20
MAR
Futebol paga o pato devido à incapacidade de gestores públicos

O Espaço aqui é de futebol, mas 'caneludos' da vida enfiaram um prego na bola e a murcharam para que não rolasse em jogos do Paulistão neste final de semana.

A questionável decisão de se paralisar o futebol fez lembrar a infância do pessoal da velha guarda, quando o dono da bola se irritava por qualquer bobeira durante as 'peladas', a levava embora e acabava a brincadeira.

De repente o futebol também teve que pagar o pato pela incapacidade de nossos chamados gestores no controle à pandemia da Covid-19, e deu no que deu.

Claro que não dá pra ignorar a iminência do colapso nas unidades de saúde, essencialmente pela falta de leitos em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de medicamentos e equipamentos no combate à doença.

Nem cabe aprofundamento da forma duvidosa como governadores e prefeitos canalizam recursos recebidos da União, para gerenciar a crise da pandemia.

MULTAS

Foi notório sim a falta de autoridade para se cumprir à risca a Resolução SS 96, de 29 de junho de 2020, do Governo do Estado de São Paulo, que prevê multas a estabelecimentos comerciais com pessoas sem máscaras, assim como quem andar sem uso delas em áreas públicas.

Adiantou?

Deram uma 'banana' pra Resolução. Apenas tímidas multas foram aplicadas em todo Estado. Em Campinas, por exemplo, o então prefeito Jonas Donizete havia reduzido de R$ 500 para R$ 100 o valor aos infratores.

Incumbência de fiscalizar é da Vigilância Sanitária e Guarda Municipal.

E na hipótese de resistência do abordado, a Polícia Militar pode ser acionada e fim de papo.

Adiantou?

E a firmeza de gestores para exigirem que a Resolução fosse cumprida à risca?

Se tivessem multado pra valer os insubordinados, claro que outros pensariam duas vezes para cometer abuso.

Quando se mexe no bolso da pessoa, ela aprende por bem ou por mal.

ORIENTAÇÃO

Inadmissível a falta de controle para fiscalização no interior de estabelecimentos comerciais.

Raramente observa-se um funcionário destacado pra evitar que se exceda a proporcionalidade permitida de pessoas no estabelecimento.

Igualmente faltam orientações para que clientes observem o distanciamento entre eles.

E quando atrevidos se aglomeram na fila do caixa e são advertidos, ainda levantam o tom de voz e por vezes apelam.

Ora, se prevalece o descontrole sobre protocolos estabelecidos, como evitar propagação do vírus?

FESTAS CLANDESTINAS

Insensatez teoricamente inimaginável é se constatar assassinos programando festas clandestinas, regadas a bebidas e drogas.

Máscaras? Nem pensar.

E quando as pessoas são flagradas nesta situação, procuram apenas dispersá-las do ambiente, quando o exigido seria enquadramento de cada um para pagamento de multa, geralmente restrita a organizadores de eventos.

Portanto, o que se vê claramente é falha de gestão do poder público, com prefeitos que não souberam se impor.

Agora, com o leite derramado, falam grosso e querem colocar ordem na bagunça.

FUTEBOL PAGA O PATO

Aí, quando se vê corpos empilhados em necrotérios de hospitais, aparece o futebol para pagar o pato.

Justo o futebol que, durante os jogos, coloca em prática protocolo exemplar de controle à Covid-19, comparativamente a outros segmentos.

Atletas, membros de comissão técnica e equipes de arbitragens se submetem a testes até duas vezes por semana. Além disso, demais protocolos de saúde são seguidos com rigidez.

Sim, por descuidos atletas também são contaminados pela doença, porém geralmente fora do ambiente de trabalho.

Pior da história é que jornalistas e radialistas segmentados ao futebol, dependentes da sequência natural da modalidade, ainda se manifestam favoráveis à paralisação.

De certo, quando os seus patrões já não se dispuserem de recursos para custearem os seus emprego, aí vão cair na real. Aí Inês é morta.

  • TIO LEI
    22/03/2021 19:07

    Fica frio. Ari. Liga não. O mocinho (ao que parece) está com o remedinho trocado, já a tempos sabemos que está descontrolado. Nunca teve o que falar, se acha o senhor da verdade, parece até que vinha tendo "ajudazinha" de governos anteriores. Bate em uma única tecla, parece bugrino falando de 78. Mas ele tem mais é que fazer isso mesmo, por que de futebol, ele entende mesmo é de COPIAR ESTATÍSTICAS escritas por colunistas esportivos. KKKKKKKKKKK.

  • João da Teixeira
    22/03/2021 10:37

    É a Ferroviária foi campeã em Buenos Aires, no estádio José Amalfitani do Vélez Sarsfield no bairro do Forte Liniers. Não precisa dizer que se tivesse público, o time do América de Cali seria unanimidade. O América foi o algoz cúrinthiano e a Ferrinha agradeceu imensamente a ajuda infernal do time calenho. Araraquara está em festa.

  • João da Teixeira
    22/03/2021 10:37

    O salto alto do time feminino cúrinthiano contra o time do América, deu de bandeja o bicampeonato da Libertadores Feminina ao time da Ferroviária, a Ferrinha da cidade de Araraquara. Sabemos que hoje, a cada dez jogos entre a Cúringona e Ferrinha, oito dá timão, um dá empate e um dá Ferrinha, por isso, uma final da Libertadores entre as duas equipes, daria com certeza a cúrinthiana como campeã. Parabéns a equipe grená da cidade de Araraquara, que ganhou do América por 2x1 em BsAs

  • DE ARI - COMUNICADO
    22/03/2021 10:36

    CABE ESCLARECER QUE OS COMENTÁRIOS DO PARCEIRO ARIOVALDO ZANELLI SÃO ENVIADOS POR E-MAIL, OCASIÃO EM QUE HABITUALMENTE FAÇO AS DEVIDAS CORREÇÕES. O ÚLTIMO TEXTO ENVIADO FOI PUBLICADO NA ÍNTEGRA. REITERO QUE O FOCO DA COLUNA É BOLA, TODAVIA SÓ FUGI DO ASSUNTO PORQUE DECIDIRAM MURCHÁ-LA.

  • ARIOVALDO ZANELLI (1)
    22/03/2021 10:32

    MEU AMIGO ARIOVALDO IZAC, VOCÊ PISOU NA BOLA COMIGO NOVAMENTE. NOSSO BLOG É SOMENTE DE FUTEBOL, E SEUS AMIGOS DEITAM E ROLAM NO BLOG. PORTANTO IREI ESCREVER TAMBÉM, QUEM ROUBOU AS VACINAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, FOI O GOVERNO FEDERAL ? QUERIAM ROUBAR AS SERINGAS E AGULHAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, GOVERNO FEDERAL MAS O SUPREMO NÃO DEIXOU. POVO PRECISA DA VACINA E O GOVERNO FEDERAL NÃO FAZ NADA...

  • ARIOVALDO ZANELLI (2)
    22/03/2021 10:31

    ... GUARULHOS ESTÃO CHEIO DE TESTES. GOVERNO NÂO SABE O QUE FAZER. POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÃO MORRENDO POR FALTA DE VACINAS. GOVERNO FEDERAL NÃO SABE EFETUAR AS COMPRAS OU PEDIR AJUDA. EU ENSINO FAZER GOVERNO FEDERAL DE ARAQUE. OS DOIS GAROTOS DO BLOG DO ARI, POR FAVOR LEIAM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA EM PRIMEIRO LUGAR...

  • ARIOVALDO ZANELLI (3)
    22/03/2021 10:30

    .. CHARÁ COMETEU UM GRANDE ERRO, POIS ESTOU ATENTO NO BLOG, ( SOMENTE FUTEBOL) CASO RESPONDAM OS GAROTOS EU TENHO DIREITO A RESPOSTA. PARA OS GAROTOS A ( O N U ) JÁ ESTÃO ESTUDANDO A CONDUTA DO ( INCOPETENTE ). F O R A GRIPIZINHA, DEIXA O BASTÃO PARA QUEM SAIBA GOVERNAR. O BRASIL. CONFORME O ARIOVALDO IZAC NA COLUNA É SOMENTE FUTEBOL. GAROTOS ESCREVAM SOMENTE SOBRE A PONTE PRETA

  • João da Teixeira
    21/03/2021 20:16

    Hoje é aniversário do Bolsonaro é em seu discurso de aniversário defendeu a Constituição do Brasil no direito das pessoas de ir e vir e ainda trabalhar. Quem depende do Estado para viver, não vai ter seu direito de liberdade plena adquirido. Por sinal, já vi muitas coisas estranhar, mas ter que esconder para trabalhar é "sui generis". Outro Mito que faz aniversário hoje é o lendário Ayrton Senna da Silva, que teve como adversário nas pistas outros bons pilotos, mas Prost foi o 1°

  • João da Teixeira 2
    21/03/2021 20:15

    ..., mas Prost foi o 1°dos adversários, aliado ao "seu padrinho" francês na FIA, Jean Marie Balestre, igual a uma Globo no caminho do Bolsonaro, que fez tudo que podia para dificultar os objetivos de Senna. Enfim, ratos franceses lá, ratos corruptos aqui. Parabéns ao Político que ousou e ousa enfrentar bandidos de colarinho branco que não querem largar a teta do País do nosso honrado povo.

  • TIO LEI
    21/03/2021 16:41

    Eis aí uma opinião coerente do Profeta da Tribo. Se não tem grana, para que ficar falando em nomes que sabidamente de antemão não irão vir? Para um bom conhecedor "da mortadela", basta acompanhar jogos, mesmo que seja através da TV, e irão encontrar um bom numero de jogadores com condições técnicas, no mínimo aceitáveis, e que cabe perfeitamente "no bolso" ou "no caixa" da agremiação. Poderão montar elencos de um bom nível técnico com e um time altamente competitivo.

  • João da Teixeira
    21/03/2021 16:40

    Gosado, os que orientam a ficar em casa são os mesmos que vão trabalhar todos os dias em seus serviços, meios de comunicação etc, ou seja, faça que eu mando, mas não faça o que eu faço. Quem não tivesse envolvido diretamente no tratamento da pandemia, com a saúde, farmácia e alimentação, deveriam estar em casa então, ora!

  • TIO LEI - I
    21/03/2021 16:37

    Ari. Claro que a falta de pulso firme deixou a maionese desandar. Também é verdade que é muito mais fácil jogar a culpa nos outros, do que assumir o próprio erro ou mostra-se incapaz de "gerenciar" a própria casa/família. Digo isso porque: Você bem o disse sobre a falta de preparo dos governos estaduais, a quem fora entregue toda autonomia para agir em seus estados. A falta de controle, fiscalização então, nem se fala e o pouco que agiam, agiam sem o mínimo preparo ...

  • TIO LEI - II
    21/03/2021 16:36

    ... sem o mínimo preparo na função (em muitos casos, isso ocorreu). Mas, chefes de família procuram atacar o governo, escondendo sua parte na responsabilidade dos fatos. Famílias totalmente desestruturadas, onde pais e filhos sequer conversam entre si, são pais que perderam totalmente o controle sobre os filhos e os filhos que que não respeitam mais seus pais e desafiam as autoridades civis e militares, jamais se importando com as consequências que via de regra virá. ...

  • TIO LEI - III
    21/03/2021 16:34

    ... São jovens que fazem parte de uma geração de acéfalos, que se deixaram levar pelas mazelas educacionais de governos espúrios, tornando toda uma geração de analfabetos funcionais. Jovens que não medem ou não compreendem quais serão as consequências da desastrosas que seus atos irresponsáveis irão causar. Tivesse esses pais, controle sobre sua casa, muitos, mas muitos mesmo não teriam chorado amargando a perda de seus entes, ou até mesmo, esses jovens não teriam ...

  • TIO LEI - IV
    21/03/2021 16:33

    ...tido arrependimento tardio, ao lamentar a perda precoce de seus genitores. Realmente, é um caso para se refletir QUEM SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS NESTA HISTÓRIA TODA. Voltando aos nossos governantes, vemos o absurdo de fazerem deste tétrico momento, motivo para disputas políticas, quando, se fossemos uma nação na verdadeira concepção da palavra, estariam todos unidos em um único propósito, que é o de preservar ao máximo a vida de seu povo.

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
19
MAR
Raffael Oller, jogador bom e barato que Ponte e Guarani sequer cogitaram

Gente do Departamento de Futebol de Ponte Preta e Guarani, bem remunerada para escolha de jogadores nas montagens dos respectivos elencos, dorme no ponto.

Ou melhor: ronca.

Raffael Oller
Raffael Oller

Neste mesmo espaço sugeri que observassem o futebol do meia Raffael Oller, que a Portuguesa Santista havia emprestado ao Operário do Paraná em dezembro passado.

Cá pra nós: não daria para os clubes de Campinas entrarem no circuito para, numa disputa com o Operário, tentarem trazer o atleta?

De certo nem se interessaram.

Se é o enxergaram em campo, provavelmente sequer prestaram atenção.

Pois o portal da casa - o FI – informou que Operário acertou a permanência do jogador para os próximos cinco anos, convicto que ele terá muito mais a mostrar nesta temporada.

CINCO GOLS

No período de dois meses, em jogos pelo último Campeonato da Série B, Oller marcou cinco gols.

Enquanto isso a Ponte Preta preferiu buscar os meias Thalles e Renan Motta, enquanto o Guarani priorizou Tony, Rodrigo Andrade, Andrigo e Régis.

Nada contra eles, mas não tenham dúvidas de que teria mais validade apostar em Raffael Oller, que pega muito bem na bola até de longa distância e é cobrador de faltas.

Por ter sido atleta da escola de futsal, aplica dribles curtos e progressivos, além da boa visão para distribuição de bola.

Pesa contra ele por vezes se desligar da partida e não se desmarcar, para se transformar em opção no recebimento de passe.

Coisa plenamente corrigível, como ocorreu décadas passadas com o saudoso Enéas nos tempos de Portuguesa, com a devida correção na passagem pelo Palmeiras.

CEDRIC

Portanto, quando tentam justificar falta de opções no mercado para contratações, lembrem-nos que Cedric, lateral-direito do CSA, disputou uma Série B recomendável.

Se Guarani e Ponte Preta ainda dependem de zagueiros, será que cogitaram Eduardo Bauerman, do América Mineiro, que formava dupla de zaga com Messias?

Após ter se lesionado, Bauerman perdeu a posição para Anderson.

Em decorrência disso não se sente incomodado no clube? Ou até já 'bateu asas' sem que ficássemos sabendo?

SARRAFIOSE

Aí o que se vê é o Inter (RS) oferecendo o atacante Sarrafiore à Ponte Preta, e dirigentes ainda ficaram de estudar o negócio.

Ora, se o atleta integrava o elenco do rebaixado Coritiba, que sequer se manifestou pela continuidade dele, por que na Ponte Preta a história seria diferente?

Pode até ser, mas o bom senso indica que não.

  • João da Teixeira
    20/03/2021 21:24

    Já estão afroxando as rédeas. Já estão liberando shopping com 25 percentos de clientes etc etc. Estou achando que o futebol volta na semana que vem. Pressão de quem precisa comer, ou o "Calça Apertada" vai ter que por um batalhão da PM na sua casa, se lá já não virou uma Unidade da PM.

  • Léo - Pr
    20/03/2021 21:22

    Ari veja bem essa, cobiçado por Guarani e juventude Felipe Cardoso acerta com time do Japão, graças a Deus onde esse cara jogou alguma coisa pra Guarani mostrar interesse nele, confesso que não me chamou muita atenção mais o Dellatorre ex Brasil de Pelotas começa se destacar no CSA, foi contratado pra substituir Paulo Sérgio está dando conta do recado fazendo gols.

  • TIO LEI - I
    20/03/2021 21:22

    Vejo no F.I. a "intenção" que já vem a mais de um mês p/ tentar trazer André Luiz de volta, vi também o nome do "seu" Clayson. Entenderam agora, quando eu digo que "deixam vazar" nomes que servirão apenas p/ deixar na expectativa, enquanto ficam "deitados em berço esplêndido", sem uma ação concreta. Quando se contacta alguém, já no primeiro contato dá para perceber se as negociações andarão ou não, em uma semana já se define se o jogador procurado tem interesse ou não ...

  • TIO LEI - II
    20/03/2021 21:20

    ... logo nos primeiros dias já se sabe se o valor "pedido" é compatível com o que o clube pode arcar. Negociação que passa de DEZ DIAS, é mentira. Ou o clube tem ou não tem grana para arcar com a pedida do atleta e ponto final. O jogador e seu empresário não irão "fazer caridade" e muito menos vir jogar "por amor" ao clube. Como diz nosso amigo Ari ... é, é, não é, não é. Parem com essa frescura de querer ficar enganando o torcedor. Sejam objetivos, seus energúmenos.

  • TIO LEI - I
    20/03/2021 16:22

    Quando eu digo que resultado de jogo acaba se tornando ESTATÍSTICAS, a comprovação está aí, justamente com NOSSA AMADA PONTE PRETA. Vejo no site PONTE PRETANO ou em matérias veiculadas dizendo sobre embalar após DUAS VITÓRIAS. Eu pergunto:Ganhamos de quem? Do poderosíssimo Gama que não tinha nem onde jogar? Do foguinho que está um verdadeiro "saco de pancadas"? Poderíamos dizer que ganhamos foi dos "Cegos e Aleijados FC" . Sem ofender à estes portadores de deficiências, ok?

  • TIO LEI - II
    20/03/2021 16:21

    São vitórias assim que servem apenas para mascarar o verdadeiro estágio no qual se encontra o elenco atual. E pasmem, nosso goleiro ainda é escolhido como "DESTAQUE DA RODADA". Aí se contrata um executivo que vai precisar de uns 30 dias para "por a conversa em dia" com a comissão técnica da equipe e pasmem, para saber onde está a carência do elenco, aí começará a fase onde se joga nomes no ventilador para se "medir a febre" do torcedor em relação à este ou aquele nome ...

  • TIO LEI - III
    20/03/2021 16:18

    ... nesse meio tempo "deixam vazar" um nome com "algum peso", mas que é sabido de antemão que NÃO VIRÁ, mas esse nome servirá para se ganhar mais algum tempo. Aguardarão que empresários tragam o "curriculun" (DVD) se seus apadrinhados, então dirão que "continuam monitorando" o mercado. ARIOVALDO ISAC por favor, mande seu curriculum ao Majestoso, pois seu conhecimento e visão dá de 50 X 0 nesta cambada que se dizem diretores futebolísticos.

  • ANTONIO CARLOS
    20/03/2021 16:17

    Algo me diz que tem o dedo do Gustavo Bueno por detrás das contratações da macaca, ainda. O perfil dos contratados é o mesmo. Com tanto jogador de bom nivel dando sopa por ai e NADA.... Sobre as contratações - bota jogador GROSSO nisso ai. Mais um ano sem aspirar nada. Depois joga na Conta da Covid.

  • ANTONIO CARLOS
    20/03/2021 16:16

    E deu no que deu. Sem lockdown; sem futebol. Só no estado de SP. Que governador sádico.

  • Léo - Pr
    20/03/2021 16:13

    Ari nossos dirigentes não tem esse tipo de visão, e olha que tamos aqui junto com vc diariamente citando um ou outro jogador pra ser visto melhor mais não tem jeito, outro é Guilherme Castilho ex confiança em três jogos já fez dois gols pelo juventude, quantas vezes falamos desse cara tbm, eles espera terminar os campeonatos pra iniciar as tratativa de contratação, depois sabemos o que acontece aí temos que engolir a seco Tony, Índio, sciola, Rafael Costa, e outros mais.

  • TIO LEI
    20/03/2021 16:13

    Caro Ari. São temas e postagens desse nível que fizerem com que escrevesse aqui no blog, acentuado que alguns parceiros deste espaço e principalmente você, caro Ari, reúnem muito mais condições para avaliarem jogadores para a formação de elenco aos clubes de Campinas, do que essa diretorzaiada incompetente que ocupam cadeiras sem conhecer da "mortadela".

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo