22
DEC
Olhe a Ponte Preta aí, gente!

Quem diria que a Ponte Preta fosse renascer das cinzas nesta Série B do Campeonato Brasileiro?

Duas vitórias consecutivas sob o comando do treinador Fábio Moreno as recolocaram no páreo por vaga de acesso ao Brasileirão de 2021.

Não bastasse ter conquistado vitória de virada por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, na noite desta terça-feira em Campinas, foi beneficiada por tropeços de Cuiabá e Juventude por 2 a 0 e 3 a 0 para Náutico e Operário (PR), respectivamente.

Assim, enquanto terceiro e quarto colocados desta Série B patinaram, a Ponte ficou a três pontos do Juventude, que fecha o G4, justamente o seu próximo adversário na semana que vem, em Caxias do Sul.

DESDOBRAMENTO

Não se conserta um time desfigurado nas mãos do treinador Marcelo Oliveira do dia para a noite.

Foto: Álvaro Júnior/Ponte Press
Foto: Álvaro Júnior/Ponte Press

Jogadores da Ponte ainda pecam pela afobação, precipitação em passes e desperdício de jogadas.

Apesar disso, com mudança de comando já se vê a boleirada colocar o coração nas pontas das chuteiras.

O desdobramento deles em campo empurrou o Cruzeiro ao seu campo de defesa.

Embora tivessem sido raras as oportunidades reais de gols, pelo menos o time soube explorar falhas do adversários para virar o placar.

MANOEL

Da mesma forma que houve falha do quarto-zagueiro pontepretano Ruan Renato na disputa de bola com o zagueiro Manoel do Cruzeiro, que testou e abriu a contagem aos nove minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, o mesmo Manoel falhou no gol de empate da Ponte, ocasião em que o zagueiro Luizão acreditou na jogada e empurrou a bola pra rede aos 20 minutos do segundo tempo.

E a persistência da equipe pontepretana foi recompensada com o gol da virada, mesmo contando com falha grotesca do goleiro Lucas França, cinco minutos depois.

A jogada nasceu em cobrança de lateral, com a bola caindo nos pés do meia-atacante Bruno Rodrigues, cuja intenção era fazer o cruzamento, mas ganhou efeito e foi pra rede.

CRUZEIRO ACORDOU

Se a estratégia do Cruzeiro era administrar vantagem construída ainda no primeiro tempo, abdicando-se de atacar depois disso, o castigo veio a cavalo.

Aí, perdendo o jogo, passou a correr atrás do prejuízo, com sucessivas trocas de jogadores feitas pelo treinador Luiz Felipe Scolari, na expectativa de revigorar a equipe.

Todavia, foi a vez da Ponte Preta trocar jogadores para reforçar o seu sistema de marcação, com a natural projeção de que sofreria pressão.

Apesar disso, ela soube neutralizar as investidas do adversário e não correu risco até o final.

BARRETOS

Se há um dito de que Deus escreve certo por linhas tortas, de certo isso se aplicou igualmente à Ponte Preta neste jogo contra o Cruzeiro.

Apesar da instabilidade dos volantes Neto Moura, Dawhan e Luís Oyama, Barreto sequer vinha sendo cogitado, até que na impossibilidade do trio atuar ele ganhou nova chance na equipe e convenceu.

Mesmo sem ter sido abastecido como se projeta, o centroavante Matheus Peixoto ganhou de casquinha, pelo alto, várias disputas de adversários, o que implicou em permanência de bola no ataque.

ALISSON

Desta vez o treinador Fábio Moreno deixou a teimosia de lado e caiu na real de que com o zagueiro Alisson não dá.

Por isso recolocou Luizão na equipe, assim como atendeu clamor geral para chance ao meio-campista Zanocelo que, embora longe de render aquilo que pode, pelo menos foi brioso e merece novas oportunidades.

Acertou também o treinador ao sacar o confuso atacante Moisés para entrada de Guilherme Pato, aceso no jogo e usando velocidade para puxar contra-ataques.

Diante do cenário, a vitória devolve parcialmente a confiança aos jogadores da Ponte.

Ninguém ignora que muita coisa precisa ser corrigida e implementada neste time pontepretano, mas o trabalho com vitórias consecutivas é bem melhor.

  • João da Teixeira
    23/12/2020 18:48

    Será que o bugre tira algum ponto do Sampaio hoje, se ajuda e ajuda os pretendentes à 4°vaga? É que o Sampaio é um dos urubús na carniça. Seria bom ser espantado de perto. Se não ganhar já é uma grande coisa, Conceição, todo mundo jogou para vcs, só faltava o time do bugre sair de S. Luís, com passagem para Alcântara e ir para o espaço. É bem a cara de vcs...

  • Cabeça
    23/12/2020 18:47

    Sim, futebol da Ponte é sofrível, mas tirando o América, que está acertadinho, os demais times, são todos bem ruins, só por isso, se o time comer a bola e com um pouco de sorte, pode conseguir o objetivo, pensando jogo a jogo

  • João da Teixeira
    23/12/2020 13:31

    Por ser o time do Felipão, xarope e fala muito, gostei da Ponte ter ganho, mesmo com aquele futebolzinho de casados contra solteiros. Essa derrota me parece que acabou com o entusiasmo até dos jogadores cruzeirenses. Capaz agora de ganhar de todo mundo, sem compromisso mesmo. Vixe, se acontecer isso... É que o Filipão é de cagar em pé, cara xarope, já criou o maior rebú contra a imprensa mineira ontem no Majestoso, o cara é ultrapassado e cricri. Cricri é o chato do chato...

  • TIO LEI p/ João da Teixeira
    23/12/2020 13:29

    É isso aí, João da Teixeira. Nós somos "arrogantes" ao dizer que não estamos jogando "nadica de nada", e que NÃO SOMOS postulantes ao acesso, pois não mostramos futebol condizente para tal, bem ao contrário dos "humildes" que já se acham classificados. Importante nesta vitória foi a de praticamente eliminar o risco de queda, pois ver o Ari elogiando LUIZÃO E PATO, por aí dá pra sentir o nível de nosso elenco. KKKKK viramos "corneteiros de carteirinha " KKKKK

  • João da Teixeira
    23/12/2020 13:28

    Ponte poderá comecar a pensar em algo nesse campeonato se ganhar dos concorrentes diretos, caso do próximo jogo, o Juventude lá em Caxias, do Cuiabá, do Gfc., CSA, Sampaio, o resto é resto... ganha? Duvido! Aí a torcida poderá vir me criticar e me chamar de "orquestra de trompete", de Tijuana Brass", Metais em Brasa etc. Para que não conhece e gosta de solo de piston, trompete, não tem para ninguém. Vejam o filme ou pelo menos o solo da música de "O Homem do Braço de Ouro".

  • Adeli de Freitas Neves
    23/12/2020 13:26

    Chegou uma informação de Minas Gerais, que a multa do Felipão é 10. milhões

  • Jose Ricardo (I)
    23/12/2020 13:26

    Timidamente o time dá algum sinal de que começa a esquecer os tempos de Marcelo Oliveira, ontem deixou a sonolência um pouco de lado. A começar pelo treinador, que finalmente foi vencido pela obviedade e deixou o zagueiro Alisson fora do time, colocou Luizão que também não é lá grandes coisas e ontem usou e abusou de dar passes laterais, destaque pra pior foi Camilo, não sei é esgotamento físico, mas se a técnica do time passa por ele, melhor esquecer e vencer na raça mesmo.

  • Jose Ricardo (II)
    23/12/2020 13:22

    Quem realmente se salva nesse time, e ontem provou mais uma vez isso, é o Bruno Rodrigues, sem ele a Ponte teria amargado mais uma derrota ontem. O lado bom dessa vitória é que a Ponte escapou do rebaixamento, acesso nem pensar, não se iludam pontepretanos.

  • João da Teixeira
    23/12/2020 09:08

    Esquece, o Cruzeirinho é muito ruim. Dois gols sobrados, atípicos, esquisitos, nem sei que adjetivo usar para esses dois gols da Ponte. E o Conceição iluminado, Paraná ganhando do Juventude, Náutico ganhando do Cuiabá e Ponte ganhando para ela e para os times com medo do Cruzeiro encostar, o urbuzão-rei, inclusive o Guarani já se preocupava com a Raposa tbem. Não me iludo com a Ponte, foi um espasmo pós morte e não adianta virem me criticar, que sou corneta, time é sofrível.

21
DEC
Dê uma espiada nas próximas duas rodadas da Série B!

Lápis e papel às mãos e vamos às contas rapaziada.

Assim será possível observar o que pode clarear para cada postulante ao acesso nesta reta de chegada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Agora restam oito rodadas para o complemento da competição e as duas próximas são de transcendental importância para quem está no bolo.

TIME BUGRINO

Guarani, com 44 pontos, enfrenta equipes que estão acima dele na classificação, porém contra um Sampaio Corrêa na descendente, patinando nas últimas rodadas.

Certamente o mesmo dirão os maranhenses considerando-se o tropeço bugrino para o Brasil de Pelotas por 3 a 1, ter sido dominado durante o segundo tempo na vitória por 1 a 0 sobre o Confiança, e ter cedido empate ao Figueirense neste domingo.

Depois, o fato de recepcionar o América Mineiro no segundo dia de janeiro não significa refresco.

Qualquer coisa que não seja no mínimo a conquista de quatro pontos nesta empreitada será desastroso.

PONTE PRETA

Quanto a Ponte Preta, ganhar seis pontos é o jeito para continuar como carta dentro do baralho. Enfrenta o Cruzeiro em Campinas nesta terça-feira e Juventude na terça-feira que vem no sul do País.

Caso perca do Juventude, por exemplo, vai possibilitar salto de um concorrente direto e praticamente eliminar o pouco de esperança que ainda resta.

A sorte está lançada. Portanto, façam as suas apostas.

Você, pontepretano, apostaria em seu time caso continue com o 'freio de mão puxado', como demonstrou apesar da vitória por 2 a 1 sobre o Confiança?

CLAREAR

Essa embolada reta de chegada de postulante ao acesso na Série B tende a provocar 'clareada' com a chegada de 2021, devido à confrontos diretos não apenas de jogos, na sequência, de Ponte e Guarani, como de Sampaio Corrêa, Juventude e CSA.

Isso indica que no complemento da 32ª rodada já se poderá vislumbrar com clareza as chances de cada um.

O Cuiabá - hoje na confortável terceira colocação com 50 pontos - terá dois jogos fora: inicialmente contra o desesperado Náutico e depois Cruzeiro.

Vejam que na hipótese de empacar vai permitir aproximação de concorrentes diretos.

Há quem diga que do confronto direto entre CSA e Sampaio Corrêa, em Maceió (AL), um mata o outro.

JUVENTUDE

No campo da teoria, aparentemente a situação menos desconfortável parece ser a do Juventude, que sai para enfrentar o Operário e depois recepcionará a Ponte Preta.

Na hipótese de vitória nestes dois jogos dará significativo encaminhamento à terceira vaga de acesso, visto que Chapecoense e América Mineiro são tidos como certos.

No caso dos clubes campineiros há um agravante: no comecinho de janeiro tem dérbi no Estádio Brinco de Ouro.

Caso ambos chegarem 'vivos' até lá, o derrotado certamente não vai sobreviver na competição, assim como o empate, naquela circunstância, em nada contribuirá.

  • TIO LEI
    22/12/2020 23:30

    Faltam 5 minutos ... AGUEEEEEENTA CORAÇÃO. E ainda por cima tem a "volta" do Luizão.

  • Mabilia
    22/12/2020 13:50

    O melhor treinador da Ponte é o Covid 19 . Hoje o covid escalou Zanocello , Bruno Reis. O Alisson vai jogar porque o covid , não conhece ele ainda ... kkkkk

  • Mabilia
    22/12/2020 13:50

    Dialogo entre Oscar e Polozzi hoje cedo; Polozzi ,,, vc sabe a zaga da ponte pra hoje? Nao!! Ruan Renato e Allyson!!! Jura!!! Estão acabando com a nossa macaquinha ....kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Profeta da Tribo
    22/12/2020 13:49

    Se o Bugre quiser subir, é vencer ou vencer o Sampaio Correa. Se tivesse vencido o Figueirense, um empate em Maranhão seria um bom negócio. O Bugre só tem pedreiras. E os desfalques fazem muita falta, como Todinho e Waguininho. Enfim, dado que escapamos de um rebaixamento quase certo, o que vier é lucro. Vamos como francos atiradores, não temos nada a perder.

  • Profeta da Tribo
    22/12/2020 13:43

    Se o Bugre não subir, nem tudo está perdido. Já temos um técnico bom para o ano que vem. Temos também uma espinha dorsal que não enche os olhos, mas, fortalecida com mais 10 contratações escolhidas a dedo, pode começar a próxima Bezona com força e conquistar o acesso. Tem que ter inteligência e priorizar a continuidade com melhoria contínua. O que não dá é para remontar todo o time, começando do zero e correndo o risco de piorar o que já não é aquelas coisas.

  • Mabilia
    22/12/2020 13:42

    Fabio Moreno, como vc quer ser treinador de futebol, se n sabe nem fazer o arroz com feijão; se não vejamos... qualquer menino engraxate da rodoviaria sabe que o Allison esse zaqueiro da ponte é um horror!!! Vai continuar a tampar buraco a vida toda! O Ari cansa de falar no seu blog. O camarada adora emoções fortes!!! Quer apostar que o tal de Moreno faz gol de cabeça hoje com falha do Allison... tchau!

  • Léo - Pr
    22/12/2020 09:13

    Depois que o Guaraní perdeu pra Náutico Brasil empatou contra o fraquíssimo figueirense, não aposto em vitória contra Sampaio corrêa, não seria novidade para o torcedor do Guarani uma derrota de presente de natal,ficou provado que mesmo tendo melhorado muito não é um time que podemos confiar plenamente, é um time muito irregular podemos ganhar dos melhores na sequência perde dos piores isso nos deixa inseguro quanto a resultado.

  • Léo - Pr
    22/12/2020 09:12

    Não sei se é devido desgaste os jogadores do Guarani não consegue manter nível de atuação em dois jogos seguido,as vezes fazem bons jogos depois outros muito abaixo, não tô entendendo o Murilo Rangel brigamos muito pelo seu retorno ao time ele começa bem depois cai drasticamente no segundo tempo e é substituído, Crispim hoje nosso grande destaque um jogo arrebenta outro some, Bidu Walber a mesma coisa um dia joga muito outro compromete,aí tamos nós sempre com um pé atrás.

  • João da Teixeira
    22/12/2020 09:11

    Pare de fazer elucubrações na Serie B para o nosso time, a Ponte, precisamos fazer algo de mais concreto para o ano que vem. O campeonato acabiu para nós e para o bugre, que tem chance pelo futebol que melhorou tarde, está por um fiapo. Se vislumbrássemos algo de novo no futebol da Ponte, poderia até haver esperanças, mas não melhorou nada. Parece que está mais amontoado que antes. Cadê aquele time que estreou contra o América, perdeu, mas encurralou o Coelho. E hoje, lixo!

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo