27
AGO
Cobrança ao Criciúma é intensificada; como o Guarani lida com isso?

Atualizadas as colunas Memórias do Futebol, Cadê Você e Informacão.

Já que a delegação do Guarani está em Criciúma desde domingo, aguardando a partida contra a equipe local às 19h15 desta terça-feira, naturalmente houve percepção do ambiente carregado do adversário, que nesta segunda-feira ‘lavou roupa suja’, conforme a mídia catarinense, após a goleada sofrida para o CSA por 3 a 0, em Alagoas, no sábado.

“Não competimos em momento algum do jogo. Fomos pouco agressivos a marcar, e menor ainda a jogar”, disparou o treinador Mazola Júnior, do Criciúma, ao portal DNSul, deixando claro que a meta a ser traçada é fuga do rebaixamento à Série C, visto que a sua equipe ocupa a 14ª colocação, porém mesma pontuação do São Bento, que está no Z4, com 25 pontos ganhos. A vantagem dos catarinenses é apenas nos critérios de desempate.

Mazola pegou Criciúma lá embaixo
Mazola pegou Criciúma lá embaixo

Esse cenário condiz com tom de cobrança mais elevado de Mazola na preleção aos jogadores, antes do apronto final nesta segunda-feira. A estratégia foi persuadi-los a entrar em campo com ‘a faca entre os dentes’.

No programa ‘Debate Aberto’ da Rádio Som Maior FM de Criciúma, Mazola foi criticado pela indicação de 11 jogadores contratados pelos dirigentes do clube, sem que acrescentassem o esperado.

Como houve consenso entre os debatedores sobre apatia da equipe em Maceió, a projeção natural é que haverá desdobramento dos jogadores no jogo desta terça-feira.

ANTÍDOTO

E o Guarani, como lida com ambiente sinalizando essa característica?

O prenúncio de correria do adversário não significa necessariamente pressão, ou cenário para intimidá-lo.

Provavelmente o treinador bugrino Umberto Louzer vai prevenir aos seus comandados sobre ‘jogo de guerra’, e com tal o aspecto competitividade precisa ser igualado.

O histórico recomendável quando se enfrenta adversários nesta situação é frieza para explorar pontos vulneráveis.

Pressupõe-se que Louzer saberá transmitir isso aos jogadores.

  • marcelo
    28/08/2018 18:39

    o louzer, tem um baita time nas maos.....nao sei o que se passa no vestiario no intervalo.....o time volta apatico(exceto contra avai e atletico de goias), o willian, volta errando passes curtos, a defesa se embaralha....sera que o tecnico nao ve isso? se nao tivessemos essas falhas, estariamos na liderança desse torneio a muito tempo. pra cima dos carvoeiros hoje, bugrao.....

  • Guilherme Vital
    28/08/2018 18:37

    A imprensa deveria cobrar a diretoria, que não trouxe os jogadores pedidos pelo treinador. Aliás, só trouxe jogador jovem e sem experiência na Série B. Treinador está trabalhando com o que tem e lhe foi dado pelo clube. Por isso a briga rodada a rodada para sair do Z4.

  • LÉO - PR
    28/08/2018 18:36

    tem que jogar como time grande sempre pra frente,hoje só a vitoria interessa logo estamos no G4 pra não sair mais.

  • João da Teixeira
    28/08/2018 18:35

    Hoje teremos opções de jogos, na Libertadores com Santos X Independiente/ Avellaneda às 19:30 h. pela Fox ou na Série B com Criciúma-SC x Gfc às 19:15 h. pelo SporTV. Se um ou outro jogo estiver chato, teremos opção para ver. Quem dá mais, um time com a faca na boca, como disse o Ari e o outro com o redondo atrás...

  • Tozin
    28/08/2018 18:34

    Tem jogar da msm maneira que joguei contra o Atlético-GO... Pressionou os caras e não deixou jogar desde o começo... Se a zaga se portar da msm maneira como foi contra o Atlético-GO vai todo bem ate o fim do campeonato

  • José Roberto
    28/08/2018 18:31

    Guarani, sobe fácil, mas precisa contratar um central e um lateral esquerdo, caso não aconteça, as dificuldades serão muitas. Bola aérea, continua sendo um problema, Ferreira não é jogador de Série B. Os poucos minutos que esteve em campo comprovaram. Trombada com Felipe Maia foi ridicula, dois em uma bola. Seu Luciano Dias ou é fantoche, ou não sabe nada. Trazer Pará, que foi reserva nos ultimos 15 jogos do America Mineiro???? Ahi tem mistério.

  • Profeta da Tribo
    28/08/2018 09:47

    Tem que começar abafando, buscando o gol logo no começo. Isso trará um nervosismo enorme ao adversário, que se lançará ao ataque, deixando brechas para o contra-ataque. Aliás, vejo que o Guarani precisa melhorar nesse fundamento. Temos a proposta de controlar o jogo, mas há momentos em que somos pressionados e não temos o contra-ataque bem armado. Quem sabe hoje não seja um bom dia? É vencer hoje porque terça que vem é final de campeonato, confronto direto, contra Goiás.

  • Eugenio
    28/08/2018 09:46

    Verdade seja dita, empatar com o outro time de Cps nao é motivo pra celebrar, na verdade eles jogaram melhor. O time é limitado, instavel, a defesa ainda tem pontos falhos, Filipe Maia e Para sao horriveis e parece q Ferreira nao é a solucao. Fraco preparo fisico. Sera muito dificil terminar entre os 4. Os aappretanos tem razao de estarem de cabeça quente, empataram qdo jogaram melhor, mas por outro lado empataram com um time campeao brasileiro, entao ta no lucro.

26
AGO
É hora de Ponte Preta e Guarani fazerem ajustes visando ‘briga’ na ponta de cima

Já que o dérbi faz parte do passado, continuam as ambições de Ponte Preta e Guarani nesta Série B do Campeonato Brasileiro sobre acesso à elite nacional de 2019. Como tal, cabem aos seus respectivos treinadores, João Brigatti e Umberto Louzer, busca de alternativas para agregar qualidades às suas equipes na sequência da competição.

Se reconhece-se que Série B é pautada pela competitividade, que chutões ao ataque fazem parte desta lógica, convenhamos que na Ponte há um abuso de ligações diretas, a começar pelo goleiro Ivan.

Valorização de posse de bola implica em evitar jogadas dividida a todo instante. Apesar das limitações do time pontepretanos, é inaceitável que não haja estruturação para priorizar o passe.

LATERAIS

Quando o adversário oferece mais resistência à Ponte, a constatação é que os laterais Igor e principalmente Nicolas têm preocupação acentuada na marcação.

Ora, a formatação com três volantes exige necessariamente que seja montado pronto esquema de cobertura, de forma que os laterais tenham plena liberdade de apoio.

Ainda sobre Ponte, se ficou claro diante do Londrina que o posicionamento do atacante Hyuri, limitado à faixa esquerda do campo, possibilita que seja absorvido, isso se repetiu no dérbi sem que fosse buscada alternativa para que flutuasse por dentro, ou até inversão de lado, alternadamente, com André Luís.

GUARANI

O Guarani padece do mesmo mal que a Ponte quando o adversário fixa um atacante pelo lado direito de sua defesa.

É o bastante para que o lateral Kevin se preocupe com a marcação, e isso castra a sua virtude de coadjuvante ao ataque, com passes precisos.

Que se construa esquema com cobertura feita por um dos volantes, e não com eventuais deslocamentos do zagueiro Plillipe Maia, como tem ocorrido.

Lateral-esquerdo Pará é outro caso a parte. Embora determinado, tem dificuldades na marcação ao enfrentar atacantes qualificados. Além disso, são claras as deficiências ofensivas.

Problema é que o reserva Marcílio igualmente não transmite confiante. Assim, fica para Louzer definir esse ‘abacaxi’, e buscar a melhor alternativa.

BRUNO XAVIER

Do ponto de vista tático, para garantir recomposição de atacante de beirada à marcação, foi compreensível a escalação de Matheus Oliveira no dérbi, embora o recomendável ao Guarani seria optar pela escalação de Bruno Xavier, mesmo reconhecendo perda parcial na recomposição.

Com a suspensão de Matheus, é esperado que Xavier possa ganhar confiança com a condição de titular, após atuações elogiosas nas duas partidas que antecederam o dérbi.

Por fim, Louzer precisa dimensionar com precisão o momento de fortalecimento da marcação no meio de campo, após o vigésimo minuto do segundo tempo.

A estratégia de explorar atacante na troca, em vez de meio-campista, é arriscada.

  • TIO LEI
    28/08/2018 18:35

    Que legal. pelo jeitão das coisas tinha uns 20 bugrinos matando a vontade em VESTIR O MANTO ALVI NEGRO. KKKKK E sim, sou corneteador sim. Veja só, nosso time está fraco demais, afinal conquistar APENAS 4 pontos contra um adversário cujos torcedores demonstraram toda sua euforia por terem conquistado um empate conosco. Nada mais justo que mostrar à esses PSEUDO DIRIGENTES o quanto necessitamos de reforços, certo? Afinal, 6 pontos nestes dois confrontos era OBRIGAÇÃO.

  • João da Teixeira
    28/08/2018 18:33

    Há uma diferença enorme em se "plantar" a Bandeira do time vitorioso no campo de batalha e passar com um cartaz: "#verdinhofalandobesteira" diante de uma entrevista sobre o jogo, onde o adversário foi devidamente "#amassadoemcampo" no 2º tempo. É de praxe o vitorioso por sua bandeira em território inimigo depois de uma vitória maiúscula em campo adversário. Vide a célebre foto da Bandeira Americana sendo cravada no solo por seus soldados em Iwo-Jima na 2ª Grande Guerra...

  • João da Teixeira
    28/08/2018 18:32

    Leo-PR, algumas vezes coerente no que escreve, mas tem hora que aflora o lado recalcado dos bugrinos no Blog. Vejam, "...um estádio feio, ..." Não precisa nem dizer que pela sua perspectiva ele pode até ser feio, mas é nosso, único feito pelos seus torcedores e com certeza, as fotos tiradas por drones dos portões monumentais para o fundo do estádio, faria Albert Speer, o arquiteto do Partido Nazista, delirar por sua beleza clássica. Então Leo, pense antes de falar besteira...

  • marcelo
    28/08/2018 09:46

    parabens bugre!!!!!! empatar fora nao e mal resultado, mas, contra timinhos, nao devemos comemorar. se nem os caras estavam acreditando, (12000 torcedores), so de amigos meus bugrinos tinha uns 20..rsrs tamo chegando ao time da linha do trem, so resta, avisa-los que....NUNCA SERAO o tecnico animador de torcida, estava euforico, comemorando nao ter perdido o derbi...rsrs que pobrezaaaa!!!!! TIO LEI, sua vez, critica a diretoria, voce entende de cornetar.....abraços

  • Cabeça
    28/08/2018 09:44

    Não precisa ser muito inteligente para perceber que os bugrinos estão mais felizes após o derbi, por que será ? Os caras levaram uma surra no Brinco de Ouro, foram amassados no Moisés, os números mostram isso, estão há 6 anos sem ganhar Derbi, e mesmo assim, estão no auge. Kkk nunca mais terão estádio e dignidade, falidos.

  • Tito
    27/08/2018 22:14

    Não expulsou o Pará, não deu o penalti do Ferreira e não deu o penalti da bola na mão do Bruno Mendes. É! Não tem jeito, juiz só rouba para time grande. É sempre assim, os pequenos são sempre prejudicados. kkkk

  • Eduardo
    27/08/2018 22:14

    A Ponte Preta está querendo processar o diretor que empunhou o cartaz ao final do derbi. Mas lembrem-se que há anos atrás, o Brigatti colocou uma bandeira da Ponte no meio do campo do Estádio do Guarani, e isso ninguem fala nada. Memória curta, conveniência, ignorância ? E prá encerrar o assunto, NUNCA SERÃO mesmo !!!!!!

  • LÉO - PR
    27/08/2018 22:13

    TONY já que vc acredita em cronista,a seleção do dérbi feita pelos cronistas de campinas aponta 7 jogadores do guarani e 4 da ponte,só que não concordo pra mim seria 9 a 2 porque o PARÁ e o MAIA,são horrível.se não seria 11 a 00.

  • Mônica
    27/08/2018 22:13

    1 ponto do G4, 2 jogos sem perder, 3 sem sofrer gols, é o prejuízo não é nosso, tem nego bravo por comemorar 1 ponto que nos ajuda.. hahaha segue o jogo e #NuncaSerão.. 3% que lotam estádio, o resto mente público hahaha e passa vergonha... Bjos de luz

  • TIO LEI
    27/08/2018 22:12

    Parabéns TORCIDA CAMPINEIRA ... Não tivemos notícias desagradáveis sobre os famigerados "confrontos premeditados". Que bom seria se fosse sempre assim.

  • TIO LEI
    27/08/2018 22:12

    Alô sr Brigatti. O sr até que vem fazendo um trabalho digamos, razoável. Mas cadê AQUELE BRIGATTI que quando assumiu o comando da equipe, batia no peito e AFIRMAVA que REFORÇOS viriam? Será que o senhor é cego ou dá mostras que seus conhecimentos futebolísticos SÃO MESMO LIMITADOS? O sr., na condição de COMANDANTE dessa cambada, que vocês chamam de elenco, ainda NÃO DETECTOU que somos carentes AINDA EM 3 ou 4 posições? O prazo p/ inscrições está expirando, meu caro senhor.

  • TIO LEI
    27/08/2018 22:11

    ... Onde está o time que o senhor disse que montaria e que nos levaria de volta à Série A? Já que o senhor DÁ MOSTRAS DE NÃO ENTENDER NAAADAAA DE FUTEBOL, será que seus "asseclas" não lhe comunicaram sobre a necessidade em se contratar um jogador para COMANDAR ESSE MEIO DE CAMPO? Não lhe disseram que o L.Fabiano É CARO podendo se mostrar como sendo um EX-JOGADOR EM ATIVIDADE, e o sr. ainda espera por ele? O torcedor FEZ A PARTE DELE, por que o sr. NÃO FAZ A SUA?

  • TIO LEI (1)
    27/08/2018 22:10

    Alô meu caro sr (projeto de presidente) ABDALA. o SR ACHA QUE MANDAR UMA MENSAGEM DE ELOGIOS À maior e mais apaixonada torcida do interior, é o bastante? Isso foi uma PEQUENA AMOSTRA, do que VOCÊS fazem questão que não se repita. Sim, o torcedor FEZ A SUA PARTE e o senhor? Vai CONTINUAR OMISSO, acreditando que essa cambada que o senhor chama de plantel vai nos conduzir ao acesso? Onde estão as contratações PONTUAIS que o senhor alardeava antes da COPA?

  • LÉO - PR
    27/08/2018 22:09

    TONY sem ofensa por favor, eu não tenho culpa se vc torce para um time horroroso igual esse da ponte,sem torcida um estádio feio, não sei se era porque tava vazio uma torcidinha calado o jogo inteiro roendo a unha de medo de perder.

  • MARCIAO
    27/08/2018 18:12

    O Eugenio,, com esse futebolzinho que seu time jogou no Derbi, pode esquecer acesso...

« Anterior : [ 1 ] 2 3 : Próxima »
Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo