contra o Palmeiras.

Foi constatada qualidade no goleiro Ivan como reserva imediato de Aranha. Afora isso, não apostem que qualquer outro jogador esteja apto para assumir postura de titular da equipe.

O lateral-direito Emerson não está pronto. Se é fogoso e faz transição ao ataque com velocidade, falta-lhe discernimento para optar pela melhor situação para continuidade do lance.

Já deveria ter sido treinado na base para jogadas combinadas com companheiros pelo setor, ou aprimorado cruzamentos.

Outro defeito é defensivo, na cobertura ao miolo de zaga. Falta-lhe tempo de bola e melhor postura de cabeceio, situações que já deveriam ter sido corrigidas.

O quarto-zagueiro Reinaldo é apenas rebatedor. Não foi condicionado a interceptar a bola por cima, com entrega a companheiro bem posicionado. Logo, o cabeceio não tem direção, com a bola caindo, na maioria das vezes, nos pés do adversário.

O atacante Yuri fez gols na base, até sabe fazer bem a ‘parede’, mas precisa ser mais participativo. Evidente que não está preparado para ser o titular. Pode logicamente evoluir.

E paremos por aí. Portanto, não fiquem acreditando cegamente que a molecada do sub20 dará o imediato retorno.

Não é tão simplista falar em resgate da base, recordando que no passado a Ponte revelava aos montes, e era tida como celeiro de craques.

Os tempos são outros. Décadas passadas a maioria dos clubes não tinha preocupação em ser formador de jogadores, e a Ponte sabia explorar essa ineficiência.

Hoje, a carência é geral por bons garotos como revelações. Mesmo com trabalho exemplar de alguns clubes, são raros aqueles qualificados para integrarem o profissional.

  • Tony
    13/12/2017 17:45

    Ei Diretoria omissa: Cadê a dispensa do Novo RUI REI chamado Rodrigo? Não pensem que a torcida vai esquecer e perdoar!!! Aliáis, fora GB e aquele BANDO vestido de vermelho que entra em campo e só ganha.. nada faz!

  • Barba
    13/12/2017 17:44

    Passou da hora do Gustavo cair fora. Foi sim o Grande responsável pela queda da Ponte no Brasileiro. Vergonhoso! E deixa-lo no comando do futebol é arriscado tambem cair para a 2a Divisao do paulista. Quanto ao Vanderlei Pereira, vai tarde, pois pouco ou nada acrescentou.. só perdeu!

  • Pedro Henrique para Ari
    13/12/2017 17:44

    Acima da Média só vim um jogador nesta cora Ipriranga o 10 do Huracan. O Resto jogadores normais. Não espero que a base da Ponte forneça neste primeiro momento jogadores que resolvam, mas sim jogadores que possam ajudar. Creio que Thiaguinho ( sabe se lá aonde ele foi parar - cortado de ultima hora da copa ipiranga) Wallison Felippe couto possam fazer mais que Claudinho Leo Artur Gamalho e cia. Eu creio que há muita coisa obscura por trás de contrataçoes como a de Naldo Jadson e cia.

  • João da Teixeira
    13/12/2017 17:42

    ...Domingo não! Sábado p.f. que teremos a final. Seria o cúmulo da aberração dar Grêmio X Al-Jazeera na final. Seria como ir em Roma e não ver o Papa. O Urawa Red Diamonds (meio sem lapidação) ficou em 5º; o Casablanca em 6º. Pelo jeitão na final ficará Pachuca em 4º, o Jazzera em 3º, o Gaudério em 2º e o Real em 1º com o título. Qualquer coisa que não seja isso, "Ponha eu aí, zeeeeeeeebraaaaaa!"

  • João da Teixeira
    13/12/2017 17:41

    Keylor Navas, Kiko Casilla, Dani Carvajal, Casemiro, Vallejo, Theo Hernandez, Sergio Ramos, Vázquez, Varane, Llorente, Fernández, Achraf Hakimi, Cristiano Ronaldo, Marco Asensio, Kroos, Mayoral, Benzema, Modrić, Kovačić, Bale, Dani Ceballos, Marcelo e o Luca Zidane, filho do Técnico Zidane. Vão encarar?

  • João da Teixeira
    13/12/2017 12:41

    Bom, me parece que as coisas estão mudando na Ponte, mas o que me assusta é o GB, me parece que seus acertos anteriores foram por sorte. Quero queimar a minha língua no final da temporada. Não vejo nele e nem em seus auxiliares, pessoas que vão trazer um elenco diferenciado para essa temporada. Vamos aguardar. Mudando de pato para ganso, o jogo de hoje do Real X Al-Jazeera, dependendo do resultado, deem a taça para os Merengues, será ataque contra defesa, hoje e domingo...

  • TIO LEI
    13/12/2017 12:41

    E você GUSTAVO BUENO ... o que está esperando para trilhar o mesmo caminho? Será que está tendo tanto apoio familiar, para continuar nos arruinando?

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    13/12/2017 10:37

    MEU AMIGO GIOVANNI DIMARZIO, FOI UM DESABAFO DO QUE VOCÊ FEZ, ACHEI ÓTIMO, MAS MEU AMIGO, VOCÊ FEZ PARTE DE UM GRUPO QUE FALHOU FEIO NO REBAIXAMENTO DA PONTE PRETA, VOCÊ ALEGOU QUE VIAJAVA PARA ASSISTIR A PONTE, MAS NUNCA FALOU COM SEUS PARCEIROS QUE O TIME ERA FRACO. SETEMBRO, ULTIMO DIA DE INSCRIÇÃO, NÃO FIZERAM NADA, QUE COLEGIADO ERA ESSE MEU AMIGO, FALAR AGORA E CHORAR AS MAGOAS É TARDE DE MAIS...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    13/12/2017 10:36

    ... ISSO SERVE TAMBÉM PARA VANDERLEI PEREIRA. NÀO FEZ NADA. SÃO CULPADOS DO REBAIXAMENTO DA PONTE PRETA EM 2017. AGORA COLOCA A CULPA NA ESTAFA E A FAMÍLIA, POR ISSO QUE DEIXAM A PONTE PRETA, QUERIA SAIR EM AGOSTO, DEVERIA TER SAIDO, FALHOU. GIOVANNI DIMARZIO –VANDERLEI PEREIRA, UM EXEMPLO QUE SAIU AGORA NA MÍDIA. OS JOGADORES ESTAVAM COM SALÁRIOS ATRASADOS, MAS TINHAM NO TIME DOIS JOGADORES DE PONTA DIEGO SOUZA E ANDRE, JOGARAM PARA GANHAR ATÉ CERA FIZERAM...

  • ARIOVALDO ZANELLI (3)
    13/12/2017 10:36

    ... FOI PIOR TIME MONTADO PELA PONTE PRETA DESDE 1900, DEVERIAM TER VERGONHA. SOFREMOS CALADOS, AGORA FAZ UM DESABAFO CHORANDO. VAMOS FALAR AGORA DO SERGIO CARNIELLI, ACABA SUA PUNIÇÃO EM JANEIRO OU FEVEREIRO 2018. NOVO PRESIDENTE, QUANDO JOVEM JOGAVA FUTEBOL NAS CATEGORIAS DE BASE DA PONTE PRETA, ERA GOLEIRO, APAIXONADO PELA PONTE, PONTEPRETANO NATO, ESTOU TORCENDO POR VOCÊ, POIS TEMOS A MESMA IDADE, 71 ANOS, DICÁ, SERGIO CARNIELLI TAMBÉM...

  • ARIOVALDO ZANELLI (4)
    13/12/2017 10:35

    ... FOI PRESIDENTE DO CONSELHO DA PONTE POR 10 ANOS SEGUIDOS, TIÃO VICE – PRESIDENTE, TRABALHOU BASTANTE PELA PONTE EM BRASILIA, PARA FALAR COM MINISTRO DE ESPORTES DA ÉPOCA, POIS ESTAVAMOS NO MESMO AVIÃO PARA BRASILIA, ´SOU PROVA DE SEU TRABALHO. AGORA VAMOS AGUARDAR OS OUTROS CARGOS, TENHO ESPERANÇA DE UMA PONTE DIFERENTE EM 2018, ASSIM TEMOS QUE DAR UM VOTO DE CONFIANÇA. ABDALLA, MEU AMIGO DE JOVEM, VAMOS MOSTRAR COMO SE FAZ FUTEBOL PARA ESSA DIRETORIA ATUAL.

  • RMaia (1)
    13/12/2017 10:35

    Ari, papo reto!!! Não tem um jogador que preste nas categorias de base da Ponte. Esse papo de categoria de base é mais falso que nota de três e vem a tona por três motivos: 1) Ocupar espaço na imprensa a fim de que notícias desagradáveis e cobranças não se propaguem, no final do ano passado o ex-presidente fantoche Wanderlei Pereira anunciou a contratação do jovem Júlio Vitor, que segundo ele seria um novo Neymar. Por onde anda esse tal Neymar do WP? 2) As categorias de base cont...

  • RMaia (2)
    13/12/2017 10:34

    cont... só são lembradas quando falta dinheiro ou a quantidade de besteiras feitas no ano anterior levou o time ao rebaixamento, o caldo ferve e pra apagar incêndio a diretoria tem que apresentar alguma solução; 3) Se houvesse algum jogador de destaque nas categorias de base, eles já teriam sido cooptados pelos empresários que batem ponto no escritório do reizinho. Pra finalizar, o último jogador revelado pela Ponte que se destacou nacionalmente foi Luiz Fabiano....

  • RMaia (3)
    13/12/2017 10:33

    Se o objetivo dos dirigentes da Ponte é se tornarem fregueses do rebaixamento, estão no caminho certo. Chegar na A2 do paulistinha é fácil, fácil.... Em 2016 contrataram Eutrópio e o barco quase afundou, esse ano repetiram a dose com Felipe Moreira e também quase naufragaram, quem sabe em 2018 o intento de cair pra A2 seja alcançado.

  • DE ARI PARA PEDRO
    13/12/2017 10:33

    Prezado Pedro, seja bem-vindo novamente neste espaço democrático. Sim, seria defensor de apoio à base se ela fosse qualificada. Analisando individualmente, não consigo ver um garoto sequer acima da média. Pior, não conseguem melhorar as virtudes do atleta, como citei acima

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo