24
NOV
Qualquer possibilidade de salvação da Ponte começa por suplantar o Vitória

Os seis meses como centroavante da Ponte Preta em 1980 marcaram a passagem de Paulinho Massariol com dois gols em dérbi. Eles foram anotados na goleada por 3 a 0 sobre o Guarani, no Estádio Moisés Lucarelli. Paulinho é o personagem na coluna Cadê Você

A vitória de virada do Flamengo sobre o Junior Barranquilla da Colômbia por 2 a 1, na noite de quinta-feira, pela semifinal da Sul-Americana, foi um péssimo negócio para a Ponte Preta.

Como o Mengão joga pelo empate semana que vem, na Colômbia, é real a possibilidade de chegar à final da competição.

Aonde entra a Ponte Preta no negócio?

Não nos esqueçamos que se o Flamengo for disputar título vai poupar titulares e colocar time reserva contra o Vitória, em Salvador, na última rodada.

Isso obriga a Ponte Preta a vencê-lo de qualquer jeito no domingo, em Campinas.

Um empate será catastrófico, visto que o time baiano manteria diferença favorável de um ponto, e a probabilidade de a Ponte suplantá-lo na última rodada passaria a ser remota.

SPORT

Neste sábado a Ponte fica de olho no jogo isolado do Campeonato Brasileiro entre Fluminense e Sport, a partir das 17h.

Igualmente arriscado para a Ponte será a hipótese de o Sport arrancar empate no Rio de Janeiro.

Com os mesmos 39 pontos da Ponte, o Sport pularia para 40 pontos e terá chance de tentar escapar da degola em seus domínios diante de um Corinthians já acomodado após conquista do título.

VENCER AS DUAS

Diante do cenário, a Ponte terá que vencer seus dois adversários restantes, o último deles o Vasco, que sonha com vaga à Libertadores, no Rio de Janeiro.

E as duas vitórias não significam garantia de salvação. Tudo vai depender de combinação de resultados.

Caso haja necessidade de aplicação de critérios de desempates após a última rodada, considere que hoje Ponte, Vitória e Sport estão empatados com dez vitória e o saldo de gols do Vitória é o melhor, com oito gols negativos.

A Ponte, com 13 negativo, está apenas um gol de vantagem do Sport.

  • Ric PARA João da Teixeira e Barba
    26/11/2017 10:14

    1 - Se a Ponte for esperta, fará o mesmo que fez entre 70/80, montando uma equipe com muita gente boa de casa; vender a molecada sem critério é estupidez. Hoje ela é, juntamente com o Palmeiras (para o qual também torço por razões de família), a MELHOR equipe para níveis de base no futebol paulista. 2 - A Ponte AINDA depende somente de si, pois, ganhando do Vitória, teria saldo de gols ligeiramente melhor do que o Sport - o problema é vencer o Vasco no Rio, claro.

  • João da Teixeira
    25/11/2017 20:41

    Ric, pergunto, vão sobrar algum para o nosso profissional? Acho que todas vendidos...

  • Barba
    25/11/2017 20:40

    Todos contra a Ponte - Acaba de sair o 2o gol do Sport em pleno Maracana. Com isso a Ponte nao depende mais somente dela, pois o Sport tem maior numero de gols marcados. Mesmo que ganhar os 2 jogos faltantes (Vitoria e Vasco no RJ), o Sport pega o Corinthians já campeão em festa... Eta Diretoria, que enrascada!!

  • Ric
    25/11/2017 17:21

    Macaca campeã do sub-17 - show de bola!

  • João da Teixeira
    25/11/2017 15:39

    A Ponte teve 37 rodadas para vencer os concorrentes pelo menos, se tivesse feito isso, estava fora do balaio. Será que era muito difícil ter explicado isso aos jogadores, que times como, Atlético-GO, Avaí, Vitória, Coritiba e até a Chape e o Bahia, eram times concorrentes à queda. Pois é, de 37 jogos fizeram 10 vitórias e nos dois últimos jogos, querem fazer 100%. Esses dirigentes panjangos querem tirar uma com a matemática. Para sair desse balaio, só com muita reza!

  • João da Teixeira
    25/11/2017 15:38

    A turma nova acho que nem sabe o que é BALAIO. Acredito que até já ouviram falar, mas será que conhecem esse cesto grande feito de casca de bambu? Usado antigamente para armazenar mantimentos (milho na espiga, algodão etc.) ou amarrados um de cada lado do lombo dos burros para o transporte. Muito comum no artesanato da Bolívia e dos índios do Brasil, é feito em diversos formatos e materiais, em especial da casca fina tirada do bambu, das folhas do dendezeiro ou palmeira.

  • João da Teixeira
    25/11/2017 09:02

    Com o Flu não tendo mais que se preocupar com a queda, Sport ganha hoje em pleno Rio, ou pelo menos empata. A Ponte pode até ganhar, mas está com cara de empate, porque na última rodada, só ela que joga contra time dependendo de algo, os demais, só para cumprir tabela, Sport nem se diga contra o Curingão. Vitória joga contra um Mengo esacreditado. Pontepretanos, beijem do defunto e seguem com o enterro. Perdoai pai, eles não sabem o que fazem! (pai=Carnielli e eles=dirigentes)

  • João da Teixeira 2
    25/11/2017 09:01

    Para quem não sabe, a célebre frase "Perdoai Pai, eles não sabem o que fazem!", segundo a bíblia, foi dita por Jesus pouco antes de morrer, quando pregado na cruz. Onde "Pai", ele se referia a Deus, o Criador e "eles", se referindo ao povo, que foi quem O levou à crucificação. O povo por sua ignorância, continua sendo o grande causador de problemas no mundo até os dias de hoje e isso já há mais de 70 séculos pelo menos...

23
NOV
Eis a montagem da Seleção da Série B para o Portal FI

O portal da casa sugere que eu faça indicação da seleção do Campeonato Brasileiro da Série B. Esse tipo de avaliação nem sempre pauta por incontestável acerto por ‘ene’ razões.

Primeiro porque o acompanhamento é focado em jogos do Guarani, quando não necessariamente atletas adversários mostraram rendimento de acordo com as respectivas possibilidades.

No meu caso específico, confesso que assisti à várias partidas sem envolvimento do Guarani, e a constatação não foi de flagrante diferença técnica entre as equipes. Predominou o equilíbrio, exceto as participações dos rebaixados Náutico, Santa Cruz e ABC.

Equipes de nível técnico superior como Inter e América Mineiro se sobressaíram pela organização em campo em vez do talento individual.

Atenção: na próxima segunda-feira o Portal Fi vai divulgar a Seleção da Série B 2017 formada a partir das sugestões de seus parceiros e colaboradores. Uma eleição democrática, nem por isso 100% justa. Mas que dá para perceber bem os destaques da competição, além da visão diferente de cronistas de Norte à Sul do país.

SELEÇÃO

Então vamos à Seleção.

Goleiro: João Ricardo (América Mineiro).

Lateral-direito: Cristovam (Paraná). Transição rápida ao ataque e se encaixa bem em jogadas combinadas pelo setor, além de regularidade defensiva.

Zagueiro-central: Maidana (Paraná). Não bastasse ser quase intransponível no jogo aéreo, ainda se transforma em arma valiosa de jogadas aéreas de bola parada ofensiva, explorando o bom cabeceio.

Renatinho: destaque do Paraná
Renatinho: destaque do Paraná

Quarto-zagueiro: Rafael Lima (América Mineiro). Bom posicionamento, antecipação e tranquilidade para valorizar a saída de bola.

Lateral-esquerdo: Romário (Ceará). Coloca velocidade quando vai ao ataque, e sabe tanto chegar ao fundo de campo como fazer a diagonal. Estilo vertical.

Primeiro volante: Auremir (Guarani). Deu sustentação ao time durante o primeiro turno, com consequente queda de rendimento do grupo após a saída dele.

Segundo volante: Rodrigo Dourado (Inter). Bom posicionamento, desarme e sabe passar a bola.

Meia: D’Alessandro (Inter). Estilo clássico. Pega muito bem na bola.

Meia: Renatinho (Paraná). Meia organizador e boa chegada ao ataque.

Atacante: Artur (Londrina). Driblador e boa dinâmica ofensiva.

Atacante: Mazinho (Oeste). Não bastasse o histórico de 16 gols, que lhe rendeu a artilharia da competição, tem qualidade no drible e discernimento sobre a melhor opção de jogada.

RESERVAS

Fica a gosto do freguês a escolha de bons reservas para esse time.

Luiz Carlos, goleiro do Vila Nova (GO), sofreu apenas 29 gols e mostrou regularidade.

Quarteto defensivo: Pio (Ceará), Alemão e Wesley Matos (Vila Nova) e Wendell (Inter).

Meio-campistas: Richardson (Ceará), Renatinho (Criciúma), Bruno Nazário (Guarani) e Tinga (CRB).

Atacantes: Carlos Eduardo (Goiás) e Henan (Figueirense).

  • João da Teixeira
    25/11/2017 09:03

    Concordo com a escalação do Auremir entre os melhores do Campeonato Brasileiro da Série B deste. Tanto que ao sair, o bugre despencou, foi parar lá em baixo, junto com os piores. E só não foi um dos piores, porque fez uma vitória a mais. O campeonato acabou, mas os resultados da última rodada mostrarão que os 6 últimos da tabela da Séire B, estavam de bom tamanho para frequentar a Série C do ano que vem. E o Inter vem com mala para tirar pontos do América-MG. Quer ser campeão

  • Profeta da Tribo para ARI
    25/11/2017 09:00

    Ari, você poderia nos presentear com uma lista de indicações de jogadores para o Bugre contratar? Quem sabe na matéria da semana que vem. Obrigado!

  • Profeta da Tribo
    25/11/2017 09:00

    Colocaria o Potker no lugar do Artur, rapaz é bom jogador, não é à toa que saiu da AAPP para um time grande. Não sei se colocaria o Auremir, é jogador esforçado, sem grandes predicados. Se destacava no Bugre devido às nossas limitações.

  • LÈO - PR
    25/11/2017 08:59

    Faltou Leandro Amaro pra mim melhor zagueiro da serie b

  • Paulo Sergio p/ Ari
    24/11/2017 15:42

    Meu caro Ari, esqueci de dizer que após o término da série A, se colocarem um, somente um jogador da Ponte na seleção do ano, será uma VERGONHA, fala sério!! Entendeu o por que da gozação com os irmãos? Mas pra quem comemora até permanência na várzea e renovação com Lisca...

  • Jose Roberto
    24/11/2017 15:42

    Boa seleção. Acrescentaria Lucao do Criciuma, Faz uma seleção dos piores, dahi coloca com certeza Jussani e Leandro Santos, alias vou relembrar algumas lambanças deste goleiro. Foi driblar atacante e perdeu a bola, deu um carrinho com os pés contra o Brasil de Pelotas e perdemos o jogo, caiu em cima da bola contra o Londrina. E tem cara da imprensa campineira falada, forçando a renovação de contrato deste jogador. Diretoria só pode estar brincando.

  • Eugenio
    24/11/2017 15:41

    Falando em Seleçao, seria uma piada se o Tite levar o Jemerson, ele falhou feio no jogo do Monaco pela Champions e afundou o time. Alex Sandro é outra piada, perdeu todas contra o Barça. Podia levar o David Luiz para o meio de campo.

  • Cabeça
    24/11/2017 15:40

    Não acompanhei tão de perto, mas o Potker entraria fácil pelo menos no lugar do Henan

  • Paulo Sergio
    24/11/2017 08:45

    Prezado Ari, é lógico que a imprensa de Campinas iria colocar pelo menos um jogador do gfc pra fazer a média mesmo sendo ex-jogador e o cara tendo jogado 7 ou 8 jogos só. Então nesse caso caberia colocar na frente do nome dele a frase "In memoriam" kkkkkk

Confiram as Postagens Anteriores:

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14 
 

Jornalista esportivo há 40 anos. Trabalhou, como jornalista, nas emissoras de Rádio Brasil, Educadora, Central, Jequitibá e Capital (São Paulo). Nos jornais: Diário do Povo e Jornal de Domingo, ambos de Campinas, e editor de Economia e Opinião do Jornal Todo Dia, de Americana.

Fale comigo