22
NOV
Apesar da proposta defensiva, Lanús mostra como um time médio pode valorizar saída de bola

Domingo passado estive na redação do FI e, em conversa com o editor Élcio Paiola, ele me interrogou sobre o texto em que projetei reformulação a ser proposta no Guarani em vez de citações mais específicas do jogo.

Agora, igualmente, vou pegar esse time argentino do Lanús, derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, pra puxar o assunto pra realidade de clubes médios que deveriam também se organizar com proposta bem definida de se defender, sem com isso ignorar totalmente a possibilidade de atacar.

Pela amostragem do Lanús nesta final da Libertadores, neste jogo em Porto Alegre, questiono você à indicação de um jogador acima da média? Diga um, pelo menos?

Guardadas as devidas proporções, e com característica mais defensivas, o formato do Lanús se assemelha ao Corinthians na estruturação defensiva. Raramente há brechas para penetração do adversário.

O que difere um time com proposta defensiva como o Lanús correr pouco risco?

SEM CHUTÕES

O miolo de zaga argentino foi quase intransponível no jogo aéreo. A rigor, a única desatenção foi fatal aos 37 minutos do segundo, quando o centroavante gremista Jael ganhou o lance pelo alto, e bastou um leve toque de cabeça para deixar o polivalente Cícero livre na cara do gol, para definir a partida.

Diferentemente da maioria das equipes médias - como a Ponte Preta, por exemplo - raramente se vê o Lanús rifando a bola.

Exceto o fraco lateral-direito Gómez, os demais jogadores de defesa e volantes não têm receio de receber a bola mesmo marcados sob pressão.

Essa valorização de posse de bola, que começa lá atrás, é um diferencial pro time tentar se organizar de pé em pé, mesmo sem destaque individual.

Por isso que, apesar das claras limitações da equipe, ainda ameaçou a meta gremista em duas ocasiões, exigindo defesas difíceis do goleiro Marcelo Grohe.

Essa treinadorzada de equipe médias deveria se pautar na montagem de equipes com escolha de zagueiros e volantes que saibam jogar com a bola nos pés. Que não se desfaçam dela inutilmente, presenteando o adversário para recomeço de jogadas.

DRIBLADOR

Já escrevi aqui que o sucesso desse time do Grêmio tem que ser creditado em maior escala ao treinador Renato Gaúcho, que conseguiu compactá-lo e treiná-lo para que seja organizado.

Entre os jogadores, o diferencial é o meia Luan, cujo posicionamento foi equivocado nesta quarta-feira.

Ele recuou excessivamente na tentativa de organizar as jogadas ofensivas, quando o lógico seria posicionamento mais próximo à área adversária para forçar o drible e, em última análise, cavar faltas visando aproveitamento do lateral-direito Edílson.

Outros dribladores do Grêmio são Fernandinho e Everton, ambos em má fase.

Como o Lanús sabe se resguardar, o driblador é imprescindível na empreitada de jogadas individuais para se tentar furar o bloqueio.

FATOR CAMPO E ARBITRAGEM

Apesar das claras limitações do Lanús e da imensa vantagem do Grêmio, persiste a indefinição de quem levanta a taça da Libertadores na semana que vem.

Aquela praçona a dois quilômetros do campo do Lanús estará mais uma vez tingida de bordô no espaço concentração, e numa espécie de operação arrastão torcedores chegam de uma só vez ao estádio fazendo barulho ensurdecedor.

E mais: aqueles cartolas trabalham demais nos bastidores.

Quando estive lá, em 2013, véspera da final da Sul-Americana contra a Ponte Preta, fotografei arquitetos ornamentando o salão de festa do estádio, como se o título já estivesse garantido.

No campo observou-se claramente uma arbitragem que minou o time pontepretano até que sofresse o gol. Depois, como não mais precisou, o juizão apitou corretamente. Portanto...

  • marcelo
    25/11/2017 09:00

    sr joao da teixeira, nao sei porque perco tempo em ler seus comentarios, talvez porque, voce posta alguma coisa sobre literatura, ou a grade das tvs ,, mas em se tratando de futebol voce e lamentavel(nao e uma critica, ta? so uma opiniao), voce diz que a torcida do guarani nao cobra nad, fica feliz por ter escapado dda degola. acha que domingo, vai ser diferente com o time da linha do trem? ingresso a 3 reais, ainda ganha um prato de sopa. continue falando de livr0s ou filmes

  • Marcio
    25/11/2017 08:58

    Bater palmas João ??? você nasceu ontem ou é tão ingênuo assim ??? você sabe que não foi bem assim...o significado da palavra ALÍVIO você não conhece e nem idéia do que é ??? AHHH João pára com essa conversinha mole rapaz.....aliás você então acha que iam chorar porque não caiu ??? quanta besteira hein seu João !!!!

  • Mar
    24/11/2017 15:41

    Nossa! O Eduardo comentarios profundos... vai torcer p o Lanus? Vai ele e Richarllison para Buenos Aires... hummmmmmmm!!!!!!!

  • João da Teixeira 1
    24/11/2017 15:40

    Realmente os times sem dinheiro normalmente são prejudicados de todas as formas possíveis e inimagináveis. A Ponte no século XX, era um time muito rico em histórias de sobrevivência e de superação, mas relativamente pobre nas finanças. No século XXI deu uma ajustada nas finanças e na história continuou igual. Bem ao contrário do bugre, que até 2000 era um time, sem muita história de superação ou de qualquer outra coisa, pois era financeiramente estável, mas água de salsicha...

  • João da Teixeira 2
    24/11/2017 08:48

    Como água de salsicha que era e ainda é, a cosia degringolou no século XXI, pois tornou-se um time paupérrimo devido as más administrações, o que fez piorar muito seu conceito no futebol brasileiro. A marca Gfc foi-se, tornando uma sombra de instituição nesse século. Recuperar, a Ponte tem grandes chances, o bugre, não sei! Vai depender do andamento administrativo daqui para frente, mas é uma jornada difícil, tanto que a torcida já bate palmas até pelo seu time não ter caído.

  • João da Teixeira 3
    24/11/2017 08:47

    cont. isso mostra que nem a torcida tem mais força para cobrar coisas elementares de seu time, aceitando passivamente a manutenção na série B, mas moralmente uma não queda, mas com gostinho de time rebaixado. Isso vai fiar comprovado se o Lucas ganhar o seu jogo, contra o Náutico em casa e o bugre ser goleado em Porto Alegre. Se não fosse uma vitória a mais, em todos os outros critérios, perdia, se não me engano. Será ou não um rebaixamento moral?

  • Profeta da Tribo
    23/11/2017 23:29

    Somente assisti o primeiro tempo do jogo do Lanus. O que vi foi um Grêmio muito lento no toque de bola e com dificuldades imensas de entrar na área adversária. O Lanus, por outro lado, tocava bem a bola e criou as chances mais perigosas. Acho que o Lanus leva esse título.

  • Profeta da Tribo
    23/11/2017 23:29

    Quanto ao Guarani, é urgente que se reformule o elenco, porém algumas peças-base devem ser mantidas. Falo de jogadores como Lenon, Rocha, Baraka, Betinho, Caíque e até mesmo Jussani. Eles seriam, ao menos, bons reservas. Acho que a combinação da vontade do Lisca com o conhecimento do futebol paulista do Luciano Dias nos renderá bons resultados em 2018. Precisamos trazer jogadores desconhecidos com vontade de vencer; melhor que empréstimos de jogadores desmotivados.

  • Profeta da Tribo
    23/11/2017 23:28

    Tenho afirmado publicamente que a AAPP será rebaixada no próximo fim de semana. Não vai aguentar a pressão e vai perder para o Vitória, que jogará com inteligência. É bom que a segurança no Moisés Lucarelli seja reforçada. Não recomendo que mulheres e crianças estejam presentes. A AAPP cairá pela sua própria arrogância: Barcelona do Interior, gestão exemplar, quinta força e, pasmem, até presidente onipotente.

  • Cabeça
    23/11/2017 23:27

    Pensando bem, não vai ser tão ruim cair.Se cairmos vamos continuar com cota de série A, ou seja 35 milhas, e consequentemente reduzirá o bolo para os demais da B, ou seja além de parte da cota penhorada devido às dívidas trabalhistas, o Guarani terá mais corte ainda, além de 6 pontos a menos, é humilhação com os Derbis perdidos.

  • JHON
    23/11/2017 23:22

    Amigos e "amigos", feliz a Natal a todos e um ano novo de paz e saúde a todos, e suas famílias. Por motivos particulares deixo o blog em 2017 e queira Deus , que aqui retorne com os comentários em 2018. Na VITÓRIA ou na derrota, hoje e sempre GUARANÍ. Abraços.

  • MARCIAO
    23/11/2017 17:50

    Não entendo o rapaz do remedinho. Todo se achando porque o timinho dele escapou de voltar para a divisão que estão acostumados. Veja, mesmo que a Ponte cai p/ a Serie B, vamos continuar na frente do timeco . Pois , no campeonato regional , estamos na divisão de elite, e o timeco , está na segunda. Entao , não esqueça de tomar o GARDENAL na hora correta, hein....

  • Amorim
    23/11/2017 17:50

    Não vejo no Grêmio tudo que dizem , no primeiro tempo o Lanús dominou o jogo e só não saiu com a vitoria porque Marcelo Grohe fez duas importantes defesas e o Grêmio só teve chances nas besteiras do goleiro argentino , o Lanus é um time apenas razoavel mesmo assim deu um suador no Grêmio . essa final de libertadores é o reflexo do atual momento do futebol Brasileiro e Argentino , quem passar vai dar vexame no mundial de clubes.

  • Paulo Sergio
    23/11/2017 16:42

    Lembro até hoje a torcida do BATATAIS com bandeiras da Ponte, e nem por isso ganhou minha simpatia, não sou misto! kkkkkkkkkkkkkkk...

  • Eduardo
    23/11/2017 16:41

    Com relação ao video que circula... Adorei a música... Oleleee...olalaaa..o dérbi vem ai e o bicho vai pegaaaa...forca lanus

« Anterior : [ 1 ] 2 : Próxima »
21
NOV
ESCLARECIMENTO

Alô prezados parceiros do Blog do Ari

Cabe-me comunicá-los que em decorrência da migração de servidor e adaptações tecnológicas, não consigo acessar os comentários das últimas publicações.

A empresa encarregada dos ajustes continua trabalhando para regularização. Em decorrência disso, não será postada nova coluna até que tudo esteja normalizado.

Grato pela compreensão

  • Barba
    23/11/2017 17:49

    A torcida dos 3% - A UNICA certeza em 2018 é que a Ponte Preta já entra com 6 pontos ganhos do derbi - Aliás, vamos ajudar a derrubar a vergonha da Cidade para a Sere C - lugar de origem.

  • Eduardo
    23/11/2017 16:42

    Tema livre ?...com muita sinceridade não entendo o nervosismo do pessoal da associação com relação ao dérbi ano que vem..todos estão com uma diarréia da brava....kk

  • João da Teixeira
    22/11/2017 23:20

    Ari, pelo jeito vc. está a "pão com banana" em termos de TI. Como se perde informações de passar um servidor para outro?

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo